Cursos, treinamentos, palestras, workshops, entre outros, são maneiras de promover a capacitação profissional dos colaboradores de uma empresa. Com ela, é possível aprofundar competências técnicas ou mesmo desenvolver novas.
Também contribui com o desenvolvimento pessoal da equipe. O motivo de promover a capacitação profissional é a série de benefícios que a oferece a toda a empresa.
E se você tem interesse em entender mais sobre o que é e porque ela é tão importante, continue com a leitura deste artigo e confira as informações nos tópicos a seguir.
Porque a capacitação profissional é importante?
Mesmo que uma empresa possua colaboradores aptos a desenvolver cada uma das funções necessárias, em muitos segmentos de mercado, é necessário atualizar os seus conhecimentos de forma periódica.
Isso porque é comum que haja mudanças na forma como as atividades devem ser desempenhadas. Em geral, surgem novas ferramentas que ajudam nas tarefas diárias e dominá-las torna o trabalho da equipe mais eficiente.
Também é importante investir na capacitação profissional quando a empresa deseja inovar em seus processos produtivos ou mesmo promover uma nova cultura, com foco na inovação.
Afinal, hoje em dia, inovar é sinônimo de se manter competitivo no mercado, conquistar novos clientes e até mesmo qualificar produtos e serviços. Para todas essas ocasiões a capacitação profissional pode suprir a busca por novos conhecimentos.
Há diferentes maneiras de realizar essa capacitação. Uma delas é por meio do AEVO Boost, o canal da AEVO de cursos sobre inovação, ideal para empresas que desejam inserir a sua equipe nesse tema.
A plataforma oferece cursos sobre Gestão da Inovação, Inovação Aberta, Metodologias Ágeis, Cultura de Inovação e Programa de Ideias, entre outros. Com eles, os colaboradores se tornam aptos a colocar a inovação em prática.
Como escolher os cursos para capacitação da equipe?
A escolha pelos cursos de capacitação profissional podem ter diversas motivações. Uma delas é a necessidade de focar nos principais desafios que a equipe enfrenta para que possam ser superados.
Por exemplo, se os colaboradores estão com dificuldade de atingir a meta de vendas, o mais adequado é promover cursos sobre vendas, comunicação e outros temas relacionados e que ajudem a qualificar o desempenho dos profissionais.
A capacitação profissional pode ser voltada para a atualização, caso haja novas ferramentas que a equipe deve usar e que exigem um treinamento para que esteja apta. Em tempos de automação de muitos processos, é um tipo de curso bastante procurado.
A qualificação pode até mesmo atender demandas observadas pelos gestores no dia a dia da empresa, como a necessidade de desenvolvimento de competências comportamentais e emocionais.
Resiliência, inteligência emocional, pensamento crítico, propósito, empatia, entre outras, são habilidades que se tornaram essenciais nos últimos anos.
Mas nem todos os profissionais se adequaram a essa necessidade, por isso, são temas que podem auxiliar imensamente com o ambiente corporativo.
As capacitações sobre esses assuntos e outros podem ser realizadas por meio da contratação de um profissional especializado e apto a desenvolver um curso sob medida para a equipe.
A qualificação pode ocorrer ainda através de palestras e workshops ou com o auxílio de plataformas com aulas online. É importante avaliar a metodologia que melhor se adéqua aos perfil da sua equipe para que os resultados sejam satisfatórios.
Por que investir na capacitação profissional?
Um dos principais motivos para investir na capacitação profissional é o fato de ser melhor promover o desenvolvimento dos colaboradores que já fazem parte do quadro de pessoal do que contratar de fora.
Além de ser uma forma de reduzir custos, de acordo com a habilidade que se deseja que a equipe possua, pode ser difícil encontrar profissionais capacitados. Inclusive, quando o assunto é inovação.
Isso porque muitas empresas ainda não têm essa cultura, fazendo com que haja poucos profissionais com essa vivência corporativa.
Mas com a capacitação certa, os colaboradores aprendem sobre o assunto e se preparam para aderir à cultura de inovação, bem como aos seus programas, contribuindo ainda com o seu engajamento.
Além disso, a capacitação profissional ajuda a reter talentos, o que é de extrema importância em alguns segmentos de mercado, inclusive, do setor de tecnologia.
Existem nichos onde a demanda é maior do que a oferta por profissionais qualificados. Então, é imperativo promover ações que façam com que os talentos da sua empresa não sejam perdidos para a concorrência.
Vale dizer que contar com um programa de capacitação é também uma forma de motivar a equipe, que se sente valorizada e mais propensa a permanecer na empresa. Quando o colaborador sente-se recompensado, outra consequência é a sua maior produtividade.
Capacitação profissional é uma obrigação da empresa?
A capacitação profissional não é uma obrigação da empresa, no entanto, tem se mostrado uma atitude inteligente dentro das corporações que desejam se manter competitivas e em franco crescimento.
Isso porque, além de produtos e serviços de qualidade, é fundamental ter uma equipe competente, com as habilidades necessárias e sempre atualizada para executar o seu trabalho como esperado.
Além disso, independente de receber cursos, treinamentos e outros no ambiente de trabalho, cada profissional pode e deve investir na sua carreira profissional por conta própria, ainda mais se quer encontrar as melhores oportunidades no mercado.
Já para as empresas, apostar na capacitação profissional, além dos benefícios já citados, é uma forma de aumentar as suas vendas, bem como a lucratividade.
Negócios com essa preocupação se tornam referências, tanto para profissionais que desejam atuar em locais onde sejam valorizados quanto para o público consumidor.
Atualmente, muitas pessoas escolhem onde comprar produtos e serviços de acordo com a reputação da marca, principalmente, a respeito da maneira que se relacionam com os seus colaboradores.
Conclusão
A importância da capacitação profissional tem se tornado cada vez mais clara para empresas dos mais variados segmentos de mercado, que investem na sua equipe devido às vantagens que esse tipo de ação oferece.
Outra razão é a necessidade que os negócios têm de se tornarem competitivos, uma vez que em muitos nichos a concorrência é grande. E a inovação se mostra um diferencial relevante na hora de consolidar marcas junto aos profissionais e consumidores.
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