Ative de uma vez por todas a inovação incremental em seu negócio

Ative de uma vez por todas a Inovação em seu negócio
Você sabe claramente o que é inovação incremental? Então, iremos lhe contar uma pequena história.
 
Era uma vez um senhor.
 
Cada vez que andava pela cidade, observava que moradores jogavam lixo numa área de preservação ambiental. Além disso, notava caminhão de coleta não recolhia os dejetos quando passava pelo local.
 
Sendo assim, indignado, ele conversava com seus vizinhos para solucionar o problema. Mas, apesar de suas reclamações, nada também era resolvido, o ambiente já cheirava mal.
 
Até que, um certo dia, ele resolve tomar atitude: ligou para a prefeitura para realizar a coleta total de lixo. Ao final, a prefeitura admirada com a atitude do homem, também se manifestou,. Dessa forma, organizou campanhas de conscientização na população e também proibindo de vez o despejo de lixo no local.
 
Quando se fala em inovar, a palavra que se adequa para explicar seu conceito é reinventar. Sabemos que é um processo que consiste em pegar algo existente e reinventar, mudar alguns processos e procurar novos caminhos, sem perder a essência do original e sem tirar seu devido valor. É deixar seu negócio com a sua cara ou a cara de sua empresa através de pequenas melhorias que influenciam parcialmente ou totalmente no resultado final. Para isso, é chamado de inovação incremental. O uso dessa palavra otimiza o uso de recursos em atividades, garantindo a melhoria dos objetivos.

 

Como grandes líderes utilizam a Inovação Incremental?   

Cada um de nós merece estar cercado de boas energias que nos inspirem e de certa forma traga esperança para que possamos evoluir e revigorar, trazendo prosperidade, crescimento pessoal e profissional. O processo da inovação engloba diversos fatores, dentre eles a disponibilidade de cada um. É importante ressaltar que o “estar disponível” é estar sempre aberto a se manifestar a ajudar, a ouvir e seguir ordens bem como a força de vontade em realizar uma tarefa da melhor maneira possível.
 
Dinamizar a área de trabalho também é uma ótima sugestão para inovar. Sem dúvida, ter todos pensando junto, faz com que exista melhor organização do ambiente para observar quantos caminham juntos para o crescimento organizacional e individual
 
A Inovação incremental faz parte de uma soma de indivíduos que querem se transformar em um só conjunto. Trabalhar o empoderamento profissional, para acreditar em seus projetos e colocar a devida força na hora de apresentá-los.
 
Sem dúvidas, paciência e autoconhecimento são essenciais. A inovação bem organizada é feita da melhor maneira possível, com bastante coerência. Mesmo que saindo daquele “ideal” já montado, quebrando algumas regras e acrescentando detalhes que fazem a total diferença
 
Um exemplo disto é que grandes líderes usam a inovação incremental ao seu favor, de forma que:

 

Arriscam-se

Coragem é algo que por vezes é muito difícil de ser praticado. O medo de sair do comum, da zona de conforto geram uma enorme insegurança, que trazem consequências: uma tática que nunca muda, cansa e fica para trás. Agora, entre tentar e fracassar ou não tentar e permanecer no fracasso, qual a melhor opção? Se formos analisar bem, a primeira opção parece mais viável, visto que, dentro dela há duas possibilidades. Exagerar, quebrar as regras é inovar. O novo atrai, gera curiosidade e estimula o cliente a verificar. E tudo isso pode dar muito certo.

 

Estudam

Se ouvem falar de um certo assunto, pesquisam na internet. Se conhecem alguém que trabalha com algum projeto de interesse, busca fazer contato. Se têm alguma ideia, bota ela no papel e planejam da maneira que almejam.
 
Despertar a curiosidade para algum conteúdo novo, adquirem o conhecimento e arregaçam as mangas. Dessa forma trabalham de forma mais leve e prazerosa.

 

Aproveitam as oportunidades

Mudar de estratégia quando for preciso, não necessariamente quer dizer que não se sabe o que está fazendo. Muitas vezes pode ser uma maneira de acompanhar o que se está em alta e conseguir uma chance de também se destacar. 

 

Tem uma carta na manga

E se possível tenha duas!
 
Ter alguma estratégia em um momento complicado é essencial. Principalmente para lidar com situações desagradáveis. Sendo assim, ter ferramentas em mãos para que o trabalho se torne mais eficaz.
 

 

Confie no próximo e no seu potencial de inovação

Quantas vezes em sua vida algo deu certo quando você não estava se sentindo bem consigo mesmo? E quando estava se sentindo feliz?
 
Certamente quando você está se sentindo bem consigo mesmo, as coisas tendem a ganhar uma proporção maior (e melhor) do que imaginamos. Sendo assim, é preciso treinar sua mente.
 
Se auto motivando diariamente, estipulando metas e a melhor forma de ser quando se está trabalhando em grupo
 
Seja humilde e saiba reconhecer um erro. Saiba falar e ouvir quando necessário. Quando se tem essa qualidade, você se torna uma pessoa mais paciente e consegue trabalhar melhor em grupo. Acredite em seu potencial e não despreze sua criatividade; muitas vezes a sua inovação é o que faltava para um projeto ser realizado com chave de ouro. Mas também não faça isso sozinho, faça amigos, seja sugestivo e também confie na inovação do outro. Suas atitudes devem refletir leveza e gratidão pelas experiências.
 
 
A partir da confiança gerada entre você e seus colegas de escritório, trabalhem em equipe! Se existe sintonia, se a maneira de pensar do outro bate de acordo com a sua, o resultado é o melhor desenvolvimento de uma inovação incremental. Consequentemente,  maior força ao projeto gerando um ótimo impacto no mercado.
 

 

A Comunicação como Principal Ferramenta

Treine sua maneira de falar. Ao menos no campo de trabalho, ser proativo e ter boa comunicação é muito válido! Seja firme e tenha convicção no que for transmitir, sem isso, não há confiança e o retorno que você deseja não é assim tão eficaz. A forma de se comunicar faz com que as inovações tomem rumo expandindo pensamentos. 
 
Desafios, questionários, dinâmicas, tudo isso colabora para a troca de ideias ser mais leve. Inovação, de uma vez por todas, deve ter um mediador. Alguém que controle a situação e estabeleça certos limites. Esses trarão ordem e organização na hora de definir por onde seguir, dessa forma, fazendo com que tudo fique mais claro.
 
Inovar incrementalmente é quebrar regras de maneira sensata. Saber onde os pontos se ligam e todo o seu projeto tenha uma conexão.
 
Portanto, o comando da equipe deve ser uma pessoa corajosa, proativa, que vise a melhoria de todos da equipe.
 

 

Faça adaptações com Processos em Curso

Nada é perfeito, muito menos sai tudo como planejado em primeira circunstância, logo, para isso, seja autocrítico. Pare no meio do caminho e reveja tudo o que já foi estabelecido e analise com calma. Destaque as prioridades e retire o que não for necessário. Correções são necessárias no decorrer do projeto para que as pessoas possam aprender mais a se adaptarem e usarem habilidades não tão exploradas em certas circunstâncias. Usando estratégias e sabendo como driblar problemas de se tornar um profissional com mais preparação e inovação, você passa a se tornar algo de sua natureza pois você terá todos os recursos de sucesso em mãos. 

Nada é tão complexo quando se está em um ambiente conhecido. Não há necessidade de quebrar a cabeça sozinho em algo que está ali para ser adaptado. Inovar não é inventar. E projetar também não quer dizer que se está sozinho. Explorar o que está por vir, compartilhar novidades e “abraçar” o que já antes foi redigido faz de nós diferentes, e ser diferente é saber que temos a capacidade revolucionar o local em que estamos e do lugar onde sonhamos ainda chegar. 

Posts Relacionados
Visando alcançar o topo empresarial, uma empresa resolve inovar na sua forma de gestão. Seus
Você sabe o que significa Kaizen? Pois bem, Kaizen significa mudança para melhor e é
A cultura organizacional é completamente dependente do setor de RH de uma empresa e o

Deixe uma resposta