Green Belt six sigma: o que é, benefícios e como escolher o certo

green-belt

A certificação Green Belt six sigma é um grande passo no desenvolvimento de qualquer profissional, bem como um ganho para a organização na qual ele irá atuar. Ele será responsável por garantir uma transição eficaz entre planejamento e operação, garantindo que a estratégia se transforme em resultado.

Saiba mais sobre a certificação Green Belt six sigma, bem como os outros níveis de formação na metodologia, e quais benefícios uma empresa pode obter com o treinamento de seus colaboradores para obter esta certificação.


O que é Six Sigma

O Six Sigma representa uma metodologia de aperfeiçoamento com o objetivo de reduzir, ao máximo, a variação nos resultados de um mesmo processo. Seja na linha de produção, no atendimento ao cliente ou na compra de insumos, a ideia é que as etapas sejam padronizadas e ajustadas para obter sempre o mesmo desfecho.

Variações, na visão do Six Sigma, causam baixa produtividade, mau uso de recursos e insegurança do mercado em relação à empresa, resultando, por fim, numa baixa lucratividade.

Para obter esse resultados, profissionais como os especialistas Green Belt devem ser capazes de avaliar o funcionamento do processo, encontrar os elementos responsáveis pela variação e propor soluções para eliminá-los, utilizando métodos como DMAIC e DMADV.


Como aplicar o Six Sigma na sua empresa?

Em primeiro lugar, é importante que haja uma estrutura adequada na empresa. Um colaborador sozinho, terá pouca influência nos resultados gerais da organização, mas um conjunto de profissionais com a mesma visão poderá causar mudanças de enorme relevância.

Além das figuras certificadas em Green Belt, existem outras qualificações – que serão discutidas mais à frente – e todas elas devem atuar em harmonia, desde a tomada de decisões à execução dos processos.

É possível contratar novos associados com experiência em six sigma, ou treinar pessoas que já fazem parte da sua organização. Formar um time que integre os dois conjuntos tende a ser o modelo de implementação com os melhores resultados.


O que é Green Belt

A posição do especialista Green Belt six sigma é fundamental para que a metodologia tenha sucesso. Ele costuma ser um profissional qualificado em sua área – atuando previamente na função de coordenador, supervisor, analista ou engenheiro, por exemplo.

Sua principal tarefa será liderar a implementação de projetos estratégicos, interagindo com os Black Belts e Master Black Belt para definir um roteiro de ação, e com Yellow e White Belts para encontrar formas de conquistar na prática os objetivos traçados.

Enquanto os Black Belts e Master Black Belt possuem uma atuação inteiramente focada no método, os colaboradores com a capacitação em Green Belt mesclam essa função com os seus trabalhos cotidianos de supervisão, planejamento, entre outros.

A certificação em Green Belt six sigma garantirá um bom domínio sobre a estrutura DMAIC – definir, mensurar, analisar, melhorar (improvement) e controlar. Aprendendo a utilizá-la na gestão, a inspeção e monitoramento de KPIS e resultados será realizada de forma mais concreta e precisa. Além disso, você também aprende a aplicar técnicas de levantamento e análises.

dmaic-o-que-e-six-sigma

Por que ter profissionais certificados?

É importante destacar que, para entregar os resultados esperados, o colaborador treinado com Green Belt deve ter experiência com funções de liderança, ou estar a caminho de assumi-las em seu setor.

Profissionais certificados, nas posições certas, possibilitam que o Six Sigma seja enraizado nos vários departamentos da empresa. Isso porque a capacitação garante um maior domínio sobre as características e etapas do processo de six sigma, prevenindo futuros erros ou atrasos na efetivação desse método.

Isso possibilita uma comunicação entre o time formado de Black Belts e Master Black, e os colaboradores que serão, na prática, responsáveis pela implementação dos novos processos, assegurando que os primeiros possam se dedicar ao planejamento estratégico, e os últimos às suas funções cotidianas.

A formação por instituições certificadas permitirá uma compreensão adequada do Six Sigma, com estudos de caso, aprimoramento das habilidades corretas e imersão no conjunto de informações complexas e desafiadoras que podem se apresentar ao profissional.


Qual certificação é a certa para você ?

A certificação de Green Belt six sigma é apenas uma das muitas qualificações no método, e representa um elo intermediário na sua cadeia de implementação. O curso custa em média de R$1.000,00 a R$2.000,00 com carga horária de 60 horas.


White Belt

É o nível de entrada para o six sigma. A certificação White Belt garante um conhecimento básico sobre os fundamentos da metodologia, com base no ciclo DMAIC, para que os colaboradores de setores operacionais possam atender às demandas mais estratégicas. Por ser um curso mais inicial, é possível encontrar versões gratuitas online.


Yellow Belt

Apresenta um conhecimento mais detalhado sobre a metodologia, incluindo modelos para investigação dos problemas e elaboração de soluções, estruturação de projetos e coordenação de pequenos times.

Os cursos possuem duração média de 20 horas. Profissionais com essa capacitação estão a poucos passos de se tornar um especialista Green Belt six sigma, se desejarem.


Black Belt

A certificação Black Belt é altamente valorizada pelo mercado, pois garante domínio sobre a metodologia e um arsenal de ferramentas para implementá-la com sucesso nas mais diversas situações.

Dentro das empresas, um Black Belt normalmente investirá todo seu tempo nos processos de Six Sigma: análise de dados, planejamento estratégico, gestão de projetos, e assim por diante.

Neste nível, a duração, o valor e o conteúdo oferecido pelos centros de treinamento costuma variar mais. Torna-se mais importante avaliar os resultados obtidos por outros alunos, e até mesmo a qualificação dos professores, antes de se inscrever.


Master Black Belt

Quem ocupa essa função no time de Six Sigma será responsável pelos resultados de toda a organização, por isso é comum que o CEO seja também o Master Black Belt da empresa.

Além do seu amplo domínio sobre as metodologias e ferramentas, um Master geralmente trará consigo um portfólio de grandes resultados alcançados em seus projetos anteriores, habilidades de liderança e gestão exemplares, além de uma visão estratégica sobre o funcionamento de toda a organização.

Os cursos costumam ser realizados no formato de mentoria, com reuniões semanais para acompanhar o desenvolvimento do profissional.


Conclusão

Implementar a metodologia six sigma com sucesso requer um time qualificado nas mais diversas frentes, do Master aos White Belts, assim como uma plataforma de gestão e comunicação onde todos possam acompanhar, discutir e modificar os projetos em andamento.

Para facilitar a implementação do processo e trabalhar com melhoria contínua, você pode contar com o nosso Software de Gestão da Inovação, AEVO Innovate. Ele possui um ambiente virtual criado para garantir interações eficientes e produtivas entre os vários setores de uma organização, permitindo que o fluxo de informação – fundamental ao sucesso do six sigma – aconteça de forma ideal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *