Transformação Digital: 10 melhores livros sobre o assunto [2020]

Conheça 10 livros de transformação digital para você se inspirar e aprender ainda mais sobre o assunto, que tem ganhado destaque em 2020.

Visão compartilhada por todas as empresas que lideram os mercados digitais e encabeçam a inovação ao redor do mundo, a Transformação Digital parte de uma premissa simples: devemos utilizar o melhor da tecnologia para alavancar os nossos resultados.

Parece uma ideia óbvia, mas na prática ela não recebe a devida atenção, e a maioria das empresas só adota um novo recurso quando ele já tem anos de existência.

Pense nas redes sociais, por exemplo. O Instagram foi criado em 2010, o Facebook em 2004, e ainda hoje há quem relute em investir recursos nas ferramentas, que ano após ano beneficiam os negócios de seus clientes.

Indo mais além, temos o potencial de tecnologias como Machine Learning, Computação na Nuvem, Internet das Coisas e Geolocalização, inexplorado por mais de 90% das empresas em todo o mundo.

Nesse artigo, você encontrará referências sobre estes e outros tópicos, com 10 livros de transformação digital escritos por grandes nomes da área; pessoas que estão há anos criando ou acompanhando de perto as maiores inovações no planeta.

A lista possui materiais em diversas frentes – tecnologias em desenvolvimento, cases de sucesso, visões para o futuro, perigos à espreita, decisões estratégias, entre outras – e você pode começar pela leitura que melhor combina com o momento atual da sua empresa.

10 livros de Transformação Digital para você se inspirar

A Terceira Onda da Internet – Steve Case

Fundador da AOL, uma das primeiras empresas em toda a internet, Steve Case compartilha sua visão única sobre o presente e o futuro da rede.

A Terceira Onda da Internet mostra como, hoje, os empreendedores estão capacitados para transformar o mundo real com as ferramentas do mundo digital. Mais do que um livro de Transformação Digital, esta é quase uma biografia da internet, com insights valiosos sobre para onde ela caminhará nos próximos anos.

Inovação e traição: Um ensaio sobre fidelidade e tecnologia – Clóvis de Barros Filho e Adriano da Rocha Lima

Um dos principais livros de transformação digital produzidos no Brasil, Inovação e Traição apresenta de forma realista o cenário no qual as empresas terão de navegar, destacando não só as oportunidades como também os perigos em seu caminho.

É o tipo de leitura que separa o entusiasta, apaixonado pelas maravilhas da internet, do estrategista, que precisa levar todas as possibilidades em consideração e agir de forma correta para levar sua empresa ao nível de liderança no mercado.

Abundância: O Futuro é Melhor do que Você Imagina – Peter H. Diamandis, Steven Kotler

Diamandis e Kotler são nomes conhecidos para quem se interessa por inovação, e nessa obra de peso os autores mostram como o futuro – e muitas vezes o presente – pode ser marcado por iniciativas que usam a tecnologia para resolver os maiores problemas contemporâneos.

Limpar rios poluídos, estender nossos anos e qualidade de vida ou revolucionar a educação em países pobres são alguns dos muitos exemplos abordados neste livro de transformação digital e até mesmo social. Você encontrará um panorama detalhado com as iniciativas que já estão em andamento, e quais possibilidades nos aguardam daqui por diante.

Transformação Digital: repensando o seu negócio para a era digital – David L. Rogers

O título não poderia ser mais direto, assim como o conteúdo apresentado no livro. Transformação Digital é um guia sobre como posicionar a sua organização de forma adequada para aproveitar e produzir inovações de alto nível.

A obra traz os principais desafios, enfrentados sobretudo por empresas mais antigas, e como adaptar a sua estrutura – a partir de pilares como missão e valores – para derrotar cada um, tornando-se uma verdadeira organização do Século XXI.

Organizações Exponenciais: por que elas são 10 vezes melhores, mais rápidas e mais baratas que a sua (e o que fazer a respeito) – Salim Ismail

livros-transformação-digital (1)

Quem é a sua concorrência? Se você pensa apenas em outras empresas com estrutura, propósito e modelo de negócios semelhantes à sua, precisa rever seus conceitos com urgência.

Estamos vivendo um novo paradigma, onde qualquer companhia precisa competir – ao mesmo tempo – com uma multinacional bem estabelecida, uma startup na Índia ou um grupo de jovens reunidos na casa dos pais.

O autor mostra o que faz essas organizações avançarem de modo tão rápido, multiplicando seus resultados ano após ano, e como você pode se manter relevante em um universo de transformações quase diárias.

Liderando na Era Digital – George Westerman, Didier Bonnet e Andrew McAfee

Esse talvez seja o melhor entre os livros de transformação digital, sobretudo para quem deseja aproveitar a tecnologia para inserir uma empresa com muito tempo de atuação na liderança dos mercados atuais.

Os autores avaliaram centenas de companhias, em setores que não costumam ser vistos como grandes oportunidades de inovação tecnológica, incluindo mineradoras, farmacêuticas, bebidas e vestimentas.

Sua pesquisa mostra quais as vantagens e desafios para grupos maiores e mais antigos, quando precisam competir com startups que já nasceram no ambiente digital.

A Segunda Era das Máquinas – de Erik Brynjolfsson e Andrew McAfee

Os empregos realmente serão tomados por elas? Responder essa pergunta é a proposta do livro, que vai muito além do “sim” ou “não” e destaca as transformações mais sutis, mostrando como alguns mercados serão reinventados pelas máquinas digitais.

Embora seu enfoque seja na empregabilidade, líderes de empresas também podem obter valiosos insights sobre a direção em que a tecnologia caminha, preparando-se, ou quem sabe até liderando, as próximas transformações.

Digital to the Core: Remastering Leadership for Your Industry, Your Enterprise, and Yourself – Mark Raskino, Graham Waller

livros-transformação-digital (9)

Em nosso guia sobre Transformação Digital, falamos sobre como essa é uma tarefa de gestão, e deve ser encabeçada pelos líderes da companhia. Tal visão é compartilhada pelos autores deste livro, que mostram a importância de ter iniciativas com origem no “core” da empresa.

A obra contém entrevistas com representantes de organizações gigantescas, como Ford, McDonalds e o Governo Britânico, para traçar qual seria o perfil ideal das pessoas que pretendem elevar seus negócios à posições de liderança no cenário de mercados tecnológicos globais.

Scrum: A arte de fazer o dobro do trabalho na metade do tempo – Jeff Sutherland

As mudanças na tecnologia impactam diretamente a forma como as empresas lidam com o tempo. Se antes era possível dedicar anos de pesquisa ao lançamento de um produto, hoje é necessário “prestar contas” ao mercado num ritmo frenético; basta pensar nas seguidas atualizações apresentadas por empresas de ponta nos mercados mais tecnológicos.

Essa não é apenas uma mudança de processos ou de matérias primas – é preciso adotar um novo método, e o Scrum já comprovou sua eficiência para lidar com a tarefa. Num dos mais “clássicos” entre os livros de transformação digital, Jeff Sutherland mostra exemplos desse sucesso, com lições práticas obtidas por cada aplicação do método Scrum.

Sprint: How to Solve Big Problems and Test New Ideas in Just Five Days – Jake Knapp

livros-transformação-digital (8)

Seguindo na linha da inovação rápida, Sprint apresenta uma abordagem em defesa das escolhas e testes rápidos, filosofia que está no cerne do Google e já foi implementada por centenas de companhias ao redor do mundo.

De forma resumida, o objetivo do livro é mostrar como “errar” rapidamente e promover uma correção pode trazer retornos muito maiores do que aguardar indefinidamente pela ideia ou decisão perfeita, enquanto seus competidores não param de avançar.

Conclusão

Todos estes livros de transformação digital são excelentes pontos de partida para estudar o assunto, mas você não precisa ler cada um para iniciar as mudanças na sua organização.

Ferramentas como o Software AEVO permitem dar o primeiro passo o quanto antes, e avançar no ritmo desejado, testando na prática os fundamentos da transformação digital para descobrir o que funciona ou não em seu caso específico, e você pode solicitar uma demonstração para conhecer melhor o programa.

Lillian Donato

Formada em Publicidade e Propaganda pela UFES e pós-graduada em BI, Marketing Digital e Data Driven pela PUCRS, Lillian trabalha com marketing há 8 anos, tendo passado por agências de marketing, veículos de comunicação, trabalhando com rádio e televisão, além do setor de tecnologia e software. Ao longo de sua experiência profissional, já trabalhou com design, redação, SEO, mídias pagas, CRO e diversas outras áreas no marketing, tendo como especialidade marketing b2b. Atualmente é coordenadora de marketing na AEVO.

Compartilhe o post

Facebook
LinkedIn
Twitter
WhatsApp
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sidebar versão 2 para o copy AEVO One-Stop Shop de Inovação

Assine nossa newsletter

Fique sempre atualizado com nossos conteúdos sobre o universo da Inovação.