4 tipos de perfil comportamental que você precisa conhecer

No caso de um colaborador de uma empresa, os tipos de perfil comportamental definem, de uma forma geral, como ele irá desempenhar seu trabalho na organização. Quando os tipos de perfil comportamental são identificados corretamente no ambiente corporativo, isso ajudará a gestão de pessoas a maximizar o desempenho do time, como despertará a consciência dos próprios colaboradores sobre suas características centrais.

Embora cada pessoa apresente uma combinação única de características e formas de agir, algumas têm padrões de comportamento em comum – e isso as encaixa em certos tipos de perfil comportamental.

Há um grupo de pessoas, por exemplo, que se destaca quando o assunto é comunicação, e se saem muito bem lidando com outras pessoas.

Em outros indivíduos a habilidade de se relacionar não é a característica mais brilhante, mas sua capacidade analítica permite que eles desempenhem tarefas com uma precisão inigualável.

Isso quer dizer que cada um dos tipos de perfil comportamental apresenta qualidades que os outros não possuem, e a empresa pode fazer bom proveito disso para montar equipes balanceadas, com um equilíbrio de qualidades capaz de fazer o negócio chegar ao topo.

O que é perfil comportamental?

O perfil comportamental é formado pelas configurações básicas da personalidade de uma pessoa, a partir das quais ela pensa e age ao longo da vida.

Toda a estrutura que dita o jeito de uma pessoa ser ela mesma no mundo é o seu perfil comportamental.

Ele é composto pelas posturas e atitudes apresentadas por ela quando entra em contato com estímulos específicos, que podem ser negativos ou positivos.

O perfil comportamental de alguém é capaz de tipificá-lo, ou seja, encaixá-lo em uma categoria comportamental.

No caso de um colaborador de uma empresa, os tipos de perfil comportamental definem, de uma forma geral, como ele irá desempenhar seu trabalho na organização.

Quando os tipos de perfil comportamental são identificados corretamente no ambiente corporativo, isso ajudará a gestão de pessoas a maximizar o desempenho do time, como despertará a consciência dos próprios colaboradores sobre suas características centrais.

4 tipos de perfil comportamental

No ambiente corporativo é possível identificar 4 tipos de perfil comportamental principais. Eles podem dizer que tipo de colaborador ou líder você tem ou quer ter na sua empresa.

Esses 4 tipos de perfil comportamental são o comunicador, o executor, o analista e o planejador.

As melhores equipes devem ter todos eles trabalhando em conjunto para conseguir os resultados ideias.

1 – Comunicador

O forte do perfil comportamental comunicador é a interação com outras pessoas. A construção do seu relacionamento com os colegas tem base na comunicação otimista, que transmite seu olhar positivo sobre as situações e promove harmonia no trabalho em equipe.

É um perfil cheio de entusiasmo e, definitivamente, não tem ninguém melhor que ele para fazer a promoção da cultura da empresa entre os colaboradores.

Os ambientes dominados pelo comunicador tendem a se tornar mais colaborativos, pois esse perfil se coloca como uma ponte entre os membros, fazendo a socialização acontecer de uma forma fácil e espontânea.

Essas pessoas são dotadas de uma energia e carisma sem igual, que contagiam e persuadem qualquer um a embarcar em mil e um projetos.

No entanto, é muito comum que tamanha empolgação não seja acompanhada por organização, portanto, muitas ideias podem ficar pelo caminho.

A dificuldade de se comprometer com regras e planejamentos também leva a uma baixa confiança na performance desse profissional, que acaba trazendo menos resultados do que costuma prometer.

2 – Executor

O executor é o tipo de profissional que entra em campo para ganhar.

Seu perfil competitivo faz com que ele mantenha o foco até o fim quando quer que algo dê certo, não importa com que dificuldades ele vai se deparar no caminho – na verdade, se tem algo que estimula ainda mais um executor são os obstáculos.

Eles costumam se engajar em muitas atividades simultâneas e se comprometem a entregar resultados com qualidade e rapidez.

Por esse motivo, esses profissionais podem ser vistos pelos colegas como figuras autoritárias e teimosas, já que tem grande resistência em largar projetos mesmo quando já não valem a pena.

Se a visão para uma liderança nota 10 é ser um grande realizador de metas, com certeza, o executor é o perfil que mais se destaca, no entanto, seu perfil dominante não produz um relacionamento tão positivo quanto outros tipos de perfil comportamental.

3 – Analista

Os únicos que podem superar a precisão do trabalho de alguém com o perfil analista, em alguns casos, são os sistemas automatizados.

Esses profissionais prezam pela execução metódica e organizada de suas tarefas, tudo feito seguindo um prévio planejamento e, de preferência, em um ambiente que tenha regras bem definidas.

É um dos tipos de perfil comportamental mais centrados nas suas ações presentes, porém, sempre se guiando pelas projeções do futuro e considerando os feitos (erros e acertos) passados.

Normalmente se destacam em cargos muito especializados, onde cumprem suas funções de forma responsável e meticulosa.

É uma personalidade leal e que consegue admiração dos colegas de trabalho pela perfeição que alcançam em tudo que fazem.

No entanto, tem dificuldades com tomada de decisão e para delegar obrigações, inclusive a si mesmos, preferindo obedecer a comandos detalhados do que criar as regras.

4 – Planejador

Pode-se dizer que dentre todos os tipos de perfil comportamental, o planejador é o que tem o futuro na palma da mão. Antes de dar qualquer passo, ele visualiza e define todo o caminho que irá trilhar.

Como todas as ações de um profissional planejador são bastante controladas, ele dificilmente sai dos eixos quando se trata de emoções, transmitindo estabilidade e um ar de quem sabe o que está fazendo.

Por isso, quando trabalha em equipe, consegue ter uma relação harmoniosa, conservando o respeito e a confiança dos colegas no seu trabalho e criando um dos melhores perfis de liderança quando se trata de equilíbrio e de cumprir exatamente o que foi proposto lá no início.

A agilidade e o acúmulo de metas cumpridas não são sua prioridade, e sim a certeza de que tudo vai dar certo no fim, com calma e precisão.

Isso demonstra um receio de que as coisas acabem saindo do seu controle, o que pode representar um problema para ele, já que seu ponto fraco é justamente pensar em novas alternativas.

Conclusão

Um time composto por colaboradores com habilidades que se complementam tem um enorme potencial estratégico, então se todos os tipos de perfil comportamental estiverem presentes na equipe, ela não vai deixar a desejar em nenhum ponto.

Analistas, comunicadores, executores e planejadores têm diferenças marcantes e cada um deles é o melhor em algo enquanto possui algumas limitações.

Para transformar esses pontos de vista diversos em soluções concretas para o negócio, uma plataforma de gestão e estratégia como o AEVO é fundamental.

Ela dá voz aos colaboradores no desenvolvimento de melhorias contínuas e inovação, com espaços para que eles discutam as propostas e ferramentas para conduzir seus projetos – da ideia à implementação.

Além disso, a partir do AEVO, é possível gerenciar as iniciativas e tarefas definidas para os colaboradores, garantindo uma melhor performance como um todo. E, melhor ainda, com mensuração de resultados fácil e acessível.

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Livia Nonato

Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), atua na área de marketing, content e SEO há quatro anos, tendo como principal foco a otimização para mecanismos de busca, gestão e crescimento dos canais de aquisição orgânico, performance e growth. Experiência e conhecimento em SEO para empresas B2B e produtos complexos. Atualmente, é analista de SEO na AEVO e aborda temáticas de inovação e tecnologia como redatora do blog AEVO.

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Livia Nonato

Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), atua na área de marketing, content e SEO há quatro anos, tendo como principal foco a otimização para mecanismos de busca, gestão e crescimento dos canais de aquisição orgânico, performance e growth. Experiência e conhecimento em SEO para empresas B2B e produtos complexos. Atualmente, é analista de SEO na AEVO e aborda temáticas de inovação e tecnologia como redatora do blog AEVO.

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