SaaS: o que é, como funciona, vantagens e mais!

Lembra daquele CD que as pessoas compravam para instalar um software no computador? É claro que você não lembra! Isso já virou coisa de museu. Hoje em dia, ninguém mais precisa comprar um CD para instalar algo no computador.

Nem sequer precisamos mais download da internet. Isso graças a uma nova geração de programas chamada de Software as a Service (SaaS).

O SaaS revolucionou o mundo da informática e mudou a maneira como os usuários interagem com a tecnologia. Essa revolução pode chegar também até você e a sua empresa.

Neste texto, vamos explicar o que exatamente é um SaaS, como funciona e quais são as vantagens em aderir a esse tipo de sistema. Boa leitura!

Afinal, o que é um SaaS?

SaaS é a sigla em inglês para Software como um Serviço. Na prática, isso significa que os programas de computadores deixaram de ser um produto comprado nas prateleiras e tornaram-se um serviço.

Como em todo serviço, o usuário consome e paga apenas de acordo com o que usar. Sem gastar nada a mais. Quem adere ao SaaS não desembolsa um valor cheio pelo programa: em geral, o pagamento é feito por mês, de acordo com o número de usuários ou licenças de uso do programa.

Para entender melhor, vamos lançar mão de um exemplo prático. Digamos que sua empresa precisa de um editor de texto para cinco funcionários.

Em vez de ir na loja comprar o CD ou baixar o programa na internet, você paga uma taxa de uso mensal válida para cinco usuários. Se um desses usuários sair da empresa, você simplesmente reduz o seu pacote para 4 usuários.

Bacana, não é mesmo? Mas como é que o SaaS funciona? Como é possível pagar por mês para usar um software e nem sequer precisar baixá-lo para o meu computador? As respostas estão no próximo item.

Como o SaaS funciona?

A revolução do Software as a Service só foi possível graças ao avanço e ao desenvolvimento da internet. Para entendermos essa história, vamos lembrar como era no passado.

Antes, você precisava instalar um software no seu computador, a partir de um CD ou de um download. Depois de instalado, você acessava o programa e salvava os arquivos que você criava dentro do HD.

O SaaS funciona de maneira parecida, mas, em vez de estar instalado no seu computador, o programa roda em um servidor na internet. Para usar o software, você não precisa instalá-lo. Basta acessar a internet e entrar com seu usuário e senha e pronto! 

Além disso, para melhorar ainda mais, os arquivos ficam salvos nesse mesmo servidor: Você nem sequer precisa mais ficar fazendo backups.

Para entender de vez, vamos fazer uma última comparação. Quando você acessa o seu e-mail, como Gmail ou Hotmail, você apenas digita o endereço no navegador e entra com a senha e o seu login. Lá, estão todos os seus e-mails registrados, não é mesmo? O SaaS é assim. Tudo o que se precisa é de uma internet para acessar o programa.

Agora que você já entendeu como o SaaS funciona, vamos entrar na parte mais importante do texto e conhecer as vantagens deste serviço.

Quais são as vantagens em aderir ao SaaS?

A revolução e o rápido crescimento do Software as a Service não ocorreu à toa. As vantagens que esse modelo proporciona encantaram os usuários e conquistaram multidões de fieis. Abaixo, listamos os principais benefícios.

1. Baixo custo para iniciar o serviço

A vantagem número 1 talvez seja o principal (mas não o único) motivo para o sucesso do SaaS. Quando uma empresa adquire um software pelo modelo tradicional, precisa pagar pela licença completa e por um número fixo de usuários/licenças. Se a implementação não der certo ou o programa não for tão bom como esperado, o cliente fica no prejuízo.

O SaaS não é assim. A empresa pode pagar mensalmente enquanto utilizar a solução. Se não quiser mais usar, cancela a assinatura e não paga mais nada. Outra vantagem é a flexibilidade no número de usuários. Se você está gerenciando um projeto com outras 9 pessoas, pague mensalmente por 10 usuários.

Caso número da equipe aumentar ou diminuir, você pode — imediatamente — fazer essa alteração no plano contratado. Sem multa, sem dor de cabeça e sem impactar na rotina do projeto.

2. Pouca estrutura de TI

Você não precisa ter equipamentos de ponta ou servidores robustos para ter um SaaS poderoso para o seu time. Como o software roda em servidores web da fabricante do programa, tudo o que sua empresa precisa é de computadores conectados à internet.

Assim, os usuários podem acessar o programa e trabalhar normalmente. A empresa não investe um centavo em infraestrutura. Tudo muito simples e rápido.

3. Mais integração entre a equipe

Para quem busca um software que melhore a produtividade e reduza o tempo de trabalho na gestão de projetos, a modelo em SaaS é o ideal. Por serem totalmente hospedados na nuvem, esses sistemas têm muitas funcionalidades que impulsionam a colaboração entre colegas.

Basta compartilhar um link no sistema, por exemplo, para que todos da equipe acessem o arquivo e deem suas contribuições. Dessa forma, a interação é maior e a empresa ganha em produtividade na gestão de projetos.

4. Atualizações automáticas e mais segurança

Chega de perder tempo com atualizações nos programas de computador. É lento e demorado. Quem usa SaaS, porém, não se preocupa mais com isso. Os upgrades são realizados diretamente no servidor web da desenvolvedora do sistema. O usuário nem sabe que a atualização foi realizada.

Melhor de tudo é que com o SaaS você não precisa ficar fazendo backup de tempos em tempos. O próprio sistema faz cópias de segurança dos arquivos.

5. Integração com outros sistemas

Implementar um software novo na empresa é sempre uma dor de cabeça, principalmente se você já trabalha com outros sistemas. Fique tranquilo! O SaaS também é muito bom no quesito integração.

Dependendo do SaaS, a empresa pode fazer a integração com sistemas de ERP, CRM, rede social corporativa, Google Analytics e muitos outros. Os provedores costumam fornecer Interfaces de Programação de Aplicativo (API). São comandos que facilitam a integração do SaaS com outros programas já utilizados pela empresa.

Então, gostou de conhecer melhor as vantagens do SaaS? Esses programas são realmente muito bons, práticos e pouco a pouco estão se tornando hegemônicos na gestão de projetos. Entre em contato com a gente. Podemos ajudar você a melhorar ainda mais o uso do SaaS.

Posts Relacionados
O Big Data se torna essencial em um cenário de evolução constante nas indústrias. Entenda
A realidade aumentada é comum para alguns, e uma grande tendência para outros. Entenda as
A interação dos pilares da indústria 4.0 é essencial para o bom andar dos projetos.

Deixe uma resposta