Inovação na logística: o que é, qual importância e exemplos

A inovação na logística é o uso de tecnologias e métodos para criar, aprimorar e otimizar processos, buscando atualizá-lo e beneficiar toda a cadeia de suprimento envolvida, atendendo as necessidades da setor e gerando mais valor para o negócio.

A inovação na logística tem como foco o uso de tecnologias, métodos e processos para otimizar e aprimorar o setor e seus resultados.

A logística tem um papel importante dentro do modelo de negócios de uma empresa. A maneira como é organizada essa atividade pode promover uma vantagem competitiva.

Atualmente, reconhecemos que ela também ocorre por meio da geração de valor extraordinário para o cliente, a partir de processos logísticos de alto nível. Essa mudança de prisma reflete o novo papel da logística nas empresas, de caráter mais estratégico.

Para que isso seja possível, é necessário contar com um bom modelo de controle de logística, buscando, entre outras coisas, desenvolver uma cadeia de suprimento capaz de atender a demanda do cliente com eficiência e rapidez, sem a necessidade de uma grande formação de estoque.

Nesse cenário e demonstrada a importância do setor, a inovação na logística aparece como um potencializador estratégico.

O que é inovação na logística?

A inovação na logística é o uso de tecnologias e métodos para criar, aprimorar e otimizar processos, buscando atualizá-lo e beneficiar toda a cadeia de suprimento envolvida, atendendo as necessidades da setor e gerando mais valor para o negócio.

O uso de ferramentas tecnológicas é fundamental para extrair a máxima eficiência operacional de um processo logística, refletindo de ponta a ponta – da empresa aos clientes/consumidores.

A inovação na logística traz ganhos em todos os 4 tipos de logística, que são:

  • Logística de produção;
  • Logística de distribuição;
  • Logística reversa;
  • Logística de suprimentos.

O papel da inovação na logística

Quais foram as tecnologias que colaboraram para a mudança da logística de atividade meramente operacional para atividade estratégica?

O grande destaque vai para a utilização de softwares que otimizam o fluxo de informações entre setores da empresa. Em relação a esse assunto, você precisa saber o que são ERP, WMS, TMS e RFDI.

ERP – Enterprise Resource Planning é um sistema integrado, isto é, um sistema voltado à integração entre todas as funções empresariais: produção, vendas, finanças e, claro, supply chain e logística.

Enquanto isso, WMS, TMS, e RFID são subsistemas, que podem ser integrados ao ERP para a troca de dados entre si.

O WMS – Warehouse Management System permite gerenciar o estoque e monitorar as movimentações que ocorrem nele. Entre suas funções estão o controle de vários itens por meio de critérios como tipo de produto, lote, vida útil, e também o registro da localização do item no estoque.

O TMS – Transportation Management System é voltado para a gestão da frota da empresa, especialmente útil se a logística é total ou parcialmente realizada por meio de veículos próprios.

Ele permite, por exemplo, desenvolver tabelas de frete e emitir o Conhecimento de Transporte Rodoviário de Cargas, documento necessário para transportar mercadorias.

Além disso, esse subsistema também traz funções voltadas ao controle de documentação, abastecimento e manutenção dos veículos.

O RFID – Radio Frequency Identification é voltado a monitorar, através de frequência de rádio, qualquer item cadastrado.

Ele pode ser usado para monitorar os SKUs do seu estoque, assegurando maior precisão no controle. Assim, evita-se que erros ou até mesmo roubos possam prejudicar a gestão do estoque.

A utilização de softwares como os que você acabou de ver permite identificar problemas e gargalos na logística da sua empresa e, assim, desenvolver ações voltadas à melhora contínua.

Entretanto, não se trata apenas de corrigir falhas; as informações obtidas a partir desses softwares também é uma fonte de inspiração para a inovação voltada a criar um diferencial. Ou seja, não se trata apenas de fazer bem, mas fazer melhor do que as outras empresas. inovação em logística

Importância da inovação na logística

A inovação em logística pode atender diferentes intuitos: reduzir os custos com armazenamento e transporte, aumentar a velocidade na entrega do produto ao cliente, evitar erros no envio.

A redução de custos permite que sua empresa redirecione o dinheiro empregado para alugar armazéns e contratar transportadoras, transforme gastos em investimentos.

Em outras palavras, não se trata simplesmente de aumentar a margem de lucro, mas de utilizar melhor os recursos disponíveis, para benefício do negócio e também dos clientes.

O aumento da velocidade na entrega, assim como a minimização de erros, são fatores importantes para a satisfação do cliente. Afinal, de que adianta vender ao seu cliente o melhor produto do mercado, se ele leva semanas para chegar ou – ainda pior – se o produto que ele encontra ao abrir a caixa está incorreto ou danificado?

De fato, mesmo que a empresa desenvolva todas as suas atividades priorizando a satisfação do cliente, sem uma logística eficiente e ágil, todo o esforço anterior terá sido em vão.

Por isso, investir na logística é uma decisão estratégica. Ela ajuda a manter os clientes fidelizados e construir uma boa reputação para o negócio.

Leia mais:
Melhoria Contínua: o que é, qual o objetivo e como fazer
Inovação incremental: o que é, características e exemplos

Casos de sucesso de inovação na logística

Uma das empresas mais inovadoras do mundo em relação a supply chain e logística é a Amazon; e nem precisamos falar das propostas mais ousadas, como a entrega via drones, para provar isso.

1 – Amazon

Alguns exemplos de como a Amazon tem revolucionado a logística são:

  • Amazon Prime, serviço que garante aos seus assinantes a entrega em dois dias;
  • Same-day delivery, serviço que assegura a entrega dos produtos no mesmo dia da compra;
  • Subscribe and save, serviço que permite criar uma ordem de compra recorrente para certos itens, isto é, que se repete periodicamente de maneira automática;
  • AmazonFlex, serviço parecido com o Uber, por meio do qual motoristas podem se cadastrar para entregar pacotes da Amazon;
  • Amazon Robotics, empresa “criada” pela Amazon (na verdade, é um rebranding de uma empresa comprada pela Amazon, a Kiva Systems) que desenvolve robôs para cuidar de todo o processo de separação e embalagem dos pedidos de clientes nos armazéns.

Nós poderíamos explicar o sucesso da Amazon na inovação na logística por meio de vários fatores práticos mas, no fundo, tudo se apoia na cultura da empresa.

O CEO da Amazon, Jeff Bezos, deixou bem claro que ele considera os clientes descontentes como motores de inovação. E ele disse:

Pode ser porque os consumidores têm acesso fácil a mais informação do que nunca – em apenas poucos segundos e com dois toques nos seus telefones, os consumidores podem ler avaliações, comparar preços de vários vendedores, ver se alguma coisa está em estoque, descobrir em quanto tempo vai ser enviada ou estar disponível para retirada, e mais. Esses exemplos são do varejo, mas eu sinto que o mesmo fenômeno de empoderamento do consumidor está acontecendo amplamente em tudo que fazemos na Amazon e na maioria das outras indústrias também. Você não pode se contentar com as vitórias passadas. Os clientes não vão aceitar.

Bezos não poderia estar mais correto: os clientes esperam sempre mais das empresas atualmente, especialmente porque é tão fácil comparar uma com a outra.

Portanto, se um negócio quer sobreviver diante da concorrência, precisa investir em inovação do setor logístico, descobrindo maneiras melhores de fazer com que o produto chegue às mãos do cliente. Eficiência, rapidez e custo devem ser os principais fatores a considerar.

2 – Grupo Águia Branca

YouTube video

Neste episódio do podcast AEVO Boost, o CEO da AEVO, Luís Felipe Carvalho, conversa com Brunella Campanharo, Supervisora de Inovação do Grupo Águia Branca, e com João Vitor Richa, Account Executive aqui na AEVO, sobre as inovações em logística feitas pelo Grupo Águia Branca.

A supervisora explica que as inovações vão muito além de transporte de passageiros, pelo qual o grupo é nacionalmente conhecido.

Brunella aborda a história da empresa com a inovação, desde o surgimento do grupo, com a divisão passageiros, transporte de pessoas e encomendas, até a passagem pela divisão de comércio, com concessionárias de veículos da Toyota, venda de caminhões da Mercedes, carros premium da Mercedes, Jeep e BYD, até a divisão logística dedicada, atuando em siderurgia, papel, celulose, entre outros.

Confira o episódio completo acima.

Conclusão

A inovação na logística tem transformado o setor, sua eficiência e capacidade de gerar valor ao negócio.

Para inovar de maneira consistente, as empresas precisam de ferramentas que possam apoiar seu processo inovativo.

Software como o AEVO oferecem tecnologia e consultoria em inovação de maneira estratégica, direcionada a alcançar os objetivos da empresa.

Solicite uma demonstração e saiba como a AEVO pode ajudar a sua empresa com inovações para a logística.

Lillian Donato

Formada em Publicidade e Propaganda pela UFES e pós-graduada em BI, Marketing Digital e Data Driven pela PUCRS, Lillian trabalha com marketing há 8 anos, tendo passado por agências de marketing, veículos de comunicação, trabalhando com rádio e televisão, além do setor de tecnologia e software. Ao longo de sua experiência profissional, já trabalhou com design, redação, SEO, mídias pagas, CRO e diversas outras áreas no marketing, tendo como especialidade marketing b2b. Atualmente é coordenadora de marketing na AEVO.

Picture of Lillian Donato

Lillian Donato

Formada em Publicidade e Propaganda pela UFES e pós-graduada em BI, Marketing Digital e Data Driven pela PUCRS, Lillian trabalha com marketing há 8 anos, tendo passado por agências de marketing, veículos de comunicação, trabalhando com rádio e televisão, além do setor de tecnologia e software. Ao longo de sua experiência profissional, já trabalhou com design, redação, SEO, mídias pagas, CRO e diversas outras áreas no marketing, tendo como especialidade marketing b2b. Atualmente é coordenadora de marketing na AEVO.

Compartilhe o post

Facebook
LinkedIn
Twitter
WhatsApp
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nova sidebar lateral AEVO - fale com especialista AEVO

Assine nossa newsletter

Fique sempre atualizado com nossos conteúdos sobre o universo da Inovação.