Entenda a importância da visualização de dados e saiba como aplicar

Gráficos, diagramas, infográficos e outros tipos de recursos para visualização de dados são efetivos porque eles não apenas capturam a atenção, mas oferecem valor, credibilidade e são fáceis de entender. 

Desde o número crescente de postagens de blog sendo publicadas toda semana até a grande quantidade de vídeos e podcasts lançados, todas as estatísticas apontam para uma tendência: há uma enxurrada de conteúdo produzido por empresas hoje. 

A pressão para criar conteúdo atraente e envolvente é real e uma maneira de se diferenciar e apresentar informações valiosas para seu público é usar a visualização de dados.

Um estudo recente revelou que dados apresentados visualmente são mais persuasivos do que o discurso textual e que os consumidores são mais inclinados a acreditar que um produto é mais eficiente quando visualizam dados na forma de gráficos, ainda que eles já conheçam as informações. 

Gráficos, diagramas, infográficos e outros tipos de recursos para visualização de dados são efetivos porque eles não apenas capturam a atenção, mas oferecem valor, credibilidade e são fáceis de entender. 

De acordo com uma pesquisa feita pela Venngage sobre marketing visual, os gráficos originais são o tipo de conteúdo usado com maior frequência, como você pode ver no infográfico abaixo na forma de gráfico de barras.

Mas a questão é: as empresas estão usando a visualização de dados da melhor forma na hora de comunicar ações inovadoras para os seus públicos?  

saiba como usar a visualização de dados em projetos

Veja a seguir alguns tipos e usos para a visualização de dados que podem ser usados para apresentar aspectos inovadores de forma impactante.

Redes sociais

As redes sociais são um meio predominantemente visual. Por isso, postagens com forte apelo visual e que contem uma história de forma atraente têm uma performance muito melhor do que uma imagem acompanhada de texto. 

Assim, a sua estratégia de redes sociais não deve priorizar fotos e imagens meramente ilustrativas. Os recursos visuais em si devem comunicar com dados e apresentar a informação de forma que divirta e atraia o seu público.

É aqui que entra a visualização de dados. Criar conteúdo visual original que apresente dados de forma atraente é uma forma eficaz e que pode ser melhor explorada para usar pesquisas, estatísticas e características de produtos ou serviços.

Você pode fazer isso usando uma série de gráficos em um carrossel Instagram ou alternar dados, ilustrações e outros tipos de recursos visuais. 

Isso vai ter ainda mais impacto quando se trata de projetos de inovação, porque os dados respaldam e dão credibilidade para mostrar que um projeto é sólido.

Você pode, por exemplo, após mostrar dados na forma de gráficos, usar um diagrama de venn para mostrar os pontos de encontro entre as soluções que você está apresentando e as necessidades da sua persona. Veja como funciona:

Diagrama de venn para a visualização de dados

Ao criar visualizações de dados para redes sociais, é importante manter o visual focado em uma única esteatítica ou informação, por isso considere dividir o conteúdo em vários posts. 

Postagens de blog

Escrever artigos para blogs deve ser uma atividade com um objetivo definido. Quando você deseja persuadir o leitor e mostrar o quanto o seu projeto é inovador, útil, criativo ou sustentável, usar dados ajuda a criar uma narrativa coerente e convincente. 

Há diversas formas de coletar e apresentar esses dados, entre elas: 

  • Pesquisas originais feitas através de entrevistas;
  • Citar estudos e fatos; 
  • Procurar dados internos em fontes como Google Analytics, comportamento do usuário no site, dados demográficos sobre vendas;
  • Entrevistar fontes com autoridade no assunto em questão

Uma vez que você tenha decidido a fonte e coletado os dados, a chave é apresentar as informações de forma visualmente atraente e fácil de entender. 

Aqui estão algumas ideias de visualização de dados para o seu blog:

  • Resumir e apresentar os pontos-chave em um infográfico;
  • Usar gráficos de barras para apresentar números;
  • Criar um diagrama espinha de peixe quando precisar explicar processos e conectar ideias;
  • Mescle diversos tipos de gráficos e ícones para fazer um data storytelling como este abaixo:
storytelling como recurso visual

Vídeos

Desde direcionar tráfego e engajar espectadores até atrair leads e aumentar as conversões, o vídeo provou ser uma ferramenta eficaz de marketing de conteúdo.

Agora, imagine poder combinar o poder dos dados e do vídeo para apresentar seus projetos e produtos.

Usar visualizações de dados em vídeos é uma ótima maneira de dar vida a dados chatos ou difíceis de entender e comunicar informações com clareza, mantendo os espectadores envolvidos.

Comece montando uma narrativa e criando um storyboard para organizar o fluxo do vídeo. Você pode então criar gráficos animados, gráficos e infográficos que complementarão e fortalecerão a história.

Outra maneira de abordar isso é reutilizar infográficos em vídeos. Você pode dividir o infográfico em segmentos menores e criar videoclipes curtos que mantêm os espectadores engajados.

Apresentações

Criar visualizações de dados não é algo exclusivamente reservado para a comunicação com o cliente. A mesma tática também pode ser aplicada ao se comunicar com seu público interno, como a equipe executiva, gerenciamento, clientes da agência ou outros membros da equipe.

Você pode criar slides de apresentação impactantes que, mesmo usando o mínimo de texto, juntamente com visualizações de dados, ajudam a reforçar a mensagem.

Certifique-se de não tentar colocar muitos dados em um slide, porque isso acabará confundindo seu público. Dedique cada slide a um único objetivo para dar ao seu público o espaço para digerir as informações e obter insights significativos.

Aqui estão exemplos de alguns slides de apresentação que você pode criar com visualizações de dados.

Newsletters

Quando se trata de recursos visuais em e-mails, muitas vezes é ignorado o pensamento de adicionar infográficos ou outros tipos de visualizações de dados para aprimorar seu design e criar engajamento visual.

Considere o número de e-mails que as pessoas recebem em um dia e inclua visualizações de dados para informar seus assinantes e transmitir informações rapidamente. Essa é uma maneira inovadora de capturar a atenção deles e oferecer valor em seu boletim informativo.

Aqui estão alguns tipos de informações que você pode comunicar com visualizações de dados e impulsionar seus esforços de marketing por e-mail:

  • Marcos da empresa
  • Estatísticas 
  • Resumos de fim de ano
  • Comparações de produtos 
  • Dados de pesquisa

Conclusão

Incluir visualizações de dados em seus conteúdos para apresentar aspectos inovadores é usar o melhor dos dois mundos – você conta uma história de maneira fácil de entender e reforça sua mensagem com a credibilidade que vem com os dados.

A chave está em extrair valor dos dados, tecendo uma história convincente em torno deles e escolhendo a visualização certa que melhor comunica a mensagem.

Então, da próxima vez que você criar conteúdo, pense em como você pode aprimorar o ativo com a ajuda de poderosas visualizações de dados. 

Texto escrito pela equipe da Venngage.

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