Transformação Digital é um conceito que descreve a implementação e integração de tecnologias digitais em um ambiente corporativo, com o objetivo de fazer uma mudança na cultura da empresa, gerando mais valor e impacto positivo ao modelo de negócio, aos colaboradores, clientes e à própria gestão.
O avanço constante nas ferramentas de comunicação, gerenciamento e inteligência artificial, entre muitas outras, faz novos exemplos de transformação digital surgirem em um ritmo impressionante.
São empresas que se reinventam, utilizando a tecnologia para dar saltos competitivos e se posicionar enquanto referências nos mercados em que atuam.
Entenda, em detalhes, o que é a Transformação Digital, quais os principais pontos modificados por ela e exemplos práticos de como a sua aplicação traz resultados concretos e diversos benefícios. Siga a leitura.
O que é transformação digital?
Transformação digital é o uso eficiente da tecnologia digital com o propósito de alavancar os resultados de um negócio. Este é um processo que modifica significativamente a forma como uma empresa entrega valor para os seus clientes e realiza suas tarefas operacionais.
Desse modo, os três pilares base da transformação digital são os processos, as pessoas e as tecnologias. Os três atuando em conjunto podem aprimorar e promover ganhos para a cultura organizacional.
Essa mudança parte da visão compartilhada por todas as empresas que lideram os mercados digitais e encabeçam a inovação ao redor do mundo.
Parece uma ideia óbvia, mas na prática ela não recebe a devida atenção, e a maioria das empresas só adotam um novo recurso quando ele já tem anos de existência.
Pense nas redes sociais, por exemplo. O Instagram foi criado em 2010, o Facebook em 2004, e, ainda hoje, há quem relute em investir recursos nas ferramentas, que ano após ano beneficiam os negócios de seus clientes.
Indo mais além, temos tecnologias como Inteligência Artificial/Machine Learning, Computação em Nuvem, Internet das Coisas, 5G e Geolocalização, beneficiando e modificando a operação de diversas organizações.
Mais do que ter um site ou redes sociais bem organizadas – o que podemos chamar de Presença Digital – a Transformação Digital busca reorganizar a empresa como um todo.
A Transformação Digital não é apenas uma prática de marketing ou de vendas, mas uma tarefa para a gestão empresarial. A ideia é usar a tecnologia, e seus mais diversos recursos, para resolver problemas de desempenho, eficiência, produtividade, e muitos outros.
Um exemplo simples é a adoção de escritórios virtuais, prática na qual a empresa utiliza ferramentas de comunicação e administração para manter colaboradores em sistema de home office ou freelancer, cortando custos com escritórios, vale-transporte, eletricidade, etc.
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Impactos da transformação digital na sociedade
Em primeiro lugar, os mercados estão cada vez mais competitivos, cheios de consumidores com exigências altas e facilmente distraídos.
Não é exagero dizer que qualquer pessoa com um celular é capaz de abrir o próprio negócio e chamar a atenção do público. Hoje, os concorrentes podem compor um grupo muito diverso – do empreendedor à grandes organizações.
Além disso, a automatização já é natural para muitas pessoas, sobretudo na Geração Z, que “nasceu” com a tecnologia digital em mãos.
Se um consumidor pode obter o que deseja em três cliques, porque ele iria fazer uma ligação ou se deslocar até a sua loja?
Adequar-se aos hábitos desse grupo, que não se questiona sobre o que é Transformação Digital, pois a tem como língua nativa, é adequar-se às tendências cada vez mais reais do mercado consumidor.
Presença digital e novos hábitos de consumo
A presença costuma ser o primeiro passo da Transformação Digital.
Segundo a consultoria Sirius Decisions, 67% da jornada do consumidor é feita online. Até mesmo quando ele visita uma loja física, é provável que já tenha passado horas em contato com informações e histórias sobre o seu negócio.
As pessoas foram afetadas por esse movimento: surgiram influencers e avaliações e comentários de amigos nas redes sociais, sites e blogs têm maior poder de convencimento do que a publicidade tradicional atualmente, na parte dos nichos de mercado.
Em alguns deles, especialmente, todo o modelo de negócio funciona pela internet.
O consumidor não quer apenas receber informação – ele deseja conversar, e ter Presença Digital é fazer parte dessa conversa.
Por que adotar a transformação digital?
Muito se falou sobre a substituição do dinheiro pelos cartões mas, com a Transformação Digital, essa tendência foi além: atualmente, as pessoas passaram a utilizar os próprios celulares para realizar pagamentos, por meio das carteiras virtuais e criptomoedas.
Esse exemplo acima é só um dos muitos de Transformação Digital e as empresas brasileiras se encontram, hoje, numa posição estratégica.
O país tem o segundo maior potencial de Transformação Digital do mundo, segundo uma pesquisa da Dell Technologies com 4600 líderes de negócios em mais de 40 países, ficando atrás apenas da Índia.
Apesar disso, somente 4% das organizações nacionais estão em posição de liderança nos avanços digitais – quase todas nas áreas de comunicações e finanças – o que deixa os outros mercados inteiramente abertos para quem sair na frente.
Apesar do cenário favorável, 82% dos líderes empresariais brasileiros entrevistados nessa mesma pesquisa acreditam que a transformação digital ainda precisa se espalhar mais pela sua organização.
Pensando em como a globalização já atingiu quase todos os mercados, é importante que as empresas nacionais reforcem seus investimentos no setor, evitando que fortes competidores como Índia, México e Tailândia, assumam a dianteira.
Apenas nos serviços de Computação em Nuvem, uma das muitas áreas em evolução contínua, espera-se um investimento internacional de U$ 370 bilhões até 2022.
Para começar, a Transformação Digital oferece oportunidades únicas de expansão.
A Netflix é o exemplo mais conhecido, surgindo como uma distribuidora de DVDs por correio e evoluindo para se tornar a gigante do streaming e superar até mesmo a Disney, em valor de mercado.
A mudança também permite melhorar sua relação com os clientes, como já discutimos no tópico anterior.
A Lu do Magalu, uma das primeiras iniciativas de Inteligência Artificial na área de comércio digital, possui 4.3 milhões de seguidores no Instagram, recebendo centenas de comentários em suas principais publicações.
Devemos apontar, ainda, a agilidade operacional como um benefício da Transformação. Novas ferramentas de comunicação, gestão, finanças, entre outras, permitem tomar em algumas horas decisões que levariam dias ou semanas percorrendo canais tradicionais.
Benefícios da transformação digital
Um levantamento realizado pela Coleman Parkes Research em 2016, com 1770 executivos de 21 países, mostrou em detalhes o que a Transformação Digital pode fazer pelas empresas:
- Desenvolvimento de novos produtos em 33% menos tempo;
- Receita em novos negócios 37% superior;
- Eficiência operacional 38% maior;
- Aumento da diferenciação competitiva em 69% das empresas;
- Recrutamento e retenção de talentos 70% mais efetivos;
- Melhora do relacionamento em 76% das empresas.
Como começar a transformação digital?
Embora os early adopters possam apontar tecnologias com grande potencial, a Transformação Digital precisa ser estruturada a partir do topo.
Mudanças pontuais trarão apenas melhorias pontuais, e não serão capazes de competir com empresas totalmente focadas nesse método.
A ideia por trás do conceito é repensar as operações da organização – no desenvolvimento de produtos, práticas administrativas, relacionamento com os cliente, e diversas outras áreas; obtendo o máximo possível das tecnologias à disposição.
Um bom plano de Transformação Digital deve ter objetivos claros. Implementar novas tecnologias para seguir tendências é um erro; a empresa deve buscar mudanças concretas: maior lucratividade, eficiência produtiva, capacitação dos colaboradores, posicionamento no mercado, etc.
Com uma noção clara sobre o que é Transformação Digital, é possível avaliar maneiras de aplicá-la para transformar os cinco domínios onde ela acontece. Abaixo você encontra perguntas que podem orientar ações eficientes em cada um.
Cliente
Como facilitar e impulsionar a interação entre o mercado e a empresa? Como facilitar a jornada do consumidor?
Competição
Como outras empresas podem usar a tecnologia para disputar o seu mercado? É possível, por exemplo, que uma fornecedora passe a interagir com seus clientes, e se torne uma competidora?
Dados
Informação é uma das moedas com maior poder na atualidade – não é a toa que Facebook e Google possuem prédios inteiros dedicados a isso.
Como captar, analisar e utilizar dados para oferecer produtos e experiências melhores aos seus clientes?
Inovação
Com as ferramentas atuais, é possível obter feedback quase imediato, testando partes dos seus novos produtos para descobrir, na prática, o que o mercado deseja.
Como você pode usar essa oportunidade?
Valor
O que você entrega aos clientes? Qual valor eles recebem ao comprar de você? E como a empresa pode se adaptar para ter valores que evoluem e acompanham os novos desejos do mercado?
Exemplos de transformação digital
Magazine Luiza
Figurando como um dos exemplos de transformação digital mais famosos no Brasil, a Magazine Luiza iniciou uma reformulação profunda a partir de 2014, com a criação do Luizalabs, estrutura planejada para impulsionar a inovação tecnológica no interior da empresa.
Entre as principais iniciativas, a adoção de um modelo omnichannel, com investimento pesado no e-commerce e na relação com os clientes, tem lugar de destaque.
As vendas da empresa, que passou a ser conhecida como Magalu, aumentaram 241% no digital e 51% nas lojas presenciais, em apenas 4 anos.
Outras criações do Luizalabs são o Bob, aplicação de Big Data que faz as recomendações de produtos personalizados aos visitantes do site, e o Magazine Você, plataforma onde qualquer pessoa pode vender seus produtos utilizando a logística virtual do grupo.
Vigilantes do Peso/WW
A marca com mais 50 anos de mercado decidiu, no final de 2018, apresentar ao mundo mais do que uma nova identidade e modo de se conectar ao público. Historicamente focada na perda de peso, a agora WW surgiu com uma nova missão, visando o bem-estar de uma forma mais ampla.
Esse é um dos exemplos de transformação digital mais interessantes, pois nos primeiros meses a empresa enfrentou uma espécie de crise, quando seus clientes fiéis passaram a não se identificar com a nova proposta.
Passado o susto inicial, a companhia se estabeleceu novamente, e viu o primeiro trimestre de 2020 fechar com aumento de 9% na base de clientes e 11% na receita.
O modelo de negócios, antes completamente dependente de encontros presenciais, agora é baseado no virtual, e tem como carro chefe o aplicativo myWW, que usa o Big Data para oferecer programas alimentares exclusivos a cada usuário, e já responde por 80% dos clientes ligados à companhia.
Banco Inter
As fintechs, empresas que utilizam recursos virtuais para facilitar transações financeiras, estão entre os mais bem sucedidos exemplos de transformação digital.
O então Banco Intermedium, fundado em 1994, lançou em 2014 uma Conta Digital, largando na frente em um mercado que ainda dava seus primeiros passos.
Os resultados foram impressionantes – crescimento de 8x no número de correntistas, 29x no de transações e 83, 6% nos lucros, entre 2016 e 2017. Isso levou a empresa a reformular sua marca e se tornar o Banco Inter em 2017, voltando as operações com força total para as contas online.
Desde então, o crescimento é consistente e indiscutível. O Banco Inter abriu suas ações na B3 em 2018, valendo cerca de R$ 1,9 bilhão, e apenas 15 meses depois alcançou um valor de R$ 8,5 bilhões.
GE
Uma das companhias mais tradicionais em todo o planeta, a General Eletrics se tornou um exemplo de transformação digital aplicada ao processos de fabricação.
A GE passou utilizar um sistema de Impressão 3D para construir nada menos do que peças para turbinas de avião.
A mudança permitiu que as turbinas, antes compostas por 855 peças, tenham apenas 12 – quatro delas impressas. Os novos materiais impactam diretamente o mercado, com uma redução no peso que diminui o consumo de combustível pelas aeronaves.
Custos de transporte e estocagem também foram reduzidos, já que as impressoras podem construir peças em pouco tempo e no local onde serão montadas. A GE está tão comprometida que investiu, em 2016, U$ 1 bilhão para aprimorar a tecnologia de impressão 3D.
Tesla
Nome que surge em quase todas as conversas sobre inovação, a Tesla enfrentou e venceu competidores antigos e poderosos, tornando-se, em 2023, a montadora mais valiosa do mundo ao bater o valor de mercado da Toyota.
Utilizando sistemas de computação avançados, carros – e até caminhões – da Tesla podem identificar e desviar de obstáculos ao seu redor, bem como identificar e responder aos códigos nas placas de trânsito ou sinalizações horizontais.
Entre os muitos confortos oferecidos aos seus clientes, podemos destacar a tecnologia “Summon”, que permite retirar o carro da vaga onde foi estacionado apenas apertando um botão na chave ou em um aplicativo de celular.
O valor de mercado da empresa, atualmente em US$ 66,2 bilhões, é maior do que o valor combinado de duas tradicionais montadoras americanas: a Ford e General Motors.
Talvez a empresa mais digital do mundo, o Google não se limitou às inovações iniciais, e ano após ano surpreende com novas funções para suas ferramentas principais ou o lançamento de produtos fora da curva, dominando quase todos os mercados onde pisa.
Seu produto central, o Google Ads, é um exemplo de transformação digital em estado de arte.
O programa evoluiu com o tempo, e hoje funciona através de lances inteligentes baseados numa combinação de Big Data e Inteligência Artificial.
O algoritmo de lances inteligentes evolui de forma quase autônoma, operando uma base com bilhões de usuários e milhões de anunciantes para otimizar o valor investido pelos anunciantes.
De forma resumida, o Google é capaz de apontar qual o melhor horário, local e estratégia para um anunciante apresentar suas ofertas, e ainda conta com um modelo de cobrança adaptável onde cada clique possui valor único.
10 Livros sobre Transformação Digital
A lista possui materiais em diversas frentes – tecnologias em desenvolvimento, cases de sucesso, visões para o futuro, perigos à espreita, decisões estratégias, entre outras – e você pode começar pela leitura que melhor combina com o momento atual da sua empresa.
As recomendações de leitura foram escritas por grandes nomes da área, pessoas que estão há anos criando ou acompanhando de perto as maiores inovações no planeta.
Inovação e traição: um ensaio sobre fidelidade e tecnologia
Um dos principais livros de transformação digital produzidos no Brasil, Inovação e Traição apresenta de forma realista o cenário no qual as empresas terão de navegar, destacando não só as oportunidades como também os perigos em seu caminho.
É o tipo de leitura que separa o entusiasta, apaixonado pelas maravilhas da internet, do estrategista, que precisa levar todas as possibilidades em consideração e agir de forma correta para levar sua empresa ao nível de liderança no mercado.
Abundância: o futuro é melhor do que você imagina
Diamandis e Kotler são nomes conhecidos para quem se interessa por inovação, e nessa obra de peso os autores mostram como o futuro – e muitas vezes o presente – pode ser marcado por iniciativas que usam a tecnologia para resolver os maiores problemas contemporâneos.
Limpar rios poluídos, estender nossos anos e qualidade de vida ou revolucionar a educação em países pobres são alguns dos muitos exemplos abordados neste livro de transformação digital e até mesmo social.
Você encontrará um panorama detalhado com as iniciativas que já estão em andamento, e quais possibilidades nos aguardam daqui por diante.
Transformação digital: repensando o seu negócio para a era digital
O título não poderia ser mais direto, assim como o conteúdo apresentado no livro. Transformação Digital é um guia sobre como posicionar a sua organização de forma adequada para aproveitar e produzir inovações de alto nível.
A obra traz os principais desafios, enfrentados sobretudo por empresas mais antigas, e como adaptar a sua estrutura – a partir de pilares como missão e valores – para derrotar cada um, tornando-se uma verdadeira organização do Século XXI.
Liderando na era digital
Esse talvez seja o melhor entre os livros de transformação digital, sobretudo para quem deseja aproveitar a tecnologia para inserir uma empresa com muito tempo de atuação na liderança dos mercados atuais.
Os autores avaliaram centenas de companhias, em setores que não costumam ser vistos como grandes oportunidades de inovação tecnológica, incluindo mineradoras, farmacêuticas, bebidas e vestimentas.
Sua pesquisa mostra quais as vantagens e desafios para grupos maiores e mais antigos, quando precisam competir com startups que já nasceram no ambiente digital.
A segunda era das máquinas
Os empregos realmente serão tomados por elas? Responder essa pergunta é a proposta do livro, que vai muito além do “sim” ou “não” e destaca as transformações mais sutis, mostrando como alguns mercados serão reinventados pelas máquinas digitais.
Embora seu enfoque seja na empregabilidade, líderes de empresas também podem obter valiosos insights sobre a direção em que a tecnologia caminha, preparando-se, ou quem sabe até liderando, as próximas transformações.
Scrum: a arte de fazer o dobro do trabalho na metade do tempo
As mudanças na tecnologia impactam diretamente a forma como as empresas lidam com o tempo. Se antes era possível dedicar anos de pesquisa ao lançamento de um produto, hoje é necessário “prestar contas” ao mercado num ritmo frenético; basta pensar nas seguidas atualizações apresentadas por empresas de ponta nos mercados mais tecnológicos.
Essa não é apenas uma mudança de processos ou de matérias primas – é preciso adotar um novo método, e o Scrum já comprovou sua eficiência para lidar com a tarefa. Num dos mais “clássicos” entre os livros de transformação digital, Jeff Sutherland mostra exemplos desse sucesso, com lições práticas obtidas por cada aplicação do método Scrum.
A terceira onda da internet
Fundador da AOL, uma das primeiras empresas em toda a internet, Steve Case compartilha sua visão única sobre o presente e o futuro da rede.
A Terceira Onda da Internet mostra como, hoje, os empreendedores estão capacitados para transformar o mundo real com as ferramentas do mundo digital. Mais do que um livro de Transformação Digital, esta é quase uma biografia da internet, com insights valiosos sobre para onde ela caminhará nos próximos anos.
Organizações exponenciais
Quem é a sua concorrência? Se você pensa apenas em outras empresas com estrutura, propósito e modelo de negócios semelhantes à sua, precisa rever seus conceitos com urgência.
Estamos vivendo um novo paradigma, onde qualquer companhia precisa competir – ao mesmo tempo – com uma multinacional bem estabelecida, uma startup na Índia ou um grupo de jovens reunidos na casa dos pais.
O autor mostra o que faz essas organizações avançarem de modo tão rápido, multiplicando seus resultados ano após ano, e como você pode se manter relevante em um universo de transformações quase diárias.
Digital to the core
Ao longo do artigo falamos sobre como essa é uma tarefa de gestão, e deve ser encabeçada pelos líderes da companhia. Tal visão é compartilhada pelos autores deste livro, que mostram a importância de ter iniciativas com origem no “core” da empresa.
A obra contém entrevistas com representantes de organizações gigantescas, como Ford, McDonalds e o Governo Britânico, para traçar qual seria o perfil ideal das pessoas que pretendem elevar seus negócios à posições de liderança no cenário de mercados tecnológicos globais.
Sprint: how to solve big problems and test new ideas in just five days
Seguindo na linha da inovação rápida, Sprint apresenta uma abordagem em defesa das escolhas e testes rápidos, filosofia que está no cerne do Google e já foi implementada por centenas de companhias ao redor do mundo.
De forma resumida, o objetivo do livro é mostrar como “errar” rapidamente e promover uma correção pode trazer retornos muito maiores do que aguardar indefinidamente pela ideia ou decisão perfeita, enquanto seus competidores não param de avançar.
Conclusão
Aprender o que é Transformação Digital e aplicar seus conceitos para modificar as ações de uma organização, na prática, é um desafio e uma necessidade para quem deseja ter relevância num mundo conectado.
Você pode dar o primeiro passo adotando uma ferramenta que permite integrar lideranças e colaboradores num ambiente virtual completo para compartilhamento de ideias, gerenciamento de projetos e administração digital eficiente.
Saiba que para converter a sua empresa em um exemplo de transformação digital, não é preciso jogar tudo fora e começar do zero.
Vimos que o processo costuma surgir como uma espécie de startup no interior da companhia, por meio de iniciativas que evoluem para se tornar o negócio principal.
Essa evolução conta com centenas de micro inovações, responsáveis por impulsionar a ideia central. A conta digital do Banco Inter, por exemplo, já não é a mesma que surpreendeu o mercado há 6 anos.
Para lidar com as pequenas e grandes mudanças, a sua organização pode utilizar o AEVO, uma One-Stop Shop de inovação e estratégia completa, que permite que a sua empresa tenha o auxilio consultivo e a tecnologia à favor do gerenciamento do seu processo de inovação.