Startup

Aprenda tudo sobre startups, vantagens, como começar, exemplos de startups, unicórnios, lean startup, livros sobre o assunto e muito mais.

Startups são empresas inovadoras cujo modelo de negócios busca alto crescimento em cenários de grande incerteza – contradizendo muitas vezes o próprio tamanho da sua equipe, geralmente enxuta.

Cada vez mais utilizado ao redor do mundo, startup é um termo que desperta várias interpretações: empresa recém criada, negócio com grande potencial e empreendimento na área de tecnologia são algumas delas. Mas afinal, o que é startup?

Usada para descrever a criação de uma empresa, a palavra ganhou novo significado após a bolha da internet, quandoorganizações enxutas, ágeis e inovadoras se tornaram fundamentais para evitar uma nova crise, dando início à era das startups.

Há alguns anos, as startups vêm sendo tema constante de conversas profissionais e mesmo pessoais. Em alguns casos, o sonho de empreender virou sinônimo de criar uma startup –de fato, de acordo com levantamento, há no Brasil mais de 9 mil startups – o número é mais do que o dobro de seis anos atrás.

Todo esse interesse não é à toa. Há diversos casos de startups de sucesso que conquistaram seu primeiro milhão rapidamente. Se você ainda tem dúvidas sobre como funciona esse modelo de negócio, não deixe de conferir nosso artigo sobre o assunto:

O que é startup?

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Todas as definições sobre o que é startup apontam dois elementos em comum: inovaçãoe incerteza. Uma startup busca fazer as coisas de forma diferenciada, e por conta disso, as suas atividades envolvem um grau de risco elevado.

Num conceito mais preciso, podemos definir o que é uma startup como um grupo de pessoas engajadas na construção de um produto inovador, com um modelo de negócios que possa ser repetido e escalado.

Os aplicativos para smartphones exemplificam bem esse conceito: oferecem produtos que inovam setores tradicionais, como transportes, entretenimento e entregas, funcionando da mesma forma para algumas centenas de clientes ou para bilhões deles.

Eric Ries a define como “uma instituição humana projetada para criar produtos e serviços sob condições de extrema incerteza”.

Em outras palavras, Ries não define a startup a partir do seu porte, ou da maneira como ela é organizada, ou da atividade que ela desenvolve. O que realmente se destaca no centro dessa definição são duas palavras: criar e incerteza.

Como sempre existe um empreendedor por trás de qualquer startup, o conceito de empreendedor é amplo o bastante para que muitas pessoas sejam assim consideradas — desde funcionários públicos até fundadores de ONGs. Isso inclui, é claro, todos os colaboradores de empresas que se posicionam como intraempreendedores. E essa constatação nos leva diretamente ao próximo ponto: os cinco princípios da startup enxuta.

Características de uma startup

Muitas pessoas acreditam que toda empresa recém criada é uma startup, ou que o conceito se aplica a todas as iniciativas de empreendedorismo digital. Algumas características específicas nos ajudam a entender melhor o que é startup, e aproveitar as oportunidades que esse modelo de negócios oferece.

INCERTEZA

A primeira diferença entre uma empresa jovem com modelo tradicional e o que é uma startup, de fato, está na incerteza enfrentada pelo segundo grupo.

Uma iniciativa como a Uber, por exemplo, chegou ao mercado acreditando que as pessoas se sentiriam seguras ao entrar em carros normais, sem a identificação dos táxis. Esse comportamento é comum, hoje em dia, mas poderia ter sido rejeitado pelo mercado, levando a empresa ao fracasso.

INOVAÇÃO E FLEXIBILIDADE

Lançar um produto diferenciado é apenas o começo da inovação em uma startup. A partir daí, ela descobrirá novos problemas, e terá de enfrentá-los criando as próprias soluções, já que não existe manual de instruções para lidar com eles.

As respostas a que se chega, no entanto, podem se tornar inválidas em algumas semanas, e a startup deve ser flexível para se adaptar às novas realidades.

Leia mais: Ebook – Os maiores desafios das Grandes Empresas no relacionamento com Startups , e como resolvê-los.

REPETIBILIDADE

Para crescer com firmeza, a startup precisa encontrar um modelo de negócios que possa ser facilmente repetido e padronizado. Se o empreendimento tiver que negociar cada venda, perderá tempo demais nesse processo.

As opções de maior destaque costumam ser planos de assinatura, comissões por venda/serviço ou, no caso das redes sociais e plataformas de conteúdo, a venda de espaço publicitário e inteligência sobre o comportamento dos usuários.

ESCALABILIDADE

A escalabilidade é o motivo pelo qual, embora o uso de tecnologias digitais não defina o que é uma startup, elas estão intimamente ligadas aos grandes destaques no setor. Idealmente, a startup deve aumentar rapidamente suas receitas sem que os custos acompanhem esse ritmo.

Uma editora, por exemplo, tem gastos com papel, tinta, funcionários e transporte para cada unidade impressa, enquanto a Amazon pode vender o mesmo ebook milhões de vezes com um gasto adicional muito pequeno.

Qual é a relação entre startup e inovação?

Como você acabou de ver, não se pode explicar o que é startup sem falar em inovação, mas a relação entre os dois conceitos é muito mais profunda do que a maioria das pessoas imagina.

Qualquer notícia abordando uma startup de sucesso vai falar sobre uma grande ideia, levada adiante por um grupo de pessoas com determinação. Esse é apenas o começo da história: empreendedores e colaboradores precisam criar um ecossistema de inovação para que a startup seja próspera.

Um espírito inovador precisa estar alinhado à execução perfeita, através da gestão de ideias realizada com ferramentas e metodologias adequadas. Um exemplo disso é o AEVO Innovate, plataforma que permite administrar todas as etapas de um projeto, da ideia à avaliação.

O AEVO Innovate conta com uma central de startups, onde organizações de maior estrutura encontram empresas inovadoras capazes de resolver questões específicas e podem gerenciar essa relação com eficiência, facilitando os negócios para ambos os lados.

5 startups de sucesso para inspirar seus próximos passos

Empresas inovadoras já tomaram conta de quase todos os mercados, e as histórias de sucesso que ajudam a explicar o que é startup vão muito além dos clássicos como Uber e Netflix.

Doghero

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Um marketplace de serviços para pets, o DogHero permite contratar hospedagem, creche, cuidadores, passeios e veterinários, garantindo um portfólio com profissionais qualificados e bem avaliados para o trabalho.

Após fusão com a Petlove, maior pet shop virtual no Brasil, as empresas anunciaram um ganho de R$ 100 milhões em sinergias, transformando a DogHero numa das startups mais rentáveis do país.

Descomplica

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Considerada a 1ª grande empresa de educação digital do Brasil, a Descomplica se encaixa no grupo das EdTech, organizações que usam a tecnologia para oferecer serviços na área de ensino e treinamentos.

Ao combinar educação e cultura pop, a Descomplica se tornou um fenômeno entre os estudantes, sobretudo aqueles que se preparam para o Enem, vestibulares fechados e concursos públicos. Hoje ela é uma fonte de estudos quase obrigatória para quem vai enfrentar essas provas.

Boo-box

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Com um modelo de negócios que exibe publicidade para mais de 60 milhões de pessoas por mês, a boo-box já foi considerada uma das 50 empresas mais inovadoras do mundo, segundo a revista FastCompany, ao lado de nomes como Apple, Google e Facebook.

Seu funcionamento é simples, vendendo espaço em mídias parceiras: blogs, podcasts, aplicativos, streamings, etc. A empresa, hoje, é a maior concorrente do Google no segmento de publicidade virtual no Brasil.

Gympass

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Com mais de 18 mil academias parceiras, o Gympass permite que seus usuários possam acessá-las através de um único pagamento mensal. Oferecer um pacote para empresas, como benefício corporativo para os colaboradores, foi a grande sacada dessa startup.

A empresa também disponibiliza soluções financeiras para as academias parceiras, expandindo seu modelo de negócios, e com um aporte de U$300 milhões em 2019, a Gympass entrou no seleto grupo das startups unicórnio.

Picpay

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Uma dentre as muitas FinTech nacionais bem sucedidas, o PicPay oferece uma carteira digital que permite fazer compras, recargas de celular e parcelamento de contas como água e eletricidade, tudo com alguns cliques no smartphone.

O crescimento da empresa é avassalador, atingindo os 20 milhões de usuários em maio de 2020 e chegando a 36 milhões no final do mesmo ano. Os planos do PicPay incluem a abertura de capital em 2021.

Principais players das startups

Como você já deve ter percebido, o universo da inovação e do empreendedorismo é caracterizado por uma série de terminologias próprias. Com asstartups, isso não é diferente. Nesse tipo de negócio, alguns termos e personagens são bastante comuns.

Entre eles, podemos destacar:

ACELERADORA/INCUBADORA

A própria denominação já oferece uma pista do propósito desseplayer. Asaceleradorasobjetivam oferecer amentoria e/ou investimentos necessários em determinado período para estimular ocrescimentoda startups promissoras.

Por sua vez, a incubadora é uma espécie de versãoum pouco mais tradicionaldaaceleradora. A incubadora geralmente tem o objetivo de apoiar as startups no desenvolvimento de suas ideias de negócio por um tempo determinado.

É comum que esse trabalho seja feito em decorrência de algumaresolução de fomentoa um setor, tomada em nível municipal ou estadual, assim, há incubadoras ligadas àsuniversidades locaise aórgãos governamentais.

O que difere esses dois parceiros é seu modelo de negócios. Aaceleradorageralmente é um negócioprivativo com fins lucrativose aincubadoracomumente é mantida pelainiciativa pública sem visar lucro.

EMPREENDEDOR SERIAL

Persona que também figura no universo do empreendedorismo tradicional. Trata-se de alguém com foco nacriação de novos negócios promissores. Ele pode criar as oportunidades de negócio, mas nem sempre gerencia-os, comumente tal atribuição é delegada para alguém comexpertiseem gestão de empresas.

Como exemplo nacional de empreendedor serial no segmento de startups, pode-se citar o do founder (fundador) da Sympla (startup de venda de ingressos e gestão de eventos) que, além desse, já criou sete outros empreendimentos.

HUBS DE INOVAÇÃO

Tratam-se de ambientes desenvolvidos de modo a conectar empreendedores para troca de informações, cocriação e fortalecimento de uma área de negócio.

Geralmente, fazem parte do hub de inovação um número expressivo de startups, empresas fornecedoras, aceleradas e incubadoras, potencializando o poder de tais ambientes para a geração de resultados.

Assim, em última instância, o hub de inovação conecta os personagens do ecossistema das startups. De modo geral, esses hubsreúnem infraestrutura física e de serviços; espaços de educação, de pesquisa e de desenvolvimento; programas e políticas de fortalecimento de clusters (concentração de empresas semelhantes que coabitam um espaço); ambientes colaborativos para testes e living labs; incubadoras/aceleradoras, startups, pequenos e médios empreendimentos e grandes marcas âncoras.

Tudo isso incentiva ainovação, a colaboração, a disruptura e o desenvolvimento de projetos transformadores e de impacto na sociedade.

Naturalmente, para que isso ocorra, é preciso que o hub seja formado por um ecossistema criativo e inovador, com empreendedores e parceiros dispostos a se engajarem e promoverem uma mudança.

O Vale do Silício é um dos grandes exemplos dehub de inovação. Esse conjunto de empresas inovadoras demonstrou seu potencial logo após aSegunda Guerra Mundial e, ainda hoje, impacta o mundo inteiro com as novidades criadas por marcas comoGoogle, Apple, Facebook, eBay, entre tantas outras. Outro exemplo éDubai, sobretudo no que diz respeito às fintechs (definancial technology, são startups do ramo financeiro cujos processos são fundamentados em tecnologia).

No Brasil, já há iniciativas como essa. São exemplos:Habitat(hub de inovação ancoradopelo Bradesco), Oito (hub ancorado pela Oi) eWayra(ancorada pela Vivo).

INVESTIDOR-ANJO

O nome também é bem sugestivo. Trata-se de um investidor que oferece suaexpertisee um aporte financeiro para ideias de grande potencial inovador .

Oinvestidor-anjo, muitas vezes, aposta em negócios que ainda nem saíram do papel, portanto, é uma operação de alto risco que, sendo bem-sucedida, oportuniza um retorno bastante significativo.

Para captar a atenção desseplayer, sobretudo na fase inicial do projeto, ter um plano de negócio é fundamental . Antes, é preciso ter em mente que, geralmente, a contrapartida por esse trabalho é um percentual de participação no controle da startup (assim, ele passa a ser também umshareholder– alguém que possui ações da empresa).

MENTOR

Omentoré alguém que foibem-sucedidonos negócios e que está disposto a ajudar a startup a partir de suaexperiênciae de seunetworking. Ele pode ser acionado para resolver algum gargalo de uma área específica de gestão do negócio, para compartilharinsights, para ajudar a fomentar parcerias, etc.

UNICÓRNIO

Unicórniosão as startups que alcançaram o 1 bilhão de valuation (valor estimado da empresa) e registraram um crescimento bastante acelerado, obtendo destaque no mercado em pouquíssimo tempo. Os primeiros unicórnios brasileiros surgiram em 2018 – sendo o Nubanke o app de transporte99.

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OUTROS TERMOS IMPORTANTES QUE FAZEM PARTE DO UNIVERSO DAS STARTUPS

Além dos termos que denominam os personagens principais vinculados às startups, há outros que merecem atenção. Mas, antes de os conhecermos, é importante pensarmos sobre a própria definição do significado de startup, que, por vezes, é equivocado.

Há quem acredite que esse tipo de empreendimento refere-se apenas a pequenas empresas que estão em sua fase inicial. Na verdade, não é bem assim.Em linhas gerais, considera-se hoje questartup seja uma empresa escalável, rentável e com alto nível de inovação.

Compreendido isso, podemos conhecer outros termos bastante importantes desse ecossistema. São eles:

VC (VENTURE CAPITAL)

Trata-se deuma modalidade de investimento voltada aempresas emergentes.De modo geral, a empresas que apresentam menor porte de faturamento, mas que tenhamalto potencial de crescimento.

Uma peculiaridade é que alguns fundos deVenture Capitallevam em consideração, inclusive, empresas que ainda não começaram a operar, o que torna-se interessante paraviabilizar e agilizar o lançamento de uma startup no mercado.

PRIVATE EQUITY

É uma modalidade de investimento voltada aempresas mais consolidadas no mercado.Esse tipo de investimento, geralmente, abrangestartups mais madurase que jáatuam no mercado, mas que precisam de um apoio parapromover e acelerar seu crescimento.

É importante salientar que ambas as modalidades são constituídas comocapital de riscoe envolvem investidores que injetamexpertisee capital nas empresas, como startups, geralmente em troca de uma participação societária.

O que é lean startup?

Em seu livro, Ries apresenta cinco princípios de lean startup que, segundo ele, perpassam todas as partes de seu método. Confira quais são.

1) EMPREENDEDORES ESTÃO POR TODA PARTE

Essa é a observação que fizemos no item anterior. O conceito de startup de Ries é abrangente e, por consequência, significa que não é preciso se encaixar naquele estereótipo do inventor de garagem para ser um empreendedor.

2) EMPREENDER É ADMINISTRAR

É verdade que um dos pontos centrais do conceito de startup é que ela se dedica a criar um produto ou serviço; porém, ela não é o próprio produto ou serviço.

A startup é uma instituição, e toda instituição precisa de gestão, certo? Além disso, ela precisa de uma gestão especial, devido à sua condição de incerteza, que é outro ponto central do conceito. Por isso, Ries afirma que não podemos separar o empreendedorismo da administração.

3) APRENDIZADO VALIDADO

Ries defende que um dos propósitos por trás da startup é o aprendizado. O empreendedor aprende a desenvolver um negócio sustentável por meio dos experimentos que ele conduz com a startup, e os resultados desses experimentos validam o que ele aprende.

4) CONSTRUIR-MEDIR-APRENDER

Esse é um ciclo virtuoso, composto por três etapas, destacado por Ries. Na primeira etapa, transforma-se ideias em produtos ou serviços; na segunda, mensura-se a reação dos clientes; na terceira, extrai-se um aprendizado, que pode levar a startup a mudar de direção ou seguir adiante.

Segundo Ries, qualquer processo dentro de uma startup deve ser voltado a acelerar o ciclo construir-medir-aprender.

Este ciclo é o ideia central por trás do método de lean startup e falamos sobre sua importância no decorrer do artigo. A título de curiosidade, Ries incluiu, na arte de capa de seu livro, o símbolo da caligrafia japonesa chamado Ensō — que representa, literalmente, um círculo, e possui uma importante simbologia para a cultura japonesa.

 

5) CONTABILIDADE PARA INOVAÇÃO

Ries traz como princípio a necessidade de uma contabilidade diferente. Porém, ele não está se referindo realmente à contabilidade dos contadores, livros-caixa e impostos. Na verdade, está falando de “accountability”, um termo em inglês ligado à prestação de contas sobre os resultados. Então, Ries fala que é necessário descobrir formas de mensurar progresso, definir metas e priorizar o trabalho nas startups.

Qual é a essência da startup enxuta?

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Já vimos o conceito de startup adotado por Ries e os cinco princípios que permeiam suas ideias. Então, é hora de responder a principal pergunta: qual é a essência da startup enxuta? O que significa, afinal, lean startup?

Startup enxuta é um método, ou seja, um conjunto de práticas voltadas a ajudar os empreendedores a alcançar o sucesso. Para isso, essas práticas apoiam-se na priorização de agilidade, baixo custo e foco nos clientes.

A startup enxuta prefere testar e mensurar (o ciclo construir-medir-aprender), em vez de planejar, pesquisar e desenvolver, porque essas atividades consomem muitos recursossem garantir o sucesso.

ALGUNS CONCEITOS

Antes de finalizar essa explicação sobre startup enxuta, conheça alguns conceitos desse método que podem ser úteis para compreender melhor sua proposta como um todo.

  • Minimum Viable Product , ou Mínimo Produto Viável, ou MVP. É a forma mínima de um produto para que seja viável lançá-lo no mercado. Esse conceito reflete a priorização da agilidade e do baixo custo; a noção de que é melhor partir rapidamente para o teste prático da ideia, economizando tempo e recursos.
  • Product x Market fit . Esse conceito diz respeito ao encaixe entre o produto desenvolvido e as necessidades do mercado. Ele reflete a priorização do foco nos clientes.
  • Pivotar . É o termo usado para uma mudança radical no produto ou modelo de negócio, realizada quando não se obtém bons resultados, para realinhar a startup com a realidade (do mercado, dos clientes). Reflete a importância do ciclo construir-medir-aprender.

A promessa da startup enxuta

Segundo o próprio Ries, em um artigo publicado inicialmente na Business Week, a promessa trazida por seu método é de uma base mais sólida e rigorosa para o empreendedorismo. De uma startup construída em cima de fatos e conhecimento, em vez de mitos.

Assim, ele pode colaborar para evitar que tantas iniciativas fracassem, levando consigo a paixão e os esforços dos empreendedores que as idealizaram.

O que podemos extrair do método da lean startup, de Ries?

Em primeiro lugar, a necessidade de uma abordagem realista para o empreendedorismo e a inovação. Uma abordagem focada na realidade, e não em intuições e palpites.

Se você gera uma ideia e cria um produto, ele deve ser colocado nas mãos dos clientes quanto antes, para descobrir se é viável; e, se a recepção não for tão boa quanto esperado, é preciso estar preparado para abrir mão e fazer as mudanças necessárias.

Em segundo lugar, a importância de estar continuamente orientado para o progresso. E não poderíamos falar sobre progresso sem mencionar a necessidade de evolução rápida, para que a organização mantenha a relevância no mercado.

Isso inclui, é claro, a incorporação de tecnologias que possam aumentar sua eficiência ecompetitividade.

O que é uma startup unicórnio?

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A definição é simples: startup unicórnio é toda empresa inovadora avaliada em 1 bilhão de dólares antes do IPO, abertura do capital em uma bolsa de valores.

O Facebook, alcançando os U$ 83, 5 bilhões na última avaliação antes do seu IPO, e a ByteDance, desenvolvedora do TikTok que já chegou aos U$140 bilhões e ainda possui capital fechado, são os maiores expoentes da categoria.

Seu rendimento é obtido através de aportes obtidos com grandes fundos de investimento, os quais apostam no elevado retorno que essas empresas podem gerar ao longo do tempo.

Como surgiu o termo startup unicórnio?

Em 2013 a investidora Aileen Lee escreveu o artigo Welcome to the unicorn club: learning from billion-dollar startups, reconhecido como a primeira menção ao conceito de startup unicórnio. Na época, apenas 39 companhias se encaixavam no requisito, número que já chegou a 515, segundo os dados da CB Insights, consultoria de referência na área.

O crescimento dos números, inclusive, já deu origem a novos termos, como Super Unicórnios , que alcançaram os U$ 10 bilhões, e Hectocórnios, acima dos U$ 100 bi. Apenas a ByteDance já rompeu essa barreira, enquanto 26 nomes compõem a lista das “Supers”, incluindo a brasileira Nubank.

Startups unicórnios brasileiras

O Brasil está entre os países com o maior número de startups unicórnio, possuindo mais de 10 empresas na lista, que é totalmente dominada por EUA e China, com mais de 100 representantes cada um.

Abaixo você confere alguns desses unicórnios nacionais:

99

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O aplicativo de transporte individual, lançado em 2012, recebeu um aporte de US$ 100 milhões em 2017, que permitiu expandir as ações do grupo e garantiu competitividade frente às inúmeras investidas da Uber no mercado nacional.

Com a popularização dos apps de transporte, a rentabilidade da empresa se tornou cada vez maior. Um ano depois, a chinesa Didi Chuxing deu o lance que transformaria a 99 na primeira startup unicórnio brasileira, comprando suas operações por valor estimado em US$ 1 bilhão.

Ebanx

startup unicornio

As Fintechs, empresas que usam tecnologia para oferecer serviços financeiros inovadores, são presença garantida em qualquer lista de startups unicórnio. Um desses casos é a EBANX, responsável por soluções de pagamento para que consumidores na América Latina possam utilizar serviços globais.

Seus clientes incluem nomes como Spotify, AliExpress, Uber e Airbnb, garantindo um faturamento massivo com a cobrança de uma pequena taxa por cada transação realizada nessas plataformas. A EBANX se tornou uma startup unicórnio graças ao investimento do grupo FTV Capital, em 2019.

Ifood

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Líder entre os apps de entrega na América Latina, o iFood foi adquirido em 2014 pela Movile, empresa que surgiu vendendo serviços de SMS e ringtones nos anos 90. A plataforma se tornou o produto central do grupo, presente em países como México, Colômbia e Argentina.

O crescimento se deu através de compras e fusões com outras startups do setor, como RestauranteWeb, PedidosJá e SpoonRocket, acumulando os recursos e tecnologias dessa empresas para chegar na tão desejada marca de U$ 1 bilhão.

Loft

startup unicornio loft

A mais rápida startup unicórnio do Brasil é a Loft, que alcançou o posto em apenas 16 meses. O negócio teve início pela compra, reforma e venda de apartamentos, evoluindo para uma plataforma que conecta compradores e vendedores.

A Loft alcançou a marca operando em apenas três cidades: São Paulo, Rio de Janeiro e Cidade do México. Com os recentes investimentos, a startup agora pretende expandir suas operações para mais lugares, e tem um potencial gigantesco de crescimento pela frente.

Como transformar minha startup em um unicórnio?

Não é fácil responder à pergunta de U$ 1 bilhão, mas as histórias de startups unicórnio brasileiras e internacionais possuem algumas características semelhantes, que você pode explorar tanto na sua própria startup quanto em iniciativas de intraempreendedorismo numa organização tradicional..

INOVAÇÃO, INOVAÇÃO, INOVAÇÃO

O mundo das startups é marcado por grupos tentando criar o próximo Netflix ou a próxima Uber, mas essas iniciativas dificilmente vão trazer o retorno esperado, a menos que revolucionem o mercado onde estão inseridas.

Tome como exemplo as redes sociais, onde estão os vários sucessos entre as startups unicórnio: Instagram e Tiktok foram inovadorese únicos de alguma forma, garantindo resultados que as diversas tentativas de criar “novo Facebook” nunca puderam alcançar.

INVESTIMENTO EM TECNOLOGIA

Seja para criar um novo modelo de pagamento, entregas ou compartilhamento de conteúdo, a tecnologia tem papel fundamental no modelo das startups unicórnio. Estes negócios precisam de escala, e não há como chegar até milhões ou bilhões de pessoas sem automatizar processos.

FOCO NO CLIENTE

O valor entregue pela startup unicórnio deve ser extremamente alto, até mesmo inesperado pelos clientes. O iFood e a 99, citados anteriormente, são exemplos disso: as pessoas tem uma experiência tão positiva que acabam convencendo seus familiares e amigos a experimentá-los também.

PROPÓSITO CLARO

Embora suas operações sejam complexas, o propósito central de uma startup unicórnio pode ser definido em poucas palavras. Facilitar o transporte individual, oferecer um meio de pagamento eficaz, compartilhar vídeos e promover a conexão entre compradores e vendedores são alguns exemplos.

AGILIDADE

Toda startup unicórnio surge com um produto simples, quase um protótipo, ao qual são acrescentadas novas funções com o tempo. A ideia é ser o primeiro no mercado, conquistar recursos, e evoluir. O produto deve funcionar bem, é claro, mas os detalhes podem ser ajustados depois.

Livros sobre startups

A lista abaixo traz livros sobre startup que cobrem todo o espectro ligado ao assunto, de estratégia e filosofia às ferramentas e processos cotidianos. Os conhecimentos apresentados nessas obras podem servir tanto para o empreendedor quanto para colaboradores na linha de frente.

1 – DE ZERO A UM: O QUE APRENDER SOBRE EMPREENDEDORISMO COM O VALE DO SILÍCIO – PETER THIEL

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Poucos livros sobre startup tiveram tanto impacto quanto De Zero a Um, que se tornou uma espécie de manual da área. Co-fundador do Paypal e primeiro investidor externo do Facebook, Thiel viu por dentro como startups de sucesso funcionam.

Ele compartilha seu conhecimento com uma linguagem simples e dinâmica, mostrando que não existe fórmula para a inovação, mas as perguntas certas podem mostrar o caminho único para você ir de 0 a 1.

2 – O LADO DIFÍCIL DAS SITUAÇÕES DIFÍCEIS – BEN HOROWITZ

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Qual é o melhor curso de ação na hora em que você precisa demitir um colaborador de alto escalão, ou quando sua rodada de investimentos fracassa completamente? Esse é o tipo de pergunta para a qual não existe resposta pronta.

Se você está acostumado com livros sobre startup que contam a história de uma ideia triunfante, O lado difícil das situações difíceis vai mudar a sua forma de ver esse mundo. Ben Horowitz apresenta problemas cotidianos, para mostrar que o sucesso é conquistado por quem, dia após dia, olha o fracasso nos olhos e encontra uma forma de superá-lo.

3 – STARTUP: MANUAL DO EMPREENDEDOR – STEVE BLANK E BOB DORF

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Um livro para quem deseja aprender como testar, de formas práticas, o potencial de uma ideia, e transformar as melhores delas em resultados concretos. O Manual do Empreendedor discute a relação entre negócios e clientes, mostrando que uma organização só pode ter sucesso quando atende os desejos do público, e traz ensinamentos para quem busca superar essa barreira.

4 – VENTURE DEALS – BRAD FELD E JASON MENDELSON

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Como obter capital de risco? É uma pergunta simples, mas a resposta define se a startup avança ao próximo estágio de sua vida ou fracassa por falta de investimento.

Venture Deals expõe os mecanismos usados por quem senta do outro lado da mesa – Feld e Mendelson fundaram um grupo de investimento que atualmente possui mais de 70 empresas no portfólio – sendo indispensável em qualquer lista de livros sobre startup.

5 – ELON MUSK – ASHLEE VANCE

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O nome por trás de marcas como Tesla e SpaceX é, argumentavelmente, o empreendedor mais bem sucedido de sua geração, mas enquanto a personalidade excêntrica e as empresas inovadoras são famosas no mundo inteiro, poucos conhecem a sua história.

Neste livro você encontra uma biografia completa sobre Elon Musk, com um olho no passado e outro no futuro, discutindo questões como a viagem para Marte e um mundo sem combustíveis fósseis.

6 – INOVAÇÃO EM MODELOS DE NEGÓCIOS: BUSINESS MODEL GENERATION – ALEXANDER OSTERWALDER E YVES PIGNEUR

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Em nosso artigo “O que é Startup” nós falamos sobre como a Inovação em Modelos de Negócios é uma característica fundamental para definir esse tipo de empreendimento. O livro é um guia de referências em inovação nas grandes startups pelo mundo, apresentando ferramentas e dicas práticas que você pode utilizar para construir o seu próprio Modelo de Negócios.

7 – OS INOVADORES – WALTER ISAACSON

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Enquanto a maioria dos livros sobre startup nos mostra como usar computadores e a internet para criar novos empreendimentos, Os Inovadores é uma história sobre essas mesmas ferramentas, que podem ser consideradas as maiores inovações dos últimos 500 anos.

Walter Isaacson, biógrafo de nomes como Steve Jobs e Albert Einstein, como uma ideia nos anos 1830 se transformou em máquinas esquisitas no século seguinte, e evoluiu até os equipamentos super potentes que você usa para construir o seu negócio hoje.

8 – 10 MIL STARTUPS – FELIPE MATOS

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Num dos principais livros sobre startup nacionais, Felipe Matos nos mostra as lições de sucesso e fracasso aprendidas com as mais de 10 Mil Startups que ele influenciou de alguma forma ao longo de sua carreira.

Presidente da Associação Brasileira de Startups, Matos conhece como poucos o cenário do empreendedorismo brasileiro, e sua visão nos ajuda a entender como aplicar as lições dos outros livros ao cenário nacional.

9 – SCRUM KANBAN – A ARTE DE FAZER O DOBRO DO TRABALHO PELA METADE DO TEMPO – JEFF SUTHERLAND

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Você já sabe que uma startup deve ser ágil e crescer mais rápido que uma empresa tradicional, mas como fazer isso na prática? É preciso aliar a inovação a uma metodologia de gestão, com equipes e processos eficientes.

Esse é o propósito de SCRUM, livro que apresenta o método de mesmo nome, através do qual um empreendedor pode estruturar times enxutos e guiá-los para obter respostas rápidas, capazes de fazer uma startup saltar degraus e multiplicar seus recursos.

10 – ANTIFRÁGIL: COISAS QUE SE BENEFICIAM COM O CAOS – NASSIM TALEB

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Caos é uma das palavras que melhor define o ambiente enfrentado pelas startups. As coisas mudam o tempo inteiro, e o cenário de amanhã é sempre incerto. Para enfrentá-lo é preciso ser Antifrágil, encontrando um caminho favorável em meio às circunstâncias, ao invés de lutar com elas.

Esse não éexatamenteum livro sobre startups, mas apresenta modelos de pensamento e comportamento que se adequam perfeitamente ao mindset necessário para ter sucesso à frente de uma.

11 – A ESTRATÉGIA DO OCEANO AZUL – W. CHAN KIM

livro oceano azul

Startups de extremo sucesso não competem, elas criam o próprio mercado destruindo o que havia antes. O consumidor não pensava em filmes por streaming antes da Netflix ou aplicativos de transporte antes da Uber, e esse foi um dos motivos para essas empresas se tornarem gigantes.

A estratégia do oceano azul discute essa forma de atuação, mostrando por que, ao invés de lutar contra os grandes tubarões, é melhor encontrar o seu próprio espaço e dominá-lo sem concorrência, com uma abordagem sistemática para seguir esse caminho.

CONCLUSÃO

Lançar uma startup é um misto entre inovação e gestão, para conduzir times e ideias à execução perfeita e o melhor uso possível dos recursos disponíveis.

A AEVO é uma startup Capixaba que busca promover a inovação nas empresas através do AEVO Innovate, o maior software de Gestão da Inovação da América Latina.

O Módulo de Startups é um exemplo das funções que você encontra na plataforma. Ele põe o seu empreendimento em contato com organizações de grande escala no Brasil e no mundo, facilitando a prestação de serviços e o crescimento da sua startup para que ela se torne um sucesso como os que acabamos de ver.

Manter a inovação em organizações de grande porte, no entanto, é um desafio complexo, para o qual toda empresa precisa de ajuda. Uma opção é o programaAEVO Innovate, o maior Software de Gestão da Inovação em toda a América Latina, e responsável por fazer com que dezenas de empresas pudessem chegar ao próximo nível.

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