Programa de Ideias: o que é, como implantar e ter resultados

Programa de Ideias é uma ferramenta de gestão da inovação criada para coletar ideias e insights dos colaboradores em uma empresa, solucionando problemas e desafios reais do negócio, assim como auxilia na criação de novos produtos e processos.

Programa de Ideias é um modelo de inovação interna que promove a geração e implementação de ideias inovadoras dos colaboradores em uma empresa.

Esse modelo tem como objetivo principal dar protagonismo às pessoas, permitindo que todos possam contribuir com ideias que geram valor para o negócio.

Entenda em detalhes como surge o conceito de Programa de Ideias, seus benefícios e como estruturar um e ter resultados concretos em seu negócio. Siga a leitura.

O que é um Programa de Ideias?

Programa de Ideias é uma ferramenta de gestão da inovação, criada para coletar ideias e insights dos colaboradores em uma empresa, solucionando problemas e desafios reais do negócio, assim como auxilia na criação de novos produtos e processos.

Um programa de ideias eficiente precisa gerar mais valor para o negócio, seja através de uma economia de recursos, uma maior eficiência operacional, a criação de processos escaláveis, a maior satisfação dos clientes e colaboradores, o desenvolvimento de novos produtos, o aumento de receita, e etc.

Todos esses pontos podem ser objetivos de uma campanha lançada em um programa de ideias corporativo, por exemplo. Consequentemente, esse programa precisará de engajamento e participação efetiva das pessoas, para que a inovação possa acontecer e gerar resultado e impactos reais na vida dos colaboradores.

Sendo assim, o motor que impulsiona de fato esse tipo programa são as pessoas colaboradoras – que devem ser reconhecidas e motivadas.

Leia mais:
7 passos para implantar um programa de ideias de inovação
São as pessoas (e não a tecnologia) que inovam os negócios!

Quando e como surgiu o conceito de Programa de Ideias?

O conceito de Programa de Ideias não tem uma origem precisa. Seja uma caixa de sugestões no castelo Edo em 1721, ou seja na Kodak, em 1898, o motivador é o mesmo: gerar inovação.

Após a Segunda Guerra Mundial, formas de geração de ideias começam a se popularizar. Pouco a pouco, o número de ideias nas organizações começa a aumentar, trazendo novos desafios de gerenciamento.

No cenário atual do mercado, muitos são os termos utilizados para falar sobre Programa de Ideias.

Empresas e especialistas utilizam termos como Programa de Sugestões ou Programa de Intraempreendedorismo, por exemplo.

Essas e outras denominações mostram apenas a forma como a geração de ideias e a inovação são compreendidas. E ambas são fontes para um processo contínuo de desenvolvimento de diferenciais competitivos.

Necessidades do mercado geram ideias que, por sua vez, direcionam ações de desenvolvimento, pesquisa e marketing, que alcançam o próprio mercado.

Para exemplificar ainda mais o que é e como funciona um Programa de Ideias, nós convidamos o Luís Felipe Carvalho, especialista em inovação e CEO na AEVO, que explica em vídeo todos os passos dessa estratégia inovadora que promete reformular a maneira da sua organização de pensar em inovação. Confira o vídeo:

YouTube video

Modelos de Programa de Ideias

Quando se fala de Programa de Ideias, existem duas abordagens principais que são base para metodologias até hoje. Essas abordagens são conhecidas como o modelo ocidental e o modelo oriental.

Como já vimos, o período pós Segunda Guerra Mundial foi importante para a adoção de Programas de Sugestões. No entanto, isso não significa que já não existiam sistemas de Programas de Sugestões em desenvolvimento.

Modelo Ocidental de Programa de Ideias

O modelo ocidental, também chamado de abordagem tradicional ou norte-americana, é fortemente caracterizado por seu estímulo à geração de ideias.

Nesse caso, a busca por ideias inovadoras e geniais é estimulada por recompensas econômicas. A forma como a remuneração da recompensa é feita pode variar.

De acordo com a forma na qual o sistema é estabelecido, pode ser uma quantia já negociada. Ou, ainda, um percentual sobre os ganhos que a empresa terá ao implementar a ideia.

O processo do modelo ocidental parte da análise das ideias que são verificadas para que possam trazer benefícios para a empresa. Após essa análise, é realizada a aprovação e a autorização dessa ideia pela administração competente.

Nessa etapa, é importante a verificação de sua viabilidade técnica e econômica. Ou seja, são considerados os investimentos e os retornos que poderão ser gerados a partir dessa ideia.

A prioridade na seleção e geração de ideias está em seus benefícios. Nesse caso, a gestão de inovação deverá oferecer ferramentas que possam mensurar e elencar os principais benefícios.

A implementação das ideias selecionadas é realizada por um projeto de inovação, com um planejamento já definido.

Dessa forma, os recursos, as metas e os prazos já são definidos para que a ideia gere resultados.

Por conta dessa qualificação no sistema, a gestão do modelo ocidental é menos exigente.

Isso ocorre, também, por conta da geração de ideias mais controlada e por deixar que os colaboradores tenham a iniciativa e sejam recompensados economicamente.

Com isso, os sistemas podem ser implementados mesmo sem a necessidade de uma vinculação com o modelo de gestão da empresa.

Modelo Oriental de Programa de Ideias

O modelo oriental, ou a abordagem japonesa, tem como sua principal característica a contribuição voluntária de todos os colaboradores.

Diferentemente do modelo ocidental, e de seus estímulos financeiros, as recompensas são simbólicas e com o objetivo de reforçar e otimizar o processo interno.

Por não priorizar apenas ideias que geram resultados, o modelo oriental pode gerar maiores resultados econômicos.

Isso porque o principal objetivo do modelo oriental tem sua base na filosofia kaizen teian (do japonês, kaizen = melhoria contínua e teian = proposta/sugestão).

Com a participação de todos os funcionários, o modelo oriental busca um clima favorável para a solução de problemas rotineiros.

Na filosofia do kaizen, quanto maior a participação de todos, maior será a acumulação de conhecimentos.

A sugestão é o ponto de partida para colocar o kaizen em prática por meio das atividades que serão exercidas pelo grupo. O processo dessa abordagem exige que haja um controle de qualidade que possa colocar a filosofia do kaizen em prática.

Acima disso, é preciso que haja um incentivo à participação e colaboração entre os funcionários.

A inovação contínua no modelo oriental, sob a filosofia do kaizen teian, anda de mãos dadas com a melhoria do ambiente interno.

Qual o melhor modelo de Programa de Ideias?

De acordo com dados do Prêmio de Intraempreendedorismo, iniciativa criada pela AEVO em 2023, 93% das empresas participantes possuem a iniciativa de Programa de Ideias implementada.

E 5% estão em desenvolvimento, restando apenas 2% que não possuem, e nem planejam ter, a iniciativa.

O modelo ideal do Programa de Ideias para cada empresa, no entanto, não é uma resposta exata.

Tanto que, ainda de acordo com dados do Prêmio de Intraempreendedorismo, 69% possuem programas de ideias contínuos, que estão sempre abertos às pessoas, e 24% conduzem programas de ideias sazonais, que permanecem abertos por um período e depois são encerrados.

Por isso, para definir o modelo ideal em cada empresa, é preciso que haja uma análise da cultura interna da organização pelos responsáveis pelo programa.

Dessa forma, é possível descobrir qual abordagem está mais alinhada ao seu modelo de negócio e organização.

Para que a geração de ideias seja eficiente, é importante atentar aos seguintes aspectos do Programa de Ideias:

  • Objetivo do Programa: é preciso que o objetivo do Programa de Ideias (modelo ocidental e oriental) esteja alinhado à estratégia da empresa;
  • Recompensas: as recompensas – financeiras ou simbólicas, como reconhecimentos públicos – são importantes para que o engajamento pessoal tenha sucesso. É preciso que as técnicas utilizadas para engajamento, como conquistas e prêmios, estejam de acordo com as expectativas dos colaboradores;
  • Participantes: é importante saber se o Programa de Ideias gera maiores resultados de acordo com o número e a qualificação dos participantes. Modelos ocidentais tendem a restringir as ideias e, por consequência, as pessoas mais capacitadas em seu sistema. Já modelos orientais buscam o maior número possível de colaboradores, independentemente do cargo e de sua qualificação. A metodologia AEVO para Programa de Ideias defende que todas as pessoas de uma organização devem ter a possibilidade de contribuir com o envio de sugestões;
  • Fluxo de aprovação: é necessário que o sistema possa ter a aprovação de sugestões de acordo com a realidade da empresa. Alguns modelos, como os ocidentais, exigem a aprovação de altos escalões da empresa. Modelos orientais, por sua vez, permitem que gerentes e pequenos gestores dentro da organização tenham autonomia para aprovar e implementar as ideias geradas.

