Kaizen: O seu Programa de Ideias no modelo Toyota

Você sabe o que significa Kaizen? Pois bem, Kaizen significa mudança para melhor e é de origem japonesa. Ela é usada para transmitir a ideia de melhoria contínua, seja na parte pessoal, social ou no trabalho.

Kaizen é uma metodologia usada para baixar custos e elevar a produtividade. O professor japonês Masaaki é considerado o pai do Kaizen. Ele afirma que o gemba (local real em português) é o local de trabalho onde o verdadeiro valor é criado. Por ser uma metodologia horizontal e não vertical, o Kaizen só funciona com o envolvimento de todos. 

O conceito de Kaizen foi criado pelos japoneses nos anos 50, seguindo a ideia da administração clássica de Taylor. Eles aprimoraram essa ideia para renovar suas indústrias com base no aprimoramento contínuo.

Não é apenas o bem da empresa que essa prática visa, ela tem também como foco quem trabalha na empresa. Ou seja, as pessoas. Tudo isso visando o melhor indicador de competitividade, que é o tempo.

Esse método também funciona para acabar com os desperdícios e a falta de eficiência na empresa. Sejam em processos produtivos, produtos novos, manutenção de máquinas ou, ainda, processos administrativos.

De acordo com o Kaizen, sempre é possível melhorar. Todos os dias é um oportunidade de implantar uma melhoria. Seja na estrutura da própria empresa ou nos funcionários. Mas é importante destacar que essas mudanças devem ser sempre de forma gradual, nunca de uma vez. 

Para envolver toda a equipe nesse processo, pode-se utilizar a metodologia Kaizen Teian. Com esse programa de sugestões, é possível envolver todos os colaboradores e ouvir suas sugestões. Esse método funciona para agregar valor de forma incremental. Fazendo com que todos os funcionários sugiram melhorias para algo que já está implantado na empresa. Afinal, ninguém melhor para sugerir melhoria do que quem está sempre envolvido com os processos, serviços e produtos que formam o Core da sua organização.

 

O Segredo do Sucesso da Toyota

Muitas empresas e indústrias estão adotando a metodologia de trabalho da Toyota. Sistema esse que colocou a Toyota como a maior empresa do mundo em relação a tamanho, faturamento e lucratividade.  

A Toyota identificou que as pessoas passam a maior parte de suas vidas dentro das empresas em que trabalham. Descobriu também que elas não buscam apenas bons salários, mas também oportunidade de crescimento. Por isso, lá eles focam o desenvolvimento dos recursos humanos em 5 fatores. Valorização do ser humano, capacitação para o trabalho, educação e cultura, motivação no trabalho e satisfação com o trabalho.  

A Política de recusos humanos da Toyota

Existem pontos adotados pela política de recursos humanos da Toyota. O desenvolvimento dos funcionários nos processos de decisão é algo essencial para eles. Outro ponto muito importante é manter os funcionários informados de tudo que está acontecendo dentro da empresa. Realizar pesquisas de satisfação é também algo muito comum na Toyota. Outra prática adotada por eles é manter todos os líderes envolvidos com os funcionários, demonstrando interesse em seus trabalhos.  

Os líderes da Toyota também tem a missão de treinar os subordinados, além de buscarem entender seus pontos de vista e tratar todos com respeito. Isso porque a satisfação das necessidades básicas dos colaboradores devem ser garantidas. 

Um dos pontos principais é a abertura da Toyota para os seus funcionários. A empresa sempre incentiva seus funcionários a sugerirem ideias e sugestões. O Programa de Ideias lá é algo institucionalizado.

Críticas construtivas

As críticas construtivas são muito bem-vindas. Todos os líderes procuram criticar construtivamente seus funcionários. Nada de críticas pessoais, a liderança humana e ética são os pilares. Mas isso vem sempre seguido do reconhecimento, as metas alcançadas são recompensadas. 

As responsabilidades de cada são sempre muito bem definidas. Afinal, não tem como um funcionário render o que é esperado se ele não tem a sua função bem definida. Após definir a função de cada um, é chegada a hora de qualificar essa mão de obra. A Toyota procura colocar cada funcionário onde ele se sente melhor, assim o rendimento será cada vez mais superior.

Os programas de qualidade de vida também são muito usados na Toyota. Eles prezam para que o ambiente de trabalho seja sempre o melhor possível. Pois entendem que os funcionários passam mais tempo lá do que em suas próprias casas. 

Programa de Ideias: Muito além do Just in Time

O Just in Time é o principal pilar de diversas empresas, em especial fábricas. Um dos exemplos mais famosos é o sistema Toyota de produção. O conceito do termo é relacionado a produção por demanda. Ou seja, primeiro vende-se o produto para depois comprar a matéria prima e só depois iniciar sua fabricação.

Mas vale lembrar o Programa de Ideias vai muito além disso. Isso porque só implementar esses projetos de melhoria não basta. É preciso institucionalizar essa melhoria na rotina de trabalho e na gestão.

Com o Programa de Sugestões é possível fazer com que a empresa viva de fato a inovação. O Just in Time aqui seria um detalhe. Afinal, a melhoria contínua na empresa é o objetivo de todo gestor. 

A Gestão do Dia a Dia

É da cultura da Toyota incentivar sempre a melhoria. Independente do lugar, a melhoria contínua é fundamental todos os dias. O objetivo é simplificar o trabalho e eliminar os erros de todos os processos.

Mas é importante ficar claro que só essa cultura não é suficiente. Todos os líderes da empresa devem se portar como líderes naturais. Desenvolvendo seus colaboradores para que estejam sempre alinhados com os valores da empresa. 

 

Como AEVO Innovate te auxilia na implementação do Programa de Ideias

Muitas empresas passam por algumas dificuldades na hora de implementar o Programa de Ideias. Isso por que alguns colaboradores podem estar não estão tão motivados. Ou pelo fato de não conseguir acompanhar o desenvolvimento e mensurar sua eficiência. Ou até mesmo pelas dificuldades de organizar e idealizar as ideias propostas. 

Para facilitar a implementação do Programa de Ideias nas empresas, é fundamental contar com um software de gestão de ideias. Pois só assim é possível organizar e avaliar exatamente um Programa de Ideias. O AEVO Innovate é um dos melhores softwares de gestão de inovação. Ele possibilita ter todas as informações necessárias de forma transparente para os gestores de inovação e heads do seu negócio. Nele, você consegue colocar em prática a estratégia de inovação da sua empresa com uma plataforma intuitiva e autogerenciável. 

3 Ferramentas Importantes para sua Empresa ser uma Máquina de Inovação - CTA

Posts Relacionados
Entendendo Open Innovation A inovação aberta ou open innovation é uma ferramenta que surge da
Ser empreendedor está a frente de possuir uma grande corporação e ter muitos bens. Empreender
Metodologia como Inovação Fazer o uso de metodologias de projeto reflete a inovação na cultura

Deixe uma resposta