Você sabe como e porquê deve começar um programa de ideias quanto antes?

Você sabe como implementar um programa de ideias na sua organização? E o porquê? Leia nosso artigo e entenda mais como funciona.

Imagine uma empresa onde a equipe de gestão e a linha de frente se encontram com o mesmo intuito, de Inovar, consegue? Esse modelo disruptivo, adotado por empresas visionárias provavelmente soou surreal para você, caso funcionário de uma companhia que preza uma certa tradicionalidade.

Estamos falando da extrema importância de mobilizar todos participantes da empresa , de guiá-los ao interesse de mudar e consequentemente crescer. A necessidade de alterar, acrescentar, processos relacionados a marketing e tecnologia podem assustar muito dos gestores que possuem um perfil oposto a riscos. 

Esse posicionamento firme costuma afetar nitidamente as conquistas de uma empresa. Quando se encontram com um concorrente inovador, que faça uso de ferramentas para organizar as ideias, as diferenças tendem a ser muito claras. O quanto antes a compreensão da necessidade dessas mudanças vier, antes você terá os resultados, já que não se deve ignorar o tempo do processo. Então se mobilize! Junte sua equipe! Busque informações que não chegam até você se não for até elas. 

Antes é preciso saber o que é inovação.

Inovação não é apenas a definição de um perfil, inovação está ligado com a cultura envolvida nos processos da empresa. A cultura da inovação está estreitamente conectada com os valores, os métodos, o ambiente, a missão de uma instituição. Se torna o objetivo ético moral de uma empresa.

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A ideia se tornou produto, o consumidor moderno está em busca de um motivo para acreditar no que está contribuindo. Já que os desejos rotineiros de um consumidor não são uma constante , a inovação é exercida para acompanhá-lo. 

Inovação Incremental x Inovação Disruptiva

A inovação traz consigo uma história, é de fato um objeto de estudo para os interessados no intraempreendedorismo, sendo assim é dividida de maneira simples:

  • Inovação Incremental é aquela que não altera completamente o produto final, é a mudança com o intuito de acrescentar.

Certa empresa, produtora de creme dental, notou que sua margem de lucro não aumentava de acordo com que se aumentava o investimento em marketing. Ao buscar opnião da linha de frente, os funcionários, tiveram uma surpresa. Um deles pensou o seguinte: “Se querem vender mais, por que não aumentar a boca do creme dental?”. Dito e certo, os dados mostraram um aumento para mais de 50% nas vendas.

  • Inovação disruptiva vem do desejo de modificar antigos costumes, romper paradigmas, abandonar velhos hábitos.

Bancos recém criados como a Nubank, além de retirar as anuidades dos cartões de crédito, fazem com que seu dinheiro renda o dobro que a tradicional poupança, impactando de forma positiva a sociedade e a vida financeira da mesma

Qual o papel da Inovação no Engajamento?

A inovação está ali, como de fato alcançá-la e partir para ação? A motivação e o incentivo é o verdadeiro combustível para chegar no fim de inovar. O seu negócio é movido por pessoas, podem muito bem seguir produzindo como uma manada ou se interessarem pelo que se produz.

Deve-se cultivar a ideia de que o funcionário é parte, dar sua devida importância e voz, se não para que serve contratá-lo? Permita que ele aja com autonomia, interferindo apenas com reflexões e mais objetivos. 

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O intraempreendedorismo deve ser moldado em cada pilar de uma empresa com intuito de obter uma equipe com um mesmo propósito. Faça uso de ferramentas que possam organizar seus objetivos e deixar exposto as conquistas para toda equipe ter o acesso e poder acompanhar o próprio desempenho. Sendo assim, certamente terá pessoas mais engajadas ao seu redor.

O que faz uma empresa ser inovadora?

São muitos fatores que podem mensurar o nível de inovação de uma instituição, fatores que podem vir tanto da visão do consumidor, como de quem faz parte do projeto. Entre eles estão:

  • Primeiramente, o líder deve ser a figura de exemplo, em que todos não necessariamente devem se basear, mas sim acreditar. Ele deve transpirar inovação e motivação, ser o coração, sua capacidade de influenciar deve ser pungente.
  • O ambiente em que o funcionário vai estar todo dia influencia diretamente na qualidade psicológica do seu trabalho. Deve ser descontraído. Caso possa, ter muitas janelas, móveis com cores agradáveis e variadas, uma iluminação favorável, um ambiente onde não se enxerga a hierarquia, tornando agradável para se discutir ideias
  • Ter o hábito de reunir a equipe para produzir ideias, brainstorm permanente!
  • Reconhecimento . Muitas companhias enxergam isso como aumentar o salário, mas vai muito além do âmbito financeiro. Trata-se de mostrar ao funcionário que ele é bom no que faz, quando for. Estar ciente de que é bom gera o efeito de querer sempre melhorar.
  • Investimento em novas tecnologias é um fator de extrema importância, o que acaba trazendo outro tópico.
  • A qualidade do treinamento de funcionários para também lidar com essas tecnologias e métodos. Pois é aí que se planta a semente, nesse momento é passado para o funcionário seu real motivo de estar ali. 
  • As relações da empresa com outros projetos e instituições diz muito de seu perfil, afinal é com quem ela anda e compartilha ideias.
  • Já quando se trata dos interesses do consumidor, temos a quantidade de produtos, de ideias que são dispostas periodicamente. Empresas que dominam o mercado estão em constante mudança.

As contribuições científicas

O uso de ferramentas e tecnologias é o meio principal de inovação. Para estar sempre atento a novas tecnologias, deve-se ter boas relações com universidades e meios de pesquisa, tentando sempre expor a esse meio o quanto a sua empresa tem interesse em contribuir com inovações, dando espaço para que possam trazer suas pesquisas e ideias.

A melhoria e implementação contínua

No mercado atual, sempre há novas demandas, com a facilidade de transmitir informação, proporcionado pelas redes sociais, pode-se dizer que não há limites. Então sempre esteja em busca de novas ferramentas e plataformas capazes de organizar seu projeto

Novos processos e produtos devem ser constantemente criados. Faça valer o investimento em meios tecnológicos. Torne sua produção um exemplo a ser seguido, para assim conseguir o reconhecimento de mercado, buscar premiações e com isso gerar desejo nas pessoas externas em fazer parte da equipe.

Um Programa de Sugestões/Ideias Efetivo

Para começar um processo de mudanças é necessário analisar os valores da empresa, sua cultura organizacional e torná-la real, não ficar apenas no papel. Deixe claro para seus funcionários que sua causa é urgente e necessita de atenção. Abra um fundo específico para inovações, trate inovar como seu objetivo.

É necessário que as ideias sejam formalmente organizadas. De que adianta ter uma porção de ideias e não conseguir definir quantas são e quais são úteis? A AEVO Innovate traz com ela a solução. Com sua plataforma para organizar as ideias, a sua equipe estará em constante interação com os projetos e os resultados obtidos. Saia do meio das comparações, seja inigualável!

Brainstorm: Saiba o que significa e a importância da primeira sessão

Como começar seu programa de ideias 

Cultura da Inovação

Cultura de inovação é o que mantém a empresa no lugar, para isso se movendo constantemente por novos ares, é o primeiro passo para se diferenciar no mercado. É de fato uma nova forma de exercer o trabalho, tornando o ambiente propício para novas ideias, e tolerante aos erros.

 Trazer o funcionário para dentro dos seus planos, fazê-lo sentir que há uma evolução constante é parte dessa cultura, deixar a equipe sempre ciente das conquistas é um hábito cultivado por gestores inovadores, preocupados com o engajamento da equipe.

A cultura da inovação vem da necessidade de uma qualidade de trabalho. O dinheiro não se torna a causa, e sim a consequência. Ao mudar a postura da sua empresa para um perfil inovador, verá que os valores virão, serão frutos de suas ideias e da sua equipe.

Intraempreendedorismo

Atualmente não é aceito mais aquele chefe que faz uso de palavras negativas ou punições, essa atitude afasta bons colaboradores, desinteressa os que estão em sua volta, principalmente em um programa de ideias. Terá um fluxo enorme de funcionários em sua empresa, aqueles que não passam do primeiro mês.

Profissões na área da cozinha tiveram por muito tempo esse traço, aquele chefe rígido, que pune, não tolera enganos. Mas se notar restaurantes modernos, com um bom reconhecimento, são lugares onde se respira a criatividade e o desejo de fazer algo novo todo dia.

Os que acreditam no seu projeto se emocionam com a ideia. Mantenha seu ambiente de trabalho leve. Tenha uma postura sempre muito positiva para potencializar insights de colaboradores. Tudo que você quer é que acreditem na sua ideia tanto quanto você. Faça o uso de ferramentas que organize suas pautas e torne visível para seus colaboradores.

Software de Gestão de Inovação

O que acha de organizar as metas do seu programa de ideias? Imagina ter toda sua equipe disposta a produzir e totalmente ligada nos objetivos. A AEVO Innovate , é uma plataforma para auxiliar a cultura organizacional de uma empresa. Nela você encontra uma espécie de rede social para a equipe criar e inovar. 

Por estar na nuvem, é possível o gestor acessar de onde estiver, tendo maior controle e podendo fornecer suporte para sua equipe. Nela suas metas ficam expostas, e é possível acompanhar o desempenho de cada colaborador, devido a transparência e clareza dos processos.

E aí, gostou do artigo? Escreva nos comentários abaixo como que você implantou o programa de ideias na sua empresa!

Lillian Donato

Formada em Publicidade e Propaganda pela UFES e pós-graduada em BI, Marketing Digital e Data Driven pela PUCRS, Lillian trabalha com marketing há 8 anos, tendo passado por agências de marketing, veículos de comunicação, trabalhando com rádio e televisão, além do setor de tecnologia e software. Ao longo de sua experiência profissional, já trabalhou com design, redação, SEO, mídias pagas, CRO e diversas outras áreas no marketing, tendo como especialidade marketing b2b. Atualmente é coordenadora de marketing na AEVO.

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Lillian Donato

Formada em Publicidade e Propaganda pela UFES e pós-graduada em BI, Marketing Digital e Data Driven pela PUCRS, Lillian trabalha com marketing há 8 anos, tendo passado por agências de marketing, veículos de comunicação, trabalhando com rádio e televisão, além do setor de tecnologia e software. Ao longo de sua experiência profissional, já trabalhou com design, redação, SEO, mídias pagas, CRO e diversas outras áreas no marketing, tendo como especialidade marketing b2b. Atualmente é coordenadora de marketing na AEVO.

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