Por que inovar nas empresas é tão importante?

Quando os gestores se perguntam “por que inovar?” é preciso ter em mente que a inovação é uma forma de se manter em constante evolução, dando atenção ao presente da empresa e a sustentabilidade dos negócios, ao mesmo passo em que constrói a proposta de valor futura sem correr o risco de disrupção.

Um questionamento que pode ser recorrente é a indagação do por que inovar e qual a sua importância de maneira concreta.

A inovação é uma ação essencial para a sobrevivência no mercado atual e sustentabilidade dos negócios a longo prazo.

A razão aparece quando falamos da capacidade da inovação em ajudar empresas a se adaptar, evoluir e se destacar em meio às constantes transformações e demandas cada vez mais exigentes.

Quase metade das 300 empresas respondentes ao Mapa da Inovação Corporativa de 2022, afirma que o conceito de inovação está bem disseminado entre as lideranças, mas, em apenas 15%, ele está totalmente capilarizado e comunicado dentro da empresa.

Essa falta de clareza faz com que alguns mitos, como a ideia de que inovar é apenas criar produtos revolucionários ou adotar novas tecnologias, ainda sejam obstáculos nesse campo.

As empresas que sabem por que inovar e difundem essa importância em todos os níveis hierárquicos se mantém à frente dos concorrentes. Elas conquistam novos mercados, fidelizam clientes e se mantêm relevantes em um ambiente de intensa disputa.

Ao inovar, temos a oportunidade de reinventar as operações, criar produtos e serviços únicos, aprimorar processos internos, otimizar a eficiência e antecipar as necessidades dos clientes.

Além disso, a inovação estimula a colaboração, a integração de equipes multidisciplinares e a construção de um ambiente mais produtivo e eficiente.

Entenda por que inovar, quais os retornos efetivos dessa prática e como ter um processo de inovação gerenciável.

O que é inovação?

A inovação é um termo amplamente utilizado no mundo dos negócios e se refere à criação e implementação de algo novo ou significativamente aprimorado, que traga valor e benefícios para as empresas.

Ela é essencial para as empresas se manterem relevantes e competitivas, garantindo que consigam se adaptar às mudanças, antecipar tendências e atender às demandas do mercado de modo mais eficaz.

Além disso, a inovação permite a criação de vantagens competitivas, impulsionando o crescimento, a lucratividade e a sustentabilidade dos negócios.

É sempre válido destacar que inovar não se resume apenas a criar produtos ou serviços completamente novos.

A inovação também pode envolver melhorias incrementais, aperfeiçoamento de processos, adoção de novas tecnologias e até mesmo a reestruturação de modelos de negócio.

Por que inovar?

Essa é uma pergunta que muitas empresas se fazem diante dos desafios e oportunidades do mercado atual. A resposta está intrinsecamente ligada à sobrevivência e ao crescimento sustentável dos negócios.

Inovar é uma forma de se manter em constante evolução, prezando pelo presente da empresa e seu valor atual, bem como, é uma construção da proposta de valor da organização para o futuro.

Negócios que não inovam acabam sendo disruptados pelos seus pares no mercado, pela tecnologia que se aprimora a todo tempo e pela necessidade dos clientes.

As empresas que abraçam essa prática estão sempre em busca de novas soluções, de maneira contínua e sustentável.

Essa postura estimula a criatividade, o aprendizado e o desenvolvimento de uma cultura organizacional voltada para a melhoria constante.

Tais avanços se refletem em cinco benefícios que nos mostram por que inovar.

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1 – Sustentação da empresa

A sustentação dos negócios é um dos principais motivos para investir em inovação. Engana-se quem pensa que essa área favorece somente o aparecimento de novas empresas – grandes companhias dependem dela para se manter de pé.

Grandes nomes que quebraram, ou chegaram muito perto disso, trazem uma resposta clara a quem está se perguntando por que inovar. Compaq, Nokia, Editora Abril, Kodak e Yahoo são alguns nomes fortes na lista.

Do outro lado, vemos organizações que investem alto em inovação, estão firmes e fortes há décadas.

Google (fundada em 1998), Facebook (2004) ou Amazon (1994), e até mesmo as já “quarentonas” Samsung (1969), Microsoft (1975) e Apple (1976) são exemplos claros de sucesso, e não param de apresentar novidades.

A mudança é uma regra para o mercado, e a tendência é que continue a se tornar cada vez mais rápida. Quando as empresas não acompanham o ritmo, ficar para trás não é um risco – é um destino claro.

Inovar permite que sua organização acompanhe as evoluções do mercado e esteja no centro do jogo, não apenas se adaptando às transformações, mas sendo responsável por elas.

2 – Maior competitividade e entrega de valor ao mercado

A inovação traz mais competitividade para as empresas, permitindo que elas se destaquem na mente do consumidor.

Ao inovar, somos capazes de oferecer produtos ou serviços únicos, que atendam às necessidades dos clientes de maneira diferenciada.

Essa abordagem cria uma vantagem competitiva significativa, afinal as pessoas tendem a escolher soluções que apresentem propostas de valor únicas para suas vidas.

