Profissões do futuro: saiba qual carreira seguir

profissões-do-futuro

Com o advento massivo de novas tecnologias a tendência é que em algum tempo diferentes profissões deixem de existir.

Por isso, quem está iniciando uma carreira ou mesmo deseja se manter por muito mais tempo no mercado de trabalho deve saber quais são as profissões do futuro.

Se você não quer ficar para trás, saiba qual carreira seguir conferindo as informações deste artigo.


Qual é a importância de conhecer as profissões do futuro?

Embora ao longo da história muitas profissões deixaram de existir, hoje em dia, parece que esse processo tem se tornado mais rápido.

Assim, quem deseja ter sucesso na sua carreira deve conhecer e optar por uma das profissões do futuro.

Isso vai garantir uma vida mais longa no mercado de trabalho, bem como um melhor preparo para os novos desafios que podem surgir.

Além disso, é o jeito certo de estar envolvido em um trabalho com cada vez mais oportunidades de crescimento.


10 Profissões do futuro


Desenvolvedor/programador de softwares

É quem desenvolve e programa os mais variados tipos de softwares. Hoje em dia, são ferramentas amplamente usadas para fins pessoais e, principalmente, empresariais. Inclusive, para automatizar processos industriais, comerciais e até domésticos.

A área de desenvolvimento e programação tem gerado cada vez mais demanda, devido à digitalização de inúmeros processos e empresas, se tornou ainda mais necessário ter sites e ferramentas atualizadas.


Analista de UX/UI

O usuário tem se tornando ainda mais exigente quando falamos de visibilidade e layout de sites e aplicativos online, portanto, profissionais de UX/UI estão se destacando no web design.

UX é experiência do usuário (user experience) e UI é interface do usuário (user interface) quando se refere ao design de sites, aplicativos, softwares e outros.

Assim, essa está entre as profissões do futuro porque tem foco em garantir que as pessoas consigam acessar todos eles com sucesso e terem a melhor experiência possível.


Analista de Big Data

Big Data é a tarefa de obter informações com base em um imenso volume de dados. Quem trabalha nessa área oferece a empresas subsídios relevantes sobre o mercado e comportamento de compra do consumidor, a partir de uma análise completa.

Dessa forma, a empresa pode tomar melhores decisões apoiadas em dados e não em achismos, tornando as ações mais assertivas.


Criador de conteúdo digital

Mais uma das profissões do futuro, o criador de conteúdo digital consiste em criar conteúdos textuais, audiovisuais, imagens e outros para enriquecer as mídias sociais. O trabalho é feito para empresas e profissionais que querem divulgar os seus produtos e serviços na internet das mais diversas maneiras. 

Seja no Youtube, Facebook, Instagram, artigos em blogs, etc, os criadores de conteúdo digitais, diferentes dos influenciadores digitais, podem também estar no backstage da criação, não assumindo autoria ou ficando responsável pela parte técnica como edição e diagramação.


Professor online/ead

Já que as aulas à distância são cada vez mais comuns, os professores que se especializarem nessa modalidade de ensino estão com as suas carreiras garantidas no longo prazo. O mercado é amplo e abrange todos os níveis da educação, do ensino fundamental ao mestrado.

Há pouco tempo atrás, profissionais que lecionavam à distância e estudantes que possuíam diplomas EAD, eram menos valorizados que o ensino presencial, todavia, com as circunstâncias atuais e normalização do ensino online, a diferença entre o aprendizado digital e presencial se tornou irrelevante para o mercado.


Profissional de Marketing Digital

Quem trabalha com marketing digital também tem o seu futuro garantido. Essa não é apenas uma das profissões do futuro, mas também do presente. Afinal, praticamente todas as empresas já possuem algum tipo de presença digital, e as que ainda não estão presentes no online estão indo atrás disso.

Atualmente a presença digital se tornou sinônimo de confiança. Se uma empresa não possui um perfil nas redes sociais ou um endereço cadastrado no Google Maps, nós desconfiamos dela ser autêntica ou não. Isso reforça o quanto a digitalização tornou natural esse processo.


Engenheiro de Energia Solar

Com a conscientização maior das pessoas a respeito da importância do uso das fontes de energia renováveis, quem seguir essa carreira tem um futuro promissor. Além disso, trata-se de uma profissão que pode atuar em diferentes setores da economia.


Desenvolvedor de Blockchain

É outra das profissões do futuro que têm relação com o imenso volume de dados que circula pela internet. Esse profissional pode trabalhar com os já famosos bitcoins, mas também com outras tecnologias que desburocratizam diferentes atividades.


Desenvolvedor de aplicativos

Os aplicativos são uma febre e a tendência é que isso continue devido a maior acessibilidade no uso de smartphones.

Afinal, são ferramentas que oferecem praticidade para uma série de atividades do dia a dia, além de promoverem a economia solidária e outras inovações.


Gestor da inovação

Entre as profissões do futuro está ainda o profissional responsável por implementar a inovação no ambiente de trabalho e fazer seu gerenciamento. Essa tarefa pode ser executada de maneiras distintas, englobando projetos inéditos e o compartilhamento de ideias na equipe.

A inovação é cada vez mais necessária nas empresas, e o profissional de inovação, que antes era um cargo inexistente, ganha forças nas mais diversas empresas. Existem cursos e até pós-graduações especializadas em gestão da inovação.


5 Dicas para ser um profissional do futuro

Mas, como investir em uma das profissões do futuro? Para obter sucesso em uma dessas carreiras, é essencial desenvolver algumas habilidades, que já são usualmente exigidas no mercado de trabalho.

Veja as dicas a seguir:


1 – Desenvolva a resiliência

A resiliência é a capacidade de se adaptar às mais diversas situações e lidar com problemas e desafios. Em tempos de mudanças bruscas no mercado de trabalho, quem não for resiliente pode ter grandes dificuldades de se manter ativo.


2 – Aprenda a lidar com imprevistos

Ter jogo de cintura para tratar com imprevistos é mais uma das dicas para ser um profissional do futuro. Afinal, nem sempre as coisas acontecem como o esperado e, nesse momento, é preciso ter um plano alternativo. Quem consegue fazer isso obtém sucesso.


3 – Tenha iniciativa e criatividade

Não é de hoje que a iniciativa é uma habilidade que os empregadores buscam para montar sua equipe. Isso é cada vez mais necessário e não basta ter iniciativa, é preciso ser criativo, buscando soluções inéditas, inovadores e com potencial de acerto.

Procure estudar as mais diversas frentes da sua área. No nicho de programação, por exemplo, há diversas tecnologias diferentes que podem ser utilizadas para criação de um site. Tenha iniciativa para ir atrás das últimas tendências e sempre estar à frente de seus concorrentes.


4 – Aprimore a sua comunicação

Mesmo quem trabalha em frente ao computador deve desenvolver uma boa comunicação, tanto escrita quanto verbal. Esse é um aspecto essencial em qualquer carreira e exige o adequado uso das palavras, a fim de expressar ideias e opiniões de maneira clara e objetiva.

Um bom profissional sabe transpassar suas ideias e


5 – Esteja sempre atualizado

Como não poderia ser diferente, estar sempre atualizado não só a respeito da sua profissão, mas também das notícias de forma geral é mais uma dica para o profissional do futuro.

Conhecer as últimas atualizações de uma plataforma, saber o que está por vir na sua área, é um grande diferencial.

Leia mais: Como contratar um profissional de inovação?


Conclusão

Agora que você já sabe quais são algumas profissões do futuro, fica mais fácil escolher qual carreira seguir. É importante pensar no longo prazo e optar por uma atividade que possua não só chances de crescimento como permanência no mercado.

Muitas são profissões direcionadas a diferentes segmentos de mercado, como é o caso do gestor de inovação. Esse profissional pode atuar em qualquer tipo de negócio, desde que haja interesse em inovar.

Ele deve ter acesso a ferramentas adequadas, de modo a colocar o seu trabalho em prática, como o AEVO Innovate. Esse é o software perfeito para quem quer inovar, ao promover a colaboração da sua equipe na realização de projetos.

Afinal, boas ideias podem surgir de qualquer um dos colaboradores e para aproveitá-las é preciso promover um ambiente de trabalho propício.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *