O RH é um setor voltado principalmente para a gestão de pessoas e que por muito tempo foi caracterizado por ter papel operacional, que necessitava de muita atenção e demandava muito tempo. No entanto, com a chegada do RH digital, todos esses processos ficaram bem mais simples através da tecnologia.
Depois do “boom” da internet, o mundo inteiro entrou em uma outra era, e com a transformação digital todos os setores tiveram que se atualizar para responder à necessidade desse novo momento.
As novas tecnologias, hoje, abrangem todos os setores e auxiliam na realização de tarefas específicas ou do cotidiano de cada departamento. O RH também precisou se atualizar, e atualmente pode contar com diversas ferramentas que auxiliam desde o recrutamento e seleção até a gestão de pessoas.
E para entender melhor sobre o RH digital e como ele transformou e vem transformando o setor de recursos humanos, basta continuar lendo. Confira!
A evolução do RH:
O RH é um dos setores que mais evoluiu nos últimos anos, deixando de ser apenas operacional e passando a ser mais estratégico. Assim, ajudando a fazer com que a empresa, como um todo, seja mais competitiva.
No início, o setor de RH funcionava com o foco de cuidar da burocracia entre empregado e empregador, com o único intuito de intermediar essa relação e fazer com que tudo corresse dentro da lei.
Com o tempo, o departamento começou a ver as pessoas não apenas como uma mão de obra, mas como parte fundamental do sucesso e crescimento da empresa. Dessa forma, o setor começou a tomar decisões mais estratégicas, pensadas na evolução e desenvolvimento dos colaboradores e da empresa.
E hoje, com o avanço da tecnologia, as tarefas mais burocráticas foram automatizadas através de ferramentas digitais, fazendo com que o setor tomasse outras frentes.
Contudo, o RH digital vai além de apenas fazer essa migração do manual para o eletrônico. Na verdade, ele consiste em fazer um uso das ferramentas tecnológicas voltadas para melhorias e desenvolvimento do setor, e da empresa.
Utilizando as tecnologias para gestão de pessoas é possível acompanhar os dados e informações importantes para planejamentos mais estratégicos.
Essa inovação do RH se dá principalmente pela indústria 4.0, conhecida como a era da conectividade. No entanto, o RH já está em um novo processo de evolução, caminhando para o 5.0. E por isso, a transformação digital é marcada por aprendizados, responsabilidades e muitos desafios, proporcionando grandes avanços para as empresas.
O RH digital e estratégico
O RH digital não é apenas a utilização de softwares e nem tem a ver com a substituição de pessoas por máquinas, muito pelo contrário, o fator humano é fundamental para esse setor. Na verdade, a digitalização deste setor torna as atividades operacionais automatizadas, mas ainda dependerá das pessoas e do desempenho delas para que essas tarefas sejam realizadas.
Dessa forma, os profissionais gastam menos tempo em tarefas que foram automatizadas. E agora podem se dedicar a planejamentos mais estratégicos para o RH.
No RH digital a gestão se torna muito mais estratégica , isso porque as ferramentas utilizadas acabam trazendo métricas importantes para as empresas. Assim, as decisões tornam-se mais estratégica, e consequentemente melhorando os indicadores e otimizando tarefas.
Como se aplica na gestão de pessoas?
O RH é um dos departamentos mais importantes de uma empresa, principalmente porque ele lida com pessoas, desde a contratação até o desligamento de um funcionário. Mas além disso, o setor atende outras diversas atividades ligadas à gestão de pessoas.
Existem algumas ferramentas que auxiliam na gestão de pessoas, que ajudam na avaliação de desempenho, de competência e de resultados, por exemplo, além de diversas outras funções. Ter esses dados precisos é fundamental para que os profissionais possam gerir da melhor forma o capital humano da empresa.
Dessa forma é possível compreender como a empresa está andando e se os colaboradores estão alinhados com os objetivos da instituição. Podendo fazer ajustes, nos setores, cargos e nos times, se necessário.
Como o RH digital transformou o setor?
As novas tecnologias trouxeram várias melhorias tanto para as empresas quanto para os colaboradores em diversos níveis. Além de facilitar o trabalho do RH o investimento em inovação agrega valor à empresa, tornando-a mais competitiva e fazendo com que as estratégias sejam cada vez mais assertivas.
Veja alguns exemplos das melhorias que a transformação digital trouxe ao RH:
Menos custos e tempo nos processos
Com a automatização dos processos dentro do departamento, os profissionais de RH otimizam e aproveitam melhor o seu tempo, e consequentemente diminuem os gastos.
Além de existirem diversas ferramentas que auxiliam na organização de tarefas disponibilizadas de forma gratuitas, as pagas também são investimentos que podem economizar e muito o custo com o setor.
Com isso, ficam mais produtivos, já que possuem ferramentas que auxiliam no controle de ponto, por exemplo. Assim, não é necessário pagar a folha de ponto dos funcionários e fazer todo o cálculo de horas, pois um sistema fará isso, minimizando erros e prejuízos.
Contudo, para os colaboradores do recursos humanos, ter um setor mais automatizado é mais satisfatório por beneficiar a sua rotina de trabalho.
Otimização do monitoramento dos resultados
Os recursos humanos possuem dados muito importantes para monitorar, como faltas, atrasos, atestados, conflitos dos colaboradores e muitos outros. Mas para fazer uma boa gestão de pessoas, ter essas informações sempre atualizadas e de forma acessível é muito importante.
Isso porque, sem esses dados, é praticamente impossível ter um real conhecimento de como está a organização da empresa. Além de não conseguir elaborar planos efetivos para resolver possíveis problemas.
Com um RH digital, monitorar os resultados é mais prático e ainda vicê pode transformar esses dados em relatórios completos para ter as informações de períodos específicos.
Processo de Recrutamento e seleção simplificado
O recrutamento e seleção foi uma das tarefas que mais ganhou inovações, por ser uma das funções mais importantes do RH e por tomar bastante o tempo e foco dos recrutadores. Mas agora é diferente, tudo pode ser feito de forma online, através de softwares de R & S que facilitam todo o processo.
A inserção de novas tecnologias no R&S permite que os processos sejam cada vez mais assertivos e menos maçantes tanto para os candidatos quanto para a empresa. Além de deixar o recrutamento mais democrático, automatizar triagens e disponibilizar entrevistas online.
Leia também: Plano de RH – Convença seu gestor a investir em um Programa de Ideias
Como implantar o RH digital?
Para ter um RH digital não basta inserir qualquer ferramenta em todos os processos. O ideal é transformar o RH em um setor inteligente e estratégico, mas para isso é necessário saber onde é preciso investir e mudar.
Nem todos os processos precisam ser mudados, ou pelo menos, não imediatamente, ainda mais em empresas com menos recursos. Por isso, é necessário identificar as necessidades do RH para poder saber onde iniciar a inovação.
Para isso, é preciso envolver toda a equipe, pois é uma novidade que afeta o trabalho de todos, e uma mudança errada pode prejudicar o time inteiro. Além disso, inserir novas tecnologias dentro dos setores pode ser benéfico no fortalecimento da cultura organizacional, pois está em constante evolução. E nada melhor que começar pelo RH.
A ideia de ter um RH digital é fazer com que a empresa acompanhe a evolução do mercado e se torne cada vez mais competitiva. O que acaba trazendo uma boa imagem para a marca, ficando mais atrativa para os candidatos por ser um bom lugar para se trabalhar e por fim, consolidando a cultura organizacional.
Este foi um texto produzido pela abler em parceria com a AEVO.