Programa de Inovação: Histórias de Sucesso – Case Aviva | AEVO INNOVATE

O QUE VOCÊ VAI APRENDER NESSE CASE?

Se a sua empresa possui mais de 100 colaboradores e ainda não tem um Programa de Inovação, é extremamente recomendável que você preste bastante atenção nesse artigo. Algumas empresas não conhecem seu potencial criativo e inovador – esse erro fatal a Aviva não comete mais. Vamos lhe mostrar como um de nossos clientes, a Aviva, com a nossa ajuda, conseguiu transformar ideias em resultados extraordinários.

  • Como foi possível alcançar 16 mil ideias no Programa de Inovação;
  • Como aumentamos o engajamento dos colaboradores;
  • Como transformamos ideias em resultados reais.

Clique no banner para ver o Vídeo Case da Aviva e adquira ainda mais inspiração para aplicar as ideias da hotelaria no seu próprio negócio.

 

SOBRE A AVIVA

Aviva é, atualmente, uma das principais referências dos setores de turismo e entretenimento do Brasil e foi fundada com o nome de Grupo Rio Quente, responsável por dar origem a marca Aviva Algar FLC, no dia 30 de outubro de 2018. De lá para cá a empresa consolidou uma nova forma de se relacionar com clientes e parceiros, tornando o ramo do turismo e entretenimento uma experiência memorável e adotando para si própria o compromisso de pensar diferente.

Hoje a Aviva está presente na cidade do Rio Quente, localizada no estado de Goiás, com o Rio Quente – complexo composto pelos parques: Hot Park, Parque das Fontes e Eko Aventura Park, e também na cidade de Mata de São João, na Bahia, com o resort de Costa do Sauípe.

 

“A gente que está na Aviva tem a obrigação de pensar diferente, mas obviamente dentro de uma estrutura e uma plataforma que suporte isso. Porque a inovação precisa ser orquestrada e é isso que a gente veio fazer nos últimos anos”, conta o CEO, Francisco Costa Neto.

 

O DESAFIO

Quando a Aviva percebeu que ter um diferencial estabeleceria uma ótima posição no mercado em relação aos seus concorrentes, os associados aceitaram esse desafio!

“Vestir a camisa da empresa” ganhou um novo significado: pensar diferente. A visão criativa de milhares de associados possibilitou a empresa construir um legado baseado em inovação e o feedback positivo dos clientes foi o combustível que faltava para colocar em prática a Cultura de Ideias e planejar a implementação de um Programa de Inovação na hotelaria.

  • Engajar as pessoas envolvidas na empresa;
  • Aproveitar todo o potencial criativo dos associados;
  • Analisar, reter e administrar grande quantidade de ideias;
  • Trazer as pessoas mais para o centro do protagonismo corporativo;
  • Dar resposta aos participantes do Programa de Inovação.

Ter colaboradores que vistam a camisa da empresa é, sem dúvidas, o sonho de qualquer gestor. Agora imagine fazer isso aproveitando todo o potencial criativo de inúmeras equipes – analisando, retendo e administrando grande quantidade de ideias.

 

A SOLUÇÃO

  • Desenvolver um Departamento de Inovação;
  • Implementar um Programa de Inovação;
  • Adotar uma plataforma de Gestão da Inovação.


Desenvolver um Departamento de Inovação

O Departamento de Inovação surgiu em 2009, quando quatro associados receberam o desafio de gerar receita para a empresa. Juntos, realizaram um trabalho, em parceria com as áreas internas, para identificar oportunidades e descobriram nesse grupo de trabalho uma riqueza de sugestões para impulsionar os negócios, atingindo, desta forma, a meta proposta.

Implementar um Programa de Inovação

O Programa de Ideias da Aviva foi construído com a participação dos associados da empresa, por meio de entrevistas, realização de workshops e compartilhamento de vários pontos de vista. O Departamento de Inovação só surgiu quando a Diretoria reconheceu o potencial assertivo do Programa de Inovação.

Quase todo Programa de Inovação começa com uma dificuldade financeira e o nosso surgiu no melhor momento, conta o Gerente Geral de Estratégia e Inovação, Alessandro Cunha.

A Aviva deu aos associados a oportunidade de falar. Com a plataforma intuitiva e o poder de levar as ideias à gestão do AEVO INNOVATE aliado a estratégia de gamificação do Programa de Inovação, a empresa construiu uma atmosfera criativa – estimulando associados à colaboração coletiva, envolvendo-os no sucesso do negócio.

 

PLATAFORMA DE GESTÃO DA INOVAÇÃO – AEVO INNOVATE

Com uma grande quantidade de colaboradores, contar com um software inteligente que se adapte as necessidades colaborativas dos associados da empresa significou para Aviva simplificar a gestão, aprovação e o desenvolvimento de milhares de ideias – tudo no próprio software, que é responsivo e, portanto, adaptável a qualquer dispositivo e com a flexibilidade de “estar sempre na mão” por ser desenvolvido “na nuvem”.

“Nós enxergamos que o AEVO INNOVATE seria a plataforma, hoje, mais aderente ao processo que nós temos. O principal motivo da escolha pela AEVO INNOVATE  foi a disposição que nós sentimos do time em estar se desenvolvendo juntamente conosco em relação ao Programa de Inovação”, conta a Gerente de Estratégia em Experiência e Inovação, Kelcilene Lucas.

 

 

Os resultados

 

Ao adotar o AEVO INNOVATE, a Aviva encontrou uma forma de dar voz ao potencial criativo que forma a empresa – seus associados. As muitas visões, sugestões, ideias e participações trouxeram para a hotelaria mais de 16 mil ideias, que proporcionaram a construção desse case de sucesso.

“No segundo dia de lançamento do Programa de Inovação, na Costa do Sauípe, nós tivemos mais de 150 registros. Ou seja, o pessoal achou muito fácil. Eles pegaram o celular, durante o evento mesmo, e começaram a registrar e foi muito positivo”, conta a Analista de Projetos e Inovação, Jennifer Tibuchi.

Em 10 anos de Programa de Inovação, Aviva alcançou 55 milhões de reais em retorno financeiro, possibilitando a contínua superação de resultados e expansão da hoteleira.  

 

Planos para o futuro

Para continuar transformando boas ideias em resultados extraordinários, a Aviva vem investindo nos últimos anos no potencial criativo dos seus associados – estratégia que aumentou a taxa de sucesso dos seus hóspedes, criando experiências memoráveis. Mas não para por aí…

A Aviva pretende continuar investindo em inovação, aprimorando seu Programa de Inovação e estimulando seus associados à colaboração criativa e a melhoria de resultados contínuos.

Quem agradece são milhares de famílias que passam pelo resort do Rio Quente, pelo Parque das Fontes, e pelo resort de Costa do Sauípe.

Com o maior apoio do setor, beirando um faturamento de quase 1 bilhão de reais, o nosso objetivo é liderar essa indústria e esses 4.200 associados, para que a gente inove a faça a diferença. Eu pessoalmente já vi essa empresa inovando e eu acredito que ela vai continuar inovando muito mais. O direcionador agora é o propósito e eu estou muito satisfeito com o que fizemos até agora, mas muito animado com o que faremos no futuro, conta o CEO, Francisco Costa Neto.

Clique no banner e confira o Vídeo Case que preparamos para você. Nós convidamos 08 associados, inclusive o CEO da Aviva, Francisco Costa Neto, para falar sobre o Programa de Inovação – do ponto de vista da equipe.

Posts Relacionados
Luís Felipe Carvalho explica o papel dos gestores no engajamento dos colaboradores no Programam de
Luís Felipe Carvalho conta 03 das principais "mentiras corporativas" contadas pelas organizações, além de dar
Inovação dá dinheiro? Para responder essa e outras perguntas, nós mergulhamos nos livros de negócios

Deixe uma resposta