Sempre se fala que uma empresa deve oferecer produtos e serviços de qualidade para conquistar novos clientes e fidelizar os consumidores que já conhecem a sua marca.
No entanto, como garantir essa qualidade tão falada? Para tanto, é importante entender o que é SGQ, qual sua importância e como implementar.
O que é SGQ ou Sistema de Gestão da Qualidade?
Basicamente, o que é SGQ consiste na expressão Sistema de Gestão da Qualidade. Ou seja, a criação de processos para que seja possível oferecer produtos e serviços de qualidade ao seu público.
O SGQ é considerada ainda uma estratégia de administração. Seu foco não é só nos processos, mas também nos profissionais envolvidos, já que todos devem ter consciência da importância de implementar esse sistema.
Além disso, a gestão de qualidade deve estar presente em todas as etapas de processo. Fornecedores, revendedores, distribuidores e outros parceiros também precisam participar das ações implementadas.
Outro conceito do que é SGQ é o de ferramenta de gestão organizacional. Nela, existem métodos que servem para controlar e gerenciar processos, bem como identificar se a tomada de decisões é eficiente.
É importante dizer ainda que o sistema de gestão de qualidade não é encerrado quando uma empresa chega ao máximo da sua qualidade e atende as expectativas dos consumidores.
Muito pelo contrário, trata-se de um trabalho permanente, que busca melhorias contínuas. Até porque o mercado exige mudanças e o SGQ serve inclusive para implantá-las e garantir que a qualidade se mantenha a mesma.
Qual é a importância de ter o SGQ na minha empresa?
Além dos benefícios que garante, como já visto, sendo que há outros mais, que veremos adiante, existe a questão das certificações.
Em alguns segmentos de mercado, as certificações de qualidade são cruciais para fechar parcerias com outras empresas. E para ter esse certificado é preciso implantar um sistema de gestão de qualidade.
Mais do que garantir a qualidade dos produtos e serviços, quando uma empresa obtém uma certificação, ela deve garantir a padronização dessa qualidade. Ou seja, os produtos ou serviços precisam apresentar sempre o mesmo padrão.
E um sistema de gestão de qualidade consegue atingir esse objetivo porque cria métodos de controle eficientes. Atualmente, a instituição mais conhecida e que certifica as empresas no quesito qualidade é a ISO – International Organization for Standardization.
É uma entidade com atuação mundial que também determina as normas de SGQ. Com sede em Genebra, Suíça, a ISO define métodos de controle da qualidade, além das boas práticas.
É responsável ainda por avaliar as empresas que desejam receber o certificado. Uma das certificações é a ISO 9001, que exige o atendimento de certos requisitos. Eles são baseados em princípios como liderança, melhoria contínua, foco no cliente e outros.
Para mostrar que a empresa segue esses princípios, deve se registrar e elaborar a documentação necessária. Por fim, as certificadoras que representam a ISO em diferentes países visitam as empresas para uma vistoria completa.
Vantagens de aplicar o SGQ
Além de adquirir uma certificação, existem outras vantagens para as empresas que adotam um sistema de gestão de qualidade. Veja a seguir alguns deles:
Melhoria dos processos produtivos
Na hora que uma empresa de dedica a implementar uma gestão de qualidade, ela começa a se preocupar em tornar os processos mais eficientes. Essa medida promove o desenvolvimento do seu negócio a medida que adota práticas otimizadas.
Maior qualidade dos produtos e serviços
Antes de definir o padrão de qualidade que uma empresa vai adotar para os produtos e serviços que comercializa, é comum que o processo de implantação do SGQ promova um aumento da sua performance.
Afinal, a ideia dessa implementação também é a de garantir a satisfação dos seus clientes e conquistar novos consumidores.
Redução do desperdício
Quando uma empresa se dedica a melhorar os seus processos, uma consequência é a redução de perdas no processo produtivo. Desse modo, há menos desperdício e da mesma forma uma diminuição de despesas. O meio ambiente também agradece.
Diferencial competitivo
Com ou sem certificação, ao divulgar a sua marca como sendo uma empresa que tem um sistema de gestão de qualidade, ela ganha uma maior receptividade dos consumidores finais e de outras empresas.
Hoje, cada vez mais os consumidores estão atentos a isso, por isso, aumento as chances de conversão de vendas. Essa vantagem garante ainda novas parcerias, inclusive, com empresas internacionais.
Como implementar um Sistema de Gestão da Qualidade?
Veja a seguir como o SGQ pode ser implementado na sua empresa.
Determine um método de implementação
Há diferentes métodos, mas um deles é bastante tradicional e eficiente. Trata-se da Regra dos 5S, que tem como objetivo transformar a empresa em um ambiente saudável para todos.
Veja quais são os 5 Ss que devem ser aplicados nesse método:
- Senso de Ordenação: organizar de maneira sistemática os equipamentos, máquinas e demais objetos necessários para realizar o trabalho;
- Senso de Seleção: usar apenas os recursos conforme a necessidade, para evitar desperdícios;
- Senso de Limpeza: cada um é responsável pela limpeza dos objetos que utiliza;
- Senso de Autodisciplina: o colaborador deve realizar o seu trabalho de maneira espontânea, sem esperar que alguém ordene o que deve ser feito;
- Senso de Bem-Estar: eliminar tudo o que pode ser negativo no ambiente de trabalho.
Realize um diagnóstico da situação atual
O próximo passo é fazer um diagnóstico da empresa para entender como está a situação no que diz respeito às condições de gestão da qualidade. Todos os problemas devem ser levantados, bem como o que já é feito do jeito certo.
Faça o planejamento do projeto
Em seguida, é a vez de realizar o planejamento para implementar o SGQ. Essa etapa exige que seja estipulado um cronograma de atividades, sendo que cada uma delas deve ser delegada a um colaborador.
Determinar prazos para cada tarefa também é importante, bem como definir como o processo vai acontecer em todos os seus pormenores.
Envolva todos os colaboradores
É essencial que todos os colaboradores se envolvam de alguma forma nessa implementação. Isso porque posteriormente eles devem estar ciantes do que deve ser feito e de qual maneira.
Coloque em prática os requisitos
Chega a hora de colocar em prática o que foi definido. Durante o período de implementação todos estão aprendendo, sendo esse o momento de fazer os ajustes necessários. Todas as dúvidas devem ser esclarecidas.
Promova uma auditoria interna
Quando se entender que o processo está concluído, é importante realizar uma auditoria interna para avaliar se o sistema de gestão de qualidade está funcionando.
Ainda é o momento de encontrar problemas e corrigi-los. Se a ideia é obter uma certificação, basta contratar o órgão certificador.
Conclusão
Como você pode ver, o que é SGQ refere-se a um sistema de grande importância para empresas de todos os portes e segmentos de mercado. Além de possibilitar que se consiga uma certificação, garante produtos e serviços com qualidade padronizada.
Ao implementar o SGQ, é possível ainda inovar. E se você deseja uma ferramenta para contribuir com esse processo, conheça o AEVO Innovate, um software de gestão da inovação.