Como as Metodologias Ágeis podem melhorar os seus resultados?

As Metodologias Ágeis são estratégias para o desenvolvimento de projetos que começaram na área de softwares, mas se expandiram para atividades diversas nas empresas. Elas foram desenvolvidas a partir do Manifesto Ágil e trouxeram uma nova lógica para a produção na área.

Há vários métodos ágeis que são aplicados pelas empresas. Utilizá-los demanda uma modificação de mentalidade da  equipe, que passa a valorizar mais os processos e menos as burocracias nas atividades. Mas todos podem trazer melhorias para o empreendimento, através de uma condução mais dinâmica das ações.

Quer saber como a Metodologia Ágil pode melhorar os resultados na sua corporação? Confira nosso post e saiba mais!

O que é Metodologia Ágil?

A Metodologia Ágil é um sistema de desenvolvimento de projetos que segue os princípios do Manifesto Ágil. A proposta surgiu a partir de um encontro de diversos profissionais da área de softwares, realizado nos Estados Unidos em 2001.

Os princípios que regem o Manifesto Ágil são a valorização dos indivíduos participantes, mais do que os processos e recursos materiais utilizados e a priorização do funcionamento do software mais que das atividades burocráticas. Além disso, a cooperação com o cliente é priorizada em relação aos contratos e a capacidade de resposta a mudanças tem maior foco do que os  planejamentos fixos.

Ou seja, a proposta é a de realizar projetos com um funcionamento mais eficiente e acertado, através de uma  metodologia de gestão que valoriza mais a dinâmica e a interação entre os colaboradores. Procedimentos cristalizados, documentos volumosos e burocracias dão lugar a uma maior produtividade, entregas rápidas, feedbacks e comunicação.

A mudança de um funcionamento convencional para a ágil demanda uma modificação na mentalidade dos colaboradores, pois a forma de atuar se torna completamente diferente. Os profissionais passam a atuar de forma multifuncional e versátil.

Quais os benefícios da Metodologia Ágil?

A Metodologia Ágil foi uma alternativa encontrada quando observaram que a forma convencional de desenvolvimento de softwares estava gerando um grande número de falhas, rejeições e retrabalhos. Além disso, diversas funcionalidades dos softwares ficavam sem ser utilizadas, ou seja, muita energia era empreendida sem nenhum retorno.

Os benefícios da nova forma de condução das ações são diversos. Há mais eficiência, com um número maior de entregas e diversos feedbacks, que auxiliam no aprimoramento contínuo.

Além disso, o projeto pode ser alterado ao longo do desenvolvimento do processo. Isso permite a aprendizagem com erros, incrementações de forma o cliente fique realmente satisfeito ao final e também uma maior liberdade de atuação.

Outros aspectos positivos das Metodologias Ágeis são a melhoria da comunicação entre os profissionais e também com os clientes e a maior autonomia e disciplina da equipe. Além disso, as tarefas são constantemente revisadas e os problemas são antecipados através dessas avaliações.

Esses métodos permitem que as atividades sejam otimizadas, poupando tempo com ações burocráticas e priorizando o diálogo entre o time para o alcance de metas e para a obtenção de sucesso.

Como as principais Metodologias Ágeis podem melhorar seus resultados?

Há diversos métodos ágeis diferenciados. Conheça um pouco mais deles a seguir e saiba como eles podem melhorar os seus resultados!

Scrum

O Scrum se baseia em ciclos de tarefas denominados Sprints. No início, é montada a Product Backlog, uma listagem com todas as demandas de atividades para que o projeto seja finalizado. A cada Sprint, o grupo se reúne e define as tarefas dessa lista que vão ser executadas no período.

Isso é repetido sucessivamente, até que a atividade seja concluída. No processo a equipe faz  reuniões diárias e de revisão dos procedimentos já realizados para garantir o alinhamento das ações.

Esse método pode contribuir com a melhoria dos resultados através da promoção de uma dinâmica de revisões constantes. O manejo do tempo otimiza a realização das tarefas, pois há prazos definidos para a conclusão de tarefas e ciclos iterativos, onde a cada vez se aproveita os resultados da etapa anterior.

Além disso, há um volume maior de entregas, o que dá a oportunidade de o cliente acompanhar as ações e dar o seu feedback. Com isso, o projeto pode ser constantemente aperfeiçoado.

Lean Development

A proposta principal do Lean Development é a eliminação de desperdícios e a maximização da qualidade do produto. Documentos numerosos e excessivos e funcionalidades extras que não são utilizadas são eliminados para otimizar o trabalho. Além disso, a equipe se torna multifuncional em vez de trabalhar com revezamentos.

As decisões são adiadas para o momento mais oportuno, de forma que elas possam ser tomadas com base em evidências empíricas. Além disso, esse sistema se destaca pelas entregas rápidas, para gerar a oportunidade de feedback.

Com o Lean Development, você otimiza todos os seus processos. Além disso, você tem a possibilidade de maximizar a qualidade do trabalho e de evitar os desperdícios.

XP (eXtreme Programming)

O eXtreme Programming é uma metodologia que tem como pilares a agilidade, a  economia de recursos e a qualidade. A equipe baseia a sua atuação em valores, que são a comunicação, simplicidade, feedback, coragem e respeito.

A proposta é a de que o trabalho envolva pequenas reuniões diárias de alinhamento, encontros gerais para a definição do trabalho, integração das tarefas realizadas e entregas frequentes. Além disso, é recorrente o uso de metáforas para facilitar o entendimento e mudanças incrementais ao longo do processo.

O XP permite que seu time tenha mais sinergia e que ele opere de forma ética, devido à orientação pelos valores. Além disso, ele permite uma maior eficiência e o recebimento de feedbacks constantes, devido ao grande número de entregas. Você também terá ótimas oportunidades de revisão e alinhamento do trabalho com as reuniões diárias.

Dynamic System Development Model (DSDM)

O DSDM é voltado para projetos com prazos menores e orçamentos fixos. As funcionalidades podem mudar, mas os prazos no geral não são alterados. O desenvolvimento é iterativo e incremental e o cliente e a equipe constroem uma relação cooperativa.

Além disso, as ações para modular o produto, a concepção, desenvolvimento e implementação são todas interligadas. O DSDM traz como vantagens a efetividade, a possibilidade de o cliente saber os valores desde o início, os prazos fixos e a integração de todas as etapas do processo.

As Metodologias Ágeis trouxeram uma grande transformação na dinâmica do desenvolvimento de  projetos. Procedimentos burocráticos e cristalizados e longos contratos dão lugar a um funcionamento mais focado no processo, em entregas constantes e na efetividade dos procedimentos.

Esses métodos são diversos, como o XP, Scrum, Lean Development e DSDM. Eles podem trazer como melhorias a maior participação da equipe, a aceleração do trabalho, revisões constantes, um alinhamento mais efetivo e a atuação com base em valores e na cooperação com o cliente.

E então, gostou de aprender como a Metodologia Ágil pode melhorar os seus resultados? Assine a nossa newsletter e receba mais informações!

Lillian Donato

Formada em Publicidade e Propaganda pela UFES e pós-graduada em BI, Marketing Digital e Data Driven pela PUCRS, Lillian trabalha com marketing há 8 anos, tendo passado por agências de marketing, veículos de comunicação, trabalhando com rádio e televisão, além do setor de tecnologia e software. Ao longo de sua experiência profissional, já trabalhou com design, redação, SEO, mídias pagas, CRO e diversas outras áreas no marketing, tendo como especialidade marketing b2b. Atualmente é coordenadora de marketing na AEVO.

Compartilhe o post

Facebook
LinkedIn
Twitter
WhatsApp
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sidebar versão 2 para o copy AEVO One-Stop Shop de Inovação

Assine nossa newsletter

Fique sempre atualizado com nossos conteúdos sobre o universo da Inovação.