Planejamento estratégico empresarial: 7 passos para elaborá-lo

Planejamento estratégico empresarial

Realizar um planejamento estratégico empresarial é uma forma inteligente de colocar uma organização na direção certa para a realização de seus objetivos de longo prazo. Alguns empreendedores têm dificuldades para aproveitar o potencial dessa ferramenta, pois não sabem por onde começar a pensar em sua estratégia. Porém, bastam sete passos para elaborar um planejamento estratégico empresarial sólido para o seu negócio. 


O que é um planejamento estratégico empresarial? 

Planejamento estratégico empresarial, como o nome indica, é um documento elaborado traçando as ações que serão desenvolvidas para concretizar os objetivos gerais, de longo prazo, da organização. Um planejamento estratégico pode estar focado em objetivos para o período de 5 a 10 anos.  


Leia também: O que é um planejamento estratégico? Entenda o conceito e como fazer 


Como fazer um planejamento estratégico empresarial? 

O processo básico de elaboração de um planejamento estratégico empresarial envolve sete etapas. Nos próximos tópicos, você descobre quais são elas e o que deve ser feito em cada uma. 


1. Faça um diagnóstico do cenário atual e futuro 

O primeiro passo para a elaboração de um planejamento estratégico empresarial consiste em avaliar a fase em que a empresa se encontra hoje e refletir sobre onde você espera que ela esteja nos próximos anos.  

Esse é o momento de antecipar quais são as oportunidades e os desafios que provavelmente serão encontrados ao longo desse caminho. Assim, será mais fácil começar a pensar em ações gerais que ajudem a fazer o percurso da melhor maneira possível. 


2. Determine a missão, visão e valores 

A identidade e o posicionamento de uma organização são fatores centrais para a elaboração de sua estratégia. A clareza em torno desses fatores colabora, inclusive, para construir um diferencial em relação à concorrência. Por isso, se a missão, a visão e os valores da empresa ainda não foram determinados, esse deve ser o segundo passo. 

A missão é o propósito da organização. A visão é o futuro que se pretende concretizar por meio dela. Os valores são os princípios básicos, sobre os quais todas as atividades e os comportamentos das pessoas ligadas à organização devem se pautar. 


3. Estabeleça metas e objetivos 

Você pode pensar no planejamento estratégico empresarial como um mapa, que só tem utilidade se houver um destino final claro a alcançar – ou destinos intermediários ao longo do caminho. Esses destinos são as metas e os objetivos. 

Vale a pena lembrar que metas são realizações objetivas, de curto prazo, que podem ser mais facilmente traduzidas em ações práticas. Enquanto isso, objetivos são realizações maiores e mais amplas, de médio a longo prazo. 

Assim, atingir um certo número de faturamento anual é uma meta; tornar-se a empresa top of mind de um setor é um objetivo. 


4. Entenda quem é o público-alvo 

Quando você elabora o planejamento estratégico empresarial do seu negócio, o verdadeiro público-alvo são os clientes. Portanto, é preciso entender quem são eles.  

Não se trata de um mapeamento básico, mas de um estudo aprofundado, que envolve a identificação de características demográficas, comportamentais e psicográficas. Em outras palavras, é preciso saber desde onde eles moram até quais são as emoções que motivam sua decisão de compra. 

Entender o público-alvo é a maneira mais inteligente de criar ações eficientes para engajar os clientes com a empresa e, assim, obter uma importante vantagem competitiva no mercado. 


5. Defina indicadores-chave de sucesso 

Depois que o planejamento estratégico empresarial estiver pronto e em andamento, será preciso ter formas de avaliar a execução das ações previstas e o progresso em relação às metas e aos objetivos. Por isso, o quinto passo é definir indicadores-chave de sucesso, que serão utilizados nessa avaliação. 

A escolha dos indicadores-chave precisa estar alinhada com os aspectos que se pretende avaliar.  

Para avaliação da satisfação e fidelização de clientes, são indicados o Net Promoter Score (NPS) e a taxa de evasão de clientes (Churn Rate). Já para a avaliação do desempenho financeiro do negócio, são indicados o índice de lucratividade e o retorno sobre investimento (ROI).  


6. Estabeleça um plano de ação 

Finalmente, é o momento de traçar as ações que devem ser realizadas para concretizar as metas e os objetivos do planejamento estratégico empresarial.  

Devido ao caráter desse plano, que é mais amplo e de longo prazo, as ações via de regra não são tão detalhadas e específicas quanto aquelas traçadas em um planejamento tático ou operacional.  

Para estabelecer o plano de ação, você pode usar uma ferramenta conhecida como 5W2H. Ela consiste em responder sete perguntas para traçar ações: 

  • O que deve ser feito (What) 
  • Porque deve ser feito (Why) 
  • Quem deve fazer (Who) 
  • Onde deve ser feito (Where) 
  • Quando deve ser feito (When) 
  • Como deve ser feito (How) 
  • Quando custará para ser feito (How much) 

7. Acompanhe os resultados e analise-os 

Após o passo seis, o planejamento estratégico empresarial está pronto. No entanto, o processo não acabou, pois, como já foi mencionado antes, é necessário avaliar a execução e o progresso.  

O acompanhamento dos resultados pode revelar que, ao longo do caminho, as ações precisam ser modificadas. Até mesmo as metas e os objetivos da organização podem sofrer alterações. 

Assim, é importante não pensar no plano como algo imutável, mas como uma ferramenta dinâmica e flexível que acompanha as transformações da empresa. 


Conclusão 

Com um planejamento estratégico empresarial bem elaborado, você dá uma direção à organização e assegura que ela tenha melhores chances de sucesso no mercado, frente aos concorrentes. E, para que essas chances sejam ainda maiores, é importante que a inovação esteja presente no plano estratégico do seu negócio. 

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