Exemplos de projetos de inovação tecnológica: da Netflix ao Spotify

projetos de inovação tecnológica

A disrupção que novas tecnologias trazem ao mundo não surge de um único insight. Elas são fruto de uma ideia testada sob pressão, diversas vezes, com planejamento delicado, validação de hipóteses, pesquisas constantes e incontáveis ajustes – etapas comuns em projetos de inovação tecnológica.


O que é um projeto de inovação tecnológica?

Os projetos de inovação tecnológica se encaixam numa categoria mais ampla, que abarca todos os projetos com caráter inovador em uma organização, e podem modificar um processo interno, uma abordagem de marketing, características de um produto, e assim por diante.

Um projeto de inovação, independente da área em que seja realizado, possui como traço característico o mindset disruptivo – a busca por fazer as coisas de uma forma diferente, que pode ter sido considerada impossível ou difícil demais num outro momento.

Suas atividades envolvem altos riscos em troca de altos retornos em potencial, por isso é fundamental investir recursos humanos e materiais na gestão de projetos de inovação, para evitar que eles sejam tiros no escuro e aumentar as chances de obter um resultado satisfatório.

Projetos de inovação tecnológica, especificamente, trabalham com a criação de novos produtos ou processos a partir dos avanços em ferramentas, as quais podem ser incorporadas à organização ou criadas por ela.

Nesse artigo veremos seis projetos de inovação tecnológica, e qual o impacto causado por eles, apresentando uma visão geral que você pode adaptar à realidade da sua empresa.


Netflix

Netflix

A companhia surgiu alugando DVDs por correio, mas teve seu crescimento exponencial quando transformou o serviço físico na plataforma digital que todos conhecem hoje.

Em 2019, o serviço de streaming com valor mensal fixo ultrapassou 158 milhões de assinantes globais, graças à qualidade da sua programação e às facilidades oferecidas aos usuários, como o acesso por computador, TV e celular, criação de listas e indicações personalizadas.

A plataforma começou a testar projetos de inovação tecnológica até mesmo em suas obras, como no filme Black Mirror: Bandersnatch, que apresenta uma história interativa, onde o espectador pode controlar algumas decisões do personagem.


Amazon

amazon-logo

A empresa é um exemplo na área, com seguidos projetos de inovação tecnológica que lhe permitiram disputar e conquistar segmentos extremamente competitivos, como a publicação e distribuição de livros e as vendas por varejo.

Começando pela venda de livros na internet, a Amazon conta hoje com uma ampla inovação em produtos e serviços, como o Kindle, o Amazon Web Services e o “combo” entre Amazon Echo e Alexa.

A companhia também investe pesado para inovar em seus processos, a exemplo dos armazéns inteligentes e do programa Amazon Air, que promete usar drones para entregar itens minutos após a confirmação da compra.


Uber

uber projetos de inovação tecnológica

Projetos de inovação tecnológica causam impactos reais na forma como a sociedade se organiza, e as mudanças trazidas pela Uber são um exemplo disso. Hoje, milhões de pais e mães acreditam que seus filhos estão seguros entrando no carro de um completo desconhecido, algo impensável há poucos anos.

O serviço oferecido pela empresa causou uma completa reorganização no transporte ao redor do mundo, e está em evolução permanente, com novas tecnologias de pagamento, segurança e localização chegando ao aplicativo num ritmo acelerado.


Paperless

Nós estamos construindo um futuro sem papel, é o que anuncia o site da iniciativa com sede em Dubai. A meta do Paperless é que o governo da cidade esteja livre de papel já em 2021, evitando que um bilhão de folhas, tíquetes e afins sejam usados a cada ano.

O projeto virá acompanhado por mudanças culturais e legais, permitindo que as relações entre o governo e a população ocorram de modo completamente digital, combinando uma interface de uso simples com uma estrutura interna enraizada nas mais diversas agências e departamentos governamentais.


AEVO Innovate

aevo innovate

Uma iniciativa disruptiva com o propósito de ajudar em outros projetos de inovação tecnológica, o AEVO Innovate combinou tecnologias de comunicação e gestão para criar um ambiente virtual com todas as características de uma empresa inovadora.

O software permite fazer reuniões de brainstorming, criar projetos utilizando ferramentas como o Business Model Canvas, gerenciá-los através de metodologias avançadas de inovação e oferecer feedbacks detalhados para os envolvidos, tudo isso sem que os colaboradores precisem deixar seus postos, promovendo um ganho de eficiência para toda a organização.


Spotify

spotify

Receber 40.000 novos arquivos por dia, e permitir que cada usuário possa encontrar, em segundos, várias horas de conteúdo adequado ao seu gosto e momento é um desafio espetacular, que o Spotify conseguiu vencer graças aos seus projetos de inovação tecnológica.

A playlist Descobertas Semanais, que utiliza uma profunda análise de dados para oferecer sugestões individuais, é um exemplo do sucesso que a empresa conseguiu a partir desse modelo – sozinha, ela já ultrapassou a marca de 2,3 bilhões de horas ouvidas, promovendo um engajamento colossal entre a marca e o público.


Conclusão

Administrar projetos de inovação tecnológica requer o uso de ferramentas e técnicas adequadas, algo que é possível encontrar numa plataforma de gestão que surgiu graças a estes mesmos recursos, como o AEVO Innovate. O software de inovação é a ferramenta ideal para conduzir seus projetos, administrando times, recursos e ideias com o máximo de eficiência.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *