Educação corporativa: benefícios e como implementar

educação-corporativa

Conhecimento é poder e quando se investe na educação corporativa não só os colaboradores se tornam mais capacitados a executarem as suas funções, como a empresa também ganha em produtividade e qualidade.

Por isso, garantir a aprendizagem contínua da equipe é o jeito certo de atingir objetivos de forma mais dinâmica e ganhar destaque no segmento de mercado, ficando à frente da concorrência.

E se você deseja saber mais a respeito da educação corporativa, quais são os seus benefícios e como implementar no seu negócio continue com a leitura deste artigo e confira as informações presentes nos tópicos a seguir.


O que é educação corporativa?

A educação corporativa, chamada ainda de educação empresarial, consiste no conhecimento que é promovido dentro do ambiente de trabalho visando o aprendizado dos colaboradores.

Esse conhecimento pode ser fornecido de uma série de maneiras, como treinamentos, cursos, workshops, palestras e muitos outros. No entanto, não se trata apenas de fazer com que a equipe realize um ou outro curso.

Esse conceito é muito mais amplo e engloba um aprendizado constante dentro da organização, de modo que os colaboradores estejam em constante processo de aprendizagem.

Essa estratégia permite que os profissionais estejam cada vez mais capacitados a desenvolverem as suas atividades no dia a dia da empresa e até mesmo a desempenharem novas funções de modo eficiente e assertivo.

Para tanto, é importante que a educação corporativa esteja focada nas necessidades da empresa. Ou seja, os colaboradores devem obter conhecimentos relativos ao seu cargo, mas também podem ser ampliados para que todos os seus potenciais aflorem

A educação corporativa promove ainda o desenvolvimento das competências comportamentais da equipe, como liderança, inteligência emocional, proatividade e muitas outras.

Essas habilidades se mostram cada vez mais necessárias no atual cenário, quando profissionais de todos os segmentos de mercado se deparam com inúmeros desafios. Assim, ao estarem mais bem preparados para a vida também estão para a empresa.


Por que a educação corporativa é importante para sua empresa?

Colaboradores que possuem conhecimentos mais amplos não só da área na qual atuam, mas também em relação aos demais temas, inclusive, que são relevantes para todas as empresas, como tecnologia, inovação, etc, são realmente valiosos.

Eles podem contribuir imensamente com o diferencial competitivo da sua organização, uma vez que estarão mais capacitados a desempenharem as suas funções. Da mesma forma, podem ser responsáveis por ideias e insights únicos.

Esses profissionais, não raro, são responsáveis pela empresa dar um salto de qualidade. Com isso, ela cresce no seu segmento de atuação, seja pelo desenvolvimento de um novo produto, seja porque um serviço começou a ser oferecido de maneira exclusiva.

A questão é que o sucesso de uma empresa pode ter como origem a educação corporativa e é por esse motivo que o aprendizado contínuo dos colaboradores é tão relevante para o ambiente organizacional.

Para que a estratégia de educação corporativa atinja esse patamar de sucesso, por outro lado, é preciso que a empresa escolha o conteúdo certo para ensinar aos seus colaboradores.

Isso exige que os cursos, treinamentos e demais ações promovidas com o intuito de capacitar sejam bem selecionadas e atendam as necessidades da empresa. Além disso, é uma forma assertiva de valorizar os profissionais.

Valorizados, eles são automaticamente estimulados a realizarem as suas tarefas com mais empenho, dedicação e qualidade. Ou seja, a educação corporativa é também uma estratégia que gera uma maior produtividade da equipe.


Como colocar em prática a educação corporativa?

Para que a educação corporativa ofereça os resultados que ela se propõe não apenas aos colaboradores como também para a empresa, é essencial escolher as capacitações adequadas.

Elas devem estar de acordo com o que os gestores buscam aprimorar e, ao mesmo tempo, servir para desenvolver as competências dos colaboradores. É importante ainda optar por cursos e outras modalidades de ensino que se adaptem ao perfil da equipe.

Hoje em dia, é possível encontrar capacitações que ocorrem de modo online, que facilita em muito o aprendizado dos colaboradores. Afinal, eles podem optar pelos melhores momentos do seu dia para estudar.

Essa flexibilidade permite que o engajamento dos profissionais seja maior, uma vez que eles têm mais opções e podem se dedicar aos estudos quando não tiverem outros compromissos e estiverem mais estimulados.

O AEVO Boost é a plataforma da AEVO que atende essa e outras necessidades de empresas e colaboradores. Focado em cursos para organizações capacitarem seus colaboradores em inovação, o AEVO Bosot também é indicado para profissionais que procuram uma recolocação no mercado e desejam aprimorar seus conhecimentos.

Ele é totalmente online e funciona perfeitamente no celular. Isso possibilita que cada estudante organize a sua rotina de modo que o estudo se torne mais prazeroso e tranquilo, garantindo o adequado entendimento do temas abordados e o seu engajamento.

Os cursos da plataforma são perfeitos para empresas que desejam capacitar a sua equipe para os tempos atuais, onde a inovação é palavra-chave.

Para tanto, são disponibilizadas capacitações com assuntos relacionados a gestão da inovação, cultura de inovação, programa de ideias, inovação aberta e metodologias ágeis.

Os gestores também podem realizar os cursos, pois são oferecidos conteúdos a respeito das melhores práticas de como gerenciar a inovação no ambiente corporativo.

Os cursos do AEVO Boost oferecem certificado e podem ser acessados até mesmo através de dispositivos móveis, ajudando na acessibilidade da educação corporativa a todos os públicos.

aevo-boost-inovacao-corporativa

A educação corporativa como cultura empresarial

Como já mencionado, a educação corporativa não consiste apenas em promover treinamentos específicos que tenham duração de um determinado período de tempo. Trata-se de um processo contínuo, onde todos devem estar envolvidos.

Não somente a equipe como os demais públicos da empresa, a exemplos dos gestores. De acordo com o segmento de mercado do seu negócio, pode ser adequado incluir nesse processo até os fornecedores e empresas parceiras.

Isso significa que a educação corporativa deve fazer parte da cultura empresarial. Ou seja, é importante que ela não seja apenas aplicada, mas também vivida. Até porque o aprendizado pode ser transmitido por meio de conversas e reuniões cotidianas.

Nesse sentido, é preciso que os gestores entendam o seu papel dentro do processo de educação corporativa.

Além de serem responsáveis por buscarem as melhores alternativas de capacitação para a equipe, devem ser agentes de motivação e ensinamento, já que podem passar o seu conhecimento e experiência aos profissionais que lidera.


Conclusão

A educação corporativa é urgente e indispensável para o aperfeiçoamento das equipes, o que reflete diretamente no crescimento da empresa. Por consequência, é possível oferecer produtos, serviços e atendimento de alto padrão.

O trabalho colaborativo com a troca de ideias e experiências é mais um canal da educação dentro das organizações. Mas para que seja colocado em prática e alcance o sucesso esperado é preciso que haja as ferramentas certas, como o AEVO Innovate.

Nosso software de inovação pode ser o que estava faltando para o seu negócio inovar e se destacar no seu segmento de mercado com um diferencial de mercado único.

Fale com um de nossos especialistas e descubra como a sua empresa pode expandir com inovação e colaboradores engajados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *