Tendências de Negócios 2021: saiba no que investir

tendências de negócios 2021

O ano de 2020 foi de grandes desafios para os mais variados segmentos do mercado. Empresas de todos os portes tiveram que se adaptar as mudanças. Essa adaptação acarretou novas soluções e tendências de negócios ainda mais inovadoras, como trabalho remoto, vendas on-line e delivery.

O uso da internet para comprar e vender, oferece uma série de vantagens, que o mundo físico não possui. E mesmo que o novo ano ainda exija muito cuidado, as inovações geradas no ano anterior seguem em alta.

Para saber quais são as principais tendências de negócios 2021, continue lendo este artigo e saiba no que investir para obter sucesso.


Leia também: Os melhores eventos de Inovação no Brasil em 2021


Algumas tendências de negócios para 2021

E-commerce continua em alta

Entre as tendências de negócios 2021 estão os e-commerces, que nos últimos anos só cresceram.

A questão é que mesmo podendo vender sem uma loja virtual, a sua existência confere muito mais credibilidade para a marca. Sem contar que com um e-commerce é possível apresentar de forma mais completa cada produto.

De modo similar, é possível concentrar em uma única plataforma todas as etapas da venda, inclusive, o pagamento e o acerto do prazo de entrega. Por isso, é uma tendência que continua em alta.


Lojas físicas fidelizam seus clientes

Se por um lado as vendas on-line cresceram, por outro, as lojas físicas também conseguiram fidelizar seus clientes, devido à proximidade.

A necessidade de ir somente aonde é realmente preciso, as compras próximas de casa se tornaram mais convenientes e seguras. E mesmo as lojas pequenas investiram no uso da internet para manter a comunicação com os seus clientes.

A relação virtual e a proximidade são determinantes na fidelização, pois fazem com que os clientes prefiram comprar sempre nos mesmos estabelecimentos.


Vitrine nas mídias sociais

Outra das tendências de negócios 2021 é usar e abusar do uso das redes sociais para interagir com o público, pois elas servem como uma eficiente vitrine para as empresas. Além disso, as mídias sociais têm oferecido ainda mais opções.

É o caso do Instagram que, desde julho de 2020, conta com o Instagram Shop, uma seção de compras na qual se tem acesso a um catálogo de produtos e conteúdos. Estes são exibidos de acordo com os interesses de cada usuário.

Leia também: Inovação de marketing: o que é, conceito e como implementar


Operações humanizadas

Apesar das novidades em termos de vendas on-line, as operações humanizadas também estão em alta.

Seja no sentido de humanizar as marcas, mostrando que por trás delas existem profissionais dedicados a desenvolver os melhores produtos e serviços aos consumidores, seja através de ações que visam o bem-estar dos seus clientes.

A questão é que empresas preocupadas não apenas em gerar lucro são mais bem-vistas pelos consumidores e, sabendo disso, elas estão se esforçando em promover ações que as humanizem.


Outros pontos determinantes para 2021

Segurança on-line

Junto com o maior uso da internet para vender on-line é essencial oferecer ao consumidor segurança. Afinal, pessoas mal-intencionadas estão atentas às oportunidades que vislumbram nesse cenário.

Portanto, as empresas não devem apenas criar mecanismos para garantir a segurança dos clientes, mas também ensiná-los a como ter um comportamento seguro na hora de comprar on-line.


Inteligência artificial

Mais uma das tendências de negócios 2021 é a chamada inteligência artificial, que já é usada atualmente, por meio das mídias sociais e dos algoritmos. Esses recursos fornecem uma série de informações relevantes a respeito de um público-alvo.

Para tanto, baseiam-se em um imenso volume de dados. E as empresas podem usá-los para desenvolver produtos e serviços, cada vez mais, na medida certa para os consumidores.

Leia também: Inovação de produto: o que é, quando e quanto investir


Negócios de nicho

Investir em uma empresa que atenda um determinado público com necessidades bem específicas é mais uma forma de obter sucesso.

Exemplos são marcas que oferecem produtos a pessoas com restrições alimentares ou que por opção preferem mercadorias que são mais difíceis de encontrar, como artigos que não foram testados em animais.

Esses são apenas alguns exemplos e se constitui um amplo mercado para ainda ser explorado.


Negócios de assinatura

Os serviços e produtos que são vendidos por meio de assinatura são outros entre as tendências de negócios 2021. Embora não seja uma novidade, nos últimos anos, esse modelo de negócio se reinventou com ajuda da internet alcançou altos patamares.

Clubes de assinatura de vinhos, plantas, roupas e produtos orgânicos são alguns exemplos, bem como as assinaturas de streamings de vídeo e áudio. A cobrança é mensal e a empresa dispõe do produto/serviço na medida certa para o seu cliente.


Pagamento sem contato

Foram muitas as novidades que surgiram em 2020. Entre elas, mais uma que merece destaque é o pagamento sem contato.

Ele se dá por meio das máquinas que aceitam pagamentos com aproximação do cartão. Apesar de já estar disponível, foi ao longo de 2020 que ganhou mais adeptos e, hoje, é amplamente utilizado.


Experiências omnichannel personalizadas

Omnichannel é uma estratégia que consiste em usar diferentes canais de comunicação para se relacionar com o público. Mas para que ofereça os resultados esperados deve-se escolher os canais com foco no consumidor, a fim de personalizar a sua experiência.

Ou seja, devem atender as necessidades e preferências da sua audiência. Essa é também uma das tendências de negócios 2021 que garante o engajamento do público e a consequente conversão de vendas.


Conclusão

Já que 2021 promete ser um ano ainda com muitos desafios é importante seguir as tendências que mais combinem com o seu negócio e com o público-alvo. Assim, inovar também está na pauta do dia.

Isso pode ser feito de diversas maneiras, inclusive, tornando a sua equipe mais colaborativa. Uma forma de promover a inovação é utilizando um software de gestão da inovação, como o AEVO Innovate. Fale com um de ossos especialistas e conheça!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *