Método Delphi: o que é e como aplicar

Você conhece o método Delphi? Criando para fazer previsões assertivas com base na análise de especialistas, ele pode ajudar sua empresa!

Para fazer previsões sobre o futuro em relação a um determinado assunto, o método delphi é muito útil, pois usa o conhecimento de especialistas na área. Ele permite realizar prospecções mais assertivas e preparar empresas para a tomada de decisões.

Se você que entender melhor essa metodologia de estudo, o que é e como aplicar no seu negócio continue com a leitura deste artigo e confira os tópicos a seguir.

O que é método delphi?

O conhecimento de especialistas em uma área pode ajudar a sua empresa a se preparar para o futuro. E para ordenar o que eles têm a dizer, existe o método delphi, que se trata de um estudo prospectivo relacionado a acontecimentos futuros.

Com a experiência dos participantes selecionados, a organização pode criar uma estratégia considerando cenários prováveis e preparar o seu negócio para os desafios inevitáveis.

Na prática, o método delphi consiste em realizar um questionário para os especialistas selecionados. As respostas serão transformadas em resultados qualitativos e quantitativos.

Pode-se dizer ainda que essa metodologia se assemelha a um debate. Mas em vez de ser realizado com todos os especialistas juntos, como em um evento, eles respondem perguntas desenvolvidas por uma equipe.

Posteriormente, suas respostas são sintetizadas com destaque para os pontos de convergência.

Em geral, são reunidos de cinco a 10 especialistas no tema abordado, os quais podem atuar no governo, entidades, associações ou mesmo em outras organizações.

Também é priorizado a heterogenia, para reunir especialistas de localidades geográficas diferentes ou mesmo áreas distintas, desde que relacionadas ao tema em foco. Assim, o estudo consegue captar informações mais ricas e amplas.

Passo a passo do método delphi

Veja a seguir qual é o passo a passo para realizar o método delphi na sua empresa.

Determinar os objetivos e procedimento

O primeiro passo para aplicar a metodologia consiste em determinar os objetivos do estudo. Ou seja, definir o que se quer saber sobre o futuro, quais tipos de previsões e prospecções são buscadas. A partir disso, é possível determinar um tópico.

Também é preciso definir o procedimento, incluindo a maneira que os questionários serão entregues, o que hoje pode ser feito de maneira online para facilitar e dar dinamismo ao método.

Deve-se ainda formar o grupo para desenvolver o questionário e, posteriormente, analisar as respostas. Recomenda-se determinar prazos para cada etapa, o que ajuda a evitar a prolongação excessiva do procedimento.

Ao aplicar o método delphi, é possível compilar as respostas dos especialistas e enviar a cada um deles, para que façam, se preferirem, considerações a respeito do que responderam anteriormente.

Por isso, mais uma característica da metodologia é o anonimato, para que fatores externos não interfiram nas respostas.

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Selecionar o grupo de especialistas

Além de selecionar os especialistas de acordo com a sua área e com os objetivos do estudo, é importante escolher profissionais que estejam interessados em participar. Isto é, que se comprometam com o estudo e sigam os prazos.

Por isso, ao contatar cada um deles é necessário explicar a metodologia e o que se espera dos participantes.

Formular o questionário

Depois de escolher os especialistas para participarem do estudo, é o momento de formular as perguntas para o questionário. Elas devem ser objetivas, mas devem ser feitas de modo que permita ao entrevistado explanar sobre o tema.

É possível ainda que as perguntas sejam relacionadas a declarações anteriores de outros especialistas. De todo o modo, o método delphi deve levantar questões que possibilitem ao entrevistado dar a sua opinião, fazer previsões e mostrar tendências.

Uma dica é escrever todas as perguntas que se quer fazer e depois revê-las, reunindo aquelas que se relacionam e mesmo eliminando as que se mostram irrelevantes. É adequado que todos os integrantes da equipe revisem o questionário.

Compilar e analisar os resultados

Após o questionário respondido ser entregue, é possível compilar as respostas e enviar novamente aos especialistas para que complementem suas respostas. Ou já realizar a análise necessária.

Vantagens do método delphi

Como é de se imaginar, o método delphi conta com diferentes e importantes vantagens para as empresas que utilizam a metodologia. Entre elas, está a de obter informações preciosas, pois são fornecidas por especialistas.

Isso permite ter uma visão futura mais assertiva sobre um dado tema, já que os entrevistados possuem uma larga carreira na sua área de atuação, o que se traduz como amplo conhecimento e experiência.

Outra vantagem é ter um diferencial competitivo de mercado, uma vez que com o método consegue-se acessar informações que outras empresas não possuem.

Se a escolha dos especialistas for variada, o método oferece ainda o benefício de reunir análises diferentes e aprofundadas a respeito do assunto em questão.

Já que os participantes não conhecem a identidade um dos outros, as respostas obtidas tendem a ser bastante imparciais, sem que os especialistas sejam tendenciosos.

Inclusive, se a empresa optar por enviar as respostas compiladas para que os entrevistados incrementem as suas opiniões com base no que os demais responderam.

Como aplicar o método delphi na prática?

O método delphi deve ser aplicado quando a empresa deseja obter informações e cenários de longo prazo com o intuito de definir prioridades que refletem em acontecimentos futuros, daqui uma década ou mais.

Em geral, os tópicos escolhidos para entrevistar os pesquisadores versam sobre a situação do Brasil dentro de um número X de anos em relação a um setor, como saúde, petróleo, energias renováveis e muitos outros.

Conforme o segmento da empresa que realiza o estudo, ela pode questionar os especialistas sobre o impacto do uso nas novas tecnologias para a sua área de atuação.

Além disso, é adequado que o tema abordado seja escolhido por contar somente com dados insuficientes para as previsões desejadas. Desse modo, as respostas dos especialistas devem suprir a falta de informações.

O método delphi pode ser aplicado ainda quando a empresa busca dados a respeito de outros setores da economia. Isso pode ser feito, por exemplo, quando se quer saber mais sobre o futuro dos clientes do seu negócio.

Pode ainda responder questões amplas, como os impactos das mudanças climáticas na produção agrícola. De todo o modo, o objetivo é o de sempre obter informações para a tomada de decisões mais seguras.

Conclusão

O método delphi é uma solução para empresas que precisam tomar decisões importantes, mas possuem informações insuficientes.

Por isso, é essencial escolher os especialistas mais adequados, que possam responder o questionário com convicção.

O grupo da empresa responsável pela aplicação da metodologia, por outro lado, deve trabalhar em conjunto, para analisar as respostas e torná-las informações valiosas. Nessa hora, deve-se compartilhar ideias e o AEVO Innovate é uma ferramenta de grande ajuda.

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Lillian Donato

Formada em Publicidade e Propaganda pela UFES e pós-graduada em BI, Marketing Digital e Data Driven pela PUCRS, Lillian trabalha com marketing há 8 anos, tendo passado por agências de marketing, veículos de comunicação, trabalhando com rádio e televisão, além do setor de tecnologia e software. Ao longo de sua experiência profissional, já trabalhou com design, redação, SEO, mídias pagas, CRO e diversas outras áreas no marketing, tendo como especialidade marketing b2b. Atualmente é coordenadora de marketing na AEVO.

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