South Summit Brazil 2024: saiba tudo o que rolou no evento

South Summit Brasil é um dos principais evento de inovação do ano, a edição de 2024 contou com diversos temas e palestrantes de todo o mundo, os participantes foram expostos a conteúdos valiosos sobre o futuro dos negócios e da sociedade e separamos alguns insights interessantes para você.

Correalizado pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul, a edição situada no Cais de Mauá, abraçado pelo Rio Jacuí, sediou a terceira edição do evento em Porto Alegre, e nós da AEVO estivemos por lá e vamos te contar tudo que rolou no evento.

O evento contou com 7 palcos: Arena Stage, Growth Stage, Corner Stage, Explore Stage, Demo Stage, RS Innovation e The Next Big Thing.

Com diversos temas e palestrantes de todo o mundo, os participantes foram expostos a conteúdos valiosos sobre o futuro dos negócios e da sociedade e separamos alguns insights interessantes para você.

O South Summit Brasil

Time AEVO no South Summit Brazil

Ser um ponto de encontro entre investidores, empresas e startups é o foco do South Summit Brasil. O evento foi realizado entre os dias 20 e 22 de março.

O evento inovador ofereceu oportunidades para empresas realizarem novas conexões, encontrarem soluções e fecharem bons negócios e parceriais.

Além dos expositores, o South Summit contou com o startup competition, uma ação que funciona como uma vitrine para que empresas apresentem seus projetos e ideias – mesmo que estejam em fase de desenvolvimento – e atraiam a atenção dos investidores do evento.

As palestras

Painel de palestras south summit 2024

Saiba mais sobre os temas, palestras e novidades apresentadas no South Summit Brazil a partir do olhar do time AEVO.

Futurism    

No Arena Stage, Cristina Arcangeli, CEO e Founder do Grupo Arcangeli, enfatizou a importância de compreender os dados para projetar cenários futuros e antecipar tendências.

Ela destacou que o futurismo busca entender as demandas do consciente coletivo e destacou que o mundo já passou por grandes transformações em 1968 e 1973, sugerindo que uma nova era de mudanças está em curso.

How to achieve good results with open innovation

Debora Chagas, Diretora de Parcerias na Numerik, Beatriz Claudino, Head de Transformação Digital na Suzano, Sonia Oliveira, Coordenadora de Inovação na Irani, e Marcelo Ferrari Wolowski, Sócio na Invisto, exploraram como mensurar os resultados da inovação.

Eles destacaram a importância de demonstrar o valor financeiro e o engajamento gerado por iniciativas de inovação, buscando indicadores específicos para medir o sucesso.

Hoje, a inovação não tem mais a licença poética de não medir resultados, é preciso provar o valor dos projetos de inovação e para isso, sua empresa pode contar com o AEVO, a maior solução de Gestão da Inovação e Estratégia da America Latina.

Temos um podcast com a Beatriz Claudino onde abordamos governança em inovação aberta. Confira abaixo:

YouTube video

Fintech investing: Embracing the new Technologies

Philip Schlumpf, Head of VC Kinea, Leonardo Jianoti, Managing Partner da Honey Island Capital, e Igor Senra, CEO da Cora, discutiram a importância de focar nas inovações que realmente terão impacto, em vez de seguir todas as tendências.

Eles enfatizaram a necessidade de agregar valor em meio à busca por palavras-chave e a estética dos pitches. “Um pitch com várias palavras bonitas não gera valor no final” comenta Igor Senra.

Innovation and Education: our investments in human capital

Durante essa palestra, Gabriel Souza, vice-governador do RS, destacou a necessidade de investir no capital humano em meio às transformações do século 21.

Segundo uma pesquisa apresentada no painel, o PIB do Brasil poderia ser 66% maior se a educação fosse melhor e que, a cada jovem que o país deixa de ter na escola, é R$100 mil a menos gerado na economia. Ele apresentou projetos como o “Professor do Amanhã” e o “Partiu Futuro”, ressaltando a importância de formar e preparar jovens para enfrentar os desafios do mercado de trabalho.

Park and play, exploring global tech hotspots and trends

Jorge Audy, Superintendente de Inovação da PUCRS, enfatizou a importância de apoiar empresas e empreendedores comprometidos com a sustentabilidade.

Ele destacou a necessidade de trabalhar com inovação social e investir em iniciativas internacionais.

Continue aprendendo: Inovação social: o que é, conceito e como começar

People Management as the Center of Business Transformation and Innovation

Aqui na AEVO sempre falamos que inovação é feita de pessoas e Gustavo Weneck, CEO da Gerdau corrobora com essa visão.

Em seu painel ele ressaltou a importância de colocar as pessoas no centro das organizações, e enfatizou que o CEO deve ser um facilitador para garantir que as pessoas entreguem seu máximo potencial e destacou os investimentos da Gerdau em tecnologia para prevenir acidentes de trabalho.

Legal sustainabily: how to innovation without taking risks

Fabiano Machado da Rosa, Fundador da PMR Advocacia, e Luis Wulff, do Grupo Tributário, discutiram a importância da eficiência tributária e do cumprimento das regulamentações para garantir a sustentabilidade das empresas.

Eles destacaram a necessidade de respeitar a diversidade e a inclusão para mitigar riscos e fortalecer as marcas.

Fabiano comenta que apesar de já haver marcas que abrangem diferentes corpos, pesos e raças em suas publicidades, ainda há outras que ficam só dentro da caixa de um padrão inexistente.

Já Luis fala que além disso, a empresa precisa ter eficiência tributária para ser sustentável.

Perspective of global investors in LATAM Tech

Ralphe Manzoni Jr, representando Neofeed, Igor Piquet da Endeavor Catalyst, Milena Oliveira da Volpe Capital, Joaquim Lima da Riverwood Capital e Lucas Mussi da Warburg Pincus destacaram o potencial de inovação na América Latina.

Eles observaram que a infraestrutura, o capital e o talento disponíveis atualmente são propícios para o desenvolvimento tecnológico. Milena Oliveira enfatizou que, com mais de 90% da população utilizando celulares, o acesso à tecnologia e aos produtos das empresas está mais disseminado do que nunca.

Além disso, os investidores destacaram que o Brasil está recebendo mais atenção e investimento localmente, com grandes oportunidades para as empresas brasileiras.

Lucas Mussi, vice-presidente da Warburg Pincus, afirmou que a Inteligência Artificial (IA) não é uma bolha, mas sim uma ferramenta que impulsionará o crescimento das empresas do portfólio. Ele indicou que os setores de tecnologia e serviços financeiros são particularmente atrativos para investimentos.

No single road to success

Paulo Silveira, CEO da Alura, e Marcio Waldman, fundador da Petlove, compartilharam suas visões sobre empreendedorismo e sucesso empresarial. Eles destacaram que a jornada para criar unicórnios, empresas com valor de mercado superior a US $1 bilhão, é árdua e muitas vezes envolve anos de experiência e várias tentativas fracassadas.

Waldman enfatizou que os unicórnios não são criados da noite para o dia, mas sim por empreendedores com mais de 10 anos de experiência, que passaram por desafios e falhas antes de alcançar o sucesso. Silveira complementou, descrevendo empreendedores como engenheiros que arquitetam soluções para resolver problemas, destacando a importância de ter habilidades de resolução de problemas para o sucesso empresarial.

Energy distribution company of the future: innovation, sustainability, and energy transition

Na palestra sobre o futuro das empresas de distribuição de energia, João Caracas, Gabriela Coutinho e Bruno Silva da Equatorial Energia abordaram os desafios e oportunidades no setor. Eles destacaram quatro dimensões cruciais: descarbonização, descentralização, digitalização e democratização.

Caracas explicou que a transição energética é fundamental, com a necessidade de cumprir os compromissos do acordo de Paris.

Silva acrescentou que a digitalização está transformando a relação das empresas com os clientes, com o uso crescente de plataformas modernas e análises de dados para entender melhor os padrões de consumo e fornecer serviços personalizados. Coutinho ressaltou a importância da descentralização e democratização da energia, com a crescente adoção de fontes de energia renováveis e tecnologias para empoderar os consumidores.

Na discussão sobre o futuro da energia no Brasil, os palestrantes apontaram para o recorde de consumo de energia no Brasil de 102 gw atingido no dia 15 de março de 2024, mas que dessa energia, 92% vem de fontes renováveis.

Eles expressaram otimismo em relação ao crescimento futuro do setor, destacando a flexibilidade como chave para lidar com os desafios emergentes.

Women in South Summit

Maria Benjumea, Fundadora do South Summit, enfatizou a importância do papel das mulheres na sociedade e nas startups. Ela destacou que, embora a maioria das startups tenha CEOs e fundadores do sexo masculino, as mulheres têm um papel vital a desempenhar e encorajou-as a acreditar em si mesmas e em seu potencial.

ESG and innovability through the eyes of financial market

Palestra sobre ESG e Inovação

Carlos Takahashi, Consultor Sênior na Monte Partners, e Carlos Braga, Coordenador do Centro de Referência ESG no Núcleo de Inovação e Empreendedorismo, discutiram a importância do ESG como uma oportunidade de inovação.

Eles destacaram a necessidade de reinventar a forma como usamos recursos e como a regulamentação e o investimento sustentável podem impulsionar a economia.

Para Takahasi, o ESG é uma transição e a inovação entra como uma grande oportunidade. Não podemos mais usar energia como usamos e nem causar tantos danos ao planeta como fizemos por tantos anos, precisamos reinventar isso e isso implica investir em inovação.

Braga comenta que há alguns anos atrás era comum as marcas fazerem recall devido a um defeito de fábrica, mas hoje isso é algo inadmissível. Os consumidores não aceitam mais terem produtos de baixa qualidade e com o tempo a sociedade vai achar inaceitável as empresas não terem práticas sustentáveis ambientais, sociais e de governança.

ESG through the lens of venture capital

Camila Sangali, Managing Partner na Igah Ventures, Roberta Goulart, Partner na Turim MFO, e Gilberto Ribeiro, Partner e CIO na Vox Capital, exploraram como as startups podem se adaptar ao ESG.

Eles destacaram a importância de startups serem sustentáveis desde o início e como o ESG está se tornando um requisito importante para investidores e consumidores.

ESG in fashion: responsible supply chain and others sustainable solutions

Beto Bina, Cofundador da Farfarm, Gabriela Cirne Lima, CEO do Grupo Malwee, e Fernando Boscolo, CEO da Privalia, discutiram as iniciativas sustentáveis na indústria da moda.

Eles destacaram a importância de parcerias e inovação para tornar a sustentabilidade acessível e eficaz, abordando várias áreas da cadeia de suprimentos e engajando os consumidores.

Na Privalia, que inicialmente apenas revendia peças que outras marcas não conseguiram vender, hoje faz novas peças com os tecidos que seriam descartados, diminuindo o desperdício e criando roupas duráveis.

Os produtos sustentáveis são mais caros, mas cabe a nós encontrarmos uma forma de aplicar a tecnologia para democratizar e tornar esses produtos mais acessíveis e eficientes, comenta Fernando.

Gabriela Cirne ressaltou que o segredo para tornar a sustentabilidade acessível está na combinação de inovação e parcerias estratégicas.

Ao unir esforços com parceiros comprometidos em inovar, testar soluções e escalá-las com sucesso, é possível desenvolver uma fórmula eficaz para oferecer sustentabilidade ao consumidor.

Beto destaca que o Brasil ainda tem pouco investimento em cadeias produtivas sustentáveis e que hoje ainda é necessário procurar financiamento fora do país.

Green finance revolution

Luciana Ribeiro, Fundadora e Sócia-Gerente na EB Capital, enfatizou a necessidade de descarbonizar a economia e o papel crucial do financiamento para alavancar investimentos em sustentabilidade.

Ela destacou como a sustentabilidade impulsiona a economia, protege o planeta e gera empregos, ressaltando o potencial do Brasil como líder em descarbonização.

É crucial uma colaboração internacional para países em desenvolvimento. A coordenação global é essencial, pois não basta apenas a China e a Europa estarem à frente na descarbonização, enquanto o resto do mundo fica para trás.

A falta de financiamento é um obstáculo para escalar a sustentabilidade, mas é reconfortante saber que os mecanismos para impulsionar os investimentos estão sendo reconhecidos.

Neste ano, o Brasil assume a liderança do G20, trazendo como temas centrais a inclusão social e a sustentabilidade. No contexto da sustentabilidade, o financiamento, especialmente nos países em desenvolvimento, é fundamental.

O Brasil, com seus vastos recursos naturais, tem uma liderança quase inata nesse sentido

Medtech innovations: reshaping the health industry

Jeane Tsusui, Cofundadora e CEO no Grupo Fleury, e Isadora Kimura, Fundadora da Nilo, discutiram o papel da tecnologia na saúde.

Elas exploraram como o uso de dados pode melhorar a estratificação de riscos e abrir novas perspectivas para o cuidado com a saúde, destacando tendências como a medicina preventiva e a integração de dados de saúde e hábitos do consumidor.

Elas destacaram a importância do Open Health, que desempenha um papel vital na promoção de um sistema de saúde mais eficaz, centrado no paciente e orientado para resultados.

Ao facilitar o compartilhamento transparente de informações de saúde, essa abordagem pode melhorar a qualidade do cuidado, impulsionar a inovação e promover uma maior equidade no acesso aos serviços de saúde.

Continue aprendendo: Inovações em saúde: importância, exemplos e benefícios

Competição de startups

Com mais de 2 mil startups inscritas de 80 países, o evento premiou cinco startups da competição de startups, foram elas:

Destaque:  Cromai, agtech – IA para identificar ervas daninhas em plantações

Mais Escalável: Ostera, healthtech, RS – otimização de processos em fertilização in vitro

Mais Sustentável: B4Waste, energytech, SP – tecnologia para captura de energia perdida no ar     

Mais Inovadora: A IBBX, foodtech, SP – plataforma de conexão entre consumidores e varejistas para venda de alimentos perto do prazo de validade por preços mais baixos

Melhor Time: PhageLab, healthtech, Chile – tratamento de precisão para reduzir uso de antibióticos

Além das palestras

Feira de negócios south summit 2024

Além da rica diversidade de conteúdo, o South Summit Brazil 2024 proporcionou uma experiência completa aos participantes por meio de seu Market Place. Neste espaço, startups e empresas apresentaram seus produtos e estabeleceram conexões valiosas com leads e potenciais parceiros.

Para enriquecer ainda mais a experiência dos participantes, o evento ofereceu diversas ativações interessantes.

Entre elas, destacam-se a estação de carregamento e o totem com água quente para chimarrão da Tramontina, as fotos em imã de geladeira disponibilizadas pelo Banrisul, os bebedouros com água gelada da BeOn, o hub de inovação da Claro e áreas para reuniões em um barco.

Ativações south summit

A variedade gastronômica também foi um ponto alto do evento, com três praças de alimentação que ofereciam opções para todos os gostos. Desde self-service até pratos como pizza, hambúrguer, saladas, açaí, poke e salgados, os participantes puderam desfrutar de uma ampla seleção de delícias durante o South Summit Brazil 2024. Além das opções no local, ao lado, no Cais Embarcadeiro havia outras diversas opções para os participantes desfrutarem.

Conclusão

Ao longo de três dias repletos de palestras inspiradoras, painéis informativos e oportunidades de networking, os participantes puderam mergulhar em discussões profundas sobre os desafios e oportunidades que permeiam o cenário atual.

Dentre os diversos temas abordados, destacaram-se a importância do ESG como pilar fundamental para o desenvolvimento empresarial, a necessidade de investimentos em capital humano para impulsionar a inovação, a revolução verde no setor energético e as transformações promovidas pela tecnologia na área da saúde.

Além disso, o evento proporcionou uma plataforma para a promoção da diversidade e inclusão, evidenciando o papel crucial das mulheres e das comunidades empreendedoras na construção de um ecossistema mais equitativo e dinâmico.

Como resultado, o South Summit Brazil 2024 reforçou a importância da colaboração, da criatividade e do comprometimento coletivo na busca por soluções inovadoras e sustentáveis para os desafios que enfrentamos como sociedade.

Ficamos por aqui e nós vemos na edição de 2025.

Lillian Donato

Formada em Publicidade e Propaganda pela UFES e pós-graduada em BI, Marketing Digital e Data Driven pela PUCRS, Lillian trabalha com marketing há 8 anos, tendo passado por agências de marketing, veículos de comunicação, trabalhando com rádio e televisão, além do setor de tecnologia e software. Ao longo de sua experiência profissional, já trabalhou com design, redação, SEO, mídias pagas, CRO e diversas outras áreas no marketing, tendo como especialidade marketing b2b. Atualmente é coordenadora de marketing na AEVO.

Picture of Lillian Donato

Lillian Donato

Formada em Publicidade e Propaganda pela UFES e pós-graduada em BI, Marketing Digital e Data Driven pela PUCRS, Lillian trabalha com marketing há 8 anos, tendo passado por agências de marketing, veículos de comunicação, trabalhando com rádio e televisão, além do setor de tecnologia e software. Ao longo de sua experiência profissional, já trabalhou com design, redação, SEO, mídias pagas, CRO e diversas outras áreas no marketing, tendo como especialidade marketing b2b. Atualmente é coordenadora de marketing na AEVO.

Compartilhe o post

Facebook
LinkedIn
Twitter
WhatsApp
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sidebar versão 2 para o copy AEVO One-Stop Shop de Inovação

Assine nossa newsletter

Fique sempre atualizado com nossos conteúdos sobre o universo da Inovação.