Plataforma de gamificação: o que é e quais as vantagens

Em resumo, uma plataforma de gamificação é uma ferramenta criada para aplicar as técnicas e os elementos da gamificação em empresas, na área da educação e em treinamentos. No ambiente corporativo, promove o engajamento entre os colaboradores, aumentando a produtividade e melhorando o clima organizacional.

Engajamento é uma palavra de ordem em companhias que prezam pelos colaboradores e pelos seus resultados à longo prazo. Quando falamos de grandes organizações, o desafio é ainda maior. Nesse caso, uma plataforma de gamificação será uma ferramenta estratégica e eficiente.

Hoje, dois fatores contribuem para o crescimento do uso de plataformas de gamificação: a tecnologia e a internet.

A partir de diversas dinâmicas envolvidas em um sistema de gamificação, é possível melhorar um ambiente de trabalho, além de estimular a participação e empenho da equipe com a empresa, alinhando as pessoas a estratégia corporativa.

Entenda o que é uma plataforma de gamificação e como aplicar as técnicas dentro de sua empresa. Assim, será possível aumentar não só a produtividade, mas a qualidade da experiência de colaboradores e clientes.

O que é plataforma de gamificação?

Gamificação significa aplicar elementos de jogos em contextos fora do lazer. No mundo corporativo é muito utilizado para promover o engajamento entre colaboradores, aumentando a produtividade e melhorando o clima organizacional.

Grandes empresas do mercado perceberam o quão positivo é esse recurso, tornado-o cada vez mais popular, favorecendo o surgimento e expansão de plataformas de gamificação.

Em resumo, uma plataforma de gamificação é uma ferramenta criada para aplicar as técnicas e os elementos da gamificação em empresas, na área da educação e em treinamentos.

E uma das principais áreas que usam a gamificação corporativa para melhorar os resultados da empresa é a de RH e Gestão de Pessoas.

Nesse caso, os profissionais desse setor têm a responsabilidade de encaixar a dinâmica dos jogos dentro do ambiente de trabalho.

A gamificação, em geral, acontece por meio de uma plataforma digital.

Os colaboradores são inseridos na dinâmica, com regras e etapas a serem seguidas, em muitos casos, se atingem o objetivo (ou desafio) proposto, são recompensados de algum modo – geralmente com um retorno financeiro, mas não se restringe apenas a isso.

Mais especificamente, podemos dizer que existem processos, atividades e aprendizados relacionados a ação e ao engajamento da equipe.

Mas, afinal, qual a vantagem de transformar certas etapas do trabalho e da capacitação dos colaboradores em uma espécie de game? São inúmeras e, para entender isso a fundo, confira a seguir como essa ferramenta funciona.

Como a ferramenta funciona

Em uma plataforma de gamificação é preciso definir o objetivo do game, ou seja, em que ele irá impactar.

Este é o primeiro passo a ser dado antes de começar a dinâmica, no geral, é necessário que haja uma pessoa responsável pela gestão da gamificação na empresa, sendo ele a referência desde a apresentação da ferramenta até o funcionamento.

Depois dessa etapa, é o momento de envolver os colaboradores da empresa, explicitando o objetivo definido, realizando o onboarding na plataforma de gamificação com a equipe, apresentando os processos e quais as recompensas.

O objetivo, por exemplo, pode ser de melhorar a capacitação de líderes e de funcionários, de manter a equipe alinhada a estratégia da empresa, o atingimento de metas, a geração de ideias e de iniciativas intraempreendedoras na companhia, e muito mais.

Na prática, o ato de transformar a capacitação e a atuação de um colaborador em game pode deixar o processo mais interessante, engajando-o.

E, claro, os retornos para o desenvolvimento da equipe e da empresa é notório. Pessoas engajadas no trabalho entregam melhores resultados, que por consequência fazem a organização evoluir e crescer.

Quanto ao funcionamento da plataforma da gamificação, assim como nos jogos, é possível criar ícones, avatares e pontuar no sistema.

O universo lúdico cria um novo ambiente ao cenário empresarial, justamente para otimizar a engrenagem de conhecimento, de produtividade, integração e inovação na organização.

Além da diversão que leva os colaboradores a serem mais eficientes e engajados, a plataforma de gamificação tem um grande sistema de coleta de dados.

Desse modo, principalmente para o RH, dá para acompanhar de perto o rendimento de cada pessoa e bolar ações para proporcionar a melhor experiência de trabalho possível – o chamado employee experience.

Vantagens para empresas

As empresas mais conservadores com mecanismos de funcionamento mais arcaicos tendem a ter receio de ferramentas como essa.

Por isso, é importante entender bem quais as vantagens que essas estruturas digitais trazem para cada negócio.

Em primeiro lugar, precisamos entender que a indústria dos games se tornou tão popular porque sabe atrair a atenção das pessoas, produzindo um engajamento nunca antes visto.

Então, aproveitar esses mesmos conceitos no cenário empresarial é uma medida inteligente.

Portanto, por meio de mecanismos como níveis de engajamento, prêmios por tarefas concluídas e o número de ideias aprovadas em um programa de inovação, por exemplo, é possível otimizar a capacidade do colaborador, utilizando a diversão como aliada.

Veja algumas das principais vantagens das plataformas de engajamento na sequência, siga a leitura.

1 – Engajamento dos colaboradores

O aumento do engajamento é um dos principais pontos positivos da ferramenta.

Antes, treinamentos que seriam ‘’longos e cansativos’’, agora podem se tornar uma missão para aumentar os níveis do personagem do colaborador, por exemplo.

Diante de um mercado cada vez mais competitivo, colocar essa ferramenta no ambiente de trabalho é uma atualização muito importante, sobretudo pelos retornos que traz a companhia.

2 – Estimula a inovação

Que o universo lúdico deixa as pessoas mais criativas todo mundo já sabe. Mas, qual o impacto disso dentro de uma empresa?

A plataforma de gamificação contribui para o estímulo à inovação, pois integra os funcionários em um ambiente de engajamento e desenvolvimento contínuo, favorecendo a criatividade e geração de ideias, o que é fundamental no cenário atual.

E existem soluções no mercado que atendem justamente a estes dois fatores – engajamento e inovação – como o AEVO.

O AEVO é um software que conta com um programa de ideias, espaço onde os colaboradores podem expor melhorias a serem feitas na empresa e sugerirem novas empreitadas.

Este programa pode ser gamificado, caso a empresa queira, o que faz com a equipe se empenhe ainda mais e a organização desenvolva uma cultura de inovação a longo prazo.

Tudo isso reflete tanto nos colaboradores quanto nos clientes, que perceberão, com certeza, o impacto da inovação na companhia.

aevo-innovate-blog

3 – Melhora a produtividade

A competição saudável entre os funcionários é uma das coisas que recebem “força” dentro de plataformas como essa.

Dessa forma, a empresa ganha cada vez mais produtividade a partir do empenho entre os colaboradores.

A enorme coleta de dados que a plataforma de gamificação oferece é mais um dos pontos positivos.

Assim, o RH tem uma diversidade de indicadores para acompanhar o desempenho e engajamento dos colaboradores em um projeto específico ou em um objetivo mais estratégico.

Por fim, outra ação conjunta é o aumento de feedbacks. Com o correto acompanhamento de uma plataforma de gamificação, líderes e gestores terão um bom termômetro dos seus liderados, que podem auxiliar na hora de dar um feedback.

Um feedback embasado e no momento certo, também vai melhorar na produtividade, já que evita que desajustes continuem acontecendo a longo prazo.

Dessa maneira, é possível captar em detalhes o que de fato está se passando em cada setor e intervir positivamente.

Conclusão

A plataforma de gamificação é uma excelente forma de otimizar diversos setores de uma empresa. Além de melhorar a produtividade e a eficiência em um ambiente, também permite uma melhor integração dos colaboradores.

Para isso, a equipe de RH, em parceria com os líderes e os gestores da empresa, devem buscar inserir a plataforma de gamificação nos setores mais viáveis. No entanto, essa é uma tarefa que pode ser complexa no início.

Essa implementação exige uma adaptação por parte do time de RH e de todas as pessoas envolvidas.

Mas, com a ajuda da tecnologia, é possível facilitar essas mudanças e acelerá-las para que, em pouco tempo, a empresa já esteja atualizada.

Lillian Donato

Formada em Publicidade e Propaganda pela UFES e pós-graduada em BI, Marketing Digital e Data Driven pela PUCRS, Lillian trabalha com marketing há 8 anos, tendo passado por agências de marketing, veículos de comunicação, trabalhando com rádio e televisão, além do setor de tecnologia e software. Ao longo de sua experiência profissional, já trabalhou com design, redação, SEO, mídias pagas, CRO e diversas outras áreas no marketing, tendo como especialidade marketing b2b. Atualmente é coordenadora de marketing na AEVO.

Compartilhe o post

Facebook
LinkedIn
Twitter
WhatsApp
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sidebar versão 2 para o copy AEVO One-Stop Shop de Inovação

Assine nossa newsletter

Fique sempre atualizado com nossos conteúdos sobre o universo da Inovação.