Head de inovação: o que ele faz e principais habilidades

head-de-inovação

Inovar deve ser palavra-chave das empresas que desejam se destacar no mercado. Cada vez mais é possível ver novos empreendimentos surgindo com ideias inovadoras, oferecendo produtos e serviços totalmente diferentes do que se conhecia.

Mas nem sempre é fácil a tarefa de promover a inovação dentro de empresas já constituídas. É nesse ponto que o head de inovação ganha importância, pois é o profissional preparado para promover mudanças significativas.

Para descobrir tudo a respeito do head de inovação, o que ele faz, principais habilidades e porque contratar um continue lendo este artigo e confira as informações dos tópicos a seguir.


O que é inovação corporativa?

Antes de entender melhor o papel do também chamado gestor ou gerente de inovação, é importante compreender o significado de inovação corporativa. Basicamente, consiste em criar algo novo ou de forma diferente.

A empresa pode vender o mesmo produto ou serviço, mas oferecê-lo de modo diferenciado ou comercializar algo inédito no mercado. Isso quer dizer que existem várias maneiras de inovar, podendo ser mais ou menos disruptivas.

Uma forma de inovar com segurança é seguindo as tendências do mercado. Assim, é possível se inspirar em alguma ideia já existente e adaptar para sua realidade.

Mas para empresas que desejam realmente marcar presença no seu ramo de atuação, é recomendado criar um diferencial do zero, como a Amazon que inicou entregas de livros em até 30 minutos utilizando drones.

Além disso, a inovação corporativa se caracteriza por fazer diferentes funções usando os recursos que já existem, e pela criação constante de novas oportunidades dentro do seu segmento.

Mudar a maneira como são atendidas as necessidades dos clientes é um modo de inovar de forma incremental, pois ao contrário do que muitos pensam, inovação não significa realizar investimentos de tecnologia de ponta para disruptar o mercado.


Por que as empresas estão em busca de inovação?

Há diversas vantagens em uma empresa investir em inovação. A primeira delas é o fato de ganhar destaque no seu ramo de atuação, inclusive, em relação ao seu público.

Isso acontece porque o consumidor normalmente é atraído pelas novidades, inclusive, se for de uma empresa que ele já conhece, confia e já é cliente. Além disso ,se a inovação promovida gerar valor a ele, então, certamente ele se tornará fiel à marca.

Mas as empresas podem inovar por inúmeras outras razões. Algumas inovações podem tornar o processo produtivo mais eficiente, assim, passa a ser mais rápido, sem perder em qualidade, exigindo até mesmo um menor quadro de pessoal.

Por consequência, a inovação pode causar economia no médio e longo prazo, mesmo que no curto prazo exija um alto investimento financeiro. A modernização pode ser impulsionada como uma forma da empresa resgatar o sua presença de marca, caso tenha ficado para trás.

Assim, ela pode lançar um novo produto ou serviço para reconquistar os seus clientes. A mudança pode ser impulsionada ainda para receber o status de empresa sustentável, o que é feito ao criar soluções que a tornem ecologicamente correta.


O que é um head de inovação e quais são suas funções?

Embora o head de inovação seja um cargo relativamente novo, ele possui diversas funções dentro de uma empresa. Todas elas têm como objetivo transformar tendências em processos e métodos criativos, bem como em soluções.

Mas para atingir esse objetivo, é preciso muito trabalho. Ele precisa conquistar o apoio das equipes, o que nem sempre é fácil, já que uma inovação certamente influencia a maneira como os colaboradores desempenham as suas funções.

Nem sempre as mudanças são bem-vistas, então, o head de inovação deve fazer um esforço junto às equipes para que elas se tornem as suas aliadas. Isso exige motivação, estímulo e engajamento, bem como um trabalho assertivo de gestão.

Além disso, não é o head de inovação quem coloca em a inovação em prática, sua função é principalmente a de facilitador. Ou seja, ele precisa preparar o ambiente e as equipes para que a inovação aconteça.

Para tanto, pode moldar a forma como os colaboradores enxergam a inovação, o que não raro depende de uma mudança de cultura. Ele também ajuda a implantar os processos necessários para que a inovação pretendida se concretize.

As funções do head de inovação costumam exigir que ele seja um profissional multidisciplinar. Não é preciso uma formação específica, mas devido ao seu papel é importante que tenha experiência no segmento de mercado.

É apropriado que conheça profundamente o setor no qual atua, bem como o comportamento de compra do consumidor.

Esse conhecimento é essencial para saber as melhores formas de inovar. A sua média salarial chega até R$ 19 mil em grandes cidades, como São Paulo.


Quais as principais habilidades de um head de inovação

O head de inovação apenas consegue exercer as suas funções se tiver certas habilidades. Veja a seguir quais são as principais e porque elas são importantes.


Planejamento e organização

Por mais que um head de inovação deva ser criativo, isso não muda em nada o fato da importância de ser um profissional organizado.

Ele deve planejar todos os seus passos, para que possa executar projetos de acordo com o previsto, dentro do prazo e, de preferência, sem extrapolar o orçamento.


Foco nos objetivos e orientado a KPIS

Outra habilidade essencial para esse profissional é manter o foco, pois essa é a maneira mais eficiente de alcançar objetivos e superar os obstáculos que possivelmente vão aparecer.

Mesmo que a sua função seja a de fazer com que toda a equipe pense de forma diferente, criativa e disruptiva, depois de traçar um caminho para chegar à inovação, é preciso ser objetivo para obter sucesso. Além disso, ele deve ser orientado a KPIS, ou seja, não tomar decisões baseada em achismos, mas sim em dados, buscando sempre alcançar os objetivos propostos e esperados.


Boa comunicação

Já que o head de inovação se comunica com as equipes de diferentes setores, é fundamental que tenha a habilidade de se comunicar com todos eles. Isso exige um conhecimento avançado de gestão de pessoas.


Domínio de vários idiomas

Saber falar outras línguas além de português, inclusive o inglês e o espanhol, é uma habilidade que pode fazer toda a diferença. Isso acontece porque é preciso acompanhar as tendências de outros países para realmente apostar em algo inovar.


Prazer em aprender

Gostar de aprender é mais uma habilidade relevante. Isso ocorre porque mesmo experiente, esse profissional deve ter sede pelo conhecimento, já que inovar exige estar em constante aprendizagem.

Da mesma forma, é preciso que aprenda com facilidade para executar novos procedimentos que sejam necessários.


Gostar de desafios

Inovar é sempre um desafio para todos os envolvidos, inclusive, para o head de inovação, que precisa fomentar a cooperação em todos os colaboradores. O desafio nem sempre está em só inovar, mas sim, em estimular a equipe a se empenhar.

E claro, conforme o grau de inovação que se quer atingir, os desafios podem ser maiores, exigindo soluções que necessitem de muito trabalho e ainda mais cooperação.


Conclusão

O head de inovação é um profissional que pode fazer toda a diferença quando o assunto é inovar na sua empresa. Mesmo qualificado para a função, esse colaborador deve contar com as ferramentas adequadas.

O AEVO Innovate é um software de inovação que oferece diferentes funcionalidades para negócios que desejam se destacar no mercado com algo inédito. Com ele, é possível atingir objetivos de maneira mais assertiva e com maior agilidade.

Fale com um de nossos especialistas e descubra o AEVO Innovate pode fazer por você e sua empresa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *