Programa de Inovação: Histórias de Sucesso – Aeris

Programa de Ideias: confira o case da Aeris e descubra como a empresa alcançou um retorno sobre o investimento de 10x, apenas fomentando uma Cultura de Inovação.

Histórias de Sucesso – Aeris

+1.700

ideias enviadas

6.8x

ROI (Retorno sobre o investimento)

+R$660 MIL

resultado financeiro

Grandes empresas como a  Aviva , Gomes da Costa e  Scholle IPN  chegam em um momento onde a realidade institucional alcança um novo nível de maturidade em inovação e essas organizações precisam garantir não só a sobrevivência do negócio, mas também a melhoria de produtos, processos e serviços. Você já deve imaginar que estamos falando das iniciativas de inovação dentro de um negócio, certo?

É justamente dentro desse contexto que a  Aeris , organização do ramo de Energia Renovável , resolveu mover suas hélices também para gerar ideias de inovação . A organização dessa empreitada inovadora deu origem ao Programa de Inovação VISA (Valorizando Ideias e Sugestões da Aeris) que já possui resultados extraordinários.

Assim como outras grandes organizações, transformar os ares do mundo em energia limpa e sustentável não foi suficiente para a Aeris, que resolveu mover suas hélices também para impulsionar a inovação dentro da sua organização.

logo-aeris

Fundada em 2010 e com aproximadamente 1.800  colaboradores , a Aeris  é uma organização com um propósito inovador: fomentar a energia limpa no Brasil e no mundo.  

A estratégia

Quando falamos sobre Energia Renovável e sustentabilidade é praticamente impossível não pensar em inovação. Para a Aeris,   inovarnão é apenas uma estratégia mercadológica ou um diferencial competitivo, mas sim um direcionador de todo o propósito da organização.

Visando ampliar o alcance da estratégia, o  setor de Inovação da Aeris ganhou uma nova direção em 2018, que não perdeu tempo e escolheu, assim como a Aviva , Gomes da Costa e  Scholle IPN   e outras empresas, o Programa de Ideiascom o objetivo de fomentar uma Cultura de Inovação dentro da empresa.

“A partir do momento que a gente passa a escutar nossos colaboradores de linha de frente, nós conseguimos melhorar muito o processo e os resultados no dia a dia” – Cezar Gomes, Gerente de Desenvolvimento e Inovação.

Está gostando do artigo? Ótimo! Aproveite também para assistir o vídeo case da Aerise descubra como a organização conseguiu alcançar resultados extraordinários. Clique no banner abaixo para assisitr.

Entenda o programa de ideias

Para entender o potencial do Programa de Ideias e, consequentemente, o motivo pelo qual grandes empresas estão procurando implantar esse processo inovador, saiba que a estratégia fomenta a inovação de forma interna , ou seja, de dentro para fora.

O Programa de Ideiasdá voz a todos os colaboradores da organização, trazendo-os para dentro do protagonismo, estimulando-os colaboradores a gerar ideias de inovaçãopara resolução de problemas ou gerar novas oportunidades.

Na Aeris  por exemplo, as ideias de inovação dos colaboradores reduziram tempo de processos dentro da fábrica, ou seja, proporcionaram um ganho no potencial produtivo diário, redução de custos com matéria prima e melhoria contínua.

“A inovação já está na raiz da empresa desde a fundação. Com o passar do tempo isso foi se intensificando e nós resolvemos aproveitar a criatividade do pessoal e implementar um Programa de Ideias” – Diz Cezar Borges, Gerente de Desenvolvimento e Inovação.

Os desafios

Cezar Borges, Gerente Engenharia de Desenvolvimento e gestor do Programa de Ideias VISA , conta que o mesmo foi lançado em 2014, porém, sem contarcom uma  metodologia estruturada  e uma estratégia de gestão das ideias consolidada.

Em 2018, com a nova direção do VISA , houve uma reestruturação do Programa em parceria com o AEVO Innovate , um software para gerenciar todas as fases de um Programa de Inovação.

A primeira edição do Programa teve seu potencial minado por alguns gargalosque distanciaramo VISA do sucesso . Esses obstáculos são a realidade de inúmeras empresasque estão buscando inovar de forma interna. Confira os principais desafios mapeados pela Aeris:

  • Estimular a participação do maior número de colaboradores;
  • Manter o Programa aquecido e os colaboradores engajados;
  • Reter, analisar e gerenciar grande quantidade de ideias;
  • Transformar ideias em resultados.

A solução

Estimular a participação do maior número de colaboradores

O Gerente de Engenharia e Desenvolvimento, Cezar Borges , conta que com a parceira do AEVO Innovate o número de participação aumentou bastante. 

Segundo o gerente, a primeira edição do Programa VISA possuía uma médiade 340 ideias por ano . Agora, com a parceria da AEVO, em apenas 15 diasforam 450 ideias enviadas na plataforma.

A divulgação do Programa contou com impressos, como cartazes, folders, folhetos informativos, adesivos e broches que foram amplamente disponibilizados na organização. Além disso, premiação, eventos de reconhecimento, reuniões de resultados e feedbacksão essenciais para gerar a participação das pessoas na Aeris.

O Programa de Inovação da Aerispossui uma central para envio de ideias, localizado em um local de livre acesso, com o objetivo de democratizar a sugestão dos colaboradores. Além disso, o AEVO Innovate é uma plataforma versátil, podendo ser acessado por aplicativo disponível em Android e IOS.

“Nós fizemos um evento distribuindo cartilhas explicativas para todos os colaboradores. Então todos os 1.800 funcionários receberam instrução de como utilizar a plataforma. A partir desse momento, explodiu a quantidade de ideias enviadas” – Cezar Borges, Gerente de Desenvolvimento e Inovação.

Manter o Programa aquecido e os colaboradores engajados

A Aeriscriou facilitadores ( conhecidos como Focal Points ) para estimular a colaboração e também auxiliar o desenvolvimento das ideias de inovação dos colaboradores.

O AEVO Innovatepossui um ranking, atrelando uma pontuação ao desempenho dos colaboradores que dão ideias. Segundo Vandercleiton Moraes, Líder de Produção, o programa de pontuação estimula as pessoas a darem cada vez mais ideias.

Segundo o  Líder de Produção , o ranking ajuda a ampliar o senso de pertencimento do colaborador que ganha destaque na empresa por ser um grande idealizador.Achou pouco? Pois saiba que além de tudo isso, os colaboradores podem resgatar prêmios na plataforma com base nas suas pontuações.

“Essa Cultura de Inovação está no sangue da Aeris e, com isso, temos ganhos consideráveis para empresa, melhoria de processos e também o senso de pertencimento por parte dos colaboradores.” – Vandercleiton Moraes – Líder de Produção.

Reter, analisar e gerenciar grande quantidade de ideias

O VISAcontabilizou mais de 1.700 ideias no AEVO Innovate . Já imaginou gerenciar essa grande quantidade de sugestões utilizando formulários? E a aprovação das ideias? Seria realmente caótico e até desestimulante se as pessoas precisassem ir presencialmente em cada gestor de inovação para ter sua ideia validada.

Cezar Borgesconta que antes da parceria com a AEVO , o Programa de Ideias era manual, feito por meio de formulários impressos e planilhas eletrônicas , o que tornava o processo de inovação muito extenso, desestimulando os colaboradores.

Com o AEVO Innovate , todo o processo inovador pode ser gerenciado pela própria plataforma, dando ao gestor mais poder na análise dos dados e, com um painel intuitivo, é possível validar e gerenciar cada fase da ideia, além de mensurar o ROI das que já foram implementadas.

“Antes do AEVO Innovate nós não tínhamos um feedback e não sabíamos em que etapa de aprovação nossa ideia estava.” – Vanessa Cacau, Analista de Qualidade.

Transformar ideias em resultados

A Aeris  é uma especialista em implantação, com cerca de 20% de ideias implantadas , um número realmente impressionante.

Com um saving de R$ 660 MIL reais e um ROI de 6.8x , Cezar Borges , conta que a maior parte das ideias do Programa impactam diretamente na redução de custos e redução de tempo de processos dentro da fábrica.

A Aeris  descobriu que implantar ideias é o elemento-chave para o sucesso de um Programa de Inovação, pois além de garantir o retorno financeiro que justifique o investimento na estratégia, também possibilita engajar os colaboradores que percebem que são protagonistas na organização.

Conheça algumas ideias da Aeris

Lixas diamantadas são utilizadas durante a confecção de pás eólicas dentro da fábrica. Com a reformulação do uso do material, a média de 15 a 30 pás produzidas com a lixa, pulou para 80.

Com a adaptação de uma válvula em uma máquina produtiva, foi possível economizar R$ 700 MIL reais por ano na Aeris.

A limpeza do molde para confeccionar uma peça específica na linha de produção necessitava de 8 colaboradores. Com uma ideia, o processo pode ser reduzido a 01 colaborador e o tempo de 01h30, foi reduzido para praticamente ZERO.

Inicialmente eram utilizados 05 rolos de pintura na confecção  de determinada parte das pás eólicas, até que um colaborador de linha de frente percebeu que poderia fazer o mesmo com apenas 03 rolos de pintura. Uma economia de quase R$ 200 MIL reais por ano.

Planos para o futuro

A percepção da Aeris  do seu Programa de Ideias como algo contínuo proporcionou o sucesso do VISA.Ou seja, para que a inovação se torne parte do DNA da organização, é preciso gerenciar de perto todas as fases do Programa, nivelando a comunicação de acordo com os públicos e colaboradores.

Para o futuro, a Aeris pretende continuar transformando ideias em resultados extraordinários.A organização já aprendeu que envolver seus colaboradores da linha de frente é uma estratégia muito rentável : esse ano já rendeu R$660 MIL reais só com a implementação das ideias deles . A previsão de R$   1, 5 MILHÕES até o final do ano.

Lillian Donato

Formada em Publicidade e Propaganda pela UFES e pós-graduada em BI, Marketing Digital e Data Driven pela PUCRS, Lillian trabalha com marketing há 8 anos, tendo passado por agências de marketing, veículos de comunicação, trabalhando com rádio e televisão, além do setor de tecnologia e software. Ao longo de sua experiência profissional, já trabalhou com design, redação, SEO, mídias pagas, CRO e diversas outras áreas no marketing, tendo como especialidade marketing b2b. Atualmente é coordenadora de marketing na AEVO.

Compartilhe o post

Facebook
LinkedIn
Twitter
WhatsApp
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nossa newsletter

Fique sempre atualizado com nossos conteúdos sobre o universo da Inovação.