Entregando mais valor para o mercado ao identificar e compreender as demandas dos clientes, as empresas podem desenvolver produtos e serviços que os atendam de forma eficaz.

Aqui vale uma ressalva: é importante que as empresas dediquem mais esforços para ouvir o mercado e ajustar suas estratégias.

Ao realizar o Mapa da Inovação, por exemplo, descobrimos que apenas 13% das organizações possuem ferramentas e métodos para acompanhar os sinais externos, enquanto 72% não possuem uma estrutura de monitoramento adequada.

Dessa forma, muitas iniciativas de inovação ainda partem de achismos ou pressões tecnológicas. Ambos são elementos importantes que podem ser explorados pelas empresas, mas não devem sustentar inteiramente a sua estratégia de inovação.

3 – Aumento da produtividade e satisfação dos colaboradores

A inovação também desempenha um papel fundamental no aumento da produtividade e na satisfação dos colaboradores.

Ao buscar constantemente melhorias nos processos e na forma como as tarefas são realizadas, as empresas podem otimizar sua eficiência operacional.

Esse avanço resulta em um aumento da produtividade conforme as atividades são executadas de maneira mais ágil e eficiente.

Um levantamento realizado pelo Instituto FSB Pesquisa a pedido da Confederação Nacional das Indústrias (CNI) mostra que 440 das 500 organizações entrevistadas inovaram durante a pandemia.

Dentre elas, 80% viram ganhos de produtividade, competitividade e lucratividade diretamente ligados às mudanças. Outros 19% tiveram melhorias em pelo menos uma dessas áreas.

Além dos resultados diretos, a inovação ainda cria um ambiente de trabalho mais estimulante e motivador. Nesse quadro, os colaboradores são incentivados a pensar de forma criativa, a propor novas ideias e a participar ativamente dos processos de inovação.

Isso promove a satisfação dos profissionais, que se sentem mais valorizados e envolvidos nos números do time e no crescimento da empresa.

Como consequência, a organização pode contar com uma equipe engajada e motivada, o que contribui para a conquista de resultados ainda melhores.

Nessa área, a inovação também estimula a criatividade ao longo de toda a cadeia produtiva.

Colhendo e aplicando insights de profissionais em cada ponto das operações, podemos obter uma série de pequenas e grandes mudanças que se somam e podem elevar consideravelmente o desempenho de qualquer negócio.

4 – Redução de custos

Ainda não se convenceu sobre por que inovar? Então é hora de pensar como essa prática impacta diretamente nos custos das empresas, gerando uma redução significativa.

Em algumas equipes, um dos principais obstáculos à inovação é a ideia de que estamos dedicando recursos a resultados incertos, mas essa é uma visão que considera apenas o início do processo.

Precisamos olhar para a outra ponta e perceber que, ao buscar soluções inovadoras, as organizações podem:

  • Identificar maneiras mais vantajosas de aplicar seus recursos;
  • Eliminar processos desnecessários;
  • Otimizar a cadeia de suprimentos;
  • Adotar tecnologias mais econômicas.

Tudo isso tem como consequências diretas a redução de desperdícios, o aumento da eficiência operacional e a diminuição dos custos de produção.

Além disso, a inovação pode gerar economias substanciais em áreas básicas como energia, materiais, logística e manutenção.

A adoção de tecnologias sustentáveis, por exemplo, pode levar à redução nos gastos com energia e recursos naturais, resultando em custos mais baixos ao mesmo tempo em que gera benefícios ambientais.

5 – Desenvolvimento de novos produtos e tecnologias

A inovação é um motor essencial para o desenvolvimento de novos produtos e tecnologias.

Um bom processo de inovação faz com que as empresas possam identificar oportunidades de mercado, realizar pesquisas e desenvolver soluções inovadoras que atendam às necessidades dos clientes.

Dessa forma, ele permite o lançamento de novos produtos e serviços que oferecem benefícios únicos em relação aos competidores, gerando novas oportunidades de negócios.

Além disso, a inovação tecnológica pode trazer avanços significativos em termos de eficiência, automação e qualidade.

Novas tecnologias tendem a melhorar os processos produtivos, reduzir falhas, aumentar a precisão e a qualidade dos produtos, proporcionando mais um diferencial competitivo para as empresas.

Como inovar?

Para inovar, é essencial definir uma estratégia de inovação que esteja alinhada aos objetivos e necessidades da empresa.

O primeiro passo nesse sentido é escolher entre as diferentes abordagens, considerando as possibilidades da inovação fechada e da inovação aberta para encontrar o equilíbrio mais adequado às suas necessidades.

Inovação fechada

A inovação fechada ocorre dentro dos limites da organização, com foco na geração de ideias e no desenvolvimento de produtos ou serviços internamente.

Nesse modelo, a empresa utiliza seus recursos internos, como equipes de P&D, para impulsionar a inovação.

Aqui é indispensável criar processos estruturados para incentivar a geração de ideias, selecionar as melhores propostas, desenvolver protótipos e lançar produtos ou serviços inovadores no mercado.

Inovação Aberta

Já a inovação aberta envolve a colaboração com parceiros externos, como startups, universidades, fornecedores e clientes, para obter conhecimento, recursos e ideias inovadoras.

Nesse modelo, a empresa busca parcerias estratégicas, participa de programas de aceleração e hackathons, e promove o compartilhamento de ideias e práticas com agentes externos.

A inovação aberta oferece oportunidades para acessarmos novas perspectivas, conhecimentos especializados e tecnologias avançadas que podem impulsionar as mudanças dentro da empresa.

Você não precisa decidir entre uma e outra, já que os melhores resultados costumam vir de uma combinação entre elas.

Dessa forma, exploramos a experiência que a nossa equipe já possui com os produtos e públicos atuais, ao mesmo tempo em que aproveitamos os insights e conhecimentos especializados de nossos parceiros.

Processos de inovação

Com a clareza sobre por que inovar e uma estratégia bem desenhada, vamos partir para a construção de processos eficientes que promovam a geração e implementação de soluções.

Empresas que compreendem os benefícios da inovação não esperam uma grande ideia aparecer, e procuram assumir o controle para aumentar as chances do seu surgimento.

Isso inclui:

  • A criação de um ambiente propício à criatividade e ao pensamento inovador;
  • O estabelecimento de canais de comunicação para capturar ideias e sugestões dos colaboradores;
  • A adoção de ferramentas de gestão da inovação que facilitem o acompanhamento do processo e a mensuração dos resultados.

Nesta esfera, você pode contar com o software AEVO para centralizar todas as suas iniciativas de inovação, desde a geração de ideias até o acompanhamento dos resultados.

Com recursos para facilitar a definição, a plataforma permite que os colaboradores compartilhem suas sugestões de inovação e participem ativamente do processo.

Metodologias

As metodologias ágeis de desenvolvimento são de grande relevância para impulsionar a inovação nas empresas.

Elas oferecem abordagens mais flexíveis, colaborativas e focadas no usuário, permitindo que as organizações criem produtos e serviços de forma mais eficiente e direcionada.

Uma das metodologias mais utilizadas é o Design Thinking. Por meio de técnicas de empatia, ideação e prototipagem, ela ajuda as equipes a desenvolver soluções criativas e centradas no usuário.

Outra opção de destaque é o Lean Startup, baseado na experimentação e aprendizado contínuo para validar hipóteses de forma rápida e econômica.

Além do Design Thinking e do Lean Startup, existem outras metodologias valiosas, como o Agile Scrum, que promove a colaboração e a entrega incremental de projetos, e o Business Model Canvas, que auxilia na visualização e no planejamento de modelos de negócios inovadores.

Avaliação

Avaliar o retorno sobre o investimento (ROI) e os resultados da inovação é a última etapa num ciclo de inovação, garantindo que os esforços estejam gerando valor para o negócio.

Podemos fazer isso através de indicadores-chave de desempenho (KPIs) relacionados à inovação, como o lançamento de novos produtos, a participação de mercado, a redução de custos ou a satisfação do cliente.

O acompanhamento constante dos resultados permite ajustes de curso, identificação de oportunidades de melhoria e aperfeiçoamento contínuo do processo de inovação.

A ideia de ciclos é importante nesse ponto, pois os dados coletados devem orientar as próximas ideias, estruturando uma abordagem cada vez mais assertiva.

Conclusão

Ao entender por que inovar, as empresas podem se posicionar de forma estratégica e colher os diversos benefícios que a inovação proporciona, como maior competitividade, aumento da produtividade, redução de custos e desenvolvimento de novos produtos e tecnologias.

Para colocar esse conceito em prática, é necessário seguir uma abordagem estruturada, definir uma estratégia de inovação alinhada aos objetivos da empresa, além de adotar metodologias e ferramentas que acelerem a conquista de resultados.

Nesse sentido, a AEVO é uma solução completa pode contribuir para a sua gestão da inovação e estratégia, que conta com recursos como acompanhamento de metas e indicadores, gestão de projetos e colaboração entre equipes.

Eles facilitam o processo de inovação e ajudam as empresas a ganhar competitividade para alcançar resultados significativos.

Saiba mais sobre como a AEVO pode impulsionar a inovação em sua empresa.

Livia Nonato

Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), atua na área de marketing, content e SEO há quatro anos, tendo como principal foco a otimização para mecanismos de busca, gestão e crescimento dos canais de aquisição orgânico, performance e growth. Experiência e conhecimento em SEO para empresas B2B e produtos complexos. Atualmente, é analista de SEO na AEVO e aborda temáticas de inovação e tecnologia como redatora do blog AEVO.

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Livia Nonato

Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), atua na área de marketing, content e SEO há quatro anos, tendo como principal foco a otimização para mecanismos de busca, gestão e crescimento dos canais de aquisição orgânico, performance e growth. Experiência e conhecimento em SEO para empresas B2B e produtos complexos. Atualmente, é analista de SEO na AEVO e aborda temáticas de inovação e tecnologia como redatora do blog AEVO.

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