Programa de inovação corporativa: o que é e como desenvolver

Um programa de inovação corporativa é um conjunto de iniciativas que promovem novas ideias dentro de uma organização com o intuito de, posteriormente, implementá-las de forma estratégica em novos modelos de negócio.

Por mais evidente que seja a importância de investir em inovação, muitos gestores atrasam o início dessa fase na vida de uma empresa por não saber por onde começar a inovar. Por isso, um programa de inovação corporativa pode ser a solução para a estruturação desse processo de forma contínua em uma companhia.

Se pensarmos bem, percebemos que a gênese de toda inovação é uma ideia. As ideias, portanto, são o ponto de partida para as transformações no contexto da organização.

Nesse contexto, um programa de inovação corporativa é uma forma de tornar possível que ideias nasçam e se desenvolvam dentro de um negócio, gerando resultados concretos para a organização.

Entenda o que é um programa de inovação corporativa, seus benefícios e como implementar no artigo de hoje. Continue a leitura.

O que é um programa de inovação corporativa

Um programa de inovação corporativa é um conjunto de iniciativas que promovem novas ideias dentro de uma organização com o intuito de, posteriormente, implementá-las de forma estratégica em novos modelos de negócio.

Dessa forma, um programa de inovação corporativa tem a função de colocar a empresa em um patamar inovador, elevando o seu valor no mercado competitivo a partir da adoção de melhorias em seus processos, serviços e produtos.

No ambiente corporativo, o programa de inovação faz mais do que apenas gerar ideias!

Ele é o grande responsável por  reunir as sugestões criativas que surgem de todos os lados – dentro e fora da empresa –  e por transformá-las em ferramentas poderosas para a evolução do negócio em direção aos seus objetivos.

É importante reforçar este ponto: um programa de inovação corporativa deve ter a pesquisa e análise de mercado como bases de atuação, adotando uma abordagem ativa ao invés de esperar pela “grande ideia”.

Para ser efetiva, essa iniciativa inovadora precisa demonstrar algumas características por parte da gestão, como liberdade criativa, vontade de investir e comunicação clara e aberta.

Com esses atributos bem desenvolvidos, a empresa já está um passo à frente rumo à inovação.

aevo-innovate-blog

Como desenvolver um programa de inovação

Há diversos passos fundamentais no desenvolvimento e consolidação de um programa de inovação corporativa.

São estratégias que permitem que a organização assimile a cultura inovadora e avance nesse caminho para conquistar resultados incríveis, que só a inovação bem gerenciada pode proporcionar.

Incentive o Intraempreendedorismo

Um colaborador cheio de ideias e soluções para um negócio é nada menos que um empreendedor com muito potencial de contribuir para o crescimento da empresa em que trabalha.

Por esse motivo, a inovação anda de mãos dadas com o intraempreendedorismo, e criar estímulos para que ele aconteça é essencial no desenvolvimento de um programa de inovação corporativa.

Promova a capacitação do time

Para que os colaboradores adquiram uma compreensão ampla sobre a inovação e detenham as habilidades para pôr seus conhecimentos em prática, é importante que as capacitações estejam entre os planos da organização que deseja ser inovadora.

Afinal, ter ideias é importante, mas elas não bastam. Um time que possua hard e soft skills é mais que necessário para um bom desenvolvimento do programa de inovação.

Um time capacitado estará mais propenso a enxergar oportunidades para a solução de problemas e fornecer ideias que realmente fazem a diferença no ambiente de trabalho, além de garantir que seu potencial seja de fato alcançado.

Implemente um Programa de Ideias

Um programa de ideias não pode faltar se a intenção da sua empresa é ter melhorias sempre “no ponto”. Ele irá fornecer diversas ferramentas que estimulam insights sobre os processos que ocorrem na empresa e mediam a exposição desses insights para os gestores.

Assim, todo o fluxo de geração, avaliação e implementação de ideias, pode ocorrer de maneira estratégica e organizada, com o maior aproveitamento possível: enquanto alguns projetos estão prontos para o lançamento, outras iniciativas estão sendo desenvolvidas, gerando um fluxo que nunca deixa a empresa parar.

Conte com o suporte da tecnologia

Para desenvolver um programa de inovação corporativa, você não pode ignorar uma aliada muito importante nessa empreitada: a tecnologia.

Ferramentas estão à disposição para tornar tudo muito mais ágil e prático durante a implementação de novos modelos de negócio na sua empresa, desde a geração de ideias até a realização dos projetos.

Hoje em dia, há softwares com funcionalidades diversas, oferecendo vantagens como armazenamento em nuvem, compartilhamento, comunicação e sistemas gamificados.

Ignorá-los é manter-se um passo atrás dos seus competidores.

Benefícios

Sobrevivência de mercado

O mercado atual é altamente competitivo, por isso é muito importante que as organizações encontrem meios de se manterem fortes nesse ambiente para garantirem uma longa vida.

As empresas inovadoras são as que se mostram mais viáveis nessa realidade. Portanto, investir em programas de inovação corporativa é se colocar a alguns passos à frente nessa competição e ganhar mais chance de se adaptar ou até conduzir as mudanças.

Organizações exponenciais

Organizações com um perfil disruptivo tem mais perspectiva de futuro que aquelas com uma postura fixa e hierárquica.

As empresas exponenciais, que tem um impacto desproporcionalmente grande, apresentam esse perfil.

Elas investem em técnicas e processos inovadores e promovem uma transformação acelerada no mercado como um todo. Isso significa que empresas exponenciais são frutos de programas de inovação.

Retornos a longo prazo

Programas de inovação são um investimento que proporcionam retornos duradouros.

Esses benefícios podem não ser percebidos tão claramente de imediato, mas promovem um crescimento que, mais adiante, será demonstrado com resultados expressivos, causando efeitos transformadores na empresa.

Engajamento dos colaboradores

O envolvimento dos colaboradores é a chave para o crescimento da empresa, afinal, eles são a força que move todos os processos no ambiente de trabalho.

Dessa forma, programas de inovação tem a vantagem de criar um espaço que desperta o interesse e comprometimento dos funcionários, pois acolhe e valoriza o que eles, individualmente ou em conjunto, são capazes de oferecer.

Intraempreendedorismo permanente

Boas ideias nunca são demais, por isso elas precisam permanecer surgindo continuamente  para que as mudanças também não parem de acontecer.

Com um programa de inovação corporativa é possível estimular e manter o espírito empreendedor nos colaboradores para que eles se engajem e tirem ideias da caixa, promovendo melhorias na empresa.

Conclusão

Um programa de inovação corporativa permite que sua empresa cresça, sobreviva e tenha sucesso em um mercado cada vez mais exigente e competitivo, onde ser disruptivo é o que trará mais retorno no futuro.

Pelo fato de impulsionar ideias e organizar a sua implementação, o programa de inovação é parte fundamental da gestão de inovação e facilita a condução dia a dia com o uso da tecnologia.

Uma plataforma de inovação como o AEVO Innovate é a ferramenta ideal para dar suporte nessas iniciativas, tanto para administrar a geração interna de ideias quanto para promover a inovação aberta.

Solicite uma demonstração gratuita e descubra como a AEVO pode fortalecer a inovação na sua empresa.

Livia Nonato

Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), atua na área de marketing, content e SEO há quatro anos, tendo como principal foco a otimização para mecanismos de busca, gestão e crescimento dos canais de aquisição orgânico, performance e growth. Experiência e conhecimento em SEO para empresas B2B e produtos complexos. Atualmente, é analista de SEO na AEVO e aborda temáticas de inovação e tecnologia como redatora do blog AEVO.

Picture of Livia Nonato

Livia Nonato

Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), atua na área de marketing, content e SEO há quatro anos, tendo como principal foco a otimização para mecanismos de busca, gestão e crescimento dos canais de aquisição orgânico, performance e growth. Experiência e conhecimento em SEO para empresas B2B e produtos complexos. Atualmente, é analista de SEO na AEVO e aborda temáticas de inovação e tecnologia como redatora do blog AEVO.

Compartilhe o post

Facebook
LinkedIn
Twitter
WhatsApp
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nossa newsletter

Fique sempre atualizado com nossos conteúdos sobre o universo da Inovação.