O departamento de inovação facilita a implementação de projetos de inovação significativos para o negócio. Além disso, é o responsável por alinhar os interesses e objetivos estratégicos da gestão com a prática de gerar e gerenciar ideias inovadoras em uma empresa.
Como parte de um processo, a inovação deve ser incentivada em toda a empresa, engajando pessoas e estimulando práticas melhores no dia a dia.
Porém, em uma companhia que possui área dedicada a esse processo, as estratégias e a gestão da inovação tendem a ocorrer de maneira mais fluída e permanente.
Entenda mais sobre o conceito de departamento de inovação, quais são as suas principais atividades e funções, neste artigo. Siga a leitura.
O que é um departamento de inovação?
O departamento de inovação é uma equipe formada por profissionais multidisciplinares, responsável por gerenciar os processos de inovação existentes em uma empresa.
O departamento atua como um facilitador de várias etapas, que concentra a gestão do processo, utilizando de metodologias, ferramentas e recursos (como o orçamento da área, capital humano disponível, priorização de projetos, etc.), buscando dar maior eficiência ao processo inovador das organizações.
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O que faz um departamento de inovação?
A principal atribuição de um departamento de inovação é governança do processo de inovação de uma empresa. Além disso, o setor pode contribuir em diversas frentes, são elas:
- Estimular a inovação nas empresas;
- Estruturar um programa de inovação corporativa (seja de inovação interna ou inovação aberta, por exemplo);
- Planejamento dos projetos de inovação;
- Priorizar e descontinuar projetos de inovação em seu portfólio;
- Definir metas e objetivos específicos da área;
- Definir metodologias e frameworks de inovação;
- Estabelecer as métricas de sucesso, como ROI da Inovação;
- Gerenciar o programa de inovação da companhia;
- Contribuir para que a cultura de inovação seja permanente.
Tendo em vista o cenário de cada empresa, o departamento irá atuar de maneira estratégica, atendendo as necessidades do negócio, dos clientes e dos colaboradores.
Sendo assim, a organização tem mais chance de ter resultados satisfatórios com o processo de inovação ao implementar ideias que realmente trazem impactos para os negócios a curto, médio e longo prazo, comprovando sua importância.
Principais benefícios
As vantagens e benefícios conquistados ao se estruturar um Departamento de Inovação na sua empresa, com processos e governança bem definidos, são diversos. Entretanto, de forma resumida, podemos destacar 4 pontos principais, que são eles:
1. Maior eficácia dos processos de inovação da empresa
É responsabilidade do departamento gerenciar os processos de inovação de forma estrutural. Isso é refletido tanto na parte organizacional (prazos, qualidade, investimentos), quanto na parte estratégica.
Afinal, não basta que o departamento dissemine a inovação de forma somente conceitual. É preciso ir além, utilizando-a como forma de garantir maior retorno de investimentos e engajando e estimulando todos a participarem desse movimento.
O foco em resultados é o principal requisito para uma inovação sustentável. Portanto, é função do departamento de inovação fazer com que a cultura da empresa esteja mais aberta e disposta a buscar novas maneiras de alcançar suas metas e seus objetivos.
Para tudo isso ser possível, a autonomia do departamento de inovação sobre os processos é fundamental.
A partir dessa autonomia, desenvolve-se um perfil inovador que, de fato, unifique a empresa.
Direcionar a organização no mesmo caminho por meio de um programa de inovação bem operacionalizado é uma função base de todas as demais funções.
2. Promove a cultura da inovação
Independentemente do tamanho ou do segmento, todas as organizações têm uma cultura corporativa que pode estar instituída ou não.
Resumidamente, a cultura é a soma das ações que caracterizam e dão identidade a uma empresa.
A cultura norteia a missão, a visão e os valores da empresa e reflete diretamente no comportamento e na orientação da tomada de decisões de todos seus funcionários.
Por isso, é importante identificar qual é a cultura de sua empresa e direcioná-la para algo positivo e que gere bons resultados para o seu negócio.
Ainda assim, em boa parte das empresas, ainda é preciso lidar com uma cultura conservadora. Quanto menos riscos são assumidos em projetos eficientes de inovação ao longo do tempo, maior o desafio de promover uma cultura de inovação.
Para que sejam obtidos resultados consistentes, o departamento de inovação tem a função de ser efetivo.
Programas de inovação devem executar aquilo que sua teoria e seu discurso ditam e torná-lo uma ação real e tangível para toda a empresa. Isso só pode ser alcançado conduzindo-se ações assertivas para garantir um futuro sustentável de inovação.
3. Desenvolver protótipos e MVPs
Para validar hipóteses e testar a adesão de mercado de inovações, é comum a empresa desenvolver MVPs (Produto Mínimo Viável), assim como trabalhar protótipos durante o processo de inovação.
Por meio de metodologias que exploram a prototipagem de um produto ou serviço (como Design Thinking), o departamento pode gerenciar e desenvolver seus projetos avaliando os riscos envolvidos no desenvolvimento da inovação.
No entanto, para que os protótipos possam cumprir sua função de evoluir e guiar novos conceitos, é importante que a estrutura esteja preparada.
Trabalhar com os recursos disponíveis da empresa é essencial para garantir o bom funcionamento da operação e conduzir projetos de inovação da melhor forma possível.
Nesse conjunto de processos de prototipagem, é fundamental que o departamento de inovação saiba ser crítico.
Dessa forma, ajustes e novas experimentações podem dar lugar a concepções anteriores. Com isso, diminuem-se os prazos e a organização beneficia-se com agilidade e assertividade.
4. Prioriza a ordem das implementações
Planejamento é a palavra-chave para essa função.
Para ser possível implementar ações e torná-las engajadoras para todos os envolvidos, é preciso estabelecer um plano de implantação.
Com base nos resultados, aqui a função do departamento de inovação é saber priorizar as implementações principais que têm maior potencial de gerar resultados para a empresa, tendo em mente sua viabilidade técnica, seu retorno financeiro, a demanda de mercado, os riscos envolvidos e a própria novidade da ideia.
Com um prazo de desenvolvimento voltado para resultados, prazos costumam ser extremamente limitados.
Por isso, é importante que seja priorizada a ordem dessas implementações para que ferramentas como protótipo e MVPs mantenham sua utilidade para a prática da inovação.
Para esse trabalho, é recomendado que o departamento de inovação utilize a tecnologia a seu favor, adotando softwares e plataformas de inovação, como o AEVO, que ajudem a criar fluxos e critérios claros para que as melhores ideias sejam escolhidas e implementadas pela empresa.
A AEVO é uma One-Stop Shop de Gestão da Inovação e Estratégia, uma solução completa que consegue apoiar o processo de inovação de ponta a ponta, da consultoria à tecnologia por meio de sua plataforma.
Essa é uma ferramenta estratégia que pode atuar em conjunto com o departamento, permitindo estruturar o programa de inovação atendendo as especificidades e necessidades da empresa através da consultoria, que acompanha todo o processo e traz soluções rápidas.
Além disso, implementar o uso da plataforma para o lançamento e gerenciamento do programa de maneira efetiva.
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Conclusão
Como vimos, o departamento de inovação pode ser o ponto focal estratégico para projetos de inovação bem-sucedidos.
Novos produtos e serviços exigem novas metodologias e conhecimentos.
Até mesmo em organizações que trabalham com produtos e serviços tradicionais, há a necessidade de uma cultura de inovação que demonstre formas rentáveis de implementar novos processos e tendências para otimizar a operação, gerar diferenciais competitivos e manter a relevância de mercado.
Neste sentido, a função do departamento de inovação, como vimos, não é focada em uma tecnologia ou em estabelecer qualquer exclusividade do conceito de inovação.
É preciso estabelecer estratégias sólidas e assegurar que os resultados tenham um foco por meio de ações inovadoras que partam de toda a empresa, não de um grupo específico de pessoas.
Assim, garantindo e incentivando esse engajamento, criando condições para que todos sintam-se à vontade e motivados para inovar.