Covid-19: 10 startups liberam cursos gratuitos no Brasil

Covid-19: 10 startups liberam cursos gratuitos no Brasil

Há pouquíssimas semanas nossa realidade mudou completamente. Diante de incertezas, impactos sociais e econômicos diversos, grande parte das organizações, sejam elas de natureza física ou não, tiveram que se adaptar a um novo cenário: o de distanciamento social, porém, com um objetivo muito mais nobre, o de desacelerar o contágio em massa da Covid-19.

Imersos nessa nova realidade mundial, é perceptível que manter a união, colaboração e a produtividade da nossa equipe, mesmo à distância, é a prioridade. 

Como tudo é muito novo, é cedo para avaliar os impactos positivos e negativos na sociedade e no mercado. Entretanto, de uma coisa nós temos certeza: ainda não há previsão de quanto tempo o isolamento social deve durar.

Pensando nos principais obstáculos que empresas de todos os portes precisam superar com a adaptação de suas operações, grandes empresas e startups liberaram, gratuitamente, cursos que vão ajudar você e a sua equipe a aproveitar o tempo extra para o desenvolvimento pessoal e profissional.

Nesse artigo nós apresentamos 10 startups que estão colaborando para a capacitação de milhares de pessoas e profissionais que estão em isolamento, ofertando mais de 1.000 cursos gratuitamente – muitos deles com certificado.

Entre os principais conteúdos, estão cursos para todos os profissionais, como os de empreendedorismo, colaboração e interdependência, gestão de projetos; e os mais específicos, voltados para as áreas de vendas, marketing e informática.

Vamos lá?


Colaboração e trabalho remoto com o Linkedin

Com o objetivo de te ajudar a antecipar-se às necessidades da sua empresa e elaborar uma rotina mais estratégica  para trabalhar remotamente, o Linkedin está disponibilizando um curso para você aprender técnicas de produtividade e resiliência em tempos difíceis. 

Os principais assuntos abordados serão:

  • Aprenda formas de trabalhar remotamente e delegar tarefas entre sua equipe.
  • Otimize seu trabalho, organizando suas tarefas diárias de forma efetiva.
  • Gerencie seu tempo e evite a procrastinação a fim de manter a produtividade.

Gostou dos temas? Para se inscrever nos cursos basta clicar neste link.


Colaboração e interdependência com a Perestroika

Trabalhar com pessoas é desenvolver projetos em equipe e a colaboração ou construção de uma dinâmica de trabalho que faça sentido pode ser a diferença entre o sucesso e fracasso de uma operação à distância. Afinal, essa é nossa nova realidade e sabemos quem nem todos os profissionais possuem as skills necessárias para ter uma fácil adaptação.

Com o objetivo de conectar pessoas e ideias, a escola livre de atividades criativas, Perestroika, está oferecendo o curso de CLIP (Conectar Pessoas e Ideias), que vai te ajudar a desenvolver a colaboração, pensamento em rede e interdependência.

Para se inscrever no curso online, basta clicar neste link.


Metodologias Ágeis com a FM2S

As práticas de gestão de projetos precisam se adequar às novas exigências do trabalho à distância e, apesar dessa metodologia não ter sido criada com esse propósito, ela é utilizada por grandes empresas como Apple, Facebook, Zara, Paypal etc.

Com o objetivo de entregar valor para os nossos clientes de forma otimizada, transparente e colaborativa, a FM2S está oferecendo o curso de Metodologias Ágeis, que vai te ajudar a eliminar gaps nos projetos e potencializar as entregas. 

Para se inscrever no curso online, basta clicar neste link.


Empreendedorismo com a Conecta Startup

O Programa Conecta Startup Brasil conecta empreendedores, startups em estágio inicial, empresas, parceiros, investidores e mentores a um mesmo objetivo: o aumento da densidade de startups alinhadas com desafios do setor produtivo.

Leita também: Saiba recrutar e selecionar startups

O Programa está oferecendo, gratuitamente, um curso de empreendedorismo e uma ação integrada de ideação, conexão, capacitação e investimento de até 200 MIL reais.

Para se inscrever no curso online, basta clicar nesse link.


Inovação, carreira, ética e empreendedorismo com a slash/education

A Slash Education é uma startup do ramo da lifelong learning, da PUCPR. Reunindo habilidades técnicas, conhecimentos gerais e experiências de vida, a Slash Education está oferecendo quatro cursos de capacitação profissional para você. 

Confira os temas:

  • “Ética pra quê?”
  • “Empreendedorismo na prática”
  • “Carreira e futuro: uma jornada que começa hoje”
  • “Biomimética: natureza como fonte de inspiração e inovação”

Gostou dos temas? Para se inscrever nos cursos basta clicar neste link.


Marketing com a Rock Content

Com quase 68 mil inscritos no YouTube, a Rock Content é conhecida por ensinar estratégias de marketing gratuitamente em diversas plataformas e redes sociais. Porém, a empresa também possui um projeto com cursos premium, a Rock University, que é a escolha de muitas empresas para a capacitação in company de seus colaboradores.

Preocupados com as incertezas que os profissionais de marketing podem estar passando com esse novo cenário, a Rock Content disponibilizou 5 dos seus cursos premium, gratuitamente. Fique atento às datas de lançamento deles:  

  • 24/03 – Curso de Branding
  • 30/03 – Curso de Gestão de Mídias Sociais
  • 06/04 – Curso de Marketing no Instagram
  • 13/04 – Curso de Customer Sucess
  • 20/04 – Curso de Conversion Rate Optimatizion (CRO)

Gostou dos temas? Para se inscrever nos cursos basta clicar neste link.


Marketing e vendas com a Resultados Digitais

A startup de tecnologia, Resultados Digitais, é dona da ferramenta de automação RD Station, autora da Metodologia de Crescimento e organizadora do maior evento de marketing digital da América Latina, o RD Summit.

Com esse currículo, fica fácil entender que a empresa é especialista em marketing e, para ajudar você e a sua equipe a explorarem novas estratégias de marketing digital e vendas, ela disponibilizou gratuitamente 2 cursos em sua plataforma de e-learning:

Gostou dos temas? Para se inscrever nos cursos basta clicar neste link.


Aprenda inglês pelo WhatsApp com a ChatClass

A ChatClass é uma startup brasileira com uma dinâmica de ensino muito inovadora. A empresa criou uma Inteligência Artificial que interage com os alunos no aplicativo WhatsApp, dispensando a curva de aprendizado de qualquer outra plataforma ou software para o mesmo objetivo – tornando o aprendizado muito mais democrático, afinal, quem não tem um smartphone com acesso ao WhatsApp nos dias atuais?

A ChatClass está oferecendo milhares de atividades de fixação para você desenvolver seu inglês de forma cômoda, no conforto da sua casa, gratuitamente.

Gostou da ideia? Para se inscrever no curso gratuito, basta clicar neste link.


Cursos de inglês gratuitos (para hoje e sempre) com a Kultivi

Com mais de 200 mil inscritos em seu canal do YouTube, a Kulviti é uma startup com um modelo de negócios diferente: ela utiliza da parceria publicitária de empresas e a contribuição de pessoas físicas para oferecer mais de 80 cursos de inglês gratuitamente (hoje e sempre!).

Gostou da ideia? Para se inscrever nos cursos gratuitos, basta clicar neste link.


Mais de 400 cursos gratuitos com a Udemy

Com mais de 2500 cursos em português, a Udemy é uma gigante no seu mercado global, chamado de Edtech (acrônimo para empresas de educação e tecnologia). 

Com o objetivo de conectar professores e alunos, a plataforma de EAD é uma ótima solução para capacitação de colaboradores da área de tecnologia, uma vez que seu ponto forte no Brasil são os cursos de informática e programação.

Seguindo a linha dessa rede colaborativa das Edtech’s, a Udemy está oferecendo mais de 400 cursos gratuitos para quem deseja aprender técnicas básicas de informática.

Gostou da ideia? Para se inscrever nos cursos gratuitos, basta clicar neste link.


Inovação com a AEVO (bônus)

Nós ainda não mergulhamos no mercado das Edtechs, mas não se preocupe! Isso não significa que deixaremos de contribuir para seu e o desenvolvimento da sua empresa, afinal, a inovação é um recurso valioso em tempos de incerteza!

Pensando nisso, nossos especialistas estão desenvolvendo uma série de conteúdos para te munir de informações que, sem dúvidas, serão de grande ajuda na elaboração das iniciativas de inovação da sua empresa.

A AEVO está lançando o Open Innovation Talks, com o objetivo de reunir profissionais de grandes empresas, como Ambev, Natura, AES Tietê e BASF para compartilhar experiências e aprendizados com profissionais iniciantes na área de inovação ou ainda aqueles que desejam aprimorar suas estratégias inovadoras.

Gostou da ideia? Mas fique ligado: o webinar vai ao ar nos dias 2 e 3 de abril. Para se inscrever é simples, basta clicar neste link.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *