Como sua empresa pode inovar através de Software de Gestão de Ideias?

Ao falarmos sobre sobre software de gestão de ideias, vem em mente, imediatamente, o crescimento da participação dos funcionários na inovação. Se for utilizado de maneira eficaz, ele tem o potencial de transformar os insights dos colaboradores em oportunidade de negócio e resolução de problemas.

As empresas, em geral, têm a necessidade de gerar diferenciais competitivos entre os concorrentes.

Elas promovem ações de desenvolvimento, pesquisa e marketing para que as ideias venham suprir tais necessidades, mas o programa de ideias é muito importante para diferenciação entre os concorrentes.

Ele se torna algo fundamental para a melhoria de resultados do seu negócio. O funil de inovação tem seu destaque quando se trata de etapas e processos bem definidos.

Neste sentido, existem diversas ferramentas de inovação disponíveis para ajudar sua empresa no processo de gestão de ideias. Através dela estratégias são colocadas em prática para que a inovação seja rotina e parte da cultura da empresa.

Já identificamos que gerar ideias é fundamental para as organizações atualmente.

Envolver os funcionários neste processo é de grande valor, seja através de um programa de ideias, ou um funil com etapa das bem demarcadas. Mas, sem o controle sobre a gestão de ideias, o processo de inovação se torna algo mais lento e complexo do que deve ser.

A geração de ideias é a parte mais importante desse processo, tão importante quanto estar sensível para receber o resultado do programa de ideias. Depois de entender qual o modelo ideal para o seu programa de ideias e como implantá-lo, é essencial definir o gestor das ideias da empresa.

O Controle de Ideias

É muito importante controlar o fluxo de ideias dentro da organização. Isso acontece dando autonomia para as pessoas e deixando o processo mais prático. Em uma pequena empresa, um processo de ideias pode ser algo simples, como um brainstorms , por exemplo. O brainstorm , que significa “tempestade de ideias”, é uma técnica poderosa para evitar o bloqueio criativo. Ele otimiza reuniões para peneirar as melhores ideias de maneira organizada.

É através do brainstorm que você irá estimular sua mente para pensar em soluções criativas para um problema. O objetivo principal é colocar em pauta todas as possibilidades de ideias, inclusive as ruins. Assim, será mais fácil encontrar um caminho ideal para resolver um problema. Usar essa técnica a favor da sua gestão empresarial vai te ajudar a construir soluções com mais diversidade e criatividade!

Em empresas de grande porte, esta técnica pode não ser tão eficiente, pois acaba surgindo a necessidade de um software mais completo que faça a gestão dessas ideias de forma mais completa e estratégica.

Contar com um software inteligente significa simplificar e agilizar a gestão. Ele pode se adaptar às necessidades colaborativas dos associados da empresa, a aprovação e o desenvolvimento de milhares de ideias.

Tudo no próprio software, que é responsivo e adaptável a qualquer dispositivo. Também tem as vantagens da flexibilidade, de “estar sempre na mão” por ser desenvolvido “na nuvem”.

O resultado disso é muitas visões, sugestões, ideias e participações que trazem ideias inovadoras para solucionar problemas. Sempre de forma criativa, envolvendo o principal ativo do seu negócio: as pessoas.

Nos dois exemplos vemos a importância de envolver pessoas, criatividade e principalmente organização. Através de um simples brainstorm ou através de um software, é possível aplicar a gestão de ideias em empresas. E, assim, dar importância para o controle do fluxo de ideias com autonomia e praticidade.

Promover engajamento

Para que a sua equipe “compre” a ideia de contribuir para a inovação é necessário promover engajamento. Você pode fazer isso através de uma plataforma que seja o mais atrativa e acessível.

Não adianta ter um sistema de ideias com uma estrutura que não incentiva as pessoas a desenvolvê-las. É essencial uma solução que possa oferecer ferramentas de engajamento da equipe.

Usar rankings dos colaboradores mais inovadores ou conquistas para quem mais participa. Optar por prêmios que incentivam a participação do time, são tendências eficientes para gerar a interação com a plataforma.

Pequenas mecânicas podem gerar uma competitividade saudável. Elas podem deixar a usabilidade simples de ser adotada pelos colaboradores. Os jogos são uma boa referência para instigar esse estímulo, como: pequenas conquistas, estrelas, medalhas, diferentes níveis de conquista…

Além da gamificação, um aspecto muito relevante nessa plataforma de inovação é a ferramenta social.

Abrir uma ideia para que ela possa ser melhorada com a colaboração de outras pessoas pode dar diferentes visões e insights para quem teve a ideia original.

Quanto mais cooperativo e mais sugestões, a ideia se torna mais viável. Assim, a empresa gera oportunidades de inovações mais eficazes.

Um bom sistema de inovação possui ferramentas que estimulam a colaboração entre os grupos.

Ele torna as ideias cada vez mais viáveis, tudo através de curtidas e comentários, dando mais espaço para que as ideias cresçam e sejam aperfeiçoadas em grupo.

Ideação e Aprovação

Implantar um banco de ideias que seja eficaz depende de um fluxo de aprovação que tenha eficiência e não tenha gargalos. Ele deve atender todas as necessidades da sua empresa, possibilitando a aprovação por um comitê de inovação. Também deve descentralizar o processo de aprovação e permitir que os gestores aprovem ideias. Sem a necessidade de enviar para o comitê.

Devem-se solicitar pareceres de quando uma ideia precisar de uma análise jurídica. Ou de outra área cujo um profissional precisa responder por ela.

O principal objetivo com isso é que o processo tenha fluidez e que não seja impedido de seguir. Por isso é necessário que as inovações sejam implementadas com agilidade e dinamismo nos retornos para a organização.

As ideias que ficam emperradas no fluxo de aprovação significam perda de dinheiro e tempo para as empresas. Um fluxo de aprovação flexível permite um sistema de ideias mais ágil, mas é preciso que exista inteligência para definir as prioridades nas ideias.

É normal que exista um grande volume de ideias com potencial para aprovação no Comitê de Inovação. Mas lembre-se que elas disputam os mesmos recursos. Por isso a necessidade de um processo para priorizar a seleção das melhores ideias e com maior oportunidade. Isso deve acontecer na plataforma de uma forma simples, permitindo a classificação de ideias através de critérios configuráveis.

Alguns exemplos são: potencial de ganho, risco, facilidade de implantação e outros. Tendo essas características como base, o sistema deve dar prioridade para as ideias mais relevantes. Devem se basear nos critérios citados acima, tornando a decisão mais justa e transparente.

PLATAFORMA DE GESTÃO DA INOVAÇÃO – AEVO INNOVATE

Com uma grande quantidade de colaboradores é importante contar com um software inteligente. Ele se adapta às necessidades colaborativas dos associados da empresa e simplifica a gestão das ideias.

O software é responsivo e adaptável a qualquer dispositivo. Possui flexibilidade de “estar sempre na mão”, por ser desenvolvido “na nuvem”. O resultado disso é muitas visões, sugestões, ideias e participações que trazem ideias inovadoras para solucionar problemas.

Com o AEVO Innovate, nossa plataforma de gestão de inovação, você envolve o principal ativo do seu negócio: as pessoas . Assim, sua empresa obtém ideias inovadoras e atingir resultados extraordinários.

Ao implementar a inovação, ela estará cada vez mais presente na rotina dos colaboradores e as sugestões serão cada vez mais frequentes.

Através da plataforma da AEVO qualquer funcionário pode dar suas sugestões. Seja através de desktop, tablet ou smartphone. No painel é possível visualizar o ranking de ideias e os níveis de conquistas dos usuários, o que poderá render prêmios aos participantes.

faça do programa de inovação da sua organização uma máquina de ideias | solicite demonstração | AEVO Innovate

Lillian Donato

Formada em Publicidade e Propaganda pela UFES e pós-graduada em BI, Marketing Digital e Data Driven pela PUCRS, Lillian trabalha com marketing há 8 anos, tendo passado por agências de marketing, veículos de comunicação, trabalhando com rádio e televisão, além do setor de tecnologia e software. Ao longo de sua experiência profissional, já trabalhou com design, redação, SEO, mídias pagas, CRO e diversas outras áreas no marketing, tendo como especialidade marketing b2b. Atualmente é coordenadora de marketing na AEVO.

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Lillian Donato

Formada em Publicidade e Propaganda pela UFES e pós-graduada em BI, Marketing Digital e Data Driven pela PUCRS, Lillian trabalha com marketing há 8 anos, tendo passado por agências de marketing, veículos de comunicação, trabalhando com rádio e televisão, além do setor de tecnologia e software. Ao longo de sua experiência profissional, já trabalhou com design, redação, SEO, mídias pagas, CRO e diversas outras áreas no marketing, tendo como especialidade marketing b2b. Atualmente é coordenadora de marketing na AEVO.

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