A figura do líder é extremamente importante em qualquer empresa ou projeto, ajudando a transformar ambientes e a motivar a equipe na busca de um objetivo em comum. Porém, para conseguir os resultados esperados, é fundamental conhecer os tipos de liderança e encontrar o que melhor se encaixa na sua necessidade.
O líder pode ter posturas completamente diferentes, dependendo das características dos membros do seu time, exercendo uma liderança autocrática, liberal, democrática ou servidora ─ e assim, atingir resultados mais ou menos positivos.
Quer saber tudo sobre os tipos de liderança e entender qual é o mais indicado para o seu projeto? Continue a leitura.
Qual a importância do líder na gestão de projetos?
Antes de falarmos dos tipos de liderança, é essencial que você compreenda a importância e as funções de um líder na gestão de projetos.
Diferentemente do “chefe”, que apenas exerce sua figura de ordem e gerencia para que prazos e metas sejam cumpridos, o líder é aquele capaz de promover o comprometimento e o engajamento dos profissionais envolvidos em prol de um objetivo em comum.
Para isso, ele deve conhecer muito bem os membros da sua equipe e suas características, sabendo delegar funções de acordo com o perfil de cada funcionário e também compreendendo as motivações do time.
Mas, nem todo mundo apresenta as características essenciais para ser um bom líder, como: planejamento estratégico, comunicação, relacionamento, ousadia, criatividade, entre outros. Por isso, é importante desenvolver essas qualidades para poder liderar de forma mais eficiente.
São funções de um líder:
- Saber se comunicar assertivamente com os membros do time, criando um canal de comunicação no qual todos possam ouvir e serem ouvidos;
- Saber orientar seus funcionários, com feedbacks claros (e também estar aberto para recebê-los);
- Liderar pelo exemplo;
- Conseguir identificar o perfil de cada um dos membros da sua equipe e, dessa forma, delegar responsabilidades de forma correta;
- Desenvolver e aprimorar as habilidades dos seus colaboradores, sempre buscando o melhor que cada profissional pode agregar;
- Propor desafios e tornar o trabalho instigante;
- Incentivar a criatividade e a inovação;
- Criar um ambiente de trabalho favorável e adequado para o desenvolvimento das habilidades de cada membro;
- Compartilhar experiência e conhecimentos, transmitindo confiança;
- Ser positivo, otimista e responsável, sabendo gerenciar crises e situações de estresse, tanto emocional quanto relacionados aos processos de trabalho.
Quais os líderes existentes e como definir o melhor?
Na literatura da área administrativa existe uma infinidade de nomenclaturas e de tipos de liderança. Porém, mais importante do que saber o nome correto de cada tipo é compreender quais as atitudes e ações são mais interessantes diante das necessidades da equipe que você gerencia e do projeto no qual trabalham.
Por isso, é fundamental que entender muito bem os seus funcionários, as características de cada um e a trajetória profissional deles, bem como o projeto para o qual estão trabalhando, os prazos, metas e o que esperam de você como líder.
Somente assim você será capaz de delegar funções de maneira correta, aumentando a produtividade e ainda criando um ambiente agradável, em que todos se sintam à vontade para colaborar com ideias e sugestões.
Dito isso, veja alguns tipos de liderança que existem e que podem se encaixar nas necessidades atuais dos seus projetos:
1. Liderança Autocrática
Nesse tipo de liderança, o líder centraliza a autoridade e todas as decisões, sendo que os subordinados não possuem nenhuma liberdade de escolha. A ênfase é toda sobre o líder que apresenta determinadas características, como:
- Dominância;
- Está sempre pronto para emitir ordens e espera obediência cega e plena dos subordinados;
- É temido pelo grupo que acaba apenas trabalhando quando o líder está presente.
Em geral, os grupos que são submetidos a essa postura costumam apresentar maior volume de trabalho produzido, contudo, os sinais de tensão, agressividade e frustração são muito maiores que nos demais tipos de liderança.
2. Liderança Liberal
O líder liberal é aquele totalmente oposto ao autocrático e que permite liberdade total para os membros do grupo nas tomadas de decisões, participando apenas quando é requisitado. Nesse tipo de liderança, a ênfase está no grupo.
Geralmente, o líder liberal apresenta um comportamento sem firmeza e evasivo, o que pode causar nos seus liderados:
Desagregação;
Insatisfação;
Agressividade;
Sinais de individualismo;
- Pouco respeito ao líder.
O principal problema nesse tipo de liderança é a falta total de feedbacks e de avaliação dos acontecimentos, fazendo com que a equipe sinta-se desmotivada — já que o exemplo que o líder passa é de desinteresse no próprio projeto que está liderando.
Por outro lado, esse tipo de atitude é capaz de demonstrar confiança na capacidade dos seus colaboradores, dando a eles mais autonomia.
Se você trabalha com um grupo de especialistas, por exemplo, com conhecimentos e habilidades para trabalharem de maneira independente, essa pode ser uma escolha acertada.
3. Liderança Democrática
É um tipo de liderança que está muito em voga atualmente, já que o líder apresenta algumas características diferenciadas, como:
Capacidade de debater antes de tomar decisões;
Boa interação com a equipe e com cada um dos membros;
Capacidade de encorajar a participação das pessoas;
- Preocupação igual com o trabalho e com o grupo.
Nesse tipo de liderança, a troca de ideias melhora a moral e a satisfação dos colaboradores, diminuindo a abstenção e a rotatividade de profissionais e ainda incentivando o grupo a sugerir ideias e soluções criativas para as adversidades.
Do lado negativo, contudo, o processo de decisão pode ser demorado, o que pode levar a atrasos em projetos com prazos muito curtos. Também é preciso considerar a maturidade da equipe, já que times com membros muito jovens tendem a não desempenhar as funções de maneira adequada com um líder democrático.
4. Líder Servidor
O líder servidor tem o foco no capital humano e não apenas nos resultados, sendo capaz de influenciar, incentivar e engajar os membros da equipe, apresentando algumas características, como:
- Valorização das ideias e opiniões, incentivando a inovação e a criatividade;
- Poder de persuasão, incentivando a equipe a enxergar a situação de diversos ângulos;
- Capacidade para identificar as necessidades e alinhar a gestão aos objetivos pretendidos;
- Capacidade de encorajar e entusiasmar os membros;
- Pensamento no indivíduo de forma completa, e não apenas no profissional;
Humildade.
A liderança servidora é especialmente útil para a atração e retenção de talentos, desenvolvendo os colaboradores e criando um ambiente propício para a troca de experiências e opiniões, fortalecendo o time, aumentando o engajamento e diminuindo o absenteísmo.
Como você pode notar, independentemente do tipo de liderança, é muito importante ter uma visão ampla da sua equipe e das metas e expectativas relacionadas ao projeto que você gerenciará, encontrando a melhor forma de guiar seus colaboradores rumo a um objetivo comum.
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