Smart Money: o que é e qual sua importância para o crescimento da sua empresa

E se além de um aporte financeiro, você também tivesse um mentor para auxiliar sua empresa rumo ao sucesso? Esse é o smart money.

Smart money, em tradução literal, significa dinheiro inteligente. Esse conceito se refere ao investidor que, além de oferecer um aporte de capital para as empresas, também contribui com o conhecimento adquirido em seu tempo de atuação, aumentando as chances de ter um rendimento elevado.

O investidor que aplica smart money compartilha suas experiências em assuntos financeiros, gestão de empresas e de mercado, muitas vezes focado num determinado segmento de mercado. Ele proporciona um network profissional, distribui seus contatos de alto nível que beneficiarão os negócios por onde passar.

Por que o smart money é importante?

O smart money é uma opção estratégica para startups, empresas em estágio inicial e financiadores; dando suporte em diversas frentes para que uma boa ideia se torne um empreendimento de sucesso. Com esse tipo de capital, empreendedores iniciantes podem evitar obstáculos e encontrar novas oportunidades, aumentando as chances de que o valor obtido seja bem aplicado.

Seu principal benefício, para o negócio, é o know-how incorporado à organização pelo investidor. Já para quem investe, a vantagem é ter mais segurança de que o capital não será perdido com erros causados pela inexperiência do empreendedor.

Além disso, o smart money também favorece:

Autonomia do empreendedor

Esse tipo de investimento não entrega um grande poder de decisão ao investidor, e seu papel está mais próximo de uma mentoria. Ele não estará sempre presente no cotidiano da instituição para tomar decisões ou lidar com problemas, por exemplo, mas se dispõe a auxiliar com desafios pontuais.

Comunidade de negócios

O investidor smart money costuma ter alguma referência no mercado, ganhando acesso a pessoas que possam contribuir para a organização e empresas que podem se tornar fornecedores, parceiros ou clientes dos negócios nos quais ele investe. Para alguns empreendimentos, essa disponibilização de contatos pode ser até mais importante do que as experiências compartilhadas.

Acrescenta valor à empresa

Como o smart money costuma ser investido por nomes de peso num setor, a sua ligação com determinado negócio acrescenta valor à empresa por meio do reconhecimento. Nesse sentido, ele atua como uma prova de autoridade, levando outras figuras do mercado a olhar para o seu empreendimento de uma forma diferenciada.

Ganho de capital

Por se falar tanto que o smart money vai além do aporte financeiro, muitas vezes acabamos dando pouca atenção para esse elemento, que também é fundamental para o crescimento de uma organização. O investidor, além de sua experiência, contatos e autoridade, também estará levando seu capital para impulsionar o crescimento da empresa.

Mas não se engane, só há um verdadeiro smart money

O empreendedor precisa ter muito cuidado quando for realizar algum acordo com um investidor que aparenta ser um smart money, pois ele pode não ser de fato um indivíduo ou organização com experiência e conexões na área.

Nós podemos diferenciar três categorias, que além de nos proteger em relação a um capital que possa trazer problemas para o negócio, também ajuda a entender melhor os diferenciais entre o smart money e o investimento tradicional.

Smart Money

Quando falamos do autêntico smart money, nos referimos aquele investidor que já tem um bom histórico de negócios com outras empresas no mesmo setor , ajudando elas a obter sucesso. Ele dificilmente se apresentará como um expert em vários mercados, pois o aprofundamento numa indústria é o que tende a gerar as vantagens de experiência, autoridade e networking.

Ele divide essa bagagem com parceiros de negócios, e está disponível para ajudar, ou encontrar alguém que ajude a empresa. Podemos dizer que o investidor smart money é alguém acompanhado pelo sucesso na sua área de atuação.

Smart Money falso

Cada vez mais os empreendedores tomam consciência das vantagens em atrair o smart money para alavancar o desempenho de suas iniciativas. Por essa razão, investidores sem o background necessário buscam se aproveitar dessa oportunidade e tentam passar a imagem de que também oferecem uma opção de smart money.

É necessário ter cautela antes de fechar negócio com algum investidor que aparente seguir essa linha, analisando seu histórico para ter a certeza de que está fazendo acordo com a pessoa certa.

A melhor forma de fazer isso é consultando o portfólio do investidor e entrando em contato com as outras empresas nas quais ele investe. Dessa forma é possível entender qual foi a relação estabelecida e como os demais empreendedores avaliam a participação do smart money nos seus negócios.

Tenha em mente que o investimento tradicional também é importante para a organização, gerando um recurso para alavancar os negócios. Você pode contar com ele, se julgar necessário, basta que as duas partes tenham clareza e honestidade sobre os termos que irão sustentar a relação.

Dumb Money

“Dinheiro burro” é a tradução literal desse conceito. Esse tipo de investimento c ontribui apenas com o aporte financeiro, e pode incluir algumas opções vantajosas para a empresa, mas também pode trazer algumas armadilhas.

Por definição, obter capital com uma firma de investimento, por exemplo, seria considerado como atrair Dumb Money. Esse aporte, entretanto, também pode ser valioso para o negócio, e não podemos descartá-lo por não trazer todos os benefícios do smart money.

Essas opções, inclusive, podem evoluir mais à frente, conforme percebem a evolução do seu negócio e passam a contribuir com networking, ferramentas e ideias para a sua empresa, por exemplo.

Já o “verdadeiro” Dumb Money, que pode prejudicar a organização, costuma envolver o financiamento com capital trazido por familiares, amigos e conhecidos que desejam “embarcar” no seu empreendimento, ou organizações que não possuem um histórico sólido na área.

Esse tipo de acordo deve ser feito com cautela, sobretudo quando as quantias se tornam mais altas.

Como o Dumb Money não possui conhecimento em gestão de negócios ou em qualquer aspecto do mercado no qual você atua, é importante reduzir o poder de decisão atribuído a ele, esclarecendo contratualmente as possibilidades e limites para sua atuação.

Como atrair smart money para a sua empresa

Com tantos benefícios, é claro que muitas empresas vão disputar o smart money, e elas precisam oferecer uma contrapartida aos investidores, para que as duas partes sejam beneficiadas na relação.

A melhor forma de fazer isso é através da inovação. Um empreendimento estático, ou que repete ideias anteriores, terá dificuldade em atrair não apenas essa, como qualquer forma de investimento, pois não terá diferencial competitivo para crescer e dar um bom retorno ao capital.

Como já vimos que o smart money costuma circular por setor de mercado, promover inovação dentro de um segmento é sempre uma estratégia viável. Se você tem um produto que pode ajudar as empresas da indústria X a conseguir mais produtividade, cortar gastos ou atrair novos clientes, por exemplo, é quase certo obter smart money com investidores que atuam nessa área.

Conclusão

Atrair capital é um objetivo para qualquer empreendimento, mas quando ele chega é preciso garantir que a empresa vai operar com a velocidade e escala que o aporte financeiro promove.

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Lillian Donato

Formada em Publicidade e Propaganda pela UFES e pós-graduada em BI, Marketing Digital e Data Driven pela PUCRS, Lillian trabalha com marketing há 8 anos, tendo passado por agências de marketing, veículos de comunicação, trabalhando com rádio e televisão, além do setor de tecnologia e software. Ao longo de sua experiência profissional, já trabalhou com design, redação, SEO, mídias pagas, CRO e diversas outras áreas no marketing, tendo como especialidade marketing b2b. Atualmente é coordenadora de marketing na AEVO.

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Lillian Donato

Formada em Publicidade e Propaganda pela UFES e pós-graduada em BI, Marketing Digital e Data Driven pela PUCRS, Lillian trabalha com marketing há 8 anos, tendo passado por agências de marketing, veículos de comunicação, trabalhando com rádio e televisão, além do setor de tecnologia e software. Ao longo de sua experiência profissional, já trabalhou com design, redação, SEO, mídias pagas, CRO e diversas outras áreas no marketing, tendo como especialidade marketing b2b. Atualmente é coordenadora de marketing na AEVO.

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