Projetos Inovadores vs Tradicionais – Você Sabe A Diferença?

Veja como os projetos inovadores podem mudar a cultura da sua empresa, comunidade, meio ambiente e todos os envolvidos no processo.

Os projetos inovadores são a base para uma empresa que busca diferencial e destaque no mercado, tudo isso proporcionando benefícios inestimáveis à companhia, funcionários, meio ambiente, comunidade ou qualquer outra parte envolvida.

Hoje em dia o mercado está cada vez mais acirrado e competitivo, e quem se limita a seguir o roteiro padrão muito provavelmente acabará ficando para trás. Isso porque a inovação – seja ela tecnológica ou não – traz muitas vantagens.

Independente do seu nicho de atuação, apostar em novas soluções de maneira não tradicional é o segredo para você ter sucesso no mercado, além de conquistar prestígio e reconhecimento entre seus concorrentes e, principalmente, clientes.

Antes de falar sobre projetos inovadores: O que é um projeto tradicional?

Antes de falarmos mais sobre os projetos inovadores é importante entender, de fato, o que são os projetos tradicionais.

Eles surgem através de novas sugestões para resolver determinado problema ou melhorar pontos fracos da empresa.

Através das reuniões e discussões, um esboço do projeto é elaborado e depois analisado, para verificar a viabilidade técnica e econômica de implementar tal ação.

Para entender melhor vejamos um exemplo: Uma companhia está buscando diminuir a quantidade de material gasto na produção de embalagens de shampoo.

Após um programa de ideias realizado na empresa, elabora-se um projeto para reduzir a espessura do tubo do produto, que visa gerar redução de custos e maior aproveitamento de matéria prima em 2 anos.

Isso é um projeto tradicional. Ele gera, sim, resultados e estes são muito importantes para o sucesso de uma companhia.

E o que tornam os projetos inovadores?

Agora, qual é o grande diferencial dos projetos inovadores ? Por que eles se fazem tão necessários se as opções tradicionais também retornam resultados?

Um projeto de inovação, de maneira geral, busca implementar ideias criativas na empresa, promovendo mudanças nos serviços, processos, produtos ou ferramentas.

Tudo isso é feito de forma produtiva e eficiente, então é necessário traçar uma estratégia adequada para conseguir atingir a meta dos projetos inovadores. O objetivo é o mesmo: melhoria contínua, mas a forma de se chegar até ele é diferente.

Os projetos inovadores são diferentes dos tradicionais porque trabalham pensamentos disruptivos, ou seja, buscam uma quebra de convenções estabelecidas. Além disso, eles visam solucionar um problema de forma mais rápida, mais simples e mais barata.

Engana-se quem pensa que projetos inovadores são necessariamente, processos ou produtos com alto investimento em tecnologia. Às vezes são procedimentos mais singelos, o que importa é a ideia.

Voltando ao exemplo dos frascos de shampoo – uma possibilidade de desperdiçar menos material é desenvolver frascos que desejam biodegradáveis ou até mesmo um sistema de logística reversa.

A empresa não estará somente reduzindo a quantidade de material, mas também apostando em questões de sustentabilidade. A comunidade e a natureza são beneficiadas com essa iniciativa.

A grande maioria das empresas desenvolvem planilhas em Excel de alta complexidade, que muitas vezes apenas quem as criou consegue realizar alguma alteração.

Para gerenciar projetos de inovação, um plataforma digital é o ideal. O AEVO Innovate é o software de gestão da inovação que permite fazer todo gerenciamento em uma única plataforma de forma intuitiva e prática. Isso, para o ambiente corporativo, traz uma enorme economia de tempo e maior precisão de dados.

Exemplos de projetos inovadores

Os projetos inovadores estão sendo cada vez mais instigados na cultura das empresas, pois eles realmente conseguem transformar os processos, serviços e produtos de forma incrível.

Seus objetivos são diversos, incluindo lucratividade, inclusão social, sustentabilidade, mudanças à comunidade e muito mais! Confira alguns exemplos de como ideias inovadoras trazem vantagens inestimáveis:

ALNF

Iniciativa australiana, a ALNF é um programa que busca ajudar pessoas que possuem dificuldades de escrita e leitura nas comunidades marginalizadas da Austrália, além de prover treinamento, suporte e recursos a famílias e escolas.

A ALNF possuem diversos programas sociais, como introdução a alfabetização infantil, suporte a refugiados para aprenderem o inglês, resgate as origens indígenas, trazendo ao cotidiano a língua nativa com ferramentas digitais dinâmicas e interativas, fornecimento de materiais didáticos a famílias em áreas remotas, dentre outros.

Aflac

A Aflac é uma empresa de seguros americana e possui um projeto que usa utiliza robô de inteligência artificial para realizar brincadeiras interativas com crianças que estão passando por tratamentos de câncer.

O ”My special Aflac Duck”, possui sensor de toque, microfone e sensor de luz que se adapta ao ambiente e ao comportamento do pato. Então, se você fizer carinho nele, ele demonstra felicidade.

O Aflac Duck é uma espécie de melhor amigo das crianças. O mais interessante é que ele possui um sensor no peito, onde você pode conectar um dispositivo que simula o procedimento de quimioterapia, assim a criança pode ver que isso não é tão assustador, pois o seu pequeno amigo também está passando por isso junto com ela.

Para entender melhor como ele funciona, assista esse vídeo: My Special Aflac Duck

Paperless

Dubai é uma cidade conhecida por sua modernidade, arquitetura e turismo de luxo, mas além disso, também por sua inovação.

O Governo de Dubai teve uma proposta audaciosa: acabar com todo o papel utilizado em transações governamentais. O paperless é um projeto inovador que tem como objetivo ajudar a transformar Dubai em uma cidade inteligente, economizar tempo, recursos e ajudar o meio ambiente através da eliminação do papel.

A meta é que em 2021 o projeto esteja funcionando perfeitamente. Até lá, a cidade está implementando a tecnologia necessária para atingir esse marco e digitalizando todos os processos governamentais.

Eles esperam eliminar mais de 1 bilhão de pedaços de papel e usar esses recursos para alimentar mais de 4 milhões de crianças, prevenir que 130 mil árvores sejam cortadas e economizar 40 horas de produtividade para que as pessoas usem melhor o seu tempo em outras atividades.

Mas, vale a pena investir em um projeto inovador?

Existe uma série de projetos inovadores , com os mais diferentes objetivos. No ramo empresarial, o ideal é unir ideias que trazem benefícios à corporação e também aos próprios funcionários, meio ambiente e comunidade. Veja alguns dos benefícios da inovação:

  • Transforma vidas, espaços e comunidades;
  • Ajuda na conscientizam de um problema de cunho social;
  • Otimização de recursos a longo prazo;
  • Propostas de soluções sustentáveis;
  • Maior lucratividade;
  • Atribui uma boa reputação a empresa;

Conclusão

Os projetos inovadores trazem benefícios variados, dependendo da proposta idealizada. Investir nesses projetos é o que trará o diferencial que a sua empresa precisa.

Vimos alguns exemplos inovadores de empresas que buscaram alternativas únicas para ensinar inglês as pessoas que mais precisam, ajudar crianças que enfrentam a luta diária contra o câncer e economizar dinheiro e ajudar o meio ambiente com a eliminação do uso de papel.

Se você está pensando em implementar um projeto de inovação na sua empresa, o AEVO Innovate, nosso software de gestão da inovação é a solução ideal pra fazer esse gerenciamento. Fale com um especialista e saiba mais.

Lillian Donato

Formada em Publicidade e Propaganda pela UFES e pós-graduada em BI, Marketing Digital e Data Driven pela PUCRS, Lillian trabalha com marketing há 8 anos, tendo passado por agências de marketing, veículos de comunicação, trabalhando com rádio e televisão, além do setor de tecnologia e software. Ao longo de sua experiência profissional, já trabalhou com design, redação, SEO, mídias pagas, CRO e diversas outras áreas no marketing, tendo como especialidade marketing b2b. Atualmente é coordenadora de marketing na AEVO.

Compartilhe o post

Facebook
LinkedIn
Twitter
WhatsApp
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sidebar versão 2 para o copy AEVO One-Stop Shop de Inovação

Assine nossa newsletter

Fique sempre atualizado com nossos conteúdos sobre o universo da Inovação.