SMART e OKR: entenda as diferenças e como usar

A grande diferença entre SMART e OKR se reflete no foco. SMART é um modelo de validação de metas, para garantir que elas são palpáveis e adequadas ao negócio. Já os OKRs são um modelo aplicável de criar e gerenciar as metas, na prática.

Modelos de gerenciamento de metas são muito necessários para a estratégia de uma organização, como é o caso do SMART e OKR.

Esses dois, em especial, são muito populares e amplamente utilizados por empresas de diferentes tamanhos e setores por facilitarem a criação de boas metas.

E não podia ser diferente! Já que a competição no mercado está maior a cada dia, todas elas, sem exceção, precisam encontrar maneiras eficazes de alcançar seus objetivos e metas.

Entenda tudo o que você precisa sobre o método SMART e OKR, as diferenças entre eles e como cada um pode ajudar, na prática, os negócios a alcançarem seus objetivos de maneira certeira.

O que é o método SMART?

Acrônimo de metas smart

O método SMART é uma abordagem que ajuda tanto na criação como no acompanhamento de objetivos com mais facilidade e eficiência.

Na prática, o modelo SMART permite que seja valide as metas tendo como foco cinco critérios.

SMART é um acrônimo para Specific (Específico), Measurable (Mensurável), Achievable (Alcançável), Relevant (Relevante) e Time-bound (Temporal).

Esses são aspectos definidores do modelo, então vamos destrinchar cada um para que você entenda melhor a proposta na sequência.

S – Específico

Primeiramente, o “S” de Específico se refere à necessidade de definir claramente o objetivo, sem ambiguidade.

Em outras palavras, é preciso saber exatamente o que se quer atingir. Isso ajuda a evitar confusão e garante que todos os envolvidos estejam na mesma página.

M – Mensurável

Já o “M” de Mensurável indica que a meta deve ser quantificável, de modo que seja possível avaliar o progresso e o sucesso ao longo do tempo.

Por exemplo, se a meta é aumentar as vendas, é preciso definir um valor numérico a ser atingido.

A – Alcançável

O “A” de Alcançável representa a importância de estabelecer metas que sejam desafiadoras, mas que também possam ser realizadas com os recursos disponíveis.

É fundamental ter um equilíbrio entre a ambição e a viabilidade, para evitar desmotivação e frustração.

R – Relevante

O “R” de Relevante enfatiza a necessidade de escolher metas que de fato sejam importantes para os objetivos organizacionais.

As metas devem estar alinhadas com a estratégia da empresa e ajudar a alcançar os resultados desejados.

T – Temporal

Por fim, o “T” de Temporal indica que as metas devem ter um prazo definido para serem alcançadas.

É uma maneira de manter o foco e a motivação, além de permitir que se faça ajustes ao longo do caminho.

Assim, o método SMART revela uma abordagem sistemática e, ao mesmo tempo, direta para definir e alcançar metas de forma eficaz.

O que é OKR?

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OKR significa “Objectives and Key Results” (Objetivos e Resultados-Chave, em português) e é uma metodologia que vem ganhando cada vez mais espaço no mundo dos negócios.

A ideia por trás dos OKRs é estabelecer objetivos ambiciosos, porém alcançáveis, para sua empresa ou equipe, e medir o progresso por meio de resultados-chave (KRs).

É uma maneira simples e funcional de manter todos alinhados com os objetivos principais e focados nas ações mais importantes.

Com esse modelo, você tem a garantia de que todos estão trabalhando seguindo para a mesma direção.

A definição dos objetivos é clara, com métricas bem estabelecidas para que a evolução seja acompanhada pela equipe engajada, tudo com base na transparência.

Vale destacar que o método OKR pode ser adaptado para diferentes tipos de empresas e equipes, independentemente do tamanho ou segmento de atuação.

Desde startups até Big Techs, como a própria Google, onde o método surgiu, já utilizaram ou ainda utilizam OKRs como uma ferramenta importante de gestão.

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SMART e OKR: quais as diferenças?

Apesar de terem uma abordagem semelhante, SMART e OKR apresentam diferenças significativas que podem afetar a forma como você define suas metas.

A grande diferença entre SMART e OKR se reflete no foco. SMART é um modelo de validação de metas, para garantir que elas são palpáveis e adequadas ao negócio. Já os OKRs são um modelo aplicável de criar e gerenciar as metas, na prática.

Ambos os métodos têm grandes benefícios e seu uso conjunto é um fortalecedor da estratégia, ou seja, os gestores podem elencar as metas pelos OKRs e validar se estão realistas com o método SMART.

Exemplos de OKRs validadas pelo método SMART

Agora que já entendemos as diferenças entre SMART e OKR, vamos dar uma olhada em como aplicar esses conceitos na prática? A seguir, você verá alguns exemplos de OKRs validadas pelo método SMART.

Exemplo 1: Aumento de receita

(OKR) Objetivo: Aumentar a receita em 10% no próximo trimestre

Key Results:
KR1 : Aumentar as vendas em 15% até o segundo semestre;

KR2 : Reduzir custos operacionais em 5% no período;

KR3: Melhorar a satisfação do cliente em 10% com os serviços.

Validação pelo método SMART:

Específico: o objetivo é claro e específico – aumentar a receita em 10% no próximo trimestre.

Mensurável: o objetivo e os resultados-chave são mensuráveis, já que a receita, as vendas, os custos e a satisfação do cliente podem ser medidas.

Alcançável: os resultados-chave são alcançáveis e realistas,  pois aumentar as vendas em 15%, reduzir custos em 5% e melhorar a satisfação do cliente em 10% são metas razoáveis.

Relevante: o objetivo é relevante para o sucesso financeiro da empresa.

Temporal: o objetivo e os resultados-chave têm um prazo específico – o próximo trimestre.

Exemplo 2: Melhora da qualidade do produto

(OKR) Objetivo: Melhorar a qualidade do produto em 10% até o final do ano

Key-results:
KR1: Realizar 2 testes de qualidade semanais;

KR2: Realizar 1 Prova de Conceito (PoC) do produto até o segundo semestre;

KR3: Reduzir o número de problemas de qualidade relatados em 20%.

Validação pelo método SMART:

Específico: o objetivo é claro e específico – melhorar a qualidade do produto em 10% até o final do ano.

Mensurável: o objetivo é mensurável, pois é possível comparar a qualidade atual do produto com a qualidade desejada e avaliar se houve uma melhoria de 10%.

Os resultados-chave também são mensuráveis, pois é possível medir a frequência dos testes de qualidade, e os retornos da Prova de Conceito, bem como, o número de problemas de qualidade relatados.

Alcançável: o objetivo é atingível, uma vez que a empresa já possui um produto no mercado e pode implementar medidas para melhorar sua qualidade.

Relevante: o objetivo é relevante para o sucesso da empresa, pois a qualidade do produto afeta diretamente a satisfação do cliente e, portanto, a reputação e o crescimento do negócio.

Temporal: O OKR tem um determinado (até o final do ano)

Conclusão

É evidente que tanto o método SMART quanto os OKRs são ferramentas poderosas para definir e alcançar metas com eficácia.

Ao combinar esses dois métodos, você pode obter o melhor dos dois mundos e ter uma abordagem mais completa para o gerenciamento de objetivos.

Mais uma vez, é importante lembrar que independente do método, ter objetivos claros e mensuráveis é essencial para o sucesso de qualquer empreendimento.

Para fazer a gestão dos seus objetivos, você pode contar com a ferramenta de gestão de estratégia e OKRs do AEVO, um dos produtos Aevo, com o qual é possível definir, monitorar e alcançar seus objetivos de forma simples e eficiente.

Conheça a plataforma e fique por dentro desse e de outros produtos que vão transformar a forma de gerenciar a inovação no seu negócio.

Livia Nonato

Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), atua na área de marketing, content e SEO há quatro anos, tendo como principal foco a otimização para mecanismos de busca, gestão e crescimento dos canais de aquisição orgânico, performance e growth. Experiência e conhecimento em SEO para empresas B2B e produtos complexos. Atualmente, é analista de SEO na AEVO e aborda temáticas de inovação e tecnologia como redatora do blog AEVO.

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Livia Nonato

Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), atua na área de marketing, content e SEO há quatro anos, tendo como principal foco a otimização para mecanismos de busca, gestão e crescimento dos canais de aquisição orgânico, performance e growth. Experiência e conhecimento em SEO para empresas B2B e produtos complexos. Atualmente, é analista de SEO na AEVO e aborda temáticas de inovação e tecnologia como redatora do blog AEVO.

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