O que o PMBOK pode fazer pelo seu programa de Inovação

O que o PMBOK pode fazer pelo seu programa de Inovação

Antes de mais nada, é preciso entender o que é o PMBOK e para que serve. Se você nunca ouviu falar, o PMBOK – Guide to the Project Management Body of Knowledge, que em português mais ou menos significa, guia dos conhecimentos sobre a administração de projetos, é uma espécie de guia para padronização de conceitos, processos e ferramentas da área de administração de projetos. Ele foi desenvolvido pelo PMI – Project Management Institute, ou para nós, Instituto de Gerenciamento de Projetos. Sendo o PMI uma das maiores e mais respeitadas associações de profissionais de gerenciamento de projetos mundo, tendo capítulos espalhados por diversos países e cidades.

É importante ficar claro que o PMBOK não é um roteiro, seus ensinamentos e práticas não são recomendados para uma utilização múltipla. Cada projeto tem suas particularidades que devem ser respeitadas. Isso faz do PMBOK uma espécie de ferramenta que reúne diversos conhecimentos de projetos, cuja função é padronizar e propagar práticas mais eficazes, testadas e comprovadas por grandes profissionais de projetos de todo o mundo. Fornecendo assim mais facilidade para se discutir e aplicar essas práticas na gestão de projetos, proporcionando uma troca mais eficiente de informações entre os profissionais de gerência de projetos. 

Por mais que o PMBOK seja muito difundido, algumas dúvidas ainda costumam surgir à sua volta. A mais comum dela é se o PMBOK é uma metodologia ou não, e a resposta é não, não é uma metodologia. Ela não oferece abordagens diferentes para cada tipo de projeto, mas sim um entendimento geral. Ou seja, o PMBOK não entra a fundo nas particularidades de cada projeto e nem apresenta uma única verdade. Afinal, gerenciar um projeto de software é bem diferente do que gerenciar um projeto de construção ou uma campanha publicitária. 

Caso decida implantar um programa de inovação, seu negócio caminhará automaticamente para a diferenciação frente aos seus concorrentes. Várias estratégias podem e devem ser aplicadas para que a inovação entre de vez na cultura organizacional da sua empresa. Mas de que adianta conhecer as principais etapas do funil de inovação, envolver as pessoas, promover a capacitação dos seus colaboradores, descentralizar o processo de aprovação de ideias, ter um orçamento especial para o programa de ideias, investir em programas de reconhecimentos aos colaboradores e ter um bom software de gestão de ideias se a gestão dos seus projetos não for a mais adequada, não é mesmo? 

Na criação do comitê de inovação já é possível utilizar as práticas do PMBOK, aumentando assim a produtividade de toda a equipe. Esse é o foco, melhoria e produtividade de toda a equipe envolvida.

Com a transformação do mundo a todo momento, onde produtos são substituídos numa velocidade incrível, é essencial a criação de soluções cada vez mais diferentes e únicas. O programa de inovação passou a ser fundamental para as empresas que não querem ficar para trás. Os modelos de inovação estão mais presentes nas organizações, fazendo que com elas consigam voltar a competir e gerar uma vantagem perante as outras. Mas sabemos que inovar ainda é um pouco confuso e exige trabalho árduo e disciplina. 

Por isso, separamos 5 passos para você alinhar o seu programa de inovação com o PMBOK.

  1. Defina uma estratégia: os melhores resultados só são descobertos por quem conhece todas as pedras no caminho. Estabeleça esse caminho que irá percorrer e busque sempre inovar. O jogo se ganha ainda dentro do vestiário. 
  2. Tenha um modelo de gestão: é aí que o PMBOK se faz útil. Use tudo que esse guia tem a oferecer, esse é um grande suporte para a inovação. Estabeleça um processo de geração de ideias, selecione as melhores e transforme-as em projetos. 
  3. Obtenha recursos: não tem como inovar sem recursos. Mas dinheiro não é tudo, encontre pessoas altamente capacitadas e engajadas em inovar. A pluralidade de conhecimentos é essencial para a inovação nas organizações. 
  4. Mensure todos os resultados: verifique sempre se está sendo rentável as inovações aplicadas. Acompanhar esses indicadores é o que separa o sucesso do fracasso de um projeto. Por isso, fique de olho em tudo. 
  5. A inovação tem que ser cultural: um ambiente livre de preconceitos é mais propenso para o surgimento de ideias criativas e inovadoras. Desconstrua a visão que a maioria das pessoas têm de que inovação só tem a ver com produtos. A inovação está presente em serviços e processos também. 

Então, sobre o que é o PMBOK?

Podemos dizer que o PMBOK é uma norma atestada para os profissionais de gestão de projetos. Seus conhecimentos e práticas são cabíveis à maioria dos projetos e a aplicação, quando usada de forma correta, dessas habilidades, ferramentas e técnicas podem aumentar ainda mais as chances de sucesso no determinado projeto. Mas veja bem, isso não quer dizer que esses conhecimentos devem ser obrigatoriamente usados, pois cada projeto deve ser avaliado de forma separada e analisar suas particularidades. 

Para compreendermos melhor o PMBOK, é necessário ir mais afundo sobre o que é o gerenciamento de projetos. Segundo o PMBOK, gerenciamento de projetos é a aplicação dos conhecimentos, habilidades técnicas e ferramentas nas atividades de um determinado projeto com a finalidade de atender às suas condições. 

Os projetos são únicos, eles não podem ser entendidos como mais uma coisa na rotina. Mas sim como um conjunto específico de operações para atingir um determinado objetivo. 

O PMBOK é organizado em 5 princípios do processo de gerenciamento de projetos, que são: 

  • Iniciação: início do projeto. Onde tudo ganha vida. 
  • Planejamento: é o primeiro passo do projeto. São as estratégias criadas para alcançar os objetivos do projeto. 
  • Execução: é o vamos ver. Essa é a parte em que as coisas são realmente colocadas em prática.
  • Monitoramento e controle: é a hora de observar. Essa parte é extremamente importante para o sucesso do projeto, pois é nesse monitoramento que se tem a noção se os planos estão levando o projeto para o caminho certo. 
  • Encerramento: finalização do projeto.

Como posso aplicar o PMBOK ao meu programa de ideias?

Independente do segmento, tamanho, número de pessoas envolvidas, dos prazos ou orçamento do seu projeto, as práticas de gerenciamento de projetos do PMBOK podem ser aplicadas, hoje. Mas é importante os gestores entenderem os projetos como realmente um projeto, colocando-os presentes no dia a dia das organizações e envolvendo toda a equipe. 

A aplicação não é nenhum bicho de 7 cabeças. O PMBOK ajuda a encontrar um norte, principalmente para os gestores de projetos, indicando os melhores caminhos para se percorrer. Mas, além disso, deixa claro que os projetos devem ser realmente gerenciados, ter um dono e um responsável por sua aplicação. Seja na criação de um novo produto do segmento de moda, na construção de um novo empreendimento imobiliário, no desenvolvimento de um site de vendas, numa campanha publicitária de uma financeira, no programa de ideias da sua empresa ou até mesmo na sua festa de casamento. O PMBOK se aplica em todo tipo de projeto. 

Dessa forma, imagine que cada ideia surgida no programa de ideias possa tornar-se um projeto. Para que ela ganhe tração e chegue ao destino final que é a aplicação efetiva da ideia e o surgimento de uma melhoria (seja ela no setor que for) é importante que o responsável pelo projeto tenha em mente que pode utilizar esse conjunto de ferramentas e práticas que o PMBOK oferece para desenvolver o programa de ideias da empresa. Afinal, quanto mais ideias aplicadas, maior a motivação dos demais colaboradores de continuarem a gerar mais ideias.

O que o PMBOK pode fazer pelo seu programa de Inovação | como lançar um programa de ideias | baixe agora seu template

A verdadeira importância do PMBOK

Com o PMBOK, os gestores de projetos conseguem estabelecer um padrão nos processos e determinar procedimentos mais assertivos, assegurando uma maior credibilidade e qualidade na gestão de projetos. Também são escolhidos os procedimentos que serão usados para a execução do projeto, de forma que a mesma seja alinhada com a cultura da organização. 

Distribuir as responsabilidades para cada profissional envolvido no projeto faz com que o mesmo seja mais transparente e aumenta o controle nos prazos, uma vez que quem está com a mão na massa sabe realmente quanto tempo e como proceder com tal projeto. Pense agora no programa de ideias da sua empresa, quem são as peças importante? Seriam os colaboradores responsáveis por ideias uma peça crucial para o desenvolvimento? E a liderança abraçar a iniciativa, seria outra maneira importante?

Enfim, um programa de ideias movimenta diversas áreas de uma empresa, e o que desejamos te mostrar neste artigo é que é possível desenvolver e implantar essas ideias de forma constante e estruturada para ajudar a sua empresa a inovar.

Não precisa ficar aflito se você não é um profissional de marketing com MBA e pós em Massachusetts, o guia apresenta um vocabulário totalmente acessível, que facilita muito a sua compreensão e entendimento. Essa linguagem simples ajuda muito no andamento dos projetos, já que é consenso que com uma comunicação fluida diminui os riscos de ruídos e erros no processo consideravelmente.  

Por se tratar de um guia abarrotado de informações valiosas de profissionais que têm uma grande experiência em gestão de projetos, quando essas recomendações são colocadas em práticas, as chances do seu projeto ser um sucesso é enorme. Por isso, siga cada orientação que esse guia fornece e esteja sempre em busca da inovação no seu negócio, pois onde tem inovação tem resultado.   

As ferramentas

AEVO Innovate é uma plataforma de gestão e inovação que simplifica todo o processo de Inovação de qualquer empresa, inclusive da sua. Que tal colocar em prática estratégias de inovação da sua empresa com uma plataforma intuitiva e auto gerencial? 

Veja o depoimento de Guido Savian, presidente e fundador da Embracon, que utiliza o AEVO Innovate.

Inovação é uma coisa nova, ninguém sabe ao certo o que é. Mesmo assim é importante estarmos conectados a ela, pois a inovação impulsiona a empresa por caminhos novos que levam para o sucesso. E nós estamos totalmente abertos a isso: ao debate, à discussão e às novas soluções. E a plataforma da AEVO será nossa grande facilitadora”. 

Quer transformar AGORA sua organização em uma máquina de inovação? Conheça o AEVO Innovate, uma plataforma completa para gerenciar todas as fases de um Programa de Inovação.

Posts Relacionados
Todos insistem em dizer que sabem o que estão fazendo, por amar a própria ideia.
Não é novidade para ninguém que a gestão de projetos se tornou essencial para a
Com o cenário empresarial cada vez mais competitivo, é necessário inovar para se destacar. Buscar

Deixe uma resposta