AEVO Innovate: Corona & Parley For The Oceans – O Desafio Livre de Plástico

A Corona e a Parley For The Oceans, em parceria com o AEVO Innovate, uniram forçar para realizar o Desafio Livre de Plástico. Confira mais dessa história.

AEVO Innovate: Corona & Parley

Desafio Livre de Plástico
+ 100
Inscrições
- 50
toneladas de plástico nas praias/ ano
+ 100
Ideias selecionadas

Quem nunca pediu uma Corona gelada depois do expedienteque atire a primeira pedra! Brincadeiras à parte, não sabemos se a cerveja mais popular do México é também a mais inovadora , mas de uma coisa nós sabemos: é a mais sustentável.

Para quem não conhece a marca, a Corona pertence a Cervejaria Ambevque, além de ser uma grande parceira da AEVO, a organização – assim como a Aviva, Scholle IPN, Gomes da Costa e Aeris – escolheu o Programa de Ideias como uma das iniciativas para fomentar a Cultura de Inovaçãodentro da organização.

Entenda o desafio aberto

O AEVO Innovate foi escolhido para gerenciar as ideias de inovação do desafio Corona x Parley , que foi lançado em julho de 2019 e possuía três objetivos principais:

  • Evitar o uso de plásticos;
  • Provocar a reflexão sobre o uso do plástico;
  • Interceptar e recolher esses materiais nas praias.
Desafio corona parley
Imagem da apresentação de pitchs no desafio Corona Parley, um projeto de inovação aberta

O edital ficou aberto somente por duas semanas , convocando empresas, startups e pessoas acima de 18 anos  para propor novas soluções e reduzir o impacto do plástico no planeta. A melhor ideia ganhou R$20 MILreais para ser desenvolvida.

Se você acompanha nosso blog, deve saber que O AEVO Innovateé um software para gerenciar todas as fases de um Programa de Ideias de Inovação. O que você ainda não sabe é que a plataforma é tão versátil que pode ser utilizada pela Coronapara o desafio de Open Innovation . Ficou curioso? Clique no banner abaixo para conhecer melhor a plataforma.

Foram mais de 450 inscriçõese as melhores 140 ideiasde inovação foram direto para o AEVO Innovate . Após o gerenciamento das ideias na plataforma, que foram previamente desenvolvidas pelos finalistas , o Comitê de Inovação escolheu 06 grandes idealizadores que ganharam lugar de destaque na grande final.

A ideia vencedora

06 grandes finalistas estiveram no palco do Desafio Livre de Plásticopara apresentar o seu Pitch , evento que contou com a presença de representantes da Corona x Parley.

Garrafas feitas essencialmentedos filamentos do fungo micélio(retirado de cogumelos) na parte externa, e, na parte interna, com fibras do bagaço de laranjasganharam o aporte no valor de R$20 MIL reaispara continuarem se desenvolvendo e conquistarem, no futuro, seus devidos lugares no mercado.

Além de tornar desnecessário o uso de plástico, a garrafa biodegradável se decompõe em até dois meses. Achou pouco? Pois saiba que além disso, a solução entrega nutrientes para o solo após a degradação do material.O projeto se chama PW-F foi desenvolvido pelo Rodrigo da Silva Ferreira, de Anápolis – Goiás.

Conheça as ideias dos outros finalistas

O projeto Avoid, de Rodrigo Martins de Campos Oliveira, visa conscientizar e implementartanques de refil em estabelecimentos comerciais, com o objetivo de evitar a compra de novas embalagens plásticas.

O Projeto Já Fui Mandiocafoi apresentado por Stelvio Massae promete abalar as estruturas do mercado tradicional de descartáveis, trazendo uma solução totalmente orgânica e biodegradável.

Beatriz Mattiuzotrouxe uma solução totalmente regional , propondo a substituiçãode saquinhos de supermercado usados por r edes de pesca reutilizáveis , produzidas pela comunidade caiçara, no Rio de Janeiro.

O Projeto Capa No Strech , de Paula Almeida Sousa , visa substituir a proteção de pallets tradicionais  por um material mais sustentável.

O projeto de Arthur Assunçãotem o objetivo de eliminar o ensacamento de cereais maltadas utilizados na produção cervejeira.

Gelado ou não , esse gole de inovaçãoserve de inspiraçãopara as grandes organizaçõesque, assim como a Ambeve Corona , estão querendo mudar seu mindsete adotar uma postura mais inovadora.Vale ressaltar que a Ambeve Coronaacreditam no potencial dos seus colaboradores de linha de frente, que também puderam participar enviando ideias de inovação. A organização estima que o desenvolvimento dessas ideias reduzam 230.000 TONELADAS de plásticos nas praias por ano. 

Conheça outros artigos...

Assine nossa newsletter

Fique sempre atualizado com nossos conteúdos sobre o universo da Inovação.