Startup unicórnio: você sabe o que é?

startup-unicórnio

Extremamente rara e difícil de encontrar, a startup unicórnio é um fenômeno entre empreendedores e investidores por acumular resultados impressionantes nas primeiras fases de sua operação – mas você sabe, exatamente, o que é uma startup unicórnio?

Nesse artigo nós vamos mostrar como surgiu esse conceito, conhecer alguns exemplos nacionais de startup unicórnio e apresentar lições dessas companhias para que qualquer empresa possa crescer com velocidade e consistência.


O que é uma startup?

Trabalhando com agilidade em ambientes incertos, startup é uma empresa que oferece produtos e modelos de negócios inovadores, podendo variar entre um pequeno time ou uma organização como as startup unicórnio, que empregam centenas de colaboradores.

A diferença para uma empresa tradicional, portanto, não está no tamanho.

Nessa lista veremos algumas startups unicórnios que deixaram a clássica visão de jovens numa garagem para trás, e possuem a estrutura de uma multinacional consolidada, mantendo uma essência inovadora; característica central das startups.


O que é uma startup unicórnio?

A definição é simples: startup unicórnio é toda empresa inovadora avaliada em 1 bilhão de dólares antes do IPO, abertura do capital em uma bolsa de valores.

O Facebook, alcançando os U$ 83,5 bilhões na última avaliação antes do seu IPO, e a ByteDance, desenvolvedora do TikTok que já chegou aos U$140 bilhões e ainda possui capital fechado, são os maiores expoentes da categoria.

Seu rendimento é obtido através de aportes obtidos com grandes fundos de investimento, os quais apostam no elevado retorno que essas empresas podem gerar ao longo do tempo.


Como surgiu o termo “startup unicórnio”

Em 2013 a investidora Aileen Lee escreveu o artigo Welcome to the unicorn club: learning from billion-dollar startups, reconhecido como a primeira menção ao conceito de startup unicórnio. Na época, apenas 39 companhias se encaixavam no requisito, número que já chegou a 515, segundo os dados da CB Insights, consultoria de referência na área.

O crescimento dos números, inclusive, já deu origem a novos termos, como Super Unicórnios, que alcançaram os U$ 10 bilhões, e Hectocórnios, acima dos U$ 100 bi. Apenas a ByteDance já rompeu essa barreira, enquanto 26 nomes compõem a lista das “Supers”, incluindo a brasileira Nubank.


Startups unicórnio brasileiras

O Brasil está entre os países com o maior número de startups unicórnio, possuindo mais de 10 empresas na lista, que é totalmente dominada por EUA e China, com mais de 100 representantes cada um.

Abaixo você confere alguns desses unicórnios nacionais:

99

startup-unicórnio-99

O aplicativo de transporte individual, lançado em 2012, recebeu um aporte de US$ 100 milhões em 2017, que permitiu expandir as ações do grupo e garantiu competitividade frente às inúmeras investidas da Uber no mercado nacional.

Com a popularização dos apps de transporte, a rentabilidade da empresa se tornou cada vez maior. Um ano depois, a chinesa Didi Chuxing deu o lance que transformaria a 99 na primeira startup unicórnio brasileira, comprando suas operações por valor estimado em US$ 1 bilhão.


Ebanx

As Fintechs, empresas que usam tecnologia para oferecer serviços financeiros inovadores, são presença garantida em qualquer lista de startups unicórnio. Um desses casos é a EBANX, responsável por soluções de pagamento para que consumidores na América Latina possam utilizar serviços globais.

Seus clientes incluem nomes como Spotify, AliExpress, Uber e Airbnb, garantindo um faturamento massivo com a cobrança de uma pequena taxa por cada transação realizada nessas plataformas. A EBANX se tornou uma startup unicórnio graças ao investimento do grupo FTV Capital, em 2019.


iFood / Movile

Líder entre os apps de entrega na América Latina, o iFood foi adquirido em 2014 pela Movile, empresa que surgiu vendendo serviços de SMS e ringtones nos anos 90. A plataforma se tornou o produto central do grupo, presente em países como México, Colômbia e Argentina.

O crescimento se deu através de compras e fusões com outras startups do setor, como RestauranteWeb, PedidosJá e SpoonRocket, acumulando os recursos e tecnologias dessa empresas para chegar na tão desejada marca de U$ 1 bilhão.


Loft

A mais rápida startup unicórnio do Brasil é a Loft, que alcançou o posto em apenas 16 meses. O negócio teve início pela compra, reforma e venda de apartamentos, evoluindo para uma plataforma que conecta compradores e vendedores.

A Loft alcançou a marca operando em apenas três cidades: São Paulo, Rio de Janeiro e Cidade do México. Com os recentes investimentos, a startup agora pretende expandir suas operações para mais lugares, e tem um potencial gigantesco de crescimento pela frente.


Como transformar a minha empresa numa startup unicórnio?

Não é fácil responder à pergunta de U$ 1 bilhão, mas as histórias de startups unicórnio brasileiras e internacionais possuem algumas características semelhantes, que você pode explorar tanto na sua própria startup quanto em iniciativas de intraempreendedorismo numa organização tradicional..


Inovação, Inovação, Inovação

O mundo das startups é marcado por grupos tentando criar o próximo Netflix ou a próxima Uber, mas essas iniciativas dificilmente vão trazer o retorno esperado, a menos que revolucionem o mercado onde estão inseridas.

Tome como exemplo as redes sociais, onde estão os vários sucessos entre as startups unicórnio: Instagram e Tiktok foram inovadores e únicos de alguma forma, garantindo resultados que as diversas tentativas de criar “novo Facebook” nunca puderam alcançar.


Investimento em tecnologia

Seja para criar um novo modelo de pagamento, entregas ou compartilhamento de conteúdo, a tecnologia tem papel fundamental no modelo das startups unicórnio. Estes negócios precisam de escala, e não há como chegar até milhões ou bilhões de pessoas sem automatizar processos.


Foco no cliente

O valor entregue pela startup unicórnio deve ser extremamente alto, até mesmo inesperado pelos clientes. O iFood e a 99, citados anteriormente, são exemplos disso: as pessoas tem uma experiência tão positiva que acabam convencendo seus familiares e amigos a experimentá-los também.


Propósito claro

Embora suas operações sejam complexas, o propósito central de uma startup unicórnio pode ser definido em poucas palavras. Facilitar o transporte individual, oferecer um meio de pagamento eficaz, compartilhar vídeos e promover a conexão entre compradores e vendedores são alguns exemplos.


Agilidade

Toda startup unicórnio surge com um produto simples, quase um protótipo, ao qual são acrescentadas novas funções com o tempo. A ideia é ser o primeiro no mercado, conquistar recursos, e evoluir. O produto deve funcionar bem, é claro, mas os detalhes podem ser ajustados depois.

Leia mais sobre startups em nosso Guia Completo sobre Startups


Conclusão

Atingir o sucesso de uma startup unicórnio é algo raro, mas absolutamente possível, desde que a empresa mantenha seus olhos focados na inovação e na entrega de um produto que facilite a vida dos seus clientes.

Manter a inovação em organizações de grande porte, no entanto, é um desafio complexo, para o qual toda empresa precisa de ajuda. Uma opção é o programa AEVO Innovate, o maior Software de Gestão da Inovação em toda a América Latina, e responsável por fazer com que dezenas de empresas pudessem chegar ao próximo nível.

Fale com um de nossos especialistas e comece agora mesmo sua estrada rumo à inovação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *