Exemplos de Melhoria Contínua: da Scholle IPN à CCP

Confira 5 grandes exemplos de melhoria contínua e veja como essas grandes organizações aplicaram a inovação incremental em seus processos.

Neste artigo, você verá, através de exemplos de melhoria contínua, como 5 grandes organizações conseguiram gerar resultados através desse mindset.

Mas se o conceito é novo para você, não se preocupe! Continue lendo e aproveite a oportunidade de aprender com quem já inovando. Vamos lá?

O que é melhoria contínua

Antes de saber sobre os exemplos de melhoria contínua , saiba mais sobre essa filosofia inovadora para a gestão empresarial.

A melhoria contínua é uma filosofia de gerenciamento empresarial que estabelece uma cultura de melhorias cíclicas em todo o processo da empresa.

Esse ciclo consiste basicamente em listar tudo o que pode ser melhorado na empresa, com foco e planejamento.

O ciclo se inicia com pequenas modificações e vai se tornando mais complexo, ao passo que os resultados vão sendo alcançados.

A melhoria contínua não termina no ato da avaliação, ao contrário, a mensuração dos resultados serve como indicativo para novas etapas de planejamento e ação.

Esse tipo de gestão se baseia no fato de que o mercado se modifica constantemente e a concorrência inova a todo tempo, portanto, nenhuma empresa pode ficar parada!

Leia também: Os 4 segredos para desenvolver melhoria contínua na sua empresa

Exemplos de melhoria contínua:

ScholleIPN

A Schole IPN é uma empresa líder mundial em soluções em embalagens flexíveis e possui sedes no Brasil, Chile e Estados Unidos. É, sem dúvida, um dos grandes exemplos de melhoria contínua!

A empresa não possuía um setor de inovação, no entanto decidiu aderir à melhoria contínua através do software AEVO, aproveitando a multidisciplinaridade da sua própria equipe.

AScholeIPN é um exemplo interessante para compreender mais sobre a necessidade da mudança de cultura quando se pretende implementar uma gestão em melhoria contínua.

Os depoimentos da empresa tratam especialmente de como as ideias de inovação pretendidas pela empresa foram alinhadas à rotina do dia a dia!

banners-video-case-scholle-ipn-4-min

AERIS

A Aeris é outra empresa que é um dos maiores exemplos de melhoria contínua para quem pretende inovar através desse tipo de gestão.

O próprio segmento em que a Aeris atua já é inovador. Assim, para se instalar no mercado, a empresa que trabalha com Energia Renovável, decidiu gerar ideias inovadoras e se consolidar como principal nome nesse segmento.

A Aeris projetou um milhão e meio de reais em resultados concretos até o final do ano, sendo um exemplo importante a ser seguido!

Para isso a empresa criou um programa de captação de ideias de análises para programa de inovação, que foi estruturado pelos colaboradores da AERIS.

A empresa contou com o software da AEVO, implementando uma plataforma multi-device que trouxe maior transparência às metas e resultados alcançados, permitindo reavaliação e modificação constantes a partir desse mapeamento.

aeris programa-de-ideias

AVIVA

A Aviva é uma empresa atuante no ramo da hotelaria, sendo uma grande gerenciadora de Resorts em regiões muito procuradas por turistas do Brasil, a Costa doSauípee o Rio Quente.

Se tornando um dos grandes exemplos de melhoria contínua , a Aviva fez parceria com a AEVOInnnovatepara a construção de um programa de gerenciamento de ideias.

Uma das ideias centrais do programa da empresa é o desafio de transformar as ideias dos colaboradores em prática para o dia a dia, convertendo a participação de todos em resultados palpáveis de inovação e melhoria!

case-aviva

Toyota

Uma das maiores empresas do mundo conta com o modelo de gestão em melhoria contínua, se tornando aspiração para quem pretende inovar!

A Toyota já fez declarações públicas de como trabalha sempre visando a melhoria dos processos, mesmo sendo uma empresa altamente lucrativa.

O exemplo da Toyota nos mostra como sempre há espaço para melhorias nos processos de gestão e obtenção de resultados e que empresas que estacionam não conseguem atender às demandas de mercado à longo prazo.

Conclusão

Após conferir grandes  exemplos de melhoria contínua  é hora de acessar o site da  AEVO e conferir mais detalhes sobre as soluções que oferecemos para implementação de ideias inovadoras para o dia a dia de sua empresa.

Lillian Donato

Formada em Publicidade e Propaganda pela UFES e pós-graduada em BI, Marketing Digital e Data Driven pela PUCRS, Lillian trabalha com marketing há 8 anos, tendo passado por agências de marketing, veículos de comunicação, trabalhando com rádio e televisão, além do setor de tecnologia e software. Ao longo de sua experiência profissional, já trabalhou com design, redação, SEO, mídias pagas, CRO e diversas outras áreas no marketing, tendo como especialidade marketing b2b. Atualmente é coordenadora de marketing na AEVO.

Compartilhe o post

Facebook
LinkedIn
Twitter
WhatsApp
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sidebar versão 2 para o copy AEVO One-Stop Shop de Inovação

Assine nossa newsletter

Fique sempre atualizado com nossos conteúdos sobre o universo da Inovação.