5 livros sobre investimentos em startups

investimentos-em-startups

A popularização do termo startup na internet foi responsável por abrir os olhos de diversos empreendedores em relação às novas possibilidades de negócios que emergiram e ao investimento em startups.

Essas possibilidades de investimentos se relacionam ao fato de se tornar um investidor direto no empreendimento, ou ser a pessoa que financia como dono do próprio negócio.

A segunda situação envolve muita ansiedade pela grande possibilidade de ser o próprio chefe, como também, muitas dúvidas e incertezas, principalmente quando se trata do medo de não conseguir ter sucesso e perder tudo o que foi investido, o que não se limita ao dinheiro, envolvendo tempo, conhecimento e saúde mental. 

Por isso, ao tomar a decisão de se jogar no mundo dos negócios e colocar seus planos em prática, é preciso procurar amparo e instrução de pessoas que possuam propriedade no assunto e possam instruir o passo a passo dessa jornada. 

Pensando nisso, selecionamos 5 obras de grandes empreendedores e investidores que poderão servir de base para o seu projeto e ser o sustento seguro da sua startup! 


 

1. De Zero a Um – Peter Thiel 

zero-um

O caminho desde o momento que você tem uma ideia até a concretização do seu projeto demanda tempo e conhecimento específico, principalmente em relação à criação de um negócio.  

Em vista disso, Peter Thiel, que é cofundador do Paypal, pode te ajudar com sua obra “De Zero a Um”, na qual ele aborda conhecimentos fundamentais de empreendedorismo obtidos com os melhores profissionais do Vale do Silício. 

O livro, que foi lançado em 2014, traz um enfoque na temática de como as empresas podem planejar ações para o sucesso de uma startup, partindo de pressuposições sobre o futuro. 

Se o que você está buscando é a realização do seu projeto e não sabe por onde começar, a leitura dessa obra pode ser uma boa solução, principalmente para te guiar nessa nova jornada!   

 


2. A Startup de $100 – Chris Guillebeau 

100

A maioria das pessoas almeja abrir um negócio pela vantagem de ser o próprio chefe e levar a vida com as próprias regras e demandas. Porém, o que mais dificulta esse processo, além da falta de conhecimento prático, é a crença do alto valor que precisaria ser investido para que a empresa realmente funcionasse. 

Entretanto, Chris Guillebeau, em seu livro “A Startup de $100”, desmistifica esse pensamento de que apenas negócios com muito dinheiro conseguem atingir o sucesso. 

Essa leitura mostrará que qualquer pessoa é capaz de abrir seu próprio negócio, principalmente se optar pelos métodos do autor, os micronegócios. Estes consistem em projetos pequenos, com grande capacidade de testar, lançar e expandir rapidamente, gerando grande impacto. 

Assim, a metodologia do autor pode te ajudar a sair da inércia e iniciar de vez seu investimento em startups, colocando suas ideias em prática e obtendo retorno financeiro.

 


3. A Startup Enxuta – Eric Ries 

livros-sobre-inovacao (4)

Nos tempos atuais, ao pensar em começar algo novo, deve-se ter em mente que é necessário se planejar mais do que para colocar em prática a ideia que te motiva a empreender, mas também, estratégias de inovação contínua e criatividade. Por isso, indicamos o livro “A Startup Enxuta”, de Eric Ries.  

O autor, que é um empreendedor do Vale do Silício, traz no livro um roteiro para todos aqueles interessados em lançar um produto ou iniciar um projeto e não querem desperdiçar investimento, talento e tempo. 

Diante disso, é apresentado o que deveria ser a prioridade de qualquer startup: o aprendizado. Por meio dele é possível inferir qual tipo de produto será lançado, ou negócio será iniciado, e como será possível realizar sua monetização com os recursos existentes. 

Nesse sentido, a obra traz o ciclo do construir-medir-aprender, no qual você cria um protótipo do negócio, coloca no mercado, analisa feedbacks e adquire aprendizados que poderão ser usados em investimentos futuros.


  

4. Nada Easy – Tallis Gomes 

nada-easy

Entender como empreender, iniciar o próprio negócio e fazer o seu investimento em startups, implica em saber qual a realidade do empreendedor no país. O livro “Nada Easy”, de Tallis Gomes, te mostra qual a realidade “nada fácil” da jornada de um empresário de sucesso. 

Todo o conteúdo do livro é baseado no exemplo brasileiro e em quais seriam as possíveis soluções para os mais diversos medos e problemas enfrentados pelas pessoas que se encontram nessa vivência.  

Ainda, o autor traz na obra a sua experiência própria com o aplicativo Easy Taxi, que revolucionou a indústria taxista por meio de técnicas de Growth Hacking que ele implementou. 

Essa leitura é ideal para você que está buscando um guia prático para abrir um novo negócio, pois é tratado em detalhes as estratégias para analisar, projetar, abrir, escalar e ter sucesso ao gerenciar uma startup no Brasil. 

 


 5. Smart Money – João Kepler 

smart-money

 Por fim, não é possível falar em abrir uma startup ou pensar em um projeto, sem levar em conta os gastos de tudo isso, e mais ainda, sem pensar em como atrair outros investidores e dispor de dinheiro inteligente para a sua iniciativa. Por isso, nossa última indicação é o livro “Smart Money”, de João Kepler. 

É possível dizer que a maior dificuldade compartilhada por todos os empreendedores é encontrar investidores dispostos a acreditar na sua ideia e mais ainda, em depositar dinheiro nela. Porém, João Kepler deixa claro que com um pouco de conhecimento em onde encontrar um potencial financiador e entender como ele pensa, pode te abrir muitas portas e é possível iniciar o investimento em startups.

Nesse sentido, o livro mostra que para captar um bom investidor é necessário mostrar execução e aplicabilidade para o projeto, além de ser muito importante nesse momento ser sempre sincero com a pessoa e com você mesmo. 

Sem dúvidas, esse livro é um grande divisor de águas entre aqueles que possuem um sonho e os que conseguem tirar as ideias do papel.


Para investir no seu sonho invista primeiro em você! 

A jornada que pode te levar a concretização da sua startup pode não ser tão fácil, mas tudo fica mais claro e suscetível ao sucesso quando se tem boa instrução e conhecimento sobre o que se está fazendo. 

Se o seu objetivo é fazer um investimento em startups, iniciando seu empreendimento, ou até mesmo fazendo melhorias, você não pode esquecer de investir primeiro na sua capacitação para esse projeto. 

Esperamos que as obras trazidas nesse post sejam responsáveis por trazer todo o conhecimento e instrução necessários para que a única possibilidade da sua carreira seja o sucesso. 

 

Este post foi produzido pela equipe do PocketBook4You, uma plataforma que oferece centenas de resumos de livros dos maiores autores e best-sellers da atualidade, e tem como principal missão levar conhecimento diversificado que se encaixa no dia a dia de cada um dos seus usuários, ao redor do Brasil e do mundo! 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *