Projetos de inovação e sustentabilidade: saiba a importância

Projetos de inovação e sustentabilidade englobam iniciativas que buscam desenvolver soluções inovadoras, levando em conta os impactos econômicos, sociais e ambientais a longo prazo. Eles trabalham com o viés de incorporar práticas que minimizem impactos ambientais negativos e maximizem contribuições sociais positivas.

A condução de projetos de Inovação e Sustentabilidade é uma decisão estratégica tomada pelas empresas, com o poder de fazer diferença além dos limites do negócio. Afinal, muitas organizações não são mais apenas entidades econômicas, mas também agentes ativos na promoção de mudanças sociais.

Graças a esse movimento, palavras como inovação e sustentabilidade estão se tornando diretrizes que orientam o caminho das organizações até o sucesso. Investir em projetos de inovação e sustentabilidade abre a porta para inúmeras oportunidades e provoca impactos relevantes no mundo. 

Confira a seguir alguns projetos que estão levando essa ideia para a prática! 

O que são projetos de inovação e sustentabilidade? 

Projetos de inovação e sustentabilidade englobam iniciativas que buscam desenvolver soluções inovadoras, levando em conta os impactos econômicos, sociais e ambientais a longo prazo. 

Sabemos que inovação parte do desejo de criar algo novo e que gere valor. Ao unir essa busca por novidades com a sustentabilidade, os projetos de inovação ganham outra dimensão. 

Além de explorar novas oportunidades de mercado, ou aprimorar eficiências internas, eles trabalham com o viés de incorporar práticas que minimizem impactos ambientais negativos e maximizem contribuições sociais positivas. 

Assim, levar em conta uma perspectiva responsável com o planeta e a sociedade é o que define os projetos de inovação e sustentabilidade. Eles podem abranger uma ampla gama de áreas e ter um alcance local, ou até mesmo global. 

Projetos desse tipo contribuem, por exemplo, para o aumento da qualidade de vida de uma comunidade ou para a manutenção da vida marinha. 

Desde o desenvolvimento de produtos eco-friendly, até a otimização de processos produtivos para reduzir o consumo de recursos naturais, essas iniciativas conseguem redefinir a forma como as empresas operam e interagem com o mundo ao seu redor. 

Eles representam uma mentalidade empreendedora que vai além da lucratividade, incorporando valores éticos e preocupações globais. Dessa forma, os projetos de inovação e sustentabilidade provam que é possível direcionar boas ideias para o sucesso do negócio e para a construção de um mundo mais equilibrado ao mesmo tempo. 

Projetos de inovação e sustentabilidade e os ODS da ONU 

Como os projetos de inovação e sustentabilidade sustentam uma visão de negócios responsáveis, eles acabam contribuindo diretamente para a realização dos ODS da ONU.  

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) são um chamado global para ação, visando abordar desafios urgentes e promover um futuro mais justo e sustentável às pessoas. 

No total, são 17 ODS, formados por metas interligadas, que abordam desde a erradicação da pobreza até a proteção do meio ambiente e o fomento à igualdade de gênero. 

Os projetos de inovação e sustentabilidade desempenham um papel importante na realização desses objetivos, afinal, cada um dos ODS vai ser fortalecido e avançar mais rapidamente por meio da aplicação de abordagens inovadoras e sustentáveis. 

Confira abaixo quais são e o papel de cada um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU em projetos de Inovação e Sustentabilidade:

lista de ods da onu

​​(1) Erradicação da Pobreza​ 

Quando projetos inovadores promovem a inclusão econômica e criam oportunidades de emprego sustentável, eles apoiam a redução da pobreza e a melhora do bem-estar das comunidades carentes. 

​​(2) Fome Zero e Agricultura Sustentável​ 

Inovações na agricultura, como práticas agrícolas mais eficientes e tecnologias de irrigação, por exemplo, são estratégias necessárias para aumentar a produtividade e a segurança alimentar. 

​​(3) Saúde e Bem-Estar​ 

A qualidade de vida da população aumenta – e até mesmo vidas são salvas – por meio de projetos de inovação que melhoram o acesso a serviços de saúde inovadores e acessíveis. 

​​(4) Educação de Qualidade​ 

Inovações em tecnologia educacional ampliam o acesso à educação de qualidade e melhoram as oportunidades de aprendizado ao longo da vida. 

​​(5) Igualdade de Gênero​ 

Para uma maior representação e empoderamento das mulheres na sociedade, projetos inovadores que promovem a igualdade de gênero no local de trabalho e na sociedade são indispensáveis. 

​​(6) Água Limpa e Saneamento​ 

Inovações em tratamento de água e gestão de recursos hídricos ajudam a garantir o acesso universal à água potável e saneamento adequado. 

​​(7) Energia Limpa e Acessível​ 

A promoção do uso de energias renováveis, como a de geração eólica, e tecnologias limpas, feita através de projetos de inovação e sustentabilidade, mitiga os impactos das mudanças climáticas. 

​​(8) Trabalho Decente e Crescimento Econômico​ 

Inovações que impulsionam setores econômicos sustentáveis e criam oportunidades de emprego produtivo contribuem para o crescimento econômico inclusivo. 

​​(9) Indústria, Inovação e Infraestrutura​ 

Projetos que fomentam a inovação, pesquisa e desenvolvimento tecnológico impulsionam a competitividade e a resiliência industrial. 

​​(10) Redução das Desigualdades​ 

Existem muitas ideias inovadoras que focam em estimular a inclusão social e econômica – e elas contribuem ativamente para a redução das desigualdades dentro e entre países. 

​​(11) Cidades e Comunidades Sustentáveis​ 

A execução de projetos que visam o planejamento urbano sustentável, e o uso eficiente dos recursos, é a chave para criar cidades mais resilientes e melhores de se habitar. 

​​(12) Consumo e Produção Responsáveis​ 

Inovações que incentivam padrões de consumo sustentáveis e a redução do desperdício têm um impacto direto na sustentabilidade ambiental. 

​​(13) Ação contra a Mudança Global do Clima​ 

Projetos que buscam soluções de baixa emissão de carbono e a adaptação às mudanças climáticas são essenciais para a proteção do meio ambiente. 

​​(14) Vida na Água​ 

Iniciativas inovadoras ligadas à conservação e uso sustentável dos oceanos e dos recursos marinhos contribuem para a saúde dos ecossistemas aquáticos. 

​​(15) Vida Terrestre​ 

A restauração de ecossistemas terrestres e a proteção da biodiversidade ganham força com projetos inovadores que contribuem para a preservação da vida na Terra. 

​​(16) Paz, Justiça e Instituições Eficazes​ 

A transparência, a responsabilização e o acesso à justiça, são os objetivos de muitos projetos de inovação tanto governamentais como corporativos. Tais iniciativas têm o potencial de fortalecer instituições democráticas. 

​​(17) Parcerias e Meios de Implementação​ 

Finalmente, projetos que incentivam parcerias público-privadas – as famosas PPPs -, e a colaboração global, são cruciais para que os demais ODS sejam concretizados. 

Ao olhar para os 17 objetivos, temos uma ampla demonstração de como negócios e a responsabilidade social podem caminhar lado a lado, impulsionando um mundo mais próspero e equitativo para todos. 

Leia mais:
Desenvolvimento sustentável: o que é, quais os objetivos e como promover
Inovação sustentável: como implementar, exemplos e benefícios

Importância dos projetos de inovação e sustentabilidade para o ESG nas empresas 

ESG é uma sigla em inglês que condensa três aspectos muito valorizados pelas empresas no atual cenário corporativo: Environmental (Ambiental), Social (Social) and Governance (Governança).  

Na tradução, isso significa que o ambiental, o social e a governança são questões importantes para o mundo de hoje. Não é à toa que as empresas estão focadas em abraçar essa abordagem, que se tornou a nova linguagem dos negócios. 

Vemos cada vez mais investidores, consumidores e stakeholders atentos às práticas corporativas que promovem a sustentabilidade e a responsabilidade empresarial. Aqui é onde a inovação e a sustentabilidade se encontram para criar um futuro melhor. 

Nesse contexto, os projetos de inovação e sustentabilidade assumem um papel vital na construção de uma estrutura ESG sólida. 

(E) Ambiental 

No campo ambiental do ESG, representado pela letra “E”, os projetos de inovação e sustentabilidade se tornam ações concretas. Desde práticas de conservação de energia até soluções de resíduos zero, esses projetos mostram a dedicação da empresa em deixar uma pegada ecológica positiva para as gerações que estão por vir. 

(S) Social 

No “S” do ESG, os projetos  de inovação e sustentabilidade ganham um toque humano. Ao promover práticas inclusivas e socialmente responsáveis, eles impactam positivamente as comunidades onde a empresa atua. 

Isso pode ser observado através de iniciativas que geram empregos de qualidade, apoiam programas de educação e capacitação, promovem a diversidade e inclusão no ambiente de trabalho e contribuem para o desenvolvimento das regiões vizinhas. 

Tais iniciativas demonstram que a empresa não está apenas focada em resultados, mas também em fortalecer o tecido social ao seu redor. 

(G) Governança 

Por fim, o “G”  significa uma governança corporativa sólida – algo que é fundamental para a reputação e credibilidade da empresa. 

Os projetos de inovação e sustentabilidade estão alinhados com práticas de governança responsável, uma vez que envolvem a definição clara de metas, métricas e accountability. Eles também demonstram uma abordagem de gestão que considera não apenas os lucros, mas também os impactos éticos e sociais das decisões empresariais. 

Leia mais:
ESG: O que é? Conheça a sigla que vale 1 trilhão de dólares

Ações de fomento à inovação e sustentabilidade 

As ações de fomento à inovação e sustentabilidade são grandes propulsoras de negócios mais comprometidos com pautas importantes e capazes de transformar o mundo. A seguir, exploramos algumas das iniciativas que estão ajudando a dar “novos ares” para o cenário empresarial e ambiental, especialmente no Brasil. 

Programa Inova Sustentabilidade 

Fruto da colaboração entre o MMA (Ministério do Meio Ambiente), BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) e Finep (Financiadora de Estudos e Projetos), o Programa Inova Sustentabilidade tem como missão promover inovações sustentáveis em todo o Brasil. 

Ao apoiar Planos de Negócio voltados para a sustentabilidade, o programa atua em áreas como produção sustentável, recuperação de biomas, saneamento ambiental e prevenção de desastres naturais.

Empresas que visam a inovação alinhada à sustentabilidade têm aqui uma oportunidade de gerar impacto positivo. 

Prêmio de Intraempreendedorismo da AEVO 

A AEVO, já reconhecida como líder em gestão da inovação no país, lançou o 1º Prêmio de Intraempreendedorismo do Brasil. Este é um evento que celebra tanto os profissionais quanto as empresas que encabeçam a inovação interna como estratégia.  

Ao estimular a criatividade, o comprometimento e o espírito empreendedor, o Prêmio de Intraempreendedorismo da AEVO colabora na construção de uma cultura de inovação com potencial de tornar o país uma referência nesse quesito. 

Uma das categorias do prêmio é a “Inovação ESG”, com foco em reconhecer projetos de inovação e sustentabilidade que são referências no mercado.

Certificação Sustentável

A EMBRAPII (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial) e o PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento) estão unindo forças para certificar projetos de inovação com um selo sustentável, alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Essa parceria reconhece projetos que aplicam tecnologias inovadoras para mitigar impactos ambientais e reduzir desigualdades.  

A iniciativa não apenas categoriza e financia projetos, mas também premia as melhores práticas de inovação em ODS, promovendo uma economia verde e inclusiva. 

Global Innovation Lab for Climate Finance 

O Global Innovation Lab for Climate Finance (Laboratório Global de Inovação para Finanças Climáticas), conhecido como “Lab”, oferece a empreendedores de finanças climáticas a oportunidade de transformar suas ideias inovadoras em ações concretas. 

A iniciativa atrai investimentos para mercados emergentes e, com isso, enfrenta os desafios climáticos enquanto impulsiona oportunidades de recuperação econômica verde.

O Lab apoia projetos com potencial de ação, inovação e sustentabilidade financeira, alinhando-se às metas de desenvolvimento sustentável. 

Exemplos de projetos de inovação e sustentabilidade  

No percurso em direção à inovação sustentável, as empresas apostam em projetos de inovação e sustentabilidade de acordo com sua própria realidade.  

No entanto, o ponto de partida é sempre o reconhecimento das oportunidades de solução e a adaptação do negócio para incorporá-las com sucesso. Compartilhamos aqui alguns exemplos concretos de inovação sustentável: 

Corona & Parley 

desafio corona e parley

Através de uma parceria alinhada ao ODS 17, a cervejaria Corona e a Parley for the Oceans lançaram uma missão audaciosa. A ideia era transformar resíduos plásticos retirados dos oceanos em materiais reciclados e produtos sustentáveis. 

Formou-se assim o “Desafio Livre de Plástico”, que teve mais de 450 ideias enviadas, mostrando o poder da inovação aberta se materializando em soluções e oportunidades. 

A parceria selecionada nesse desafio aberto visa a remoção de 230 mil toneladas de resíduos das praias e oceanos, impulsionando a sustentabilidade e também construindo conexões – alimentando a cultura da inovação através da inovação aberta. 

Veja os resultados desta iniciativa com mais detalhes aqui.

Papel Semente 

O desperdício de papel é uma realidade frequente. Frente a esse problema, a empresa Papel Semente emerge como um empreendimento sustentável, comprometido com a preservação do meio ambiente e o progresso social.  

O diferencial do negócio é o papel artesanal e ecologicamente correto, enriquecido com sementes de diversas flores durante sua fabricação. As sementes incorporadas variam desde agrião, manjericão e rúcula até o angico-vermelho, uma árvore típica da Mata Atlântica. 

Isso implica que, uma vez utilizado, o papel pode ser plantado, conferindo uma segunda vida para os recursos naturais. Ao redefinir a origem e utilidade do papel, esse está entre os projetos de inovação e sustentabilidade que enfatiza a conexão direta entre consumo e regeneração. 

Aeris 

A necessidade de gerar energia sustentável é crescente à medida que a demanda energética está em constante ascensão. A Aeris abraçou essa responsabilidade ao fabricar pás para geradores de energia eólica, uma alternativa limpa e sustentável. 

A energia do vento, um recurso inesgotável, é direcionada para impulsionar as turbinas, gerando eletricidade sem emissões de carbono. A empresa também investe continuamente em seus projetos de inovação e sustentabilidade ao implementar um Programa de Ideias e elevar o potencial inovador do seu time. 

Conclusão 

Através de estratégias inovadoras, várias empresas estão promovendo a sustentabilidade, reduzindo impactos negativos e encontrando oportunidades de crescimento  em meio a transformações constantes. 

Cabe aos empreendedores abraçar o desafio de unir inovação e sustentabilidade nas organizações e começar a reunir ideias que vão dar vida aos seus projetos. Saiba como a AEVO pode ajudar a tornar os projetos de inovação e sustentabilidade uma realidade no seu negócio. 

Livia Nonato

Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), atua na área de marketing, content e SEO há quatro anos, tendo como principal foco a otimização para mecanismos de busca, gestão e crescimento dos canais de aquisição orgânico, performance e growth. Experiência e conhecimento em SEO para empresas B2B e produtos complexos. Atualmente, é analista de SEO na AEVO e aborda temáticas de inovação e tecnologia como redatora do blog AEVO.

Compartilhe o post

Facebook
LinkedIn
Twitter
WhatsApp
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sidebar versão 2 para o copy AEVO One-Stop Shop de Inovação

Assine nossa newsletter

Fique sempre atualizado com nossos conteúdos sobre o universo da Inovação.