Um banco de ideias é um recurso de inovação que auxilia no processo de coleta de insights e sugestões dos colaboradores de uma empresa, de uma equipe ou de um grupo de pessoas.
Quando aplicado ao universo corporativo, pode ser um recurso estratégico para alavancar o negócio visando os objetivos organizacionais e os ganhos de curto, médio e longo prazo.
Um programa de inovação que conta com um banco de ideias facilita e potencializa a gestão da inovação de uma companhia que, posteriormente, terá uma série de boas ideias para avançar nas etapas do seu funil de inovação.
Entenda neste artigo o que é um banco de ideias, quais as características desse método, como implementar e quais são os benefícios do seu uso em programas de inovação para empresas. Siga a leitura.
O que é Banco de Ideias?
Banco de ideias é um método de captação, geração e implementação de ideias em empresas, obtidas a partir dos próprios colaboradores, que identificam oportunidades e solucionam problemas e desafios existentes na companhia, além de também possibilitar a criação de novos produtos, serviços e tecnologias.
Essa metodologia também pode ser reconhecida por outras nomenclaturas e sinônimos como Programa de Ideias, Programa de Intraempreendedorismo e caixa de sugestões.
O banco de ideias pode ser gerenciado, hoje, por meio de plataformas e softwares de inovação que permitem uma estruturação clara do processo e asseguram o retorno da iniciativa.
Este é o caso do AEVO, um software para gestão da inovação e estratégia, com uma central dedicada ao Programa de Ideias – que permite o gerenciamento de ideias, do insight à implantação.
Importância do banco de ideias
Alan Robinson e Dean Schroeder mostram em seu livro, “Organização guiada por ideias” que 80% do potencial de melhoria da empresa se encontra nas ideias da linha de frente.
Estes colaboradores são uma fonte valiosa para a sua empresa conhecer, em primeira mão, quais são as necessidades e soluções dos seus clientes, pois são eles que recebem rotineiramente sugestões, feedbacks e até reclamações que são extremamente úteis para inovar o seu negócio.
Além de, em alguns casos, estarem diretamente envolvidos no processo produtivo, podendo contribuir com na otimização da eficiência operacional e na produtividade geral.
Um bom exemplo desta contribuição é o programa de inovação da Energisa.
Alexandre de Castro, Gerente de Inovação do grupo Energisa, participou de um bate-papo sobre inovação com equipes descentralizadas no Podcast AEVO Boost e destacou como a empresa alcançou um ROI 12 vezes maior do projetado em 2021 a partir da inovação com a operação.
Ainda mencionou que esse número foi 20 vezes superior em 2022, tudo isso a partir da implementação das iniciativas de inovação da companhia. Confira o episódio e o case no vídeo abaixo:
O banco de ideias se insere como um recurso importante para organizar as ideias recebidas, sem que elas se percam com o tempo ou pela má gestão.
Aplicado à linha de frente, o banco de ideias funciona como uma ponte entre estes colaboradores, a gerência e a alta liderança, fazendo assim com que as empresas sejam menos centralizadas e mais democráticas.
Um programa de inovação pode dar protagonismo e jogar luz sobre soluções extraordinárias para uma organização, que, dentre vários cenários, podem impactar na redução de custos, na otimização de processos, no engajamento e satisfação dos colaboradores, na resolução de um problema do cliente e etc.
Além de também dar destaque para que novas soluções e oportunidades surjam e sejam implementadas na companhia.
Em grandes empresas sabemos que a comunicação e o acesso às pessoas pode ser muito distante, a inovação é um meio que as aproxima.
Como implantar um banco de ideias na empresa em 4 passos
Confira, a seguir, passos necessários para uma empresa implantar um banco de ideias inovadoras.
1. Analise a situação da empresa
Primeiro, é necessário que seja feita uma análise completa da situação da empresa. Em um cenário de alta competitividade para sobrevivência no mercado, é necessário oferecer mais valor a seus clientes a fim de manter-se relevante para eles.
Para isso, é necessário economizar no custo, melhorar a qualidade do produto ou serviço e aumentar a capacidade de resposta. A forma como sua empresa está posicionada no mercado, sua cultura organizacional, seu público-alvo e seus objetivos são alguns dados importantes para que a situação da empresa possa ser analisada de forma minuciosa.
A análise da situação da empresa é essencial para que o banco de ideias seja efetivo. Os principais desafios organizacionais precisam ser comunicados de forma clara para que os colaboradores proponham ideias que solucionem problemas reais do negócio.
Em resumo, a criação de um programa de inovação baseado em um banco de ideias precisa estar fundamentada e alinhada com a estratégia empresarial.
A partir dos principais temas a serem priorizados e dos desafios que devem ser solucionados, temos uma implantação concreta de um programa de inovação, mais apto a lidar com o fluxo de ideias e com maior potencial de se adaptar aos diferentes setores integrantes da organização.
2. Trabalhe junto ao time de gestão para adequá-lo ao programa de inovação
Sensibilizar os gestores da sua empresa talvez seja a ação mais importante para aumentar as chances de sucesso do seu programa de inovação baseado em banco de ideias. É fundamental que a liderança esteja bem alinhada e fomente a mudança para a cultura de inovação.
No livro “Organização guiada por ideias“, os autores exemplificam a implementação do programa de inovação e organização de um banco de ideias por meio de um case da empresa americana Hickory Chair, especializada na venda de móveis em madeira e metal.
Após a análise da situação, constatou-se que a empresa fora impactada pelo crescimento do consumo de importações, fazendo com que ela precisasse transformar toda sua equipe de liderança para inovar a partir de um modelo baseado nas ideias dos colaboradores da linha de frente.
Muitas vezes, empresas tradicionais (como era o caso da Hickory) acabam sendo mais resistentes à mudança e enfrentam dificuldades para fazer com que um banco de ideias possa ser implementado com uma administração mais autoritária e centralizadora.
No caso da Hickory, o foco na mudança de comportamento da liderança foi trabalhado de forma séria e comprometida.
Alguns diretores mais obstinados, inclusive, receberam o ultimato de serem demitidos imediatamente caso continuassem atrapalhando a empresa durante a implementação dessas novas iniciativas.
Muitos não se adaptaram: 70% dos gestores ou foram demitidos, ou decidiram sair por não estarem alinhados a esse novo ambiente no qual a linha de frente detinha um poder maior em relação à organização tradicional.
A adequação à cultura é essencial para que o banco de ideias de seu programa de inovação possa ser utilizado e aplicado de forma plena. É necessário que todas as áreas da organização, dos funcionários da linha de frente até os gestores, estejam envolvidos e engajados no processo.
É importante também que, ao trabalhar junto ao time de líderes, o sistema de gestão de ideias conte com o input de profissionais com diferentes habilidades e visões.
Orientar gestores para que alinhem os setores de forma coletiva é uma dica simples e que pode gerar resultados positivos para seu funil de inovação.
Dessa forma, as ideias podem ser trabalhadas por mais mentes criativas e inovadoras. Isso permite que o sistema de gestão de ideias flua e gere melhores resultados.
3. Aprenda com o processo, treine e delegue poder para a linha de frente alimentar o banco de ideias
No começo do programa de inovação da empresa Hickory Table, houve uma diminuição na taxa de melhoria, apesar da iniciativa de transformação e valorização da linha de frente.
Ao estudar extensamente sobre o trabalho do TSSC (Toyota Supplier Support Center), estrutura implantada pela Toyota para os fornecedores norte-americanos, o então presidente Jay Heardon decidiu contratar o serviço de consultoria da Toyota para a Hickory.
Hajime Ohba, veterano da Toyota, identificou um momento relevante durante sua visita à Hickory: um alarme de interrupção da linha de montagem disparou durante a visita por problema de obstrução.
Ao perguntar o porquê da obstrução, o supervisor explicou que não houve tempo para limpar a obstrução quando deveria, pois a produção precisava continuar. Hajime Ohba simplesmente respondeu: “Bem, vocês têm muito tempo agora”.
Ir diretamente para a fonte do problema é resultado direto do aprendizado com o processo. Quando uma fonte de problema é identificada por um colaborador, é fundamental que ele tenha a autonomia e segurança para propor uma ideia de solução e implementá-la caso faça sentido.
Como resultado dessa política, a Hickory Chair conseguiu cortar o estoque de seu material em mais de 90% e diminuir seus prazos de entrega de 16 semanas para uma semana e meia. Além disso, as vendas na década seguinte aumentaram massivamente, com retorno sobre os ativos aumentado para quase 50%.
Essas conquistas não foram alcançadas somente com a implantação de um programa de inovação focado na linha frente e em esperar as ideias surgirem. Foi preciso realizar ajustes significativos na organização e na gestão de funcionários.
Com uma análise da situação embasada, trabalhando o respeito e a valorização dos trabalhadores da linha de frente, e implementando ações que visam ao treinamento desses funcionários, o poder pode ser delegado à linha de frente, democratizando o banco de ideias de forma eficiente.
4. Direcione a linha de frente por desafios definidos pela alta liderança
Um dos grandes desafios ao implementar um programa de inovação que utiliza as ideias dos funcionários de linha de frente é que a construção de uma organização baseada e movida por ideias é trabalhoso e delegar essa confiança para a linha de frente vai contra as práticas e os modelos tradicionais de administração.
Uma abordagem dirigida pelo topo, mas movida por essa base, sendo bem executada e com todos trabalhando em prol do mesmo objetivo, pode ser muito mais eficiente.
O economista Friedrich Hayek, vencedor do Prêmio Nobel, fornece um insight interessante sobre o tema.
Ele classifica o conhecimento em dois tipos, o conhecimento agregado sobre a organização – aquele que os gestores no topo tendem a ter com um alto e complexo nível de dados e indicadores de desempenho – e o conhecimento das circunstâncias particulares de tempo e lugar – que, no caso, são referentes aos detalhes que geralmente escapam da visão daqueles que estão no topo realizando sua gestão.
Dessa forma, o ideal é unir o melhor de ambos os conhecimentos para direcionar a empresa no rumo correto.
Novamente, em uma frase: organizações dirigidas pelo topo (com o conhecimento agregado) e conduzidas pela base (que tem o conhecimento das circunstâncias particulares).
Por tudo isso, é tão importante que um programa de inovação seja implementado de forma alinhada à estratégia da organização, mas promovendo e executando ideias oriundas da linha de frente.
Conclusão
Com base em todo o conteúdo apresentado, fica clara a importância do banco de ideias para estimular e promover a inovação nas empresas.
Aproveite os meios facilitadores para implementar um programa de inovação que gere valor real ao negócio, solicite uma demonstração gratuita do AEVO e tenha em uma única plataforma toda a gestão das suas iniciativas de inovação.