É importante que as regras do programa sejam estruturadas de acordo com o que poderá gerar melhores resultados para a empresa.

Por que investir em um Programa de Ideias?

Imagem com os nove motivos para investir em um programa de ideias

Veja quais os principais benefícios de ter um programa de inovação interna na sua empresa.

1 – Senso de pertencimento

O colaborador precisa ter paixão pelo que faz, enxergando propósito e a sua importância real dentro da companhia.

Por isso, um programa de ideias pode ser uma das formas de fomentar o senso de pertencimento.

Ao enxergar sua importância no processo inovativo, vendo sua ideia ser implementada, trazer resultados e melhorias reais para a empresa; e, principalmente, sendo reconhecido por isso, os colaboradores podem se sentir pertencentes a cultura, construindo o futuro do negócio e impactando a vida de milhares de pessoas.

A sensação de posse, e de saber que pertence àquele local, e ao trabalho que faz, é muito mais recompensadora e gera uma motivação muito mais satisfatória.

2 – Mais produtos e soluções para o consumidor

Como pensar na melhor forma de criar mais produtos e solucionar problemas? Principalmente, por meio da compreensão dos desejos e necessidades dos próprios clientes.

E quem são as pessoas mais próximas a elas? Os seus colaboradores.

As pessoas que trabalham na linha de frente de um negócio são as maiores especialistas em coletar os feedbacks dos clientes, para conseguir transmitir isso às lideranças e à gestão. Assim, sendo a engrenagem principal no surgimento de novas soluções e produtos para os consumidores.

Dessa visão integrada de uma organização podem surgir grandes ideias, melhorias significativas nos serviços e produtos e, até mesmo, a criação de novos produtos. Conectando assim, desde a tecnologia até o atendimento de forma efetiva.

3 – Participação e engajamento

Para aumentar a participação e engajamento de funcionários, é necessário que haja uma cultura organizacional alinhada à inovação.

A cultura são os valores acumulados numa empresa e, quando ganha a força e constância, os colaboradores se engajam com ela, se reconhecendo como parte importante do todo.

Continue aprendendo: Cultura de inovação: o que é, pilares e como promover

4 – Melhoria de processos internos

Um Programa de Ideias pode trazer melhorias significativas para os processos internos de uma empresa.

Ao focar, por exemplo, em ter mecanismos que gerem mais eficiência à linha de produção, podem surgir ideias e soluções que apontam tecnologias e ferramentas que impactam no tempo de trabalho dos colaboradores.

Ocasionando, por exemplo, uma economia de tempo, menos tempo dedicado à tarefas burocráticas, redução de trabalhos manuais e foco em ações mais estratégicas.

Uma ideia com esse objetivo pode melhorar – e muito – a qualidade, tempo e esforço empregado em diversas atividades dos seus colaboradores, oferecendo a eles mais tempo para inovar, mais qualidade de vida e perspectivas de crescimento no ambiente de trabalho.

Essa forma de gestão traz uma organização mais eficaz a longo prazo.

5 – O bem-estar do colaborador

Uma empresa inovadora, comprometida com a sua cultura de inovação, pode impulsionar o bem-estar de seus colaboradores.

A partir do reconhecimento e recompensas feitas às contribuições das pessoas em um programa de inovação, a empresa consegue também ter ações direcionadas ao bem-estar no ambiente corporativo.

Atuando junto ao setor de Recursos Humanos, por exemplo, o Programa de Ideias da empresa pode ser gamificado para que as recompensas estejam alinhadas a momentos de bem-estar para os profissionais. Estimulando, ainda, uma competição saudável.

6 – Otimização do uso de recursos

Uma gestão bem estruturada e eficiente tem como pilar a otimização do uso de recursos da empresa – sejam eles recursos materiais, financeiros, tecnológicos, etc. E a inovação pode ser mais um motor de impulsionamento desse objetivo.

Ao construir uma campanha em seu Programa de Ideias com este foco, por exemplo, a empresa pode se beneficiar significativamente, reduzindo o uso de materiais desnecessários, mudando processos para que sejam mais eficientes, ou, até mesmo, adotando uma política mais sustentável – alinhada à pauta ESG, por exemplo – e ter mais isenções e benefícios fiscais.

7 – Diferenciação e pioneirismo de mercado

Para uma empresa se destacar, ela tem que ser diferente. Mostrando valores sólidos e soluções criativas e inovadoras, uma organização pode se destacar de seus concorrentes.

Ser pioneiro no desenvolvimento de uma solução é algo que pode mudar até os modelos de consumo de um mercado – diversas empresas inovadoras servem como bons exemplos, como a Uber e a Nubank, que disruptaram seus mercados, atendendo às necessidades dos consumidores com soluções inovadoras – e este é um dos grandes benefícios da inovação nas empresas.

Porém, olhando por outra perspectiva, a diferenciação aparece como estratégia primordial para a sobrevivência e destaque em um segmento.

Empresas que lançam desafios em seus programas de inovação, com objetivos de fomentar seus diferenciais competitivos podem, além de coletar ideias incríveis, mudar o futuro dos negócios.

As ideias inovadoras, mais uma vez, podem ser um propulsor do crescimento do negócio através de soluções que realmente trazem mais valor ao negócio.

8 – Agrega valor à marca e ao produto

A inovação agrega mais valor à marca.

Se de alguma maneira a empresa procura trazer um diferencial na experiência do consumidor, ela automaticamente ganha seu destaque e já é logo associada à determinado acontecimento, sendo referência para outras indústrias. Há uma melhoria notória de reputação e status.

9 – Dá voz aos colaboradores da linha de frente

80% do potencial de melhoria de uma organização está nas ideias de linha de frente”

Alan Robinson e Dean Schroeder, no livro Organização Guiada Por Ideias.


O benefício principal proposto pelo programa de ideias é o aproveitamento do potencial que normalmente é dispensado pelas organizações. Potencial encontrado naquele que lida diariamente com os processos, produtos e serviços, a linha de frente.

Aderir a um programa de ideias é uma forma de pensar e lidar com os problemas e processos organizacionais.

É se preocupar com o futuro que está sempre batendo na porta. É reconhecer que boas ideias podem se encontrar em cada participante, basta saber como engajá-lo.

O Programa de Ideias é uma ferramenta ideal para viabilizar a inovação em muitas empresas, sobretudo as de grande porte, onde, pela própria estrutura organizacional, os colaboradores podem não ter um “local” de fácil acesso e abertura para o envio de suas ideias e sugestões.

Como estruturar seu Programa de Ideias

Para estruturar um Programa de Ideias, a AEVO desenvolveu um modelo inspirado e validado por grandes consultorias de inovação para gerar o Canvas do Intraempreendedorismo.

O modelo conta com três grandes pilares: Estratégia; Engajamento e Mudança; e Capacidade de Execução.

Cada um destes pilares está dividido em etapas que explicaremos detalhadamente a seguir:

1º. Estratégia

No pilar estratégia, o objetivo principal é responder a seguinte pergunta: “Como vamos gerar valor para o nosso negócio? ” Os insights criados aqui servirão de base para consolidarmos nossos objetivos frente ao Programa de Inovação.

Nós dividimos esse pilar em duas etapas: Métricas de sucesso e desafios.

Métricas de sucesso

Se pergunte: qual é o grande objetivo do nosso Programa de Ideias?

Nessa fase, nós definimos o que fará o programa ser um sucesso para o seu negócio, ou seja, precisamos formular quais indicadores utilizaremos e quais são as metas do programa.

Estar com os indicadores previamente alinhados possibilita um processo de inovação muito mais enxuto e nivelado diretamente com os objetivos da estratégia do seu negócio.

Há empresas que possuem como objetivo obter retorno financeiro, sendo o ROI o indicador mais importante, e outras já veem o número de ideias implantadas como seu principal KPI.

Então, na sua organização, quais métricas precisam ser mensuradas?

Desafios

Nessa etapa, nós fazemos um levantamento de problemas e limitações que a organização possui ou as oportunidades que o negócio pode explorar.

2º. Engajamento e Mudança

O Programa de Inovação por si só não será suficiente para mudar o comportamento tradicional da minha equipe. Ou seja, é preciso desenvolver uma Cultura de Inovação na empresa que possibilite despertar ou desenvolver nas pessoas um espírito intraempreendedor.

A McKinsey & Company, Consultoria mundialmente famosa por desenvolver as melhores pesquisas e metodologias no ramo de consultoria empresarial, criou as alavancas da mudança, inteligência que agregamos ao Canvas do Intraempreendedorismo.

As alavancas de mudança estão divididas em quatro quadrantes, cada um representando uma condição essencial para obtermos sucesso nas quatro subetapas desse pilar:

  • Conscientização;
  • Processos de Reforço;
  • Modelos de Conduta;
  • Geração de Competências.
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Conscientização

A questão é definir como as pessoas vão descobrir o programa, seja através de eventos, campanhas de e-mail, cartazes ou adesivos. A ideia é comunicar de várias formas e que a comunicação esteja alinhada com a realidade de todos os colaboradores da organização.

Como será minha estratégia de comunicação? Uma campanha de e-mail será acessível aos meus colaboradores de frente de fábrica? Cartazes serão visíveis para todos os setores da minha empresa?

Eu preciso me colocar no lugar do colaborador. Ou seja, eu preciso entender o que é pedido de mim e ser coerente com os meus objetivos pessoais.

Liste nesse campo ações para conscientizar as pessoas da importância dessa grande estratégia para toda a organização.

Processos de reforço

Como é a estrutura formal da minha empresa? Será que o modelo organizacional pode ser adaptado para melhor atender as necessidades de inovação da minha organização para que as pessoas entendam que o Programa de Inovação é relevante?

Nessa etapa, vale alinhar as metas pessoais de cada colaborador com o Programa de Ideias, além de pensar em reconhecimento das pessoas. Ou seja, premiações que incentivem os colaboradores a assumir um papel mais protagonista no programa.

A ideia é sugerir quais ações podem ser tomadas para transmitir aos colaboradores que a empresa está realmente se moldando para investir em novas iniciativas de inovação.

Criação de competências

Novamente, precisamos nos colocar no lugar das pessoas.

Será que os colaboradores possuem competências para estar à frente dos processos de inovação?

É preciso expô-las a treinamentos, nivelar conceitos de inovação e aproximar o contato com tecnologias que estimulem as iniciativas de inovação.

O objetivo aqui é listar quais iniciativas a organização pode investir para criar novas competências para os colaboradores participantes do Programa.

Modelos de conduta

Um bom exemplo é contagiante! As pessoas geralmente mudam quando percebem que os seus líderes, gestores e colegas de trabalho estão mudando. Ou seja, o engajamento precisa acontecer de cima para baixo.

O objetivo é listar ideias para motivar a liderança a estimular os colaboradores a abraçar o programa.

3°. Capacidade de execução

Essa é uma parte muito importante, pois a implantação de ideias é essencial para motivar e garantir a continuidade do Programa de Inovação na sua organização.

Quando as pessoas percebem que as ideias não vão para frente, são aprovadas, mas não implantadas, elas começam a perder o interesse na iniciativa.

Nós segmentamos esse pilar em dois caminhos, separando os conceitos de ideia simples e ideias complexas, que auxiliam o comitê ou a área de inovação na priorização e execução das mais relevantes, para garantir a evolução do Programa como um todo.

Defina com a sua equipe o que são ideias simples e o que são ideias complexas. Isso facilitará a seleção das melhores ideias.

Ideia simples

O que são ideias simples para a sua equipe? Aqui, nossa principal preocupação é tirar do papel o máximo de ideias possível.

Definindo muito bem o que são ideias simples fica muito mais fácil descentralizar o processo de aprovação de ideias, dando autonomia ao comitê de inovação ou área de inovação, simplificando a aprovação de ideias e impulsionando a obtenção de resultados do Programa (aqueles definidos pela sua equipe em métricas de sucesso).

Além disso, implantar muitas ideias dará um gás ao seu Programa de Inovação, mostrando para todos os colaboradores a seriedade desse processo inovador, estimulando mais colaboradores participarem do Programa, enviar ideias e transformar os idealizadores do Programa em verdadeiros Embaixadores da Inovação.

Ideias complexas

O que são para a sua organização, ideias complexas?

É necessário pensar em um fluxo de aprovação específico para esse tipo de ideia, pois ideias complexas normalmente precisam de recursos financeiros e mão de obra dedicada para sua execução, podendo até se tornar projetos mais extensos que prolongam o horizonte de implantação.

Executar ideias complexas está atrelado a recursos financeiros e, por serem recursos limitados, precisa haver uma preocupação de como priorizar e implantar as melhores ideias.

Além disso, talvez seja necessário pensar em definir um orçamento que possibilite a aplicação dessas ideias. A organização prévia desse orçamento garante que mesmo ideias complexas possam ser colocadas em execução em menor tempo possível.

Com esse planejamento, nós conseguimos “fechar” muito bem esse ciclo, tirando as ideias do papel e gerando valor para o nosso negócio.

Veja um exemplo de Canvas do Intraempreendedorismo preenchido para se inspirar:

canvas

Como gerar resultados significativos com um Programa de Ideias

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Para ter resultados efetivos não basta ter apenas a ferramenta, é preciso seguir boas práticas no dia a dia e ter uma estruturação do programa bem elaboradora.

Pensando nisso, reunimos algumas aspectos indispensáveis para gerar resultados efetivos em seu programa de ideias.

1 – Crie campanhas específicas

O programa de ideias tem como uma das ferramentas a criação de campanhas com objetivos específicos e detalhados.

Ou seja, quando a empresa busca dar resultado para algum problema específico através das ideias e projetos dos colaboradores, sanando uma “dor” da organização.

Ter objetivos e campanhas bem definidas auxilia a compreensão de toda a empresa e faz com que surjam sugestões realmente eficazes para a implantação, trazendo maior satisfação para os gestores do programa e mais valor à organização.

Com os objetivos exposto e nítidos, é possível ter sua equipe completamente focada em campanhas de diversas naturezas.

Por exemplo: como acelerar o processo X? Como agregar mais valor a tal produto/serviço? Quais ações tomar para ter mais velocidade na entrega de produtos?

Esse detalhamento torna mais preciso os objetivos e a identificação dos problemas na empresa, assim como a coleta de ideias, avaliação e implantação.

2 – Tenha critérios de avaliações claros

Tão importante quanto lançar campanhas eficientes, é ter o seu modelo de avaliação bem definido, atendendo as necessidades da empresa e do programa.

Não estruturar bem as etapas de avaliação, seus responsáveis e o tempo de aprovação, pode trazer grandes prejuízos a todo o processo de inovação no programa de ideias, ocasionando em queda no engajamento.

Por isso, dar clareza e organização a essa etapa é fundamental, dando maior transparência aos colaboradores e melhor gestão de tempo para os avaliadores das ideias – fazendo com que o funil de inovação não seja prejudicado e a empresa realmente implante as ideias que geram resultados.

3 – Utilize o funil de inovação

Para implementar o programa de ideias é fundamental conhecer o funil da inovação. Ele é basicamente uma série de etapas que se deve seguir composto pelas seguintes etapas:

  1. Alinhamento: com base na sua estratégia, a empresa analisa e identifica quais temas devem direcionar a criação de ideias inovadoras.
  2. Ideias no ar: os colaboradores são incentivados a criarem ideias inovadoras para solucionar os desafios da empresa.
  3. Conceituação: as ideias são avaliadas e melhoradas para se tornarem viáveis para implantação.
  4. Ir ou não ir em frente: hora de definir quais ideias são mais viáveis e se merecem ir para frente.
  5. Implantação: momento que a ideia ganha forma.

Vale lembrar que esse funil pode variar de empresa para empresa, pois cada uma tem sua característica própria.

Use o funil da inovação para lapidar cada etapa do processo de implantação do programa de ideias.

4 – Permita a colaboração no momento de envio da ideia

O colaborador se sente parte do projeto e cada vez mais disposto a sugerir se tem suas ideias potencializadas pelos seus pares.

Os programas de inovação estruturados através de software, plataformas e sistemas, podem ser bastante eficazes para atingir esse objetivo.

Se os avaliadores querem que os colaboradores complementem as ideias uns dos outros, diversos gargalos que podem surgir no desenvolvimento da ideia (como no protótipo e MVP) podem ser sanados antes.

Um colaborador que lança uma ideia que pode ser complementada por outro colega pode ter uma aceleração no funil.

Soluções como o AEVO permitem que a plataforma seja configurada dessa forma, trazendo mais colaborações e participação da equipe.

No AEVO, a empresa possui uma timeline onde todos os participantes podem acompanhar as ideias propostas e, assim, curtir e comentar para colaborar no desenvolvimento das ideias.

Saiba mais: Software para Programa de Ideias

5 – Conte com uma Plataforma de Programa de Ideias

Para que a empresa tenha um Programa de Ideias que gere resultados e contribua efetivamente com a inovação, existem obstáculos.

O maior deles geralmente está em gerenciar o Programa de Ideias em si. Nem toda gestão está preparada para lidar com a geração de ideias de uma forma organizada e efetiva.

Para esse desafio, a tecnologia pode ajudar.

Com as soluções da plataforma AEVO, por exemplo, é possível implantar e gerenciar todos os diferentes modelos de Programa de Ideias.

A customização da plataforma AEVO permite que estratégia de inovação possa estar alinhada com os objetivos do negócio, lançando campanhas conforme a necessidade da empresa, seus desafios e dores organizacionais.

O AEVO conta com uma plataforma responsiva, onde toda a organização tem acesso a uma interface completa e de fácil utilização para colocar Programa de Ideias em funcionamento pleno.

Além disso, o AEVO possui acesso por aplicativo de celular e desktop, dando mais possibilidades de utilização do sistema por todos os colaboradores.

Quanto à operacionalização, os recursos e filtros da plataforma oferecem uma rápida análise, aprovação e implantação de ideias, permitindo que os gestores vejam as ideias saírem do papel e se tornarem projetos de inovação que geram resultados, com mais governança, transparência e gestão do processo de inovação.

Outro importante recurso são as dashboards e relatórios da plataforma, que oferecem aos gestores a visibilidade necessária para acompanhar o engajamento e efetividade do programa de inovação da empresa, bem como seus resultados e impactos para o negócio.

O grande benefício desse tipo de ferramenta é oferecer o meio para que as pessoas inovem, dando mais facilidade para que o processo de inovação ocorra, mais agilidade para os gestores do programa de inovação e mais resultados efetivos.

Veja algumas das principais funcionalidades do AEVO para facilitar ainda mais o seu programa de ideias: 

  1. Lançamento de desafios ou campanhas de Inovação;
  2. Envio de ideias pelos colaboradores;
  3. Inteligência Artificial para identificar ideias similares, ainda durante a formulação da proposta;
  4. Colaboração nas ideias de outros por comentários e “curtidas”;
  5. Parecer técnico de especialistas;
  6. Priorização de ideias e aprovação do Comitê de Inovação;
  7. Controle da implementação das inovações;
  8. Inteligência Artificial para sugerir organizações que possam agilizar a implantação da ideia, por meio de Inovação Aberta;
  9. Monitoramento do retorno financeiro ou ROI das inovações;
  10. Dashboards personalizadas para os gestores do Programa de Ideias acompanharem os indicadores mais importantes;
  11. Sistema de pontuação e gamificação, com possibilidade de resgate de prêmios;
  12. Indicadores e KPI’s das inovações para acompanhamento dos seus resultados.

6 – Reconheça os colaboradores no programa

Como já visto, para que o programa de ideias funcione de maneira correta, é preciso da participação de todos.

engajamento é fundamental para que as ideias inovadoras surjam. Por isso, é essencial que todos os colaboradores sintam que existe o reconhecimento da ação de cada. 

Uma maneira simples e viável de mostrar o reconhecimento é criar um quadro dos mais inovadores do mês.

Além de oferecer prêmios e bônus, o que trará uma competitividade saudável para o ambiente. 

Existem empresas que vão além. Elas dão parte do ganho financeiro obtidos com a inovação proposta pelo funcionário. 

Cases de sucesso no Programa de Ideias do AEVO

1 – Scholle IPN

A princípio, buscavam um meio de tornar as embalagens antigas de aspecto firme para embalagens flexíveis. Logo o termo inovação começou a transpassar pelos ouvidos da empresa e se tornar parte do vocabulário da organização.

Buscando por soluções, encontraram no AEVO a plataforma que se adequava ao que a empresa buscava.

Assim, se iniciou a busca por novas ideias, sem se preocupar com o fator hierarquia, permitindo cada setor se auto avaliar e sugerir melhorias com a facilidade proporcionada pela plataforma.

Foi criado um comitê para analisar as ideias, onde trouxeram os competentes de cada setor para participar. O que trouxe um senso de importância para os colaboradores.

Entre uma das ideias coletadas, surgiu a sugestão do processo de troca de teflon.

A empresa conseguiu agilizar uma etapa que durava entre 15 a 20 minutos, para 30 segundos. Basicamente, através da ideia de um funcionário que lida direto com a situação.

Gostou desse case? Clique no banner abaixo e confira o vídeo case completo da Scholle IPN:

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2 – Aviva

O primeiro contato da Aviva com a plataforma AEVO veio em um momento próspero da empresa. Cresciam, porém a cultura organizacional não era definida. O programa de inovação não necessariamente surge de um problema.

A Aviva usou a plataforma para buscar ideias de implementação na experiência de seus hóspedes.

Uma das ideias que tiveram origem do setor de estoque, em 2017. Eles tinham várias canecas paradas no estoque e precisavam dar uma finalidade.

A ideia adotada foi de dispor as canecas para as crianças pintarem na área de lazer do parque e futuramente ser feita a venda das mesmas.

O sistema de ranqueamento da AEVO estava estimulando uma competição saudável entre os funcionários.

No dia em que o programa foi apresentado aos colaboradores, mais de 150 ideias foram registradas. Com mais de 16 mil ideias coletadas com o programa, o resultado financeiro foi de mais de R$ 55 milhões.

Veja mais sobre o case da Aviva clicando no banner abaixo:

aviva-programa-de-ideias

3 – Aeris

Por ser uma empresa voltada para energia de fontes renováveis, a essência dela já traz consigo a inovação. Contudo, conseguiram atingir resultados ainda melhores! Decidiram tornar a linha de frente como protagonista do projeto.

Para isto, decidiram adotar a criação de um Programa de Ideias, com o apoio da AEVO. Fizeram diversas cartilhas e distribuíram pelos funcionários. Nela, havia um guia sobre como utilizar a ferramenta.

Foram registradas diversas ideias, auxiliando o corte de gastos, economia de bens de consumo, tudo partindo da linha de frente.

Uma das ideias que auxiliaram nisso foi a aplicação de uma válvula em uma máquina de produção, que tornou possível economizar R$ 700 mil por ano.

Em 15 dias fazendo o uso da plataforma, tiveram a quantidade de ideias que costumavam ter em 1 ano e mais. Veja o vídeo completo clicando no banner abaixo:

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Conclusão

Um Programa de Ideias é capaz de gerar um retorno incrível para a cultura de inovação de uma empresa, impactando os colaboradores, clientes, lideranças, a empresa e todo o mercado.

Se você busca uma solução para criar, estruturar e gerenciar um Programa de Ideias na sua empresa, fale com um dos nossos consultores e saiba mais como a AEVO pode te ajudar.

Lillian Donato

Formada em Publicidade e Propaganda pela UFES e pós-graduada em BI, Marketing Digital e Data Driven pela PUCRS, Lillian trabalha com marketing há 8 anos, tendo passado por agências de marketing, veículos de comunicação, trabalhando com rádio e televisão, além do setor de tecnologia e software. Ao longo de sua experiência profissional, já trabalhou com design, redação, SEO, mídias pagas, CRO e diversas outras áreas no marketing, tendo como especialidade marketing b2b. Atualmente é coordenadora de marketing na AEVO.

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Lillian Donato

Formada em Publicidade e Propaganda pela UFES e pós-graduada em BI, Marketing Digital e Data Driven pela PUCRS, Lillian trabalha com marketing há 8 anos, tendo passado por agências de marketing, veículos de comunicação, trabalhando com rádio e televisão, além do setor de tecnologia e software. Ao longo de sua experiência profissional, já trabalhou com design, redação, SEO, mídias pagas, CRO e diversas outras áreas no marketing, tendo como especialidade marketing b2b. Atualmente é coordenadora de marketing na AEVO.

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4 comentários

  1. Ola! Muito obrigada pelo artigo. Adorei! Acredito que colaboradores deveriam ter impacto na empresa, onde trabalham. Nao sempre e assim… infelizmente! Pessolamente, trabalho em casa, mas mesmo assim, tenho contacto com o meu “team”. Muitas vezes trabalhamos juntos online sau pe teams. Para obter os melhores resultados, utilizamos kanbantool.com tambem 🙂 Kanban ajuda nos a crescer como equipa 🙂 Pelo menos, temos tudo bem organizado e bem arranjado

  2. Como montar um programa de ideias em uma indústria textil com quinhentos funcionários?
    Como fazer essa divulgação de forma efetiva?

    • Olá, Nilza. Tudo bem? Obrigada pelo seu comentário.
      Nós da AEVO, temos um plataforma específica para estruturar o Programa de Ideias, que tal conhecer um pouco mais e ver se atende as suas demandas? Conheça o nosso site e receba uma solicitação gratuita.

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