Sprint Planning Meeting: como fazer e conseguir o melhor do seu projeto

O Scrum é uma metodologia ágil de gestão que se baseia em diversos ciclos de produção denominados Sprints. A proposta é a de dividir o trabalho em fases, de forma que o projeto seja avaliado, revisado e desenvolvido continuamente ao longo do processo.

A equipe define um escopo de tarefas, com a participação do gestor e dos clientes e o cumpre em vários ciclos seriados. São feitas diversas reuniões para definir as demandas, revisar processos e fazer avaliações e entre elas está o Sprint Planning Meeting.

Ele é uma etapa básica do processo, que permite a definição de quais as ações serão realizadas no Sprint! Mas afinal, como realizar um bom Sprint Planning Meeting e conseguir os melhores resultados para o projeto? Confira nosso post e saiba mais sobre o tema!

Vamos resgatar alguns conceitos?

Antes de compreender o Sprint Planning Meeting, é fundamental resgatar alguns conceitos importante em metodologias de gestão de projetos. Vamos lá?

O que são as Metodologias Ágeis?

As metodologias ágeis foram desenvolvidas por um grupo de profissionais da área de softwares de grandes empresas no ano de 2001. Esse movimento foi chamado de Manifesto Ágil e traz como alguns princípios básicos uma maior valorização de pessoas e interações entre elas, priorização do software em ação, cooperação com o cliente e capacidade de responder às mudanças do ambiente.

A proposta é desenvolver uma dinâmica mais flexível e menos focada em procedimentos burocráticos rígidos e cristalizados. Foram desenvolvidas diversas metodologias ágeis, que se ampliaram da área dos softwares para o desenvolvimento de projetos e para as organizações.

Elas ganharam muito espaço no mercado pois estão alinhadas com o modo de vida contemporâneo. Além disso, permitem que as equipes tenham uma elevada produtividade e eficiência nos processos.

O que é o Scrum?

O Scrum é uma metodologia ágil que se tornou muito popular dentro das organizações. Ele funciona por meio da divisão de todo o processo em ciclos sucessivos e iterativos chamados Sprints. A cada Sprint, que dura em média 4 semanas, a equipe tem um conjunto de tarefas que deve desempenhar.

Quando se inicia um projeto, o time desenvolve o Product Backlog, uma grande lista com todas as atividades necessárias para que os objetivos iniciais sejam cumpridos. A partir dessa listagem, é realizada uma reunião que demarca quais serão as prioridades do Product backlog que vão ser atendidas no Sprint. Isso é realizado ao início de todos os ciclos.

Além disso, o Scrum conta com reuniões diárias para o alinhamento das práticas e revisão das ações do dia anterior, o chamado Daily Scrum. Ao final de cada Sprint há também uma reunião de revisão dos processos, o Sprint Review Meeting. Nele se verifica se a equipe cumpriu com o objetivo do ciclo e com os itens especificados para aquele período.

É realizado também o Sprint Retrospective, uma avaliação de todo o Sprint, onde se identifica os pontos fortes e fracos do processo e o que pode ser feito para melhorar os problemas apresentados. A partir dessa etapa, a equipe parte para os Sprints seguintes, seguindo o mesmo sistema.

O que é o Sprint Planning Meeting?

O Sprint Planning Meeting é a reunião realizada antes de cada ciclo da metodologia Scrum. Nele, a equipe faz o planejamento das ações que serão realizadas durante todo o período, se orientando a partir do Product Backlog. Ele é uma ferramenta muito necessária no Sprint Planning Meeting, pois é uma listagem com todas as tarefas que devem ser realizadas para a finalização do projeto.

A reunião é fundamental para o encaminhamento do Sprint, pois é nela que o Scrum Team, junto ao cliente e ao gestor, definem quais as tarefas do Product Backlog vão ser desempenhadas naquele ciclo de atividades. Ou seja, o papel do Sprint Planning Meeting é decisivo para o prosseguimento das ações e para a concretização do projeto.

As determinações do Sprint Planning Meeting evitam a perda de foco e permitem que os processos sejam encadeados de forma mais efetiva. Assim, seu time consegue cumprir com as metas e concretizar os objetivos que foram estabelecidos inicialmente.

Como fazer o Sprint Planning Meeting?

No Sprint Planning Meeting estão presentes o Scrum Master, que é o líder, o Scrum Team, que é toda a equipe que desenvolverá as atividades, o Product Owner, que é o cliente e os stakeholders. A proposta é definir como será realizado o Sprint.

O Product Owner apresenta quais as funcionalidades do Product Backlog serão executadas naquele Sprint, através de uma definição de prioridades. A partir dessa etapa, é desenvolvido o Sprint Backlog, a lista que marca as práticas apenas daquele ciclo específico.

É bom lembrar que o processo é uma elaboração conjunta. O cliente apresenta as prioridades do Product Backlog e o time faz uma avaliação do tempo necessário para a concretização das tarefas. Ao final, se define quais serão as práticas realizadas naquele Sprint. A reunião também abre espaço para o esclarecimento de dúvidas, para que os processos sejam otimizados e para evitar falhas ao longo da realização das atividades.

Além disso, no Sprint Planning Meeting se define a meta para aquele Sprint, que vai ser o parâmetro para a avaliação após a realização de todo o trabalho daquele ciclo. Os itens do Product Backlog que ficam pendentes são adiados para os próximos Sprints.

O Sprint Planning Meeting é uma etapa básica do Scrum, uma metodologia de gestão de projetos que segue os princípios do Manifesto Ágil. Nessa reunião, a equipe define quais as atividades do Product Backlog vão ser cumpridas naquele Sprint. Entre os participantes do Sprint Planning Meeting, estão o Scrum Master, o Product Owner, os stakeholders e o Scrum Team.

O cliente e o grupo de trabalho definem em conjunto quais vão ser as demandas cumpridas naquele Sprint e o Scrum Master realiza o papel de orientar e gerenciar todo o processo. Assim, o time tem um plano de ação e pode desempenhar as tarefas gradualmente, até que todas as demandas do Product Backlog sejam efetivadas.

Cumprindo bem com essa etapa você garante que cada Sprint seja realizado com mais qualidade e efetividade. E então? Gostou de aprender a fazer um Sprint Planning Meeting para conseguir os melhores resultados no seu projeto? Aproveite e faça o teste gratuito do nosso software!

Posts Relacionados
Todos insistem em dizer que sabem o que estão fazendo, por amar a própria ideia.
Não é novidade para ninguém que a gestão de projetos se tornou essencial para a
Com o cenário empresarial cada vez mais competitivo, é necessário inovar para se destacar. Buscar

Deixe uma resposta