Como Colaborar com a Inovação na sua Organização: do Básico ao Avançado

A definição de inovação vai muito além do desenvolvimento, seja ele de um produto novo ou serviços modernos. O mercado, cada vez mais globalizado, gradativamente se torna mais competitivo. E inovar é o conceito que o mercado sempre vê como o essencial diferencial para a sobrevivência de uma empresa.

Mas por que será que tantas empresas não conseguem exercer a inovação plenamente, você pergunta? A resposta é simples: as pessoas ainda têm uma visão arcaica do que é inovar. Muitas vezes, os próprios empreendedores tradicionais não sabem por onde começar. Alguns deles não conhecem nem as ferramentas menos atuais que podem ajudá-los nesse processo.

Foi pensando nessa desinformação que publicamos um vídeo: “Quando o assunto é inovação, quantas vezes você mentiu para si mesmo?”. Enquanto se trabalha com a inovação, a falsa sensação de singularidade pode ser um problema. No vídeo postado, mencionamos a diferença que uma disrupção pode fazer nesse processo.

Nesse texto, temos o intuito de te tutorar nesse tema que tanto precisa ser esclarecido. Afinal, inovar é sinônimo de trazer valor, e essa é nossa especialidade. Vamos aos tópicos?

Inovação, Inspiração e Colaboração: Seria este o novo mantra das organizações?

É muito fácil citarmos as empresas que revolucionaram a história com ideias inovadoras. Entretanto, os contratempos referentes à inovação ainda são enormes. E as empresas que ainda não conseguiram destoar, tentando inovar no mercado? E os modelos “infalíveis” de empresas que acabaram falindo por conta própria? Como devemos planejar a execução de uma nova ideia?

Os desafios nesse segmento são diversos, é verdade. Desde a disrupção de estruturas à adequação ao modelo, é necessário ter em mente certas considerações relevantes. Exemplos disso são estudo de objetivos a longo prazo e análise mercadológica.

Inovar, inspirar e colaborar, porém, são as palavras-chave para a humanização dos processos. Além disso, essa sequência também propicia maior crescimento interno e externo das organizações.

Que hábitos promovem a inovação?

Aprimorar através da inovação é sinônimo de potencializar os resultados. Porém diversas são as empresas que cometem falhas em seus planos de inovação. Muitas vezes, essas organizações têm potencial, mas acabam não agregando valor ao mercado.

Em contrapartida, existem muitas práticas de colaboração que possibilitam o inovar. Com isso, os membros da equipe trazem conhecimento e divulgam na organização.

Trazer inovação ao seu empreendimento é nossa meta. Confira já a seguir dicas valiosas de práticas.

Cultura da Colaboração

Dentre os hábitos concretos de cooperação dentro da empresa, destoa a cultura da colaboração. Tal prática humaniza o processo de desenvolvimento de competências. É assim que uma empresa consegue ter autoridade mercadológica para complementar seu modus operandi.

A Colaboração a Favor da Inovação

A prática de colaboração a favor da inovação possibilita interseções entre equipes de diferentes segmentos. Ou seja: os colaboradores têm mais mobilidade interna e colaboram entre si. Proveniente da colaboração, resultam várias discussões sobre os designados setores.

Dessa fusão, por consequência, resultam diversos projetos interdepartamentais. Se não os projetos, pelo menos o esboço deles. Por isso recomenda-se o uso de Brainstorming como técnica dinâmica de grupo.

Promover a Criatividade e a Iniciativa

Promoções de criatividade e iniciativa, por exemplo, são uma boa pedida.

Promover iniciativa e criatividade não só estabelece um vínculo maior com o funcionário, mas humaniza o serviço. Ou seja, essa coadjuvação é um dos inúmeros benefícios da inovação nas empresas.

Por meio de ferramentas digitais, pode-se incentivar os colaboradores a propor ideias. A AEVO Innovate traz consigo justamente essa temática. Através do nosso sistema, você põe na prática o planejamento de inovação da sua empresa. E melhor: a plataforma é descomplicada, intuitiva e se gerencia por si própria. Por meio dela também você estimula a comunicação e a participação dos colaboradores.

 

Pode-se dizer que fica bem integrado e confortável promover a inovação empresarial com softwares de gestão. A AEVO te dá total suporte em Português e tem como diferencial o dinamismo. Além disso, você tem na palma das mãos as análises. Ou seja: cabe a você priorizar as ideias mais interessantes, aprovar e implementar.

Outro diferencial é a facilidade na integração da colaboração. Em outras palavras: você auxilia a viabilizar as inovações propostas pelos membros. De forma bem informal, com curtidas e comentários, você incentiva o seu funcionário a inovar junto da empresa.

Gestão de Conhecimento

A Gestão do Conhecimento se dá por compartilhamento de resultados dos planejamentos. Geralmente, faz-se uso de ferramentas digitais desse segmento. Assim, divulga-se com mais precisão as conclusões do projeto de inovação.

A exposição dessas resultantes podem ocasionar em novos planejamentos de otimização. Em contrapartida, podem também precisar de processos de solução.

Compartilhamento de Conhecimento de Mercado

Um tópico super importante para ativar de vez a inovação em seu negócio! Um hábito imprescindível que promove a inovação é a montagem de uma análise sistêmica do mercado. Através do feedback dos clientes e da procura, o acesso a esse conhecimento deve ser priorizado.

São as organizações que possuem a responsabilidade de desenvolver um ambiente favorável. Nesse processo, estimulam-se e desenvolvem-se metodologias de colaboração . Assim, todos os membros envolvidos terão ímpeto de compartilhar ideias e sugestões.

Brainstorm: Saiba o que significa e a importância da primeira sessão

Cooperação no Processo de Inovação

Faça equipes de clientes, fornecedores e colaboradores. Viabilize as participações nas equipes de planejamento. Afinal, para se desenvolver uma atividade, é necessário ter respaldo. É importante reforçar que deve-se [estimular o engajamento dos gestores]. Deve-se apostar nessa modalidade de inovação que se faz colaborativa no inovar. A cooperação no processo de inovação é uma tendência em pesquisa e desenvolvimento. Mas também é vinculadora de fornecedores, institutos de tecnologia, clientes e agentes.

A Simplificação do Conhecimento Tecnológico e Científico

Uma vantagem de se manter um vínculo com projetos de universidades e acolhimentos de alunos! Faz-se necessário aplicar à prática hábitos de vigilância tecnológica. É feita uma abertura externa dos colaboradores em atividades letivas. Conta-se com a participação de colaboradores nesses projetos colaborativos.

Proteção do Conhecimento

Tendo em vista que informações se disseminam muito rápido, é preciso proteger seu plano de inovação. Manter seu projeto de inovação são e salvo é primordial. Despende-se de uma equilibrada política de proteção de propriedade industrial.

Ter as informações da implementação sob sigilo e gerenciamento é mais que fundamental. Você pode utilizar nosso software para aprimorar a gestão de projetos e monitorar implantações.

Entenda o Intraempreendedorismo

É dado o nome de intraempreendedorismo ao desenvolvimento de soluções à organização empresarial. Você pode chegar a esse aperfeiçoamento por intermédio  de uma visão de oportunidades. Veja o vídeo abaixo:

Ainda não visualizou o que isso quer dizer?

Exemplificamos, na prática, para você.

Google Gmail

O Gmail, da Google, é fruto de um projeto pessoal. Acoplou-se, primeiro, o processo com um sistema de busca embutido. Em seguida, potencializou a inovação com uma capacidade de armazenamento maior. Isso possibilitou uma maior integração a outras aplicações da multinacional de serviços online.

Como será que esse projeto foi estimulado? Simples: um ambiente desenvolvido especialmente para proporcional criação livre de ideias.

Um programa de inovação precisa encorajar e impulsionar o intraempreendedor. Entretanto, não se pode esquecer que ele deve entender as carências do mercado. Tendo essas necessidades em mente, promover um engajamento maior é de suma importância. Assim, os próprios membros do projeto vão colaborar para com a criatividade empresarial.

E você? O que faz para colaborar na inovação da sua empresa? Escreva nos comentários abaixo! 👇

Posts Relacionados
Um gestor de uma empresa certamente deve estar antenado sobre tudo o que se passa
Um empreendedor pesquisou acerca de benefícios de programas de ideias na formatação de sua empresa.
A cultura organizacional é completamente dependente do setor de RH de uma empresa e o

Deixe uma resposta