Intraempreendedorismo: um software para fomentar a inovação

AEVO Innovate - um software completo para gestão do intraempreendedorismo

Intraempreendedorismo é o ato de empreender dentro dos limites de uma organização já existente, seja atuando em melhorias incrementais de processos internos, desenvolvendo novos produtos, novas soluções ou criando novas iniciativas de negócio.

Para que você aproveite ao máximo esse potencial inovador na sua organização, nós vamos te mostrar como fomentar o intraempreendedorismo utilizando o nosso software para gestão da inovação, o AEVO Innovate.

Mas, antes de nos aprofundarmos nesse assunto, confira tudo o que vai encontrar neste artigo:

 

QUAL É O POTENCIAL DOS MEUS COLABORADORES?

Como já diria Allan G. Robinson, autor do livro Organizações Guiadas por Ideias”, o maior percentual de potencial inovador de uma organização está nos colaboradores da linha de frente.

A explicação é simples: são os seus colaboradores que, todos os  dias, lidam diretamente com o seu produto, serviço ou processo. Por isso, quem melhor que eles parar gerar soluções para o seu negócio e entender as dores dos seus clientes? 

Focado em gerar ideias e explorar o potencial inovador dos colaboradores, um Programa de Ideias (ou Programa de Inovação ou Programa de Intraempreendedorismo) se conecta ao intraempreendedorismo como um dos modelos de iniciativas indicadas para fomentar essa estratégia dentro das organizações.

Além de gerar ideias independentes ainda não exploradas, o Programa de Ideias também pode ser orientado à solucionar um problema específico que a organização precisa superar — um desafio. 

Muitas empresas, como a Aviva, Aeris e Scholle IPN e outras, apostam no Programa de Ideias do AEVO Innovate para fomentar um mindset inovador entre os seus colaboradores. 

Para exemplificar o que falamos acima, vamos conversar sobre resultados? Para isso, vou te apresentar um pouco das histórias de sucesso de alguns dos nossos parceiros que escolheram utilizar o AEVO Innovate.

 

O intraempreendedorismo na Aviva

Referência no setor turístico e de entretenimento brasileiro, a Aviva apostou na inovação como um dos pilares da empresa. Em parceria com a AEVO, o Programa de Ideias da Aviva já resultou em mais de 55 MILHÕES em retorno financeiro para a organização e mais de 16.000 ideias geradas! 

“A gente que está na Aviva tem a obrigação de pensar diferente, mas obviamente dentro de uma estrutura e uma plataforma que suporte isso. Porque a inovação precisa ser orquestrada e é isso que a gente veio fazer”, conta o CEO, Francisco Costa Neto.

 

O intraempreendedorismo na CCP

Já a tradicional CCP — Cyrela Commercial Properties — deu um show em adaptar a sua própria Cultura, utilizando um Programa de Ideias, para fomentar um mindset intraempreendedor dentro das paredes da organização. 

Com o AEVO Innovate, a construtora alcançou  8,62x de ROI (retorno sobre investimento) e uma taxa de 82% de participação no programa

É importante ressaltar que essa eficácia intraempreendedora exemplificada acima foi alcançada através de um processo bem gerenciado e de uma cultura inovadora fixada no DNA dos colaboradores. Por isso, não adianta esperar que todo o potencial dos seus colaboradores seja revelado e gere resultados, se a sua organização não oferece o melhor ambiente para isso. 

 

COMO TRANSFORMAR O INTRAEMPREENDEDORISMO EM INOVAÇÃO?

Bom, agora que você já tem em mente o potencial intraempreendedor que existe dentro da sua organização, chegou a hora de compreender como transformá-lo, de fato, em soluções para o seu negócio.

Por isso, hoje nós vamos te apresentar o AEVO Innovate e te mostrar como você pode fomentar o intraempreendedorismo utilizando a nossa plataforma. E, para te provar que isso não é lá um bicho de sete cabeças, vamos listar abaixo alguns passos para te guiar no gerenciamento desse processo:

 

Estimule o intraempreendedorismo

Em primeiro lugar, é importante salientar que para promover o intraempreendedorismo na sua organização, você precisará de um time engajado. Sem o engajamento dos colaboradores e uma liderança clara em seu negócio, não haverá desenvolvimento inovador.

Esta imagem descreve a página inicial do AEVO Innovate (nossa plataforma para fomentar o intraempreendedorismo). À direita, é possível observar o ranking de colaboradores com as pontuações referentes a interação dentro da plataforma.

Dentro do AEVO existem algumas funcionalidades que promovem a interação entre os colaboradores no ambiente virtual e estimulam o engajamento. Existe, por exemplo, na Central de Ideias, um espaço onde os colaboradores podem interagir e contribuir com curtidas e comentários, aperfeiçoando ideias dos seus colegas.

Além disso, o software dispõe de um ranking onde os colaboradores podem acompanhar a pontuação (moedas) dos colegas, que é gerada através de índices de participação e engajamento no programa. É importante ressaltar que a forma como essa pontuação é gerada é totalmente personalizável, sendo possível definir os critérios para ganho das moedas.

E o que os colaboradores fazem com essas moedas?

O AEVO Innovate possibilita que as empresas criem uma “loja virtual”, onde os colaboradores podem trocar essas moedas por prêmios. Por sua vez, os prêmios são definidos pelo gestor do programa de ideias ( ou programa de intraempreendedorismo) e aqui vale abusar da criatividade! O importante é definir prêmios que combinam com o seu negócio e que despertem o interesse dos colaboradores.

Nesta imagem é possível observar a área de resgate de prêmios, que ajuda a estimular o intraempreendedorismo e o engajamento.

 

Lance campanhas

Para captar as melhores ideias e soluções dos seus colaboradores, é preciso guiá-los por objetivos claros. No AEVO Innovate, existem duas formas para fazer isso: lançando campanhas abertas ou fechadas.

As campanhas abertas tem o objetivo de gerar ideias independentes e compartilhar oportunidades de mercado. 

Já as campanhas fechadas — também compreendidas como desafios — são orientadas a solucionar um problema específico que a organização precisa superar e, geralmente, com uma deadline para o envio de ideias.

Elas são partes integrantes e fundamentais de qualquer estratégia de intraempreendedorismo e, normalmente, são definidas pela alta liderança da empresa e pelos gestores de inovação.

Leia também: como estruturar um programa de ideias?

Nesta imagem é possível observar campanhas de intraempreendedorismo dentro do AEVO Innovate.

 

Gere ideias com alto potencial de inovação

Se você nos acompanhou até aqui, provavelmente deve ter se perguntado se existe alguma fórmula secreta para fazer com que os seus colaboradores deem, de fato, ideias que vão gerar valor para o seu negócio. 

A verdade é que não existe fórmula secreta. Pois cada organização pensa e age de formas distintas. Mas, para obter sucesso com o seu Programa de Ideias, existem alguns pontos que você deve ficar atento!

A construção da descrição dos desafios é um ponto chave.  É imprescindível que os colaboradores entendam o que é pedido deles. Ou seja, a qualidade das ideias que você receberá está diretamente ligada a isso. Capriche na descrição! 

 

Analise, priorize e selecione as melhores ideias

Com o desafio lançado e as ideias em mãos, é hora de selecioná-las! E como fazer isso?

Imagine um desafio lançado em um programa de ideias de uma empresa com mais de 2.000 colaboradores. Se, por exemplo, cada um deles enviar pelo menos uma ideia, a organização teria recursos para investir nas 2.000 ideias geradas?

A resposta para essa pergunta você já deve ter imaginado e, por isso, esse é o momento de analisar, selecionar e priorizar as melhores ideias geradas no seu desafio.

O AEVO Innovate permite a criação de um fluxo de aprovação de ideias totalmente personalizável e cada empresa pode criar o seu próprio fluxo de aprovação de ideias, adaptando o programa a sua própria realidade.

Nesta imagem podemos observar o fluxo de aprovação de ideias (totalmente personalizável) do programa de intraempreendedorismo

Além disso, o fluxo de aprovação do AEVO Innovate permite o envio de feedback tanto para as ideias aprovadas quanto para ideias reprovadas. Aqui, o bacana é que esse retorno para o colaborador também alimenta o engajamento da equipe, que entende que o seu esforço está sendo cuidadosamente analisado pela organização. 

 

Envolva o ecossistema

Por se tratar de um software completo, você pode transformar as ideias dos seus colaboradores em projetos estruturados – gerenciando tudo no AEVO Innovate. Além de poder gerenciar seus projetos de inovação da idealização até a validação final, você também poderá optar por abrir o projeto para receber a contribuição de startups e universidades. 

Com o nosso módulo Central de Startups, você terá em mãos um banco de dados completo, onde poderá encontrar a melhor solução para incrementar o seu projeto através dos nossos filtros, que tornam possível encontrar startups por localidade, setor, público-alvo, modelo de negócios e mais! 

Depois disso fica ainda mais fácil: você consegue gerenciar todo o relacionamento com a startup, podendo ter diferentes soluções sendo validadas ao mesmo tempo.

Uma ideia do programa de intraempreendedorismo pode se tornar um desafio aberto! Nesta imagem nos mostramos um fluxo de validação de startups

Se você ainda não está por dentro desse conceito e quer se aprofundar em Inovação Aberta, não deixe de conferir nosso artigo a respeito.

 

Implante melhorias e crie projetos inovadores

Algumas ideias viram melhoria, outras se tornam projetos. 

A Central de Iniciativas é um módulo do AEVO Innovate capaz de te oferecer uma visão estratégica sobre o portfólio de inovações da sua empresa, obtendo maior assertividade sobre a divisão e validação de recursos em cada etapa do projeto. 

Essa Central vai te ajudar também a perceber quais projetos devem ser priorizados e quais devem ser descontinuados.

Nessa imagem podemos observar a estrutura de um portfólio de inovações, dentro do AEVO Innovate (uma plataforma full service para gerenciar o intraempreendedorismo e muito mais!).

Ainda não sabe como balancear os investimentos no portfólio de inovação da sua empresa? Clique no link e conheça os  “3 Horizontes da Inovação”. Eles são a forma mais conhecida para organizar o portfólio de inovação das grandes organizações, balanceando o investimento em inovações de curto e longo prazo.

 Confira também: AEVO Innovate | Como equilibrar seu portfólio de inovações

 

Valide e mensure todo o processo

Se você chegou até aqui, provavelmente, deve ter percebido que a inovação não se trata daquele bicho de sete cabeças que normalmente pensamos que é, mas que, assim como qualquer processo, requer trabalho, gerenciamento e desenvolvimento constante.

Na Central de Indicadores, do AEVO Innovate, você encontra todos os dados relacionados ao desempenho do seu Programa de Intraempreendedorismo. Lá você consegue acompanhar e medir, por meio de gráficos, o índice de ideias geradas, a taxa de aprovação das ideias e o número de ideias implantadas.

Nesta imagem podemos observar a Central de Indicadores, módulo indispensável do AEVO Innovate. Com essa central nós podemos monitorar os resultados do nosso programa de intraempreendedorismo.

Já a Central de Ganhos tem o foco de medir e acompanhar, também por meio de gráficos,  os ganhos totais e os ganhos por investimentos gerados no programa. Os gráficos podem ser personalizados com os dados de ganhos e investimentos mensais, trimestrais, semestrais ou anuais.

Podemos observar a Central de Ganhos, módulo do AEVO Innovate. Módulo indispensável para acompanhar e mensurar o retorno sobre o investimento dos projetos de iniciativas de inovação na plataforma.

Essas funcionalidades são essenciais para medir o desempenho e o sucesso do seu Programa de Ideias. É a partir desses dados que será possível fazer o gerenciamento da sua estratégia e a validação dos resultados do seu programa. 

 

CONCLUSÃO

O AEVO Innovate é uma plataforma completa para gerenciar qualquer tipo de inovação. Além disso, trata-se de uma plataforma tão versátil que comporta, ao mesmo tempo, várias iniciativas, como hackathons, squads, relacionamento com startups e universidades, programas de inovação aberta com fornecedores, clientes e muito mais.

Já imaginou poder gerenciar diversas iniciativas inovadoras em apenas uma plataforma? No AEVO Innovate é possível!

Se você está buscando formas de fomentar o intraempreendedorismo na sua organização e ficou curioso para saber como seria a implantação de tudo isso nos seus processos, tá esperando o que para conhecer o AEVO Innovate? 

Para solicitar uma demonstração, clique aqui.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *