O que é squad: conceito, características e benefícios

Squad é um termo em inglês e tem um significado ligado à dois sentidos: tropa e/ou pelotão. Sendo assim, dentro das organizações, os squads são equipes multidisplicares, autogerenciadas e são, geralmente, formadas por até 8 colaboradores.

Uma das maiores necessidades do século XXI é valorizar o potencial intraempreendedor dos profissionais. O diferencial competitivo do negócio surge, também, quando a equipe é incentivada a empreender e se sentir parte importante do desenvolvimento do negócio.

Muitos gestores podem não se atentar a esses fatores e acabar descobrindo um gargalo: baixa produtividade e baixo comprometimento.

No artigo de hoje nós te mostraremos o que é squad, qual o conceito, os benefícios dessa organização de times e como começar a utilizá-lo. Vamos lá?


O que é squad? 

Seja sincero: você acha possível que uma gestão seja realizada de forma separada dentro de cada departamento? Ou seja, os setores diferentes não interagem entre si? Essa forma de gerir daria certo? 

Certamente que não, porque trabalhar apenas naquele departamento e sem interagir com os demais é muito perigoso. Embora ainda seja utilizado por várias empresas, a realidade é que, para atingir a eficiência, é necessário que as informações permeiem diferentes setores da empresa.

Modelos como os squads surgem com a necessidade de reinventar modelos antigos, atribuindo comunicação fluida, independência e descentralização na tomada de decisões (velocidade).

Neste time, as funções não são completamente imutáveis, permitindo aos colaboradores a absorção muito mais completa dos conhecimentos do negócio em diferentes áreas.

É comum que o squad seja adotado em startups, já que são organizações com times enxutos orientados a crescimento rápido – são essas características que contribuem para a formação de pequenas equipes ágeis.

A Nubank e Spotify utilizam esse modelo de estruturação, uma vez que garante eficiência e autodesenvolvimento necessário para que a equipe alcance bons resultados.

Leia também: Como a Metodologia Ágil Pode Melhorar seus Resultados?


As características de um squad

Saiba que cada time tem a autonomia para decidir qual problema deve ser solucionado. Contudo, os objetivos precisam estar bem alinhados às metas que a organização tem para aquele negócio. 

Abaixo, confira as características de um squad:

  • Multidisciplinaridade e colaboração;
  • Autogerenciamento (tomada de decisões mais veloz);
  • Rotação de funções (máximo aprendizado);
  • Pequenas equipes.

Um fato curioso sobre esse modelo de gestão é o seguinte: não há uma figura de liderança, porque os times são autogeridos. Portanto, a divisão funcional causa uma ruptura nos modelos tradicionais de hierarquia das grandes empresas.


Os benefícios do squad

Veja a seguir os principais benefícios desse modelo de gestão de equipes:


Maior autonomia para seus times 

Autonomia é velocidade! Com uma equipe descentralizada, o squad não depende da disponibilidade da alta liderança na tomada de decisões.

Além disso, como se trata de uma equipe com alto conhecimento sobre o negócio, esse time possui mais assertividade em suas escolhas, obtendo um rápido desenvolvimento em relação aos demais times da empresa.

Como o squad é independente, esse modelo de equipe estimula o intraempreendedorismo, iniciativa capaz de desenvolver o sentimento de “dono” dos colaboradores.


Maior integração entre os setores 

A integração entre os setores também é considerada um benefício e elimina as rixas entre departamentos. Os conflitos são minimizados e há um entendimento maior sobre as obrigações pertinentes a cada um deles.  

Com o squad, a realidade é todos os colaboradores compartilham um único objetivo e os atritos são reduzidos. Se as metas forem alinhadas corretamente, os times entendem como seus papéis se complementam para alcançar objetivos em comum.


Profundidade nas entregas

Como o time obtém experiência com funções relacionadas ao negócio e que não necessariamente seriam desempenhadas por elas em um modelo tradicional, há proximidade com os pontos fortes, fracos e dores do produto, serviço ou processo.

Esse conhecimento é valioso para o desenvolvimento das entregas, que passam a ser orientadas aos conhecimentos retidos por esses profissionais.

Além disso, como a maior característica é a velocidade, é possível levantar e testar hipóteses com bastante rapidez – algo que nem sempre é possível numa empresa tradicional.


Chapter, Guilds e Tribes

O que é Squad
Referência: @achardypm

O que são as Tribes ou Tribos?

Tribo ou tribe é um conjunto de squads com objetivos muito similares. Elas ficam fisicamente próximas umas das outras para obter comunicação com fluidez, encontrando-se com frequência para que a troca de conhecimento possa complementar o trabalho de ambas as estruturas.


O que são Chapters?

Chapter é um grupo de profissionais com competências análogas. Por exemplo, é possível haver um chapter constituído por profissionais de marketing, porém, com especialidades diferentes (Mídias Programáticas, Branding, Social Media e outras).

Nos chapters geralmente há uma figura de liderança, facilitando tomadas de decisões e o andamento das entregas.


O que são Guilds ou Guildas?

Guilda é um conjunto de profissionais que podem participar de squads e tribos diferentes – eles se unem para trocar aprendizados que foram conquistados durante um período.


Conclusão

Squads são estruturas de equipes geralmente orientadas a metodologias Ágil ou Scrum. Esses times enxutos são independentes, velozes e eficientes. Mas o mais importante é sua característica intraempreendedora, uma vez que essas estruturas são capazes de estimular o senso de pertencimento e o sentimento de dono dos colaboradores na organização.

Gostou desse artigo? Para saber mais sobre como gerenciar squads na sua empresa, clique no link e conheça do AEVO Innovate.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *