O que é Pesquisa e Desenvolvimento ou P&D?

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Conforme a inovação evoluiu de um diferencial competitivo para uma ferramenta necessária ao crescimento da empresa, o setor de Pesquisa e Desenvolvimento passou a ganhar destaque nas mais diversas organizações.

Quando se ouve falar em Pesquisa e Desenvolvimento, ou P&D, a maioria dos empreendedores pode imaginar um time de profissionais em algum escritório aberto no Vale do Silício. Essa visão, embora não seja falsa, é apenas uma parte do todo.

Organizações de vários tamanhos tem o potencial de utilizar a P&D para impulsionar seus negócios, e nesse artigo, você pode conferir os benefícios e fundamentos para implementar um setor de Pesquisa e Desenvolvimento na sua empresa.


O que é Pesquisa e Desenvolvimento?

Para responder essa pergunta, é importante avaliar cada elemento separadamente.

Enquanto a Pesquisa pode ser definida como qualquer esforço da companhia para obter informações relevantes, o Desenvolvimento é a utilização de recursos para criar algo novo e ampliar os seus resultados.

Quando juntamos os dois, Pesquisa e Desenvolvimento funcionam como um ciclo de aperfeiçoamento.

De um lado, entram conhecimentos úteis, do outro, saem propostas inovadoras. Fechando o ciclo, a pesquisa é utilizada para mensurar os resultados do desenvolvimento, que pode, então, propor novos ajustes.


Empresas que mais investem em P&D

O tamanho do setor varia conforme a organização.

Gigantes da tecnologia como Google e Apple, onde a inovação é um pilar central, empregam milhares de profissionais na área.

Suas estruturas ainda possuem campi com laboratórios, salas de reuniões e espaços de testes dedicados à Pesquisa e Desenvolvimento.

Conforme dados de 2018, a empresa que mais investe em Pesquisa e Desenvolvimento é a Amazon, chegando a dedicar 22,6 bilhões de dólares ao setor em apenas um ano. O segundo lugar é da a Alphabet, holding proprietária da Google, com 16,2 bilhões.

A Volkswagen, com 15,8 bilhões, aparece na terceira posição, mostrando que organizações tradicionais também podem dedicar grande parte dos seus recursos à inovação.

Em escalas menores, é possível começar dedicando um colaborador à P&D. Ele deve ter circulação livre entre os demais setores – afinal, obter informações é uma das razões para sua existência.

Também é interessante que o profissional ou setor de Pesquisa e Desenvolvimento tenha certa autonomia para realizar experimentos.


O que faz o setor de Pesquisa e Desenvolvimento?

O setor de P&D costuma atuar como um hub, conectando-se às diversas partes da organização.

Um profissional ou time de Pesquisa e Desenvolvimento pode dialogar com o Atendimento, buscando conhecer a opinião dos clientes, o Administrativo, apresentando ideias para novos produtos, o RH, informando-se sobre as críticas e sugestões dos colaboradores, e assim por diante.

Suas principais funções costumam ser:


Pesquisa de marketing

Reconhecer os comportamentos e opiniões dos consumidores é uma das bases para o bom funcionamento da P&D. A pesquisa de marketing permite traçar personas bem definidas e apontar o que o mercado gostaria de ver nas próximas versões dos seus produtos, por exemplo.


Pesquisas internas

Ouvir a opinião dos colaboradores nas mais diversas áreas é fundamental para a inovação, e o setor de Pesquisa e Desenvolvimento deve estar atento a essa necessidade. O trabalho pode ser feito com ciclos de entrevistas, formulários ou plataformas de inovação.


Desenvolver produtos e melhorias

Os dados obtidos nas pesquisas devem conduzir ao desenvolvimento de novas soluções para o mercado. Isso pode ser feito através de um produto inovador, como o aplicativo da Uber, ou de uma melhoria, como o pagamento antecipado com a função Uber Cash.


Desenvolver soluções internas

Você verá, logo mais, que Pesquisa e Desenvolvimento oferecem soluções para 4 áreas. Enquanto algumas são voltadas ao mercado, outras se direcionam para o interior da empresa, como a reorganização de uma fábrica para ter mais eficiência produtiva, por exemplo.


Leia também: O que é squad – Conceitos, características e benefícios


Os 4 tipos de P&D

O setor de Pesquisa e Desenvolvimento pode inovar em quatro áreas: produtos, processos, marketing e organizacional.

A inovação em produtos é a mais simples, e já falamos um pouco sobre ela. Basicamente, deve criar novas mercadorias e serviços, ou aperfeiçoar os que já existem, para entregar ao mercado soluções cada vez melhores.

No campo dos processos, Pesquisa e Desenvolvimento podem criar ou investir em novas máquinas, adotar mudanças na distribuição, implementar um novo layout de produção, e assim por diante. Em resumo, estamos falando de fazer as coisas com mais eficiência e/ou economia, sem mudar as características do produto.

Já a inovação em marketing não está ligada apenas ao desenvolvimento de campanhas para divulgar os produtos. Um exemplo é o reposicionamento das Casas Bahia, que adotou uma nova identidade visual para se aproximar do público jovem, criando um mascote virtual adolescente.

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Por fim, a inovação organizacional procura modificar as práticas internas da empresa. Isso pode ser feito de várias formas: promovendo a autonomia dos colaboradores, implementando um programa de treinamentos, adotando novas metodologias de trabalho, e assim por diante.


Importância e benefícios da Pesquisa e Desenvolvimento

Juntas, as dez maiores investidoras em P&D aplicaram quase 140 bilhões de dólares no setor, em apenas um ano. Um investimento tão alto deve ser justificado por uma lista de benefícios, que você também pode obter na sua organização.


Competitividade

Os tempos mudam, e as necessidades dos mercados evoluem com eles. Um carro líder de vendas em 2019 pode não ter as mesmas chances em 2021, e isso vale para qualquer produto.

A P&D trata mudanças capazes não só de acompanhar, como de antecipar os desejos dos consumidores.


Formação e Captação de Talentos

Investir em Pesquisa e Desenvolvimento desenvolverá as habilidades dos colaboradores. Isso vale para os envolvidos em P&D e para todos que tiverem contato com as novidades.

Essa formação gera uma vantagem de longo prazo – quanto mais capacitados, mais inovadores serão os profissionais.

Além disso, empresas que estão sempre buscando novos horizontes possuem um diferencial na hora de captar talentos, já que grande parte dos profissionais recém formados busca uma vaga em organizações onde possa fazer a diferença.


Redução de custos e ganho de eficiência

Através da P&D, uma empresa pode desenvolver novas máquinas e processos que aumentam a eficiência produtiva, ou adotar metodologias capazes de reduzir custos na fabricação, aumentando a lucratividade sem investir em campanhas publicitárias.

Aliás, vale destacar que muitas das companhias com grandes investimentos no setor não costumam gastar tanto em publicidade. Não é comum ver um anúncio da Google ou da Microsoft por aí, certo?


Conclusão

O setor de Pesquisa e Desenvolvimento é como uma bússola e um mapa para navegar em mercados cada vez mais competitivos. Ele pode apontar o destino, e ajudar a encontrar o melhor caminho.

Se você deseja implementar ou consolidar a P&D na sua empresa, e precisa de um bom guia para tirar o máximo do setor, uma sugestão é o nosso software de Pesquisa e Desenvolvimento.

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