Empresa Ambidestra: Três formas de adaptar seu negócio, por AAA Inovação

Nadando contra a maré da inovação desenfreada que muitas fontes de mídia parecem defender, o modelo de empresa ambidestra entende que nenhum empreendimento, seja ele grande ou pequeno, deve trabalhar focado unicamente em inovar. 

Mais importante que adaptar processos e simplificar entregas, não necessariamente utilizando tecnologia, é ter um produto sólido, capaz de sustentar uma empresa, garantindo faturamento crescente e satisfação dos clientes, sejam eles B2B (empresas) ou B2C (consumidores finais).

Abaixo, entenda de que forma uma empresa consegue se desenvolver, sem precisar focar cegamente em inovações e sem ter que direcionar todos os seus esforços para tarefas que já podem ser consideradas rotineiras.


Entenda o conceito de uma empresa ambidestra

Uma das melhores formas de desenvolver seu negócio, após ter um produto consolidado, é separar uma equipe estratégica para sustentá-lo e outra para desenvolver novas operações facilitadoras.

O conceito de uma organização capaz de trabalhar com ambidestreza, defende uma divisão estratégica de forças, de forma que é possível manter uma eficiência em seu modelo de negócio tradicional e, ao mesmo tempo, aproveitar das vantagens da tecnologia, para tornar processos mais dinâmicos ou até mesmo, desenvolver novas possibilidades para o negócio.

Podemos simplificar essas entregas em duas palavras, que deverão guiar seu empreendimento e suas equipes:

Segundo o Guia de Marketing, uma empresa ambidestra é aquela que consegue operar com estabilidade, dando foco para essas duas funções primordiais para o desenvolvimento de um negócio. Pode até parecer óbvio operar através desse modelo, mas para muitos empreendedores, a notícia pode acabar chegando tarde demais.

Imagine que sua empresa é referência no setor em que opera e oferece uma solução que deixa seus clientes fascinados, porém, de repente, aparece uma concorrência que faz mais rápido que você, por um preço menor. Quanto tempo, esforço e dinheiro você precisaria investir, para recuperar seu lugar na corrida? 

O modelo de empresa ambidestra te ajuda a evitar esse tipo de preocupação, pois você já estará alguns passos à frente do seu próprio modelo de negócio.


Optar apenas por Inovação, ao invés de focar em Excelência Operacional?

Ao definir as prioridades de sua empresa, entenda quais esforços devem ser direcionados para produções diárias e quais devem ser somente para estudo e desenvolvimento de processos.

Um grande erro é acreditar que inovação é a resposta para tudo e outro erro maior ainda, é deduzir que sua empresa será sempre a única no mercado capaz de oferecer produtos e soluções para seus clientes. O equilíbrio entre os processos, poderá garantir maior proveito do modelo de organização ambidestra.

Empresas que focam somente em:

  • Inovação – Raramente oferecem produtos consolidados ou até mesmo, possuem um produto estável, faltando conhecimento técnico aprofundado, devido à grande rotatividade de estratégias e ofertas de soluções.
  • Excelência Operacional – Conseguem se sustentar durante um período limitado, até que acabam sendo superadas por novos empreendimentos e só conseguem manter alguns clientes antigos e fiéis, até que os mesmos também precisem de novidades e corte de custos, cedendo à concorrência.

Ao adaptar sua arquitetura organizacional, tornando ela capaz de sustentar um modelo de empresa ambidestra, você coloca seu negócio em outro patamar de maturidade. Suas equipes serão capazes de manter as engrenagens rodando e facilitar procedimentos e distribuições, simultaneamente.


Como ter uma empresa ambidestra?

De acordo com Rudolf Gabrich, professor de Estratégia e Desenho Organizacional da Fundação Dom Cabral, existem 3 formas possíveis para transformar seu negócio em uma empresa ambidestra:

Ambidestreza Estrutural: É feita separação de unidades para inovação e eficiência, com equipes sendo lideradas por modelos de gestão adaptados para cada formato, podendo operar de formas distintas e ao mesmo tempo. Nesse formato, é necessário processo de integração e união de aprendizados, para que as entregas sejam cada vez mais otimizadas e para que as equipes estejam em sintonia.

Ambidestreza Cíclica: Com períodos bem definidos, é priorizado o processo de inovação e de excelência operacional, em momentos diferentes, focando todos os esforços para cada um dos modelos de gestão e de muita maturidade e senioridade dos colaboradores. Esse é o processo mais complexo, visto que quebra modelos operacionais e linhas de raciocínio, porém evita dividir esforços e garante maior interação de toda a equipe.

Ambidestreza Simultânea: Processos ocorrem ao mesmo tempo, na mesma unidade, com gerentes preparados para ambos os tipos de estratégia, tomando decisões de acordo com o planejamento e com as necessidades de produção ou desenvolvimento de uma empresa. Somente com pessoas capazes de entender ambos os processos de produção e inovação, estudando, adaptando e testando novos processos, serviços e produtos, sem deixar de fazer entregas obrigatórias, com qualidade.

Após adaptar seu modelo de negócio para o formato ambidestro, acompanhe os desenvolvimentos das equipes e de projetos, criando prazos justos, fazendo testes constantes e permitindo que seja possível aumentar eficiência e rendimento de sua empresa.


Sugestão: Pense nisso ao criar uma equipe de Inovação 

Se optar por criar uma equipe de Inovação, seu time deverá estar pronto para ser coordenado por uma gestão de inovação, capaz de mergulhar em processos de brainstorm e executar novas tarefas, sejam elas individuais ou com trabalho em equipe

Procure unir colaboradores apaixonados por sua empresa ou entusiastas de novas tecnologias, capazes de conectar os pontos tradicionais, com inovadores.

Utilize do formato de empresa ambidestra, para estar sempre inovando e oferecendo os melhores produtos ou serviços que o mercado do seu ramo poderá encontrar.

Posts Relacionados
Entendendo Open Innovation A inovação aberta ou open innovation é uma ferramenta que surge da
Ser empreendedor está a frente de possuir uma grande corporação e ter muitos bens, empreender
Metodologia como Inovação Fazer o uso de metodologias de projeto reflete a inovação na cultura

Deixe uma resposta