Programa de Ideias – Isso é inovação?

Visando alcançar o topo empresarial, uma empresa resolve inovar na sua forma de gestão. Seus colaboradores, muito esperançosos, entraram nessa nova estratégia. Eles buscaram conhecer melhor  todo o projeto do programa de ideias e de que maneira ele seria benéfico na totalidade da empresa.

Para isso, foram feitas diversas reuniões entre responsáveis de cada área e colaboradores acerca de todo o andamento da empresa. Foi notório que o sistema de funcionamento estava desunido. Seu nível de produtividade estava caindo aos poucos. Também foram registrados dezenas de cortes de gastos que não eram benéficos para o retorno obtido dentro da empresa.

Esse levantamento de dados trouxe uma maior compreensão dos problemas adquiridos com o passar dos anos. E que, por falta de organização, nunca eram resolvidos.  Após um bom tempo de discussões, a empresa resolveu dar um passo adiante.

Para empreender em seus negócios, colaboradores e gestores encontraram a solução de seus problemas: programa de inovação! Mas, do que se trata? Essa pergunta perpetuou na cabeça de cada um ali presente. A partir do conhecimento de histórias de sucesso em outras empresas, de fato, abriu a mente de todos. Uma nova maneira de inovar estava surgindo dentro da empresa. 

O programa de inovação é baseado numa organização de ideias que se transformam em resultados surpreendentes. O desafio é vestir a camisa da empresa e pensar diferente. É ter em mente que a forma de gestão tome outros rumos capazes de trazer benefícios a longo prazo.

Seus objetivos principais visam a melhor integração de funcionários da empresa, estímulo e aproveito de seus conhecimentos. Além disso, buscam o melhor planejamento de administração física e de materiais e documentos. Também é pensado na contratação de pessoas qualificadas.

A partir disso, a empresa ousou em investir na inovação de ideias. Ela obteve benefícios ao longo prazo na sua nova maneira de trabalhar, a partir de maior conexão dentro dos setores da empresa.

Antes, o que é a Inovação?

Atualmente, é indispensável o modelo de inovação como forma de gestão dentro do mercado de trabalho. Seu sistema de integração é altamente adaptável, ou seja, é muito fácil aderir ao seu modelo integrativo sem que haja muito esforço. 

Inovar é criar processos, ampliar e facilitar a comunicação. Serve para melhorar o índice de resultados no aumento da produtividade de uma empresa, por exemplo. Esse conceito traz propósitos fixos onde negócio e produto caminham juntos num funcionamento. Tudo isso para obter um funcionamento mais qualificado que atinja o seu público positivamente.  

Melhorar em espaço, tecnologia, atendimento e funcionamento traz um diferencial pra quem busca se destacar. Ser mais ágil, mais prestativo e sair da zona de conforto para explorar novos caminhos sempre terá seu retorno positivo.

O empreendedor é a peça chave para estabelecer a inovação. É ele que irá pensar diferente e irá estimular as pessoas para que algo diferente aconteça de fato. Ele deve conhecer a fundo seu público interno, buscando cada vez mais engaja-los a um novo jeito de trabalhar. 

É preciso também estimular inovadores a inovar! Dar as ferramentas básicas para tal ocorrência é essencial. Melhore o que for preciso, ambiente, materiais… dê liberdade para quem quer criar.

A jogada de marketing é prioridade na finalização de uma ideia. Por isso, o empreendedor deve conhecer bem seus clientes para saber como atingi-los. Quem hoje vive sem o uso do smartphone? Unindo inteligência com criatividade é possível criar aplicativos, site, canal no YouTube ou investir no contato via rede social.

Qual a Diferença entre Inovação, Invenção e Descoberta? 

É comum confundir a inovação pensando nela como uma forma de reinventar o que já existe. Isto não é inovar e sim inventar. Também não se trata de fazer uma constatação de algo que já existe. Isso é fazer uma descoberta. Então, para facilitar a vida do empreendedor, explicaremos o conceito de cada nome para que nenhuma etapa se confunda na hora de articular:

Invenção

Trata-se de um primórdio reaproveitado e aprimorado. Muito do que já foi criado no passado sofreu diversas reformas para continuar no mercado. Conforme a tecnologia iria crescendo, os produtos e serviços precisavam acompanhar esse movimento. Era fundamental se adaptar ao que se é encontrado no estilo de vida atual.

A invenção pode e deve acompanhar essas mudanças modernas. Pois é uma forma de perpetuar o que era essencial no passado  e continua sendo nos dias de hoje. Mas, é importante funcionar de maneira mais prática e com maior nível de agilidade. 

Descoberta

É validação social. É um agrupamento de constatações feitas baseadas em estudos científicos e dados reais que provam que sua pesquisa é verdadeira. Essa pesquisa reúne fatos e comprovam a existência do que você estudou.

A descoberta não é empregada a nível comercial e sim a nível de pesquisas científicas. 

Como o Programa de Ideias Impacta na Inovação?

Ser inovador não é um benefício exclusivo de quem produz. Quando se há produtividade a nível empresarial, quem gera ideias normalmente visa beneficiar a empresa como um todo. Existe um impacto quando colaboradores sabem identificar  a resolução de um problema. É muito importante que haja um andamento correto do programa de ideias.

A TI cresceu muito nas empresas e hoje atua em diversas áreas ajudando em todo processo de gestão. Ela auxilia no impacto gerado por estratégia de marketing, desenvolvimento de produtos e acompanhamento do que está por vir. 

O programa de ideias também fornece benefícios como a integração dos funcionários as dinâmicas e operações da empresa. Equipes aumentam sua produtividade e, consequentemente, são estimuladas a vestirem a camisa da empresa.  Com o conhecimento das propostas aumentam sua participação e colaboração em reuniões.

A possibilidade de interação com o público-alvo é outro fator crítico para o sucesso. Para isso é preciso pensar em maneiras de como estimular a participação e a atenção dos clientes às necessidades dentro da empresa. 

A IoT é uma tecnologia de software em que é possível fazer essa comunicação direta. A comunicação por rede social e aplicativos são possibilidades consideráveis de interação. Ela pode ajudar muito no crescimento e avaliação empresarial.

Leia mais: Veja 6 sinais que você precisa de um software de gestão. 

Como funciona a Gestão de Inovação 

Trata-se de um tutorial com passo a passo de atividades inovadoras, para que elas possam ocorrer de forma contínua. 

A ideia é estabelecer uma forma de gestão fixa e contínua, sem processos eventuais. Todo o gerenciamento é feito de maneira bem pensada, desde o começo até o fim de um processo.

Se for necessário, a criação de um setor exclusivo para essa gestão também é bem-vinda. O controle do processamento é feito por responsáveis de cada área, sua função é acompanhar os detalhes de cada etapa realizada. 

A gestão de inovação também precisa acompanhar as viradas tecnológicas. Pesquisar o que há de moderno, a linguagem utilizada, as ferramentas essenciais e estratégias de marketing. Tudo isso  faz com que a sua empresa saia na frente dos concorrentes e garanta seu destaque no ranking empresarial. 

Para que tudo funcione, é bom contar com um software inteligente que se adapte às necessidades colaborativas da empresa. Isso significa simplificar a gestão, aprovação e o desenvolvimento de milhares de ideias. Tudo acontece no próprio software, que é responsivo e, portanto, adaptável a qualquer dispositivo. Pois, existe a flexibilidade de “estar sempre na mão” por ser desenvolvido “na nuvem”. O resultado disso é muitas visões, sugestões, ideias e participações que trazem ideias inovadoras para solucionar problemas de forma criativa. 

Com o AEVO Innovate, nossa plataforma de gestão de inovação, você envolve o principal ativo do seu negócio – as pessoas – para obter ideias inovadoras e atingir resultados extraordinários. 

Inovar é muito mais do que apenas criar. Inovar é sair da zona de conforto e se desafiar a expandir. É mover toda uma cadeia de funcionários e colaboradores em prol de uma única ideia que pode mudar todo o rumo do caminho. É uma forma de gestão que é benéfica para quem produz e também para quem consome.

3 Ferramentas Importantes para sua Empresa ser uma Máquina de Inovação - CTA

Posts Relacionados
Entendendo Open Innovation A inovação aberta ou open innovation é uma ferramenta que surge da
Ser empreendedor está a frente de possuir uma grande corporação e ter muitos bens, empreender
Metodologia como Inovação Fazer o uso de metodologias de projeto reflete a inovação na cultura

Deixe uma resposta