Departamento de inovação: o que é, o que faz e importância

O departamento de inovação facilita a implementação de projetos de inovação significativos para o negócio, além disso, é o responsável por alinhar os interesses e objetivos estratégicos da gestão com a prática de gerar e gerenciar ideias inovadoras em uma empresa.

O departamento de inovação facilita a implementação de projetos de inovação significativos para o negócio. Além disso, é o responsável por alinhar os interesses e objetivos estratégicos da gestão com a prática de gerar e gerenciar ideias inovadoras em uma empresa.

Como parte de um processo, a inovação deve ser incentivada em toda a empresa, engajando pessoas e estimulando práticas melhores no dia a dia.

Porém, em uma companhia que possui área dedicada a esse processo, as estratégias e a gestão da inovação tendem a ocorrer de maneira mais fluída e permanente.

Entenda mais sobre o conceito de departamento de inovação, quais são as suas principais atividades e funções, neste artigo. Siga a leitura.

O que é um departamento de inovação?

O departamento de inovação é uma equipe formada por profissionais multidisciplinares, responsável por gerenciar os processos de inovação existentes em uma empresa.

O departamento atua como um facilitador de várias etapas, que concentra a gestão do processo, utilizando de metodologias, ferramentas e recursos (como o orçamento da área, capital humano disponível, priorização de projetos, etc.), buscando dar maior eficiência ao processo inovador das organizações.

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O que faz um departamento de inovação?

A principal atribuição de um departamento de inovação é governança do processo de inovação de uma empresa. Além disso, o setor pode contribuir em diversas frentes, são elas:

Tendo em vista o cenário de cada empresa, o departamento irá atuar de maneira estratégica, atendendo as necessidades do negócio, dos clientes e dos colaboradores.

Sendo assim, a organização tem mais chance de ter resultados satisfatórios com o processo de inovação ao implementar ideias que realmente trazem impactos para os negócios a curto, médio e longo prazo, comprovando sua importância.

Principais benefícios

As vantagens e benefícios conquistados ao se estruturar um Departamento de Inovação na sua empresa, com processos e governança bem definidos, são diversos. Entretanto, de forma resumida, podemos destacar 4 pontos principais, que são eles:

1. Maior eficácia dos processos de inovação da empresa

É responsabilidade do departamento gerenciar os processos de inovação de forma estrutural. Isso é refletido tanto na parte organizacional (prazos, qualidade, investimentos), quanto na parte estratégica.

Afinal, não basta que o departamento dissemine a inovação de forma somente conceitual. É preciso ir além, utilizando-a como forma de garantir maior retorno de investimentos e engajando e estimulando todos a participarem desse movimento.

O foco em resultados é o principal requisito para uma inovação sustentável. Portanto, é função do departamento de inovação fazer com que a cultura da empresa esteja mais aberta e disposta a buscar novas maneiras de alcançar suas metas e seus objetivos.

Para tudo isso ser possível, a autonomia do departamento de inovação sobre os processos é fundamental.

A partir dessa autonomia, desenvolve-se um perfil inovador que, de fato, unifique a empresa.

Direcionar a organização no mesmo caminho por meio de um programa de inovação bem operacionalizado é uma função base de todas as demais funções.

2. Promove a cultura da inovação

Independentemente do tamanho ou do segmento, todas as organizações têm uma cultura corporativa que pode estar instituída ou não.

Resumidamente, a cultura é a soma das ações que caracterizam e dão identidade a uma empresa.

A cultura norteia a missão, a visão e os valores da empresa e reflete diretamente no comportamento e na orientação da tomada de decisões de todos seus funcionários. 

Por isso, é importante identificar qual é a cultura de sua empresa e direcioná-la para algo positivo e que gere bons resultados para o seu negócio.

Ainda assim, em boa parte das empresas, ainda é preciso lidar com uma cultura conservadora. Quanto menos riscos são assumidos em projetos eficientes de inovação ao longo do tempo, maior o desafio de promover uma cultura de inovação.

Para que sejam obtidos resultados consistentes, o departamento de inovação tem a função de ser efetivo.

Programas de inovação devem executar aquilo que sua teoria e seu discurso ditam e torná-lo uma ação real e tangível para toda a empresa. Isso só pode ser alcançado conduzindo-se ações assertivas para garantir um futuro sustentável de inovação.

3. Desenvolver protótipos e MVPs

Para validar hipóteses e testar a adesão de mercado de inovações, é comum a empresa desenvolver MVPs (Produto Mínimo Viável), assim como trabalhar protótipos durante o processo de inovação.

Por meio de metodologias que exploram a prototipagem de um produto ou serviço (como Design Thinking), o departamento pode gerenciar e desenvolver seus projetos avaliando os riscos envolvidos no desenvolvimento da inovação.

No entanto, para que os protótipos possam cumprir sua função de evoluir e guiar novos conceitos, é importante que a estrutura esteja preparada.

Trabalhar com os recursos disponíveis da empresa é essencial para garantir o bom funcionamento da operação e conduzir projetos de inovação da melhor forma possível.

Nesse conjunto de processos de prototipagem, é fundamental que o departamento de inovação saiba ser crítico.

Dessa forma, ajustes e novas experimentações podem dar lugar a concepções anteriores. Com isso, diminuem-se os prazos e a organização beneficia-se com agilidade e assertividade.

4. Prioriza a ordem das implementações

Planejamento é a palavra-chave para essa função.

Para ser possível implementar ações e torná-las engajadoras para todos os envolvidos, é preciso estabelecer um plano de implantação.

Com base nos resultados, aqui a função do departamento de inovação é saber priorizar as implementações principais que têm maior potencial de gerar resultados para a empresa, tendo em mente sua viabilidade técnica, seu retorno financeiro, a demanda de mercado, os riscos envolvidos e a própria novidade da ideia.

Com um prazo de desenvolvimento voltado para resultados, prazos costumam ser extremamente limitados.

Por isso, é importante que seja priorizada a ordem dessas implementações para que ferramentas como protótipo e MVPs mantenham sua utilidade para a prática da inovação.

Para esse trabalho, é recomendado que o departamento de inovação utilize a tecnologia a seu favor, adotando softwares e plataformas de inovação, como o AEVO, que ajudem a criar fluxos e critérios claros para que as melhores ideias sejam escolhidas e implementadas pela empresa.

A AEVO é uma One-Stop Shop de Gestão da Inovação e Estratégia, uma solução completa que consegue apoiar o processo de inovação de ponta a ponta, da consultoria à tecnologia por meio de sua plataforma.

Essa é uma ferramenta estratégia que pode atuar em conjunto com o departamento, permitindo estruturar o programa de inovação atendendo as especificidades e necessidades da empresa através da consultoria, que acompanha todo o processo e traz soluções rápidas.

Além disso, implementar o uso da plataforma para o lançamento e gerenciamento do programa de maneira efetiva.

Saiba mais sobre a AEVO falando com um dos nossos especialistas.

Conclusão

Como vimos, o departamento de inovação pode ser o ponto focal estratégico para projetos de inovação bem-sucedidos.

Novos produtos e serviços exigem novas metodologias e conhecimentos.

Até mesmo em organizações que trabalham com produtos e serviços tradicionais, há a necessidade de uma cultura de inovação que demonstre formas rentáveis de implementar novos processos e tendências para otimizar a operação, gerar diferenciais competitivos e manter a relevância de mercado.

Neste sentido, a função do departamento de inovação, como vimos, não é focada em uma tecnologia ou em estabelecer qualquer exclusividade do conceito de inovação.

É preciso estabelecer estratégias sólidas e assegurar que os resultados tenham um foco por meio de ações inovadoras que partam de toda a empresa, não de um grupo específico de pessoas.

Assim, garantindo e incentivando esse engajamento, criando condições para que todos sintam-se à vontade e motivados para inovar.

Lillian Donato

Formada em Publicidade e Propaganda pela UFES e pós-graduada em BI, Marketing Digital e Data Driven pela PUCRS, Lillian trabalha com marketing há 8 anos, tendo passado por agências de marketing, veículos de comunicação, trabalhando com rádio e televisão, além do setor de tecnologia e software. Ao longo de sua experiência profissional, já trabalhou com design, redação, SEO, mídias pagas, CRO e diversas outras áreas no marketing, tendo como especialidade marketing b2b. Atualmente é coordenadora de marketing na AEVO.

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Lillian Donato

Formada em Publicidade e Propaganda pela UFES e pós-graduada em BI, Marketing Digital e Data Driven pela PUCRS, Lillian trabalha com marketing há 8 anos, tendo passado por agências de marketing, veículos de comunicação, trabalhando com rádio e televisão, além do setor de tecnologia e software. Ao longo de sua experiência profissional, já trabalhou com design, redação, SEO, mídias pagas, CRO e diversas outras áreas no marketing, tendo como especialidade marketing b2b. Atualmente é coordenadora de marketing na AEVO.